Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Tempo para a sexta-feira e próximos dias no Rio Grande do Sul

28 de setembro de 2010 0

RS PREVISÃO PARA 29/09/2010 quarta-feira

SATÉLITE PARA 28/09 terça-feira
Instabilidades que avançam sobre o sul do país já geram nuvens carregadas e pancadas de chuva em parte do estado. Das 21h de ontem até as 5h de hoje choveu 42,8mm (41% da média) em Uruguaiana, 26,0mm (20% da média) em Alegrete e 20,0mm (18%) em Quaraí.
PREVISÃO PARA 28/09 tarde/noite terça-feira
Nesta terça-feira a propagação de uma área de baixa pressão atmosférica, que é um sistema que faz os ventos girar no sentido horário em superfície, espalha nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul. Entre a madrugada e o período da manhã choveu entre as Missões, centro e o oeste gaúcho. Como estamos tratando de um sistema desorganizado, as chuvas foram mal distribuídas. Nas outras localidades do estado, também chove de forma irregular até a tarde. Há risco de chuva forte com trovoadas em alguns pontos do RS. A maior quantidade de nuvens no lado leste e no sul gaúcho não deixa as temperaturas subirem muito. Na fronteira com Argentina o tempo segue agradável.
Em Porto Alegre, para a tarde estão previstas pancadas de chuvas que diminuem no período da noite. Temperatura mínima de 15°C e máxima de 22°C. As chuvas totalizam 3 mm. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será confortável. Os ventos sopram do quadrante leste com intensidade de 28 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 73%.
SATÉLITE PARA 29/09 quarta-feira
A quarta-feira começa com nebulosidade em todo o centro e leste gaúcho. Mesmo com o afastamento das instabilidades pode chover fraco em alguns pontos do litoral e do alto da Serra. Além disso, a presença de um ciclone extratropical no oceano deve provocar rajadas de vento de 54 km/h no sul do estado.
PREVISÃO PARA 29/09 quarta-feira
Nesta quarta-feira, as áreas de instabilidade darão origem à um ciclone extratropical em alto-mar. Como o sistema se formará longe do estado, não há previsão de transtornos. A sua presença só será sentida no litoral, parte da Grande Porto Alegre e Serra, onde pode chover fraco acompanhado de ventanias entre 50-55 km/h. No centro, noroeste e oeste gaúcho o tempo fica firme e o sol predomina. As temperaturas seguem estáveis. Em geral, as máximas ficam entre 20 e 24 graus.
Em Porto Alegre, céu coberto durante o dia, à noite, esta nebulosidade diminui na região. Temperaturas estáveis, variando entre 15°C e 23°C. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de frio pela manhã. Já o período da tarde será confortável. Durante a tarde a umidade relativa chega a 59 %. A intensidade do vento atinge 19 km/h com direção predominante de oeste.
LITORAL PARA 29/09 quarta-feira
Mar calmo com ondas ao redor de 1,6m de altura. Os ventos de leste/nordeste geram rajadas de 40 km/h.
PREVISÃO PARA 30/09 quinta-feira
O ar seco ganha força e não chove no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. As temperaturas seguem estáveis. A entrada dos ventos do quadrante sul provoca leve queda de temperatura.
Em Porto Alegre predomínio de sol, apenas com variação de nuvens no decorrer do dia. Temperaturas em declínio, variando de 11°C a 22°C. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e confortável à tarde. A umidade relativa atinge 44% e os ventos predominam de oeste com intensidade de 18 km/h.
PREVISÃO PARA 01/10 sexta-feira
Na sexta-feira a massa de ar seco dificulta a formação de chuvas no Rio Grande do Sul. Por conta disso, o sol predomina, mas por causa do ar frio não faz calor à tarde.
Em Porto Alegre dia proveitoso com sol. Mínima de 11°C e máxima de 20°C.
Tendência do tempo para o sul do Brasil:
Na quinta-feira o tempo aberto finalmente volta a predominar em toda a Região Sul, mas volta a chover na forma de pancadas isoladas no norte e leste do Paraná no fim da tarde.
Na sexta-feira e no fim de semana das eleições as instabilidades ganham força no Paraná e no noroeste catarinense, com acumulados diários de mais de 40 mm.
Em relação às temperaturas, o destaque vai para o Rio Grande do Sul: uma forte massa de ar frio provoca queda nas temperaturas no Rio Grande do Sul. O frio vai ser sentido principalmente de manhã: as temperaturas ficam abaixo dos 10°C em todo o Estado a partir de sábado, chegando a 2°C em Caxias do Sul e a 3°C em Bagé no domingo.
No norte do Paraná, o calor dá as caras, com temperaturas chegando a 30°C.
Em Santa Catarina e nas demais áreas do Paraná, as temperaturas ficam amenas.
A primeira quinzena de outubro promete ser bastante seca no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Apenas o norte e leste do Paraná terão chuvas significativas, de 30 mm.

 

 

Bookmark and Share

Envie seu Comentário