Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 7 julho 2010

Depois do calor o tempo muda no RS

07 de julho de 2010 0

HOJE:

O vento norte garantiu mais um dia de intenso abafamento e altas temperaturas na maioria das retgiões gaúchas. Em Santa Maria como o anunciado ontem neste espaço, a temperatura foi alta mesmo durante a madrugada com mínima de 22,6°C e as rajadas chegaram a 67 km/h conforme registro da estação da RBS.

As temperaturas ultrapassaram a marca dos 30°C em várias localidades. De acordo com o INMET: 

Em Santa Maria a máxima hoje foi de 30,6°C o que não ocorria desde 2006 – no dia 13 fez 31°C.

Em Campo Bom a máxima hoje foi de 31,6°C o que não ocorria desde 2006 – no dia 22 fez 31,6°C.

Em Porto Alegre a máxima hoje foi de 30,4C o que não ocorria desde 2006 – no dia 13 fez 31,5°C.

Em Torres a máxima hoje foi de 31,6°C o que não ocorria desde 2005 – no dia 31 fez 33,5°C.

Em Passo Fundo hoje foi de 26,2°C o que não ocorria desde 2006 – no dia 12 fez 26,2°C

AMANHÃ:

Uma massa de ar polar passa pelo Uruguai provocando forte declínio das temperaturas na Zona Sul  e na campanha. Na região de Quaraí a temperatura mínima irá ficar em torno de 5°C, em Jaguarão a mínima será de 6°C e em Pelotas a previsão é de mínima em torno de 9°C.

As temperaturas máximas nessas áreas não sobem muito por influência do ar polar, a temperatura durante a tarde irá oscilar em torno de 15°C.

Em grande parte das regiões do Estado, a instabilidade mantém a presença das nuvens e o risco de chuva a qualquer hora. De uma forma geral, os prognósticos indicam baixos volumes de chuva, porém não podemos descartar a ocorrência de temporais em áreas isoladas.

Como o vento passa a soprar do quadrante sul, a temperatura sofrerá uma redução de mais de 10°C, com previsão de uma tarde amena pelo Estado. As máximas não irão ultrapassar os 20°C na maioria do RS.

 

Bookmark and Share

Mapa do volume de chuva em junho na região SUL do Brasil

07 de julho de 2010 0

Bookmark and Share

Temperaturas mínimas e chuva no RS e temperaturas mínimas extremas no SUL do Brasil

07 de julho de 2010 0

IMAGEM DE SATÉLITE

Bookmark and Share

Previsão do tempo para o RS na trarde/noite desta quarta-feira e próximos dias

07 de julho de 2010 0

SIMULADORES DO TEMPO RS


PREVISÃO DO TEMPO – 08/07/10 – quinta-feira:
SATÉLITE HOJE – 07/07 – quarta-feira:

O avanço de uma frente fria em direção ao Rio Grande do Sul gera nuvens bastante carregadas sobre o Uruguai. Nas próximas horas as chuvas atingem toda a região de fronteira.
Na Capital a ausência de nuvens na madrugada fez com que a temperatura caísse a 12°C na madrugada, segundo informações do aeroporto Salgado Filho. Já em Santa Maria a madrugada foi abafada. Segundo as informações do INMET a mínima foi de 22,7°C.
PREVISÃO HOJE 07/07 quarta-feira:
Nesta quarta-feira, uma frente fria finalmente avança pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuva com baixo acumulado para boa parte do Estado até o fim do dia. Apenas na fronteira do Estado com o Uruguai, o sistema promete trazer chuvas mais fortes, com acumulado de até 45 mm (mais da metade da média do mês). As rajadas de vento alcançam 70-80 km/h entre Santana do Livramento (pela manhã) e Camaquã (especialmente no período da tarde). Apenas nas áreas mais próximas a Santa Catarina o tempo continua firme. Como a nebulosidade aumenta a partir de meados da tarde no centro-norte gaúcho, a previsão é de mais uma tarde bastante quente.
Na Grande Porto Alegre há possibilidade de chuvas irregulares à noite. Antes disso, o sol garante tarde quente com máxima de 30°C.
Em Gramado mesma condição da Capital. Máxima de 24°C.
SATÉLITE PARA – 08/07 – quinta-feira:
A quinta-feira deve amanhecer com muitas nuvens e chuvas leves em alguns pontos do noroeste, norte e nordeste do Rio Grande do Sul, inclusive Grande Porto Alegre. Na fronteira com o Uruguai, a entrada mais efetiva do ar frio faz a temperatura despencar. A mínima em Bagé deve chegar a 6°C.
PREVISÃO PARA 08/07 quinta-feira:
FIM DO CALORÃO NO RS

O avanço da frente fria e a entrada do ar frio põem fim ao calorão no Rio Grande do Sul. A previsão é de nuvens e chuvas leves na fronteira com a Argentina, norte, partes do centro e do nordeste gaúcho. Entre o período da manhã e da tarde ocorrem melhorias com sol, mas que são insuficientes para gerarem calor. Tempo firme apenas no sul do estado. Em geral, as máximas ficam abaixo dos 20/21 graus no RS.
Em Porto Alegre queda de 10 graus. A máxima à tarde não passa dos 20°C. As chuvas concentram-se na madrugada. À tarde ocorrem melhorias com sol.
Em Gramado mesma condição da Capital. A máxima não passa dos 19°C.
LITORAL PARA 08/07 quinta-feira:
Mar um pouco agitado com ondas ao redor de 1,5m de altura. Os ventos predominantes de sul geram rajadas 30 km/h.
PREVISÃO PARA 09/07 sexta-feira:
Na sexta-feira, as chuvas ganham força e se espalham pelo território gaúcho. Chuva moderada atinge principalmente a região central e o nordeste do estado, onde os volumes podem alcançar até 40 mm. Nas outras áreas, as chuvas são irregulares e fracas. A densa cobertura de nuvens e as chuvas mantêm os termômetros abaixo do 20/21°C na maior parte do RS.
Em Porto Alegre dia fechado e com chuvas a qualquer momento do dia. Mínima de 14°C e máxima de 18°C.
Em Gramado mesma situação da Capital. Máxima não passa dos 17°C.
PREVISÃO PARA 10/07 sábado:
No sábado as instabilidades perdem força e o tempo volta a ficar firme no território gaúcho. A sensação de frio aumenta ao amanhecer na fronteira com o Uruguai. Em Bagé a mínima cai a 4°C. As máximas, em geral, no estado continuam abaixo dos 21°C.
Em Porto Alegre sol entre poucas nuvens. Mínima de 11°C e máxima de 18°C.
PREVISÃO PARA 11/07 domingo:
No domingo o frio diminuirá de intensidade em função do ar frio e seco ter deslocamento rápido em direção ao mar, e, especialmente a tarde teremos a ocorrência de pancadas de chuva sobre o estado. Temperatura variando entre a mínima de 5°C e a máxima de 23°C.
Na próxima semana grande massa de ar frio irá dominar o sul do Brasil.
Em Porto Alegre o dia promete sol pela manhã com chuva a tarde. Mínima de 10°C e máxima de 20°C.
Em Gramado também tem chuva à tarde. Mínima de 8°C e máxima de 18°C.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Se alguns gaúchos estão reclamando do calorão dos últimos dias, podem ir preparando os casacos para o frio intenso na segunda quinzena.
Entre os dias 15 e 20 de julho uma intensa massa de ar polar promete gerar mínimas ao redor de 0 (zero) grau em grande parte do estado gaúcho.

Bookmark and Share

Previsão do tempo para a região SUL do Brasil para esta quarta-feira e próximos dias

07 de julho de 2010 0

SIMULADORES – REGIÃO SUL -


TEMPO NA REGIÃO SUL DO BRASIL HOJE E PRÓXIMOS DIAS
07/07 – quarta-feira:

Uma frente fria finalmente avança pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuva com baixo acumulado para boa parte do Estado até o fim desta quarta-feira. Apenas na fronteira do Estado com o Uruguai, o sistema promete trazer temporais, com acumulado de até 50 mm (mais da metade da média do mês). As rajadas de vento alcançam 90 km/h entre Santana do Livramento (pela manhã) e Camaquã (especialmente no período da tarde). Apesar de não existir previsão de chuvas, em Santa Catarina, as rajadas chegam aos 70 km/h à noite. Também não há previsão de chuvas no Estado do Paraná, que permanecerá ensolarado. Ainda faz calor em praticamente toda a Região Sul, com máxima de 28°C no centro e leste do rio Grande do Sul e no noroeste do Paraná.
08/07 – quinta-feira:
As chuvas avançam pela Região Sul, mas enfraquecem nesta quinta-feira. Precipitações com baixo acumulado atingem o sul do Paraná, boa parte de Santa Catarina e o norte e oeste do Rio Grande do Sul. No sul do Rio Grande do Sul volta o tempo seco e a entrada de uma massa de ar polar gera mínimas entre 3°C e 5°C, sem geadas. A máxima também promete despencar, porém por uma área bem mais ampla: grande parte do Rio Grande do Sul e o centro e sul de Santa Catarina registram máximas entre apenas 11°C e 19°C. No Paraná, o calor ainda predomina, com máxima de mais de 26°C no noroeste do Estado.
Previsão estendida:
Nesta sexta-feira, as chuvas voltam a ganhar força sobre o Rio Grande do Sul. As precipitações alcançam 50 mm no litoral norte do Estado, correspondendo a quase 40% da média do mês de julho. Chuvas fortes, com acumulado entre 20 mm e 40 mm também atingem Porto Alegre, boa parte da Metade Norte do Rio Grande do Sul e o extremo sul de Santa Catarina. Volta a ventar forte entre o Planalto e a Serra de Santa Catarina, com rajadas em torno dos 70 km/h. Faz frio no sul do Rio Grande do Sul pela manhã, com mínima em torno dos 5°C. Já a temperatura máxima permanece baixa em todo o Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e o centro, oeste e sul do Paraná, com valores entre 15°C e 20°C.
No sábado, a chuva fraca fica restrita ao norte de Santa Catarina e leste do Paraná. Faz frio na fronteira com o Uruguai, com mínima entre 3°C e 5°C. A máxima varia entre 11°C e 19°C em boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no centro, leste e sul do Paraná.
No domingo, a chuva volta a ganhar força, atingindo o oeste do Paraná e de Santa Catarina e boa parte do Rio Grande do Sul. No oeste do Rio Grande do Sul, o acumulado chega aos 60 mm.
Entre 12 e 16 de julho, a chuva prossegue sobre toda a Região Sul, com acumulado que varia entre 70 mm e 100 mm no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro e sul do Paraná.
DESTAQUE PARA A ONDA DE FRIO MAIS INTENSO DO ANO NA REGIÃO SUL.
Entre 12 e 16 de julho, a onda de frio começa seu avanço, provocando mínimas entre 0°C e 3°C em todo o interior do Rio Grande do Sul e entre 3°C e 6°C no sudoeste do Paraná, interior de Santa Catarina e leste do Rio Grande do Sul. A máxima também cai, deixando os dias completamente frios e favoráveis à venda de artigos ligados ao inverno em todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do sul do Paraná.
Entre 17 e 21 de julho, a mínima varia entre -3°C e 0°C no interior do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, entre 0°C e 3°C em boa parte do Paraná, centro de Santa Catarina e leste do Rio Grande do Sul e entre 3°C e 6°C no norte e leste do Paraná, leste de Santa Catarina e litoral do Rio Grande do Sul. Também faz frio durante as tardes, favorecendo a venda de artigos ligados ao inverno em toda a Região Sul.

Bookmark and Share