Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de julho 2010

Fim de semana: 1° a chuva e depois o frio de inverno!!

31 de julho de 2010 0

Na imagem acima você pode identificar nas áreas coloridas onde há a ocorrência de raios nos últimos minutos no Rio Grande do Sul.

A frente fria já atinge a fronteira com o Uruguai e provocou pancadas de chuva e raios na região. De acordo com os dados do INMET nessa madrugada já choveu 21 mm no Chuí, 10 mm em Jaguarão, 16 mm em Santana do Livramento, 11 mm em Quarai e 9 mm em Uruguaiana e 4 mm em Bagé.

De acordo com os dados do INMET as rajadas de vento ganharam força na madrugada e até agora já foi registrado 83 km/h em Santa Maria, 63 km/h em Soledade, 54 km/h em São Gabriel e 57 km/h em Bagé. De acordo com a estação meteorologica do Grupo RBS em Santa Maria o vento norte atingiu 117 km/h as 3h50 da manhã.

A última medição do INMET registra altas temperaturas em grande parte das regiões. As temperaturas oscilam em torno de 26°C em Santa Maria, 22°C em São Borja, 22°C em Porto Alegre, 15°C em Bagé, 20°C em Santa Rosa e 17°C em Canela.

Nas próximas horas, a frente fria avança em direção ao norte levando chuva e temporais para o centro e norte do Estado. Há risco de chuva forte localizada acompanhada de raios e rajadas de vento moderadas/fortes. As temperaturas entram em declínio na medida em que a chuva avança. No sul e na campanha, a partir da tarde uma massa de polar avança e dissipa a instabilidade provocando forte queda nas temperaturas. A tarde será de tempo ventoso no sul e leste o que reduz ainda mais a sensação térmica ao ar livre.

No domingo, o ar polar se espalha pela maioria das regiões garantindo um amanhecer gelado com temperaturas mínimas próximas de zero grau na campanha, na fronteira oeste e no centro do Estado. Há risco de formação de geadas no oeste, centro e sul. Na Serra gaúcha, há risco de formação de nevoeiros e a nebulosidade predomina até o começo do dia com risco de garoa. A massa de ar polar irá garantir um domingo de predomínio de sol e tempo seco na maioria das regiões.

Durante a partida do GRE-NAL a previsão é de predomínio de sol e baixas temperaturas com intensa sensação de frio ao ar livre no fim do jogo.

A semana irá começar sob influência de uma intensa massa de ar polar que deixará o amanhecer gelado com risco de temperaturas negativas e formação de geadas em grande parte do Estado.

Bookmark and Share

Sexta-feira de calor no norte e instabilidade no sul do Estado

30 de julho de 2010 0

Mais uma madrugada que começa com temperaturas acima da média para esta época do ano por influencia do vento norte que dificulta o resfriamento noturno. De acordo com a leitura das 5h00 da manhã, as temperaturas estavam acima de 10°C em praticamente todo o Estado. A menor temperatura por enquanto é registrada em Vacaria com 9,8°C e a maior do horário em Uruguaiana com 18°C.  A umidade elevada forma nevoeiros em áreas isoladas do centro e leste do Estado conforme pode ser identificado nas áreas em azul da imagem acima. A nebulosidade é variável, porém sem potencial para provocar chuva. As rajadas de vento chegaram a 43 km/h em Bagé, a 41 km/h em Canguçu e a 37 km/h em bento Gonçalves e Santana do Livramento as 5h00 da manhã.

Nas próximas horas, os ventos sopram com força do quadrante norte/noroeste intensificando o ingresso de ar quente em direção ao Rio Grande do Sul e há risco de rajadas na faixa de 60 km/h. O sol predomina no centro, leste e norte do Estado e favorece a rápida elevação das temperaturas. As temperaturas máximas hoje chegam a casa de 30°C no noroeste gaúcho com previsão de temperaturas superiores a 24°C em grande parte das regiões. Na fronteira com o Uruguai uma nova frente fria se aproxima do Estado e deixa o céu nublado com previsão de pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde.

No fim de semana, uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão deixa o tempo chuvoso durante o sábado com risco de temporais acompanhados de chuva forte e ventos intensos. A temperatura máxima fica de 8 a 10°C mais baixa em comparação com as máximas desta sexta-feira. Em algumas áreas a chuva irá acumular mais de 50 mm o que representa 1/3 da média histórica.

No domingo, a instabilidade se propaga em direção ao norte do Estado enquanto que na fronteira oeste uma nova massa de ar polar favorece o retorno do tempo seco e provoca forte declínio das temperaturas. Nas faixas oeste e sul o domingo começa gelado e com risco de geadas localizadas. As temperaturas mínimas baixam para próximo de zero grau em municípios da campanha. O mar fica agitado em toda a costa gaúcho com previsão de um domingo ventoso em toda a faixa leste do Estado. Na parte norte do Estado a temperatura vai baixando gradativamente ao longo do dia com a chegada do ar polar.

 

Bookmark and Share

Dias de aquecimento antecipam o retorno da chuva

29 de julho de 2010 0

 

A quinta-feira começa com variação de nuvens e predomínio de temperaturas amenas em todo o RS. Na maioria das regiões as temperaturas registradas pelo INMET as 5h00 superam os 10°C, exceto apenas algumas localidades da campanha e do centro do Estado. Há registro de nevoeiros isolados em alguns trechos da Grande Porto Alegre e norte do RS. Veja algumas temperaturas:

Quarai 6,4°C

Santa Maria 9,2°C

Vacaria 10,2°C

Santa Rosa 12,8°C

Cruz Alta 13,6°C

Canguçu 13°C

Tramandaí 14,7°C

Canela 13,5°C

Nas próximas horas, o predomínio do ar quente proveniente do quadrante norte garante o predomínio de sol entre nuvens em grande parte das áreas com rápida elevação das temperaturas. No período da tarde a nebulosidade aumenta em trechos do oeste e norte, incluindo a Grande Porto Alegre, mas o risco de chuva é baixo. Na campanha há risco de chuvas isoladas no fim do dia. As temperaturas máximas irão superar os 20°C em grande parte das regiões, com máximas que podem superar os 26°C em alguns pontos do norte e noroeste gaúcho.

Na sexta-feira o vento norte sopra mais forte e há risco de rajadas moderadas, entre 50 e 60 km/h, desde a madrugada, sobretudo, no oeste e centro do Estado. A instabilidade dá origem a uma frente fria no Uruguai acompanhada de um sistema de baixa pressão. Há previsão de pancadas de chuva para a Zona Sul e campanha, região que deve registrar volumes superiores a 30 mm. Nas demais regiões, o sol brilha forte com rápida elevação das temperaturas. Em alguns pontos a máxima irá ultrapassar os 29°C.

No fim de semana, a frente fria atua sobre o Estado e favorece as condições de chuva em todas as regiões do Estado reduzindo a temperatura durante a tarde. No sábado, há risco de chuva moderada/forte acompanhadas de rajadas de vento moderados em grande parte das áreas. No domingo a chuva mais significativa se concentra no meio norte do Estado, contemplando regiões como a Serra, divisa com SC, Região Metropolitana e Litoral Norte. Ao longo do domingo, uma massa de ar polar avança pelo Rio Grande do Sul e vai provocando queda gradativa das temperaturas por todas as áreas. A tarde será fria antecipando o amanhecer gelado de segunda-feira.

 

Bookmark and Share

Imagens de satélite mostram nuvens indo para o mar

28 de julho de 2010 0

Bookmark and Share

Previsão do tempo para a tarde/noite de hoje e próximos dias no RS

28 de julho de 2010 0

PREVISÃO DO TEMPO – 29/07/10 – quinta-feira
SATÉLITE 28/07 quarta-feira:

O frio diminuiu e a quantidade de nuvens aumentou sobre a Região Sul do país. Trata-se de áreas de instabilidade associadas com a aproximação de uma nova frente fria. Entre 03h00 e 04h00, já eram registradas chuvas fracas em Bagé, no sul do Rio Grande do Sul.
Em Porto Alegre o aeroporto Salgado Filho registrou aumento da nebulosidade a partir das 6h.
PREVISÃO PARA 28/07 quarta-feira:
Instabilidades associadas à formação de uma frente fria no oceano causam pancadas de chuva e trovoadas no centro, sul, oeste e leste do RS. Há risco de chuva moderada desde São Gabriel e Santa Maria até o litoral, entre Rio Grande e Mostardas. O acumulado pode chegar aos 30 mm em algumas localidades. Além disso, rajadas de vento em torno dos 70 km/h atingem o oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul no decorrer do dia. No norte e noroeste do Rio Grande do Sul, o risco de chuva é menor. Mesmo com muitas nuvens no céu, os ventos de quadrante norte deixam uma sensação mais agradável à tarde comparado com ontem.
Em Porto Alegre, muitas nuvens com possibilidade fraca a qualquer momento do dia. Máxima de 20°C.
SATÉLITE 29/07 quinta-feira:
A quinta-feira deve amanhecer com nebulosidade e chuva fraca em parte da fronteira com o Uruguai e sul gaúcho, além das cidades mais ao sul da grande Porto Alegre. No norte do estado o dia inicia com poucas nuvens.
PREVISÃO PARA 29/07 quinta-feira:
Nesta quinta-feira, instabilidades associadas a um sistema frontal mantêm o tempo instável apenas no oeste, sul e fronteira com o Uruguai. Não há previsão de temporais e nem grandes volumes de precipitação. Nas outras áreas, o tempo fica firme. Os ventos predominantes de quadrante norte garantem tempo abafado à tarde.
Em Porto Alegre há possibilidade de chuva entre a madrugada e manhã. A partir disso, o sol aparece entre nuvens. Máxima de 22°C.
LITORAL PARA 29/07 quinta-feira:
Mar calmo no litoral gaúcho com ondas ao redor de 1,0 m de altura.
PREVISÃO PARA 30/07 sexta-feira:
NOVA FRENTE FRIA SE FORMA NO URUGUAI
Uma nova frente fria se forma na altura do Uruguai nesta sexta-feira. Até o fim do dia pode chover forte na fronteira com o Uruguai com volumes de até 35 mm (aproximadamente 35-40% da média). No restante do estado, tempo firme e bastante abafado à tarde devido aos ventos predominantes de quadrante norte, inclusive na Grande Porto Alegre.
Na Capital muito sol e máxima de 26°C.
PREVISÃO PARA 31/07 sábado:
FRENTE FRIA MUDA O TEMPO NO RS NESTE SÁBADO
A frente fria avança pelo Estado do Rio Grande do Sul e provoca chuvas fortes e generalizadas no estado gaúcho neste sábado. Como este sistema vem acompanhado do suporte de umidade da Amazônia o risco de temporais acompanhados de trovoadas e ventos rajada aumenta. Algumas cidades podem registrar ventos acima de 80 km/h e volumes de até 45 mm em 24h. As chuvas e a entrada do ar frio provocam queda de temperatura.
Em Porto Alegre dia chuvoso. Mínima de 12°C e máxima de 20°C.
PREVISÃO PARA 1°/08 domingo:
No domingo o estado terá o domínio da massa de ar seco e frio que deverá deixar as temperaturas ao amanhecer próximas a zero grau com formação de geada em vários municípios. Durante a tarde a máxima não passa dos 18°C.
Porto Alegre, frio seco com mínima próxima de 5°C e a tarde fica em 16°C.
PREVISÃO PARA 2/08 segunda-feira:
Na segunda-feira tempo seco e frio com geada. Temperatura ao amanhecer entre -1°C e a tarde chega a 16°C.
Em Porto Alegre tempo seco e frio, temperatura entre 6°C e 12°C.
PREVISÃO PARA 3/08 terça-feira:
Na terça-feira tempo seco e frio com geada. Temperatura ao amanhecer entre -2°C e a tarde chega a 16°C.
Em Porto Alegre tempo seco e frio, temperatura entre 4°C e 13°C.
PREVISÃO PARA 4/08 quarta-feira:
Na quarta-feira tempo seco e frio com geada. Temperatura ao amanhecer entre 0°C e a tarde chega a 17°C.
Em Porto Alegre tempo seco e frio, temperatura entre 5°C e 16°C.

Bookmark and Share

Imagem de satélite + Mínimas no SUL do Brasil + Mínimas e Chuva no RS

28 de julho de 2010 0

Bookmark and Share

Previsão do tempo para a região SUL do Brasil hoje e próximos dias

28 de julho de 2010 0

PREVISÃO DO TEMPO PARA A REGIÃO SUL DO BRASIL
28/07 – quarta-feira:
Uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, onde causa pancadas de chuva e trovoadas no centro, sul, oeste e leste do Estado. Há risco de chuvas fortes desde São Gabriel e Santa Maria até o litoral, entre Rio Grande e Mostardas. O acumulado chega aos 30 mm em algumas localidades. Além disso, rajadas de vento em torno dos 70 km/h atingem o oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul no decorrer do dia. Em Santa Catarina, Paraná e no norte do Rio Grande do Sul, o risco de chuva é menor. A máxima chega aos 25°C no oeste de Santa Catarina e noroeste do Paraná, mas não passa dos 20°C no oeste, sul e leste do Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina e leste do Paraná.
29/07 – quinta-feira:
A frente fria se afasta do Rio Grande do Sul e, nesta quinta-feira, quem passa a provocar chuvas é uma frente quente. Diferentemente da frente fria, a frente quente retrocede na direção do Uruguai e Argentina. Por isso mesmo que as chuvas ficam concentradas apenas ao longo da fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai. O acumulado será baixo, não passando dos 10 mm. Na maior parte da Região Sul, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. Faz calor no Paraná, com máxima que chega aos 28°C no noroeste do Estado. Já na Serra de Santa Catarina e no oeste, sul e leste do Rio Grande do Sul, a temperatura ainda não passa dos 20°C.
PREVISÃO ESTENDIDA:
Na sexta-feira as chuvas permanecem concentradas sobre a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, mas as precipitações voltam a ganhar força nesta sexta-feira. O acumulado chega aos 50 mm em algumas cidades. Além disso, a partir da tarde, os ventos ganham intensidade e as rajadas alcançam 90 km/h na fronteira com o Uruguai. Na maior parte da Região Sul, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz calor em toda a Região Sul, com máxima que alcança 28°C em algumas cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul e 25°C em Santa Catarina.
No sábado, o sistema avança muito rapidamente pela Região Sul, trazendo chuva para os três Estados. O acumulado novamente chega aos 30 mm. A temperatura máxima volta a despencar, não passando dos 20°C em boa parte da Região.
No domingo, a chuva passa a atingir a maior parte do Paraná e o norte de Santa Catarina, com acumulado que chega aos 40 mm.
A ENTRADA DE UMA FORTE MASSA DE AR POLAR CAUSA ACENTUADO DECLÍNIO DA TEMPERATURA MÍNIMA NO RIO GRANDE DO SUL E SANTA CATARINA, COM GEADAS AMPLAS E PREVISÃO DE MÍNIMAS NEGATIVAS NA SERRA GERAL. 

Bookmark and Share

Previsão de chuva e temperatura mínima próximos dias no SUL

27 de julho de 2010 0

Bookmark and Share

Previsão do tempo para o RS na tarde/noite desta terça-feira e próximos dias

27 de julho de 2010 0

PREVISÃO DO TEMPO – 28/07/10 – quarta-feira
SATÉLITE PARA 27/07 terça-feira:
Uma massa de ar polar avança pela Região Sul, deixando a temperatura muito baixa e favorecendo a formação de geadas, especialmente no Rio Grande do Sul. Às 07h00, fazia -2,5°C em Vacaria, a 01h, 0,4°C em São José dos Ausentes, ambas na Serra Gaúcha e 0,0°C em Quaraí, no oeste do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, destaca-se a temperatura de 0,5°C em São Joaquim.
Em Porto Alegre a mínima registrada pelo aeroporto Salgado Filho foi de 4°C.
PREVISÃO PARA 27/07 terça-feira:
Tarde de terça-feira com tempo firme e sol no Rio Grande do Sul. Somente no extremo noroeste gaúcho, áreas de instabilidade ganham força, a quantidade de nuvens aumenta e chove rápido e muito isolado à noite na região. NÃO há previsão de temporais. O predomínio de sol durante todo o dia ameniza o frio intenso da manhã. Em geral, as máximas ficam entre 14 e 19 graus.
Em Porto Alegre dia ensolarado. Máxima de 17°C.
SATÉLITE PARA 28/07 quarta-feira:
Instabilidades se espalham ainda mais pelo Estado do Rio Grande Sul. Por isso, desde cedo se esperam nuvens e chuvas irregulares pelo território gaúcho. Não há previsão de temporais. Por causa da nebulosidade, o frio diminui de intensidade ao amanhecer.
Na Grande Porto Alegre pode chover de forma leve ainda pela manhã. Mínima de 8°C.
PREVISÃO PARA 28/07 quarta-feira:
Áreas de instabilidade propagam-se da Argentina em direção ao Rio Grande do Sul. Por conta disso, a nebulosidade aumenta e chove de forma irregular no estado. Não há previsão de temporais. Tempo firme na maior parte do dia apenas no extremo noroeste gaúcho, onde a condição favorável à chuva é apenas na madrugada. O aumento da nebulosidade diminui a intensidade do frio das primeiras horas do dia no estado. Exceto na fronteira com o Uruguai, onde os termômetros atingem até 4°C.
Em Porto Alegre, muitas nuvens com possibilidade fraca a qualquer momento do dia. Máxima de 18°C.
LITORAL PARA 28/07 quarta-feira:
Mar calmo com ondas ao redor de 1,0m de altura.
PREVISÃO PARA 29/07 quinta-feira:
O tempo volta a ficar na maior parte do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Apenas em parte da fronteira com o Uruguai e no sul do estado, áreas de instabilidade causam chuvas isoladas e de baixo volume até o fim do dia. Nas outras áreas, os ventos de quadrante norte elevam as temperaturas e deixam o tempo abafado em todo o território gaúcho.
Em Porto Alegre sol entre nuvens e máxima de 23°C.
PREVISÃO PARA 30/07 sexta-feira:
FRENTE FRIA SE APROXIMA DO RS
Uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Até o fim do dia pode chover forte na fronteira com o Uruguai com volumes de até 25 mm (aproximadamente 25-30% da média). No restante do estado, tempo firme e bastante abafado à tarde, inclusive na Grande Porto Alegre.
Na Capital muito sol e máxima de 25°C.
PREVISÃO 31/07 sábado:
No sábado a frente fria com áreas de instabilidade se afasta do estado deixando uma chance de chuva apenas para alguns pontos da divisa com SC. Então quem entra no sul lugar é uma massa de ar polar que diminuirá as temperaturas, que devem oscilar entre 2°C e 18°C.
Em Porto Alegre tempo frio e seco com mescla de sol e nuvens. Temperatura variando de 7°C a 17°C.
PREVISÃO 1°/08 domingo:
No domingo a pequena massa de ar polar se afasta rapidamente do RS, e para o período da tarde e/ou á noite há previsão do retorno das pancadas de chuva, pela manhã segue o frio na campanha e zona sul do estado e a tarde não chega a haver calor. Temperatura no estado variando entre 3°C e 19°C.
Em Porto Alegre tempo frio pela manhã, durante a tarde mescla de sol e nuvens e a noite, teremos pancadas de chuva. Temperatura variando de 6°C a 19°C.

Bookmark and Share

Imgem de satélite + Mínimas na região SUL + Mínimas e Chuva RS hoje

27 de julho de 2010 0

Bookmark and Share