Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Sexta-feira de calor no norte e instabilidade no sul do Estado

30 de julho de 2010 0

Mais uma madrugada que começa com temperaturas acima da média para esta época do ano por influencia do vento norte que dificulta o resfriamento noturno. De acordo com a leitura das 5h00 da manhã, as temperaturas estavam acima de 10°C em praticamente todo o Estado. A menor temperatura por enquanto é registrada em Vacaria com 9,8°C e a maior do horário em Uruguaiana com 18°C.  A umidade elevada forma nevoeiros em áreas isoladas do centro e leste do Estado conforme pode ser identificado nas áreas em azul da imagem acima. A nebulosidade é variável, porém sem potencial para provocar chuva. As rajadas de vento chegaram a 43 km/h em Bagé, a 41 km/h em Canguçu e a 37 km/h em bento Gonçalves e Santana do Livramento as 5h00 da manhã.

Nas próximas horas, os ventos sopram com força do quadrante norte/noroeste intensificando o ingresso de ar quente em direção ao Rio Grande do Sul e há risco de rajadas na faixa de 60 km/h. O sol predomina no centro, leste e norte do Estado e favorece a rápida elevação das temperaturas. As temperaturas máximas hoje chegam a casa de 30°C no noroeste gaúcho com previsão de temperaturas superiores a 24°C em grande parte das regiões. Na fronteira com o Uruguai uma nova frente fria se aproxima do Estado e deixa o céu nublado com previsão de pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde.

No fim de semana, uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão deixa o tempo chuvoso durante o sábado com risco de temporais acompanhados de chuva forte e ventos intensos. A temperatura máxima fica de 8 a 10°C mais baixa em comparação com as máximas desta sexta-feira. Em algumas áreas a chuva irá acumular mais de 50 mm o que representa 1/3 da média histórica.

No domingo, a instabilidade se propaga em direção ao norte do Estado enquanto que na fronteira oeste uma nova massa de ar polar favorece o retorno do tempo seco e provoca forte declínio das temperaturas. Nas faixas oeste e sul o domingo começa gelado e com risco de geadas localizadas. As temperaturas mínimas baixam para próximo de zero grau em municípios da campanha. O mar fica agitado em toda a costa gaúcho com previsão de um domingo ventoso em toda a faixa leste do Estado. Na parte norte do Estado a temperatura vai baixando gradativamente ao longo do dia com a chegada do ar polar.

 

Bookmark and Share

Envie seu Comentário