Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2010

Temperaturas mínimas e chuva no RS e temperatruas mínimas extremas na região SUL do Brasil hoje

30 de junho de 2010 0

Previsão do tempo para o RS e região SUL do Brasil nesta quarta-feira e próximos dias

30 de junho de 2010 0

PREVISÃO DO TEMPO – 01/07/10 – quinta-feira:

SATÉLITE HOJE – 30/06 – quarta-feira:
As imagens de satélite mostram nuvens espalhadas sobre o Rio Grande do Sul. Até o momento não tivemos nenhum registro de chuva no estado. Por conta da nebulosidade a temperatura não caiu durante a madrugada. Em geral, ficaram entre 11 e 14 graus. Além disso, tivemos diversos registros de nevoeiro. Destaque para Santa Maria donde a visibilidade as 06h chegou a 400m no aeroporto.
PREVISÃO TARDE E NOITE – 30/06 – quarta-feira:
A propagação de áreas de instabilidade gera mais nuvens do que propriamente chuvas no estado gaúcho, nesta quarta-feira. As chuvas não têm horário específico e onde ocorrer será muito localizada e fraca. Apenas em partes das Missões e no norte do estado não chove. A cobertura de nuvens não deixa as temperaturas subirem muito à tarde. Tempo mais abafado apenas no extremo noroeste com máximas ao redor de 24°C.
Em Porto Alegre e Gramado nebulosidade e possibilidade de chuva fraca a partir da tarde. Na Capital a máxima não passa dos 20°C e em Gramado dos 19°C.
SATÉLITE AMANHÃ – 01/07 – quinta-feira:
A quinta-feira amanhece com tempo firme no Rio Grande do Sul, mas nublado e com grande possibilidade de formação de nevoeiro no sul do estado.
Em Porto Alegre mínima prevista de 14°C.
PREVISÃO PARA 01/07 quinta-feira:
As instabilidades enfraquecem e o ar seco ganha força no Rio Grande do Sul. Mesmo o dia começando com nebulosidade no sul e partes da fronteira com o Uruguai, a tendência é que o sol predomina no decorrer do dia em todas as regiões. Mesmo assim, não há previsão de calor extremo. As máximas, em geral no estado, ficam entre 20 e 24 graus.
Na Capital dia bastante aproveitável para atividades de lazer ao ar livre. Há chance de formação de nevoeiro nas primeiras horas do dia. Máxima de 22°C.
Em Gramado predomínio de sol. Mínima de 14°C e máxima de 20°C.
LITORAL 01/07 quinta-feira:
Mar calmo com ondas ao redor de 1,0m de altura.
PREVISÃO PARA 02/07 sexta-feira:
Mais um dia seco e de muito sol no Rio Grande do Sul. As temperaturas seguem estáveis à tarde.
Em Porto Alegre, mínima de 14°C e máxima de 22°C.
Em Gramado, mínima de 13°C e máxima de 19°C.
PREVISÃO PARA 03/07 sábado:
Sábado de muito sol e sem chuva no Rio Grande do Sul.
Em Porto Alegre dia ensolarado. Mínima de 12°C e máxima de 21°C
PREVISÃO PARA 04/07 domingo:
A frente fria permanece sobre a Bacia do rio da Prata e com isto o tempo segue sem alteração sobre o RS. A temperatura no estado oscila entre 5/27°C. Em Porto Alegre e Gramado tempo seco com o domínio do sol permanecerá, na capital temperatura entre 11/26°C, em Gramado 6/22°C.

TEMPO PARA A REGIÃO SUL DO BRASIL HOJE E PRÓXIMOS DIAS


30/06 – quarta-feira:
A passagem de uma frente fria pela costa e a presença de áreas de instabilidade no interior da Região Sul causam chuva fraca e isolada no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul. No Paraná, Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura sobe e chega aos 25°C no norte e oeste do Paraná, mas não passa dos 20°C no centro de Santa Catarina e no leste, sul e oeste do Rio Grande do Sul.
01/07 – quinta-feira:
Volta o tempo seco para toda a Região Sul. O frio da madrugada aumenta entre Santa Catarina e Paraná, com mínima de 4°C no alto da Serra Geral. Já a temperatura máxima dispara no Rio Grande do Sul, chegando aos 25°C em boa parte do Estado. No Paraná, a máxima também chega aos 25°C. Apenas no centro de Santa Catarina, a temperatura permanece mais baixa, não passando dos 20°C.

PREVISÃO ESTENDIDA:

Na sexta-feira, o sol predomina na Região Sul. O frio da madrugada diminui um pouco, com mínima variando entre 6°C e 8°C no centro do Paraná e no sul de Santa Catarina. Já a temperatura máxima não muda, chegando aos 25°C no Rio Grande do Sul e Paraná e não passando dos 20°C no centro de Santa Catarina.
Apenas a partir de 06 de julho, uma frente fria causa chuva com baixo acumulado na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

IMAGEM DE SATÉLITE:

Volume de chuva nos últimos 7 dias no SUL do Brasil

29 de junho de 2010 0

Volume de chuva e desvio da média

Na figura da esquerda temos o volume de chuva ocorrido e na figura da direita o desvio acima e/ou abaixo da média.
Podemos ver claramente o excesso de chuva do leste ao centro do RS e do leste ao norte de SC.
O excesso de chuva ficou entre 25 e 50 mm.
Também há um deficit de chvua no norte/noroeste do RS mais no sul e oeste de SC e também ao norte e oeste do PR.

Previsão do tempo para o RS e Região Sul nesta terça-feira e próximos dias

29 de junho de 2010 0

SIMULADORES RS

PREVISÃO DO TEMPO - amanhã - 30/06/10 – quarta-feira:
SATÉLITE HOJE – 29/06 – terça-feira:
Mesmo após o afastamento, uma frente fria deixa muita nebulosidade sobre o Estado do Rio Grande do Sul. As nuvens não estão associadas com chuva, segundo radares e estações meteorológicas. Na falta da chuva, o destaque vai para o frio. A temperatura despencou, chegando a 3,5°C em Quaraí, 4,4°C em Bagé, 4,6°C em Jaguarão, 9,7°C em Porto Alegre e 10,3°C em Caxias do Sul.
PREVISÃO TARDE E NOITE – 29/06 – terça-feira:
Tempo seco, com sol entre muitas nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul. Apenas nos Campos de Cima da Serra Geral, os ventos que sopram do mar poderão causar chuva fraca e isolada, a tendência é de precipitação ainda pela manhã.
De uma forma geral, com os ventos de quadrante norte, a temperatura máxima volta a subir no Rio Grande do Sul, mas não há previsão de calor. Nos extremos norte e noroeste do Estado, a máxima varia entre 22°C e 24°C. Na região central, a máxima varia entre 20°C e 22°C.
Em Gramado e em Porto Alegre, o sol aparece entre nuvens. Na Capital a máxima alcança 22°C.
SATÉLITE AMANHÃ – 30/06 – quarta-feira:
A quarta-feira amanhece com muitas nuvens sobre o centro-sul gaúcho. No oeste do estado até pode chover fraco pela manhã. Já na divisa com Santa Catarina, o sol aparece entre poucas nuvens. O frio diminui de intensidade na fronteira com o Uruguai. Em Quaraí espera-se mínima entre 7 e 8°C.
PREVISÃO PARA 30/06 – quarta-feira:
Áreas de instabilidade prometem trazer chuvas irregulares para algumas cidades do Rio Grande do Sul novamente. Por enquanto, esperam-se chuvas pela manhã na fronteira com o Uruguai e sul do estado. Já no centro e leste gaúcho as chuvas, se vierem, ocorrem a partir da tarde. Nas Missões e norte do Estado, a quantidade de nuvens aumenta, mas não há previsão de precipitações. Por conta da nebulosidade e do tempo mais instável, a temperatura da tarde sofre um ligeiro declínio.
Em Porto Alegre e Gramado céu nublado com possibilidade de chuva fraca a partir da tarde. Na Capital a máxima não passa dos 21°C.
LITORAL – quarta-feira: A agitação marítima permanece baixa com ondas ao redor de 1,0m de altura.
PREVISÃO PARA 01/07 – quinta-feira:
Na quinta-feira, a previsão é de tempo seco, ensolarado e com temperatura em elevação em todo o Rio Grande do Sul. Em Gramado, mínima de 11ºC e máxima de 21ºC.
Na Capital dia bastante aproveitável para atividades de lazer ao ar livre. Mínima de 13°C e máxima de 24°C.
PREVISÃO PARA 02/07 – sexta-feira:
Mais um dia seco e de muito sol no Rio Grande do Sul. Por enquanto, as simulações mostram um novo período de tempo seco no Rio Grande do Sul a partir de agora. Apenas entre 07 e 10 de julho, uma frente fria trará chuva generalizada ao Estado. O tempo fica abafado na tarde da sexta-feira.
Em Porto Alegre, mínima de 13°C e máxima de 24°C.
PREVISÃO PARA 03/07 sábado:
No sábado há formação de frente fria na Bacia do Rio da Prata, mas os últimos prognósticos seguem mantendo esta chuva estacionada por lá, o que poderá haver é um aumento das nuvens na parte mais sul do estado, nas demais partes há o domínio do ar mais seco. A temperatura no estado oscila entre 6/25°C. Em Porto Alegre e Gramado tempo seco com o domínio do sol que permanecerá forte durante o dia, na capital temperatura entre 10/24°C, em Gramado 8/21°C.
PREVISÃO PARA 04/07 domingo:
A frente fria permanece sobre a Bacia do rio da Prata e com isto o tempo segue sem alteração sobre o RS. A temperatura no estado oscila entre 5/27°C. Em Porto Alegre e Gramado tempo seco com o domínio do sol permanecerá, na capital temperatura entre 11/26°C, em Gramado 6/22°C.

SIMULADORES - REGIÃO SUL:

Tempo para a região SUL do Brasil hoje e próximos dias

 

29/06 – terça-feira:

Uma frente fria avança pela costa da Região Sul, onde causa mais nuvens e chuva. Depois de uma madrugada fria no Rio Grande do Sul, a temperatura máxima chega a 24°C no centro, oeste e norte do Paraná, oeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Na fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai, a máxima não passa dos 18°C.


30/06 – quarta-feira:

Na quarta-feira, áreas de instabilidade causam chuva com baixo acumulado na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, litoral do Rio Grande do Sul e Região Metropolitana de Porto Alegre. Em Santa Catarina e no Paraná, o risco de chuva é menor. O frio da madrugada diminui, mas a mínima ainda varia entre 6°C e 9°C entre o centro de Santa Catarina e do Paraná. A máxima já chega a quase 27°C no noroeste do Paraná e 24°C no oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. Na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, a temperatura não passa dos 18°C.

 

Previsão estendida:

Na quinta-feira, já não há previsão de chuva. O frio aumenta novamente entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o leste do Paraná e a mínima varia entre 6°C e 9°C em uma grande área de abrangência. A máxima chega a 24°C em boa parte da Região, inclusive nas áreas próximas da fronteira com o Uruguai. Até pelo menos o dia 07 de julho, as simulações não indicam chuvas sobre a Região Sul.

 

Inverno começa com cara de outono no RS

28 de junho de 2010 0

Hoje faz uma semana que o inverno começou ( dia 21 as 8h28) no Hemisfério Sul e nestes primeiros dias da estação, tivemos de tudo um pouco no Estado!Temperaturas negativas, geada forte, nevoeiro e calor de quase de 30°C.

No dia 22, a mínima foi de -1,5°C em Quaraí e já no dia 24 a temperatura chegou a 29,4°C em Iraí. o Estado está localizado em latitudes médias e, por isso, permite a atuação de massas de ar tropical (quente e úmida) e de origem polar (fria e seca) que são as responsáveis pelo sobe e desce dos termômetros que tanto maltratam a saúde dos gaúchos!

Além das variações térmicas nesta primeira semana do inverno, tivemos as variações na umidade relativa do ar que disparou de 20% na quarta-feira a tarde para mais de 80% na quinta-feira. E claro, não poderíamos deixar de falar da chuvarada registrada na madrugada de sábado na Capital, foram quase 80 mm na estação oficial do INMET. Esse volume contribuiu para fazer com que o mês de junho registrasse 71% de chuva acima da média histórica do mês. Enquanto que em 2010 Porto Alegre registrou 204 mm de chuva no mês de junho, em 2009 choveu apenas 50,8 mm, ou seja, junho de 2010 foi 4 vezes mais chuvoso do que no ano passado.

PRÓXIMOS MESES

Essas mudanças repentinas nas condições atmosféricas são marcantes nos meses de outono, período de transição, mas apesar do inverno ter começado essa característica não deve deixar o Estado.  A expectativa para os próximos meses é da continuidade dessa alternância de frio e periodos mais quentes, o que nos exige um pouco mais de atenção, pois constraste de temperatura pode ser um deflagrador de eventos extremos de chuva.

Com o desenvolvimento do Fenômeno Climático La Nina ao longo dos próximos meses, a tendência é de que o inverno termine com tempo mais seco e com períodos de frio mais intensos e frequentes.

Imagem de satélite, temperatura no SUL e chuva e temperatura no RS, fonte:INMET

28 de junho de 2010 0

IMAGENS DE SATÉLITE:

Temperaturas Mínimas no SUL do Brasil hoje:

Temperatura mínima e chuva hoje 28 MAI no RS 

MUNICÍPIOS

TEMP MN (°C)

Chuva das 9h deontem às 9h de hoje (mm)

Irai

14.6

0,2

São Luiz Gonzaga

12.9

0

Cruz Alta

12.0

0

Passo Fundo

13.2

0,1

Lagoa Vermelha

12.1

0

Bom Jesus

9.2

0

Uruguaiana

9.2

3,6

Ibiruba

12.8

0

Santa Maria

12.8

1,6

Caxias do sul

12.8

0,5

Cambará do Sul

9.9

0

Torres

14.9

0

Santana do Livramento

8.6

7,4

Campo Bom

NIL

NIL

Encruzilhada do Sul

10.8

0

Porto Alegre

13.6

1,1

Teutônia

13.8

1,2

Bagé

8.6

4,1

Pelotas

10.6

0

Rio Grande

11.6

0

Santa Vitória do Palmar

8.7

1,8

Previsão do tempo na Região Sul do Brasil hoje e próximos dias

28 de junho de 2010 0

SIMULADORES:

28/06 – segunda-feira:
Frente fria com fraca atividade chuvosa causa mais nuvens que precipitações sobre o Rio Grande do Sul. O acumulado não chega a 5mm e atinge preferencialmente o centro e norte do Estado Gaúcho. Em Santa Catarina, Paraná e fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, o risco de chuva é menor. Faz muito frio no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com máxima que varia entre 11°C e 19°C. No Paraná, o calor predomina.
29/06 – terça-feira:
A frente fria avança pela Região Sul, mas traz mais nuvens que chuva. Percebe-se o avanço do sistema apenas pelo declínio da temperatura. A máxima despenca no leste do Paraná e permanece baixa no centro e leste de Santa Catarina e em boa parte do Rio Grande do Sul, variando entre 15°C e 20°C. A mínima também cai e varia entre 3°C e 5°C na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.
Previsão estendida:
Na quarta-feira, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens na maior parte da Região. O frio da madrugada diminui no Rio Grande do Sul. Já a temperatura máxima permanece baixa na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, mas volta a aumentar no Paraná, Santa Catarina e centro e norte do Rio Grande do Sul.
Até pelo menos o dia 07 de julho, as simulações não indicam chuvas sobre a Região Sul.

Previsão do tempo para o RS na tarde/noite desta segunda-feira e próximos dias

28 de junho de 2010 0

SIMULADORES:

PREVISÃO DO TEMPO – 29/06/10 – terça-feira:
SATÉLITE HOJE – 28/06 – segunda-feira:
Uma frente fria chegou ao Rio Grande do Sul e mudou o tempo, especialmente na Metade Norte do Estado. Ontem, as nuvens, chuvas fracas e o frio ficaram concentrados apenas na fronteira com o Uruguai. Tanto que a máxima não chegou aos 20°C em nenhuma cidade da Região. Por outro lado, na Metade Norte do Estado, o sol predominou, com ventos de norte e a máxima chegou a 28°C (aeroporto) na Capital. Este valor de 28°C não era registrado desde 19 de abril, quando a máxima chegou a 32°C.
PREVISÃO TARDE E NOITE – 28/06 – segunda-feira:
O tempo permanece nublado e com chuvas fracas a qualquer hora do dia no centro e norte do Rio Grande do Sul. Nas áreas próximas da fronteira, o risco de chuva é menor, mas o tempo permanecerá nublado.
Faz frio e a máxima não chega a 20°C em nenhuma cidade do Rio Grande do Sul.
Durante a tarde, os termômetros oscilam na casa dos 11°C em Gramado e 16°C em Porto Alegre. Em muitas cidades, a máxima do dia já foi registrada na madrugada. Em Porto Alegre, por exemplo, fez 18°C à meia-noite, antes das chuvas.
Deve chover fraco em boa parte da Metade Norte, inclusive Capital e Serra no momento do jogo do Brasil.
SATÉLITE AMANHÃ – 29/06 – terça-feira:
Na terça-feira, o dia começa nublado, porém sem chuvas na maior parte do Rio Grande do Sul. Apenas nos Campos de Cima da Serra Geral, os ventos úmidos que sopram do mar causam chuva fraca.
O frio da madrugada, que na segunda-feira ficou restrito à fronteira com o Uruguai, avança um pouco mais pelo Rio Grande do Sul nesta terça-feira. A mínima varia entre 4°C e 6°C na fronteira com o Uruguai e entre 10°C e 12°C na Metade Norte do Estado.
Em Porto Alegre, faz 10°C e em Gramado, faz 9°C pela manhã, em ambas as cidades céu nublado e Gramado com chance de chuviscos.
PREVISÃO PARA – 29/06 – terça-feira:
Tempo seco, com sol entre nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul.
Apenas nos Campos de Cima da Serra Geral, os ventos que sopram do mar causam chuva fraca ao longo de quase todo o dia.
De uma forma geral, a temperatura máxima volta a subir no Rio Grande do Sul, mas não há previsão de calor. Nos extremos norte e noroeste do Estado, a máxima varia entre 22°C e 24°C. Na região central, a máxima varia entre 20°C e 22°C.
Em Gramado e em Porto Alegre, o sol aparece entre nuvens a tarde. A máxima não passa dos 14°C na Serra e chega aos 19°C na Capital.
LITORAL – terça-feira:
A agitação marítima permanece baixa, com ondas abaixo de 1,5m de altura.
PREVISÃO PARA 30/06 – quarta-feira:
Na quarta-feira, áreas de instabilidade prometem trazer chuvas para algumas cidades do Rio Grande do Sul novamente. Por enquanto, as chuvas atingem apenas a fronteira com o Uruguai. Na maior parte do Estado, a quantidade de nuvens aumenta, mas não há previsão de precipitações.
Tanto a temperatura mínima quanto a temperatura máxima sobem nesta quarta-feira na maior parte do Rio Grande do Sul.
PREVISÃO PARA 01/07 – quinta-feira:
Na quinta-feira, a previsão é de tempo seco, ensolarado e com temperatura em elevação em todo o Rio Grande do Sul. Por enquanto, as simulações mostram um novo período de tempo seco no Rio Grande do Sul a partir de agora. Apenas entre 08 e 12 de julho, uma frente fria trará chuva generalizada ao Estado.
PREVISÃO PARA 02/07 sexta-feira:
Na sexta-feira o ar seco segue dominando todo o estado do RS, mantendo o céu aberto com mais sol do que nuvens em todas as regiões. A temperatura no estado oscila entre 8/26°C. Em Porto Alegre e Gramado o tempo seco com o domínio do sol permanecerá, na capital temperatura entre 13/25°C, em Gramado 12/24°C.
PREVISÃO PARA 03/07 sábado:
No sábado há formação de frente fria na Bacia do Rio da Prata, mas os últimos prognósticos mantêm esta chuva estacionada por lá, o que poderá haver é um aumento das nuvens na parte mais sul do estado, nas demais partes há o domínio do ar mais seco. A temperatura no estado oscila entre 6/25°C. Em Porto Alegre e Gramado tempo seco com o domínio do sol que permanecerá forte durante o dia, na capital temperatura entre 10/24°C, em Gramado 8/21°C.
PREVISÃO PARA 04/07 domingo:
A frente fria permanece sobre a Bacia do rio da Prata e com isto o tempo segue sem alteração sobre o RS. A temperatura no estado oscila entre 5/27°C. Em Porto Alegre e Gramado tempo seco com o domínio do sol permanecerá, na capital temperatura entre 11/26°C, em Gramado 6/22°C.

Previsão do tempo RS e Região SUL hoje e próximos dias

27 de junho de 2010 0

PREVISÃO DO TEMPO – 28/06/10 – segunda-feira -

PREVISÃO TARDE/NOITE HOJE 27/06 domingo:
Com o avanço da massa de ar seco, o sol aparece em grande parte do Estado, o que favorece a elevação da temperatura neste domingo. A tarde será mais abafada no centro e norte gaúcho. A fronteira com o Uruguai permanece com chuva e temperatura baixa.
Em Porto Alegre, sol e a temperatura elevação. Máxima de 25 graus.
Em Gramado também tem sol neste domingo. Máxima de 22 graus.
PREVISÃO PARA 28/06 segunda-feira:
Na segunda-feira ocorre variação de nuvens ao longo do dia devido a propagação de áreas de instabilidade. As pancadas fracas de chuva atingem o leste do Estado de forma isolada. A maior quantidade de nuvens deixa a temperatura máxima mais baixa do que no domingo.
Em Porto Alegre, muitas nuvens e chuvas passageiras. Máxima de 19 graus.
Em Gramado também pancadas rápidas de chuva. Mínima de 13 e máxima de 16 graus.
PREVISÃO PARA 29/06 terça-feira:
O sol aparece novamente e favorece a elevação das temperaturas máximas, deixando a tarde mais abafada.
PREVISÃO PARA 30/06 quarta-feira:
Na quarta-feira áreas de instabilidade sobre o mar na costa do RS poderão atingir alguns municípios do leste provocando alguma chuva
fraca e isolada, especialmente nas áreas próximas a Lagoa dos Patos, nas demais regiões, tempo seco com mescla de sol e nuvens. A temperatura no estado oscila entre 6/25°C.
Em Porto Alegre e Gramado tempo seco com mescla de sol e nuvens, na capital temperatura entre 15/22°C, em Gramado 10/20°C.
PREVISÃO PARA 01/07 quinta-feira:
Na quinta-feira o ar seco deverá dominar todo o estado do RS, deixando o céu mais aberto tendo mais sol do que nuvens em todas as regiões. A temperatura no estado oscila entre 7/26°C. Em Porto Alegre e Gramado tempo seco com o domínio do sol, na capital temperatura entre 14/23°C, em Gramado 9/20°C.
PREVISÃO PARA 02/07 sexta-feira:
Na sexta-feira o ar seco segue dominando todo o estado do RS, mantendo o céu aberto com mais sol do que nuvens em todas as regiões. A temperatura no estado oscila entre 8/26°C. Em Porto Alegre e Gramado o tempo seco com o domínio do sol permanecerá, na capital temperatura entre 13/25°C, em Gramado 12/24°C.
PREVISÃO PARA 03/07 sábado:
No sábado há formação de frente fria na Bacia do Rio da Prata e com isto chance de boas pancadas de chuva na fronteira do Brasil com o Uruguai, enquanto que nas diversas áreas restantes há o domínio do ar seco. A temperatura no estado oscila entre 9/25°C. Em Porto Alegre e Gramado tempo seco com o domínio do sol permanecerá, na capital temperatura entre 12/24°C, em Gramado 11/23°C.
PREVISÃO PARA 04/07 domingo:
A frente fria avança sobre o RS e mantém o tempo com chuva no centro-sul e oeste, O tempo deverá ficar seco somente na divisa com SC. A temperatura no estado oscila entre 10/25°C. Em Porto Alegre e Gramado tempo seco com o domínio do sol permanecerá, na capital temperatura entre 15/25°C, em Gramado 14/24°C.
REGIÃO SUL do Brasil hoje e próximos dias


27/06 – domingo:
As chuvas neste domingo atingem apenas a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, com o acumulado em torno dos 20mm. Na maior parte da Região, o sol predomina, com máxima de até 26°C. Na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, a máxima varia entre 15°C e 20°C.
28/06 – segunda-feira:
A frente fria avança novamente pelo Rio Grande do Sul, mas desta vez, as chuvas atingirão o Estado de forma muito isolada e com baixos volumes. Na maior parte das localidades é observado apenas chuvisco passageiro, entretanto, a cobertura de nuvens dificulta a elevação da temperatura e a máxima fica mais baixa do que no domingo. No sul catarinense a quantidade de nuvens aumenta, mas não chove. No centro e norte de Santa Catarina e no Paraná, a semana começa com tempo firme e a tarde fica quente.
Previsão estendida
Na terça-feira, não há previsão de chuva em nenhuma localidade da Região Sul.
A partir da quarta-feira o tempo abre novamente em toda a Região e o sol favorece a elevação das temperaturas.
Um bloqueio atmosférico impede a atuação de frentes frias sobre o sul do País, e até o dia 5, pelo menos, o tempo segue seco em toda a Região.

Previsão do tempo para o RS no domingo e próximos dias

26 de junho de 2010 0

PREVISÃO DO TEMPO – 27/06/10 – domingo -

SATÉLITE AMANHÃ – 27/06 – domingo:
A massa de ar seco que está sobre o Sudeste e Centro-Oeste do País avança em direção ao Rio Grande do Sul e empurra a frente fria em direção ao Uruguai.
PREVISÃO PARA 27/06 domingo:
Com o avanço da massa de ar seco, aos poucos a nebulosidade diminui e o sol aparece em grande parte do Estado, o que favorece a elevação da temperatura neste domingo. A tarde será mais abafada no centro e norte gaúcho. A fronteira com o Uruguai permanece com chuva e temperatura baixa.
Em Porto Alegre o sol aparece e a temperatura sobe. Máxima de 25 graus.
Em Gramado também tem sol neste domingo. Mínima de 12°C e máxima de 22 graus.
PREVISÃO PARA 28/06 segunda-feira:
Na segunda-feira ocorre variação de nuvens ao longo do dia devido a propagação de áreas de instabilidade. As pancadas de chuva atingem o leste do Estado de forma isolada. A maior quantidade de nuvens deixa a temperatura máxima mais baixa do que no domingo.
Em Porto Alegre ocorrem chuvas passageiras. Máxima de 19 graus.
Em Gramado ocorrem pancadas rápidas de chuva. Mínima de 13e máxima de 16 graus.
PREVISÃO PARA 29/06 terça-feira:
O sol aparece novamente e favorece a elevação das temperaturas máximas, deixando a tarde mais abafada.
PREVISÃO PARA 30/06 quarta-feira:
Na quarta-feira áreas de instabilidade junto da Bacia do Rio da Prata poderão atingir alguns municípios da fronteira com o Uruguai provocando alguma chuva
Fraca e isolada, nas demais regiões tempo seco com mescla de sol e nuvens. A temperatura no estado oscila entre 6/25°C. Em Porto Alegre e Gramado tempo seco, na capital temperatura entre 15/22°C, em Gramado 10/20°C.
PREVISÃO PARA 01/07 quinta-feira:
Na quinta-feira o ar seco deverá dominar todo o estado do RS, deixando o céu mais aberto tendo mais sol do que nuvens em todas as regiões. A temperatura no estado oscila entre 7/26°C. Em Porto Alegre e Gramado tempo seco com o domínio do sol, na capital temperatura entre 14/23°C, em Gramado 9/20°C.
PREVISÃO PARA 02/07 sexta-feira:
Na sexta-feira o ar seco segue dominando todo o estado do RS, mantendo o céu aberto com mais sol do que nuvens em todas as regiões. A temperatura no estado oscila entre 8/26°C. Em Porto Alegre e Gramado o tempo seco com o domínio do sol permanecerá, na capital temperatura entre 13/25°C, em Gramado 12/24°C.
PREVISÃO PARA 03/07 sábado:
No sábado há formação de frente fria na Bacia do Rio da Prata e com isto chance de boas pancadas de chuva na fronteira do Brasil com o Uruguai, enquanto que nas diversas áreas restantes há o domínio do ar seco. A temperatura no estado oscila entre 9/25°C. Em Porto Alegre e Gramado tempo seco com o domínio do sol permanecerá, na capital temperatura entre 12/24°C, em Gramado 11/23°C.
PREVISÃO PARA 04/07 domingo:
A frente fria avança sobre o RS e mantém o tempo com chuva no centro-sul e oeste, fica seco somente na divisa com SC. A temperatura no estado oscila entre 10/25°C. Em Porto Alegre e Gramado tempo seco com o domínio do sol permanecerá, na capital temperatura entre 15/25°C, em Gramado 14/24°C.
LITORAL – domingo:
A agitação marítima aumenta um pouco e a onda chega a 1,7m de altura.