Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Previsão do tempo para o RS na tarde/noite de hoje e próximos dias

23 de julho de 2010 0

PREVISÃO DO TEMPO – 24/07/10 – sábado:
SATÉLITE 23/07 sexta-feira:
As instabilidades, associadas a frente fria, se afastaram do Rio Grande do Sul. O tempo voltou a ficar firme no Estado com variação da nebulosidade. A massa de ar polar que entrou no Estado baixou bastante as temperaturas. Em Alegrete foi registrado mínima de 0,5°C.
PREVISÃO PARA 23/07 sexta-feira:
O tempo fica firme em grande parte do Estado. Algumas instabilidades persistem no norte do estado, capazes de gerar chuva fraca nesta região, somente até o fim da manhã. No Sul o sol predomina e a massa de ar polar não deixa as temperaturas se elevarem muito. À tarde a máxima não passa dos 14°C nesta região. No centro do Estado o sol também aparece ao longo do dia e o frio segue.
Em Porto Alegre a nebulosidade diminui e a tarde será de sol. Mas apesar do Sol a temperatura não se eleva muito, a máxima não passa de 15°C.
SATÉLITE 24/07 sábado:
A trégua da chuva no Estado é curta. O dia amanhece com pancadas de chuva e trovoadas no norte e oeste do Estado devido a propagação de áreas de instabilidade. (mais tarde, ainda neste fim de semana, as áreas de instabilidade se transformarão num novo ciclone extratropical). Nas demais regiões o dia começa com tempo seco e temperaturas mais elevadas do que na sexta-feira. A elevação da temperatura acontece por causa do afastamento da massa de ar frio para alto-mar e por conta dos ventos que voltam a soprar de norte.
PREVISÃO PARA 24/07 sábado:
Sábado com pancadas de chuva e trovoadas em todo o Estado do Rio Grande do Sul.
No oeste e norte do Estado, espera-se um dia mais fechado e com chuvas a qualquer hora.
Já no leste e sul do Estado (área que engloba todo o litoral e a grande POA), as chuvas vêm alternadas com períodos de melhoria (sol entre nuvens).
Há risco de temporais em todo o Estado, inclusive na Serra. O acumulado chega aos 40 mm no extremo sul e em algumas áreas próximas da Capital e da Serra. Com relação aos ventos, as rajadas chegam aos 70 km/h.
Por fim, apesar das chuvas, os ventos de norte garantem uma tarde com temperatura mais elevada que a registrada na sexta-feira. A sensação térmica será agradável na maior parte do Rio Grande do Sul na tarde deste sábado.
Em Porto Alegre aumenta a nebulosidade e volta chover forte, já no período da manhã, com acumulado chegando à 35 mm. A mínima fica em 9°C e a máxima em 16°C.
PREVISÃO PARA 25/07 domingo:
O anunciado ciclone finalmente se forma sobre o oeste do Rio Grande do Sul na madrugada do domingo. Rapidamente, ainda pela manhã, o sistema avança para o Uruguai e, posteriormente, para alto-mar. Depois disso, as chuvas serão geradas pela presença de uma frente fria.
ALERTAM-SE PARA RAJADAS DE MAIS DE 100 KM/H NA FRONTEIRA COM O URUGUAI E ARGENTINA, ALÉM DA REGIÃO CENTRAL E DO LITORAL SUL DO RIO GRANDE DO SUL A PARTIR DA MADRUGADA DO DOMINGO (E ATÉ O FIM DO DIA).
Já na Metade Norte, inclusive Capital e na Serra, os ventos ganham força no período da tarde, chegando aos 90 km/h.
Com relação às chuvas, pela manhã, as precipitações atingem o oeste, centro e sul do Estado. Já à tarde, as precipitações acabam se espalhando, atingindo também a Metade Norte. Vale salientar que os maiores acumulados estão concentrados apenas na fronteira com o Uruguai. Entretanto, não descartamos chuvas fortes em todas as localidades, inclusive Porto Alegre e Serra. A diferença é que a chuva, apesar de forte, será de curta duração na Metade Norte do Estado. Daí o motivo pelo qual não há previsão de grande acumulado.
Os ventos que sopram de norte e a previsão de uma manhã ainda com tempo seco favorecem a rápida elevação da temperatura em boa parte do Rio Grande do Sul. Apenas na região de fronteira com o Uruguai, o dia mais fechado e a entrada de uma massa de ar frio faz com que a temperatura permaneça baixa ao longo de todo o dia.
Em Porto Alegre, espera-se sol entre nuvens e temperatura em elevação pela manhã e pancadas de chuva, trovoadas e ventos fortes a partir da tarde. As temperaturas se elevam devido os ventos de norte, ficando com mínima de 15°C e máxima de 24°C.
PREVISÃO PARA 26/07 segunda-feira:
A passagem da frente fria pelo Rio Grande do Sul é bem rápida, já na segunda feira ela se afasta do Estado. Na madrugada ainda há condições de tempo mais fechado e com pancadas de chuvas fracas no norte e nordeste do Estado. Mas no decorrer do dia o tempo fica firme. No sul o sol volta a aparecer e nas demais regiões a nebulosidade fica variável. A entrada de uma massa de ar polar faz com que as temperaturas diminuem bastante em todo o estado. Na metade Sul a máxima não passa dos 14°C.
Em Porto Alegre tempo fica fechado com pancadas de chuvas isoladas somente na madrugada. No decorrer do dia a nebulosidade varia, com períodos de melhoria à tarde. As temperaturas diminuem ficando entre 9°C e 15°C.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário