Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2010

Temperaturas mínimas extremas no SUL hoje

30 de novembro de 2010 0

Bookmark and Share

Tempo estimado para esta terça-feira, amanhã quarta-feira e imagem de satélite da manhã

30 de novembro de 2010 0

Bookmark and Share

Tempo para tarde/noite desta terça-feira, quarta-feira e próximos dias no RS

30 de novembro de 2010 0
PREVISÃO DO TEMPO PARA O RIO GRANDE DO SUL
Na terça-feira tarde-noite, quarta-feira e próximos dias.
 
SATÉLITE PARA 30/11 terça-feira
Hoje, o dia amanheceu aberto na maior parte do Estado. No Rio Grande do Sul, houve a entrada de uma leve massa de ar frio, que só tem força para deixar as temperaturas baixas no início do dia. A menor temperatura, até as 6h, foi em Chuí, com 7.5°C. Em Porto Alegre, a mínima até este horário foi de 18.2°C.
PREVISÃO PARA 30/11 terça-feira
O tempo abre em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira e, apesar do dia começar com frio em algumas cidades, as temperaturas disparam e já faz calor hoje à tarde. Na Serra, as temperaturas ficam em torno dos 22°C; na Metade Sul e no leste do Estado, as máximas oscilam entre 25°C e 30°C; nas demais áreas mais de 30°C.
Em Porto Alegre, tempo aberto e sem chuva. Faz calor à tarde. Mínima de 18°C e máxima de 27°C.
LITORAL PARA 30/11 terça-feira
Mar calmo, com ondas abaixo de 1m no litoral gaúcho.
SATÉLITE PARA 01/12 quarta-feira
Uma massa de ar seco passa a atuar sobre o Rio Grande do Sul e a quarta-feira começa com tempo aberto em todo o Rio Grande do Sul. As temperaturas ficam amenas na maior parte do Estado, mas faz frio na Serra (mínimas em torno dos 10°C).
PREVISÃO PARA 01/12 quarta-feira
Uma massa de ar seco passa a atuar sobre o Rio Grande do Sul e a quarta-feira começa com tempo aberto em todo o Rio Grande do Sul. Por causa disso, o dia começa com frio na Serra e temperaturas amenas nas demais áreas, mas já faz bastante calor em todo o Estado à tarde. As máximas ficam entre 25°C na Serra e passam dos 30°C na maior parte do Estado.
Em Porto Alegre, céu claro e calor. As temperaturas ficam entre 16°C e 28°C.
PREVISÃO PARA 02/12 quinta-feira
A massa de ar seco é persistente e garante aos gaúchos mais um dia de temperaturas amenas no início do dia, que disparam durante a manhã e passam dos 30°C à tarde. A previsão é que o calor aumente cada vez mais.
Em Porto Alegre, os termômetros ficam entre 19°C e 31°C; na Serra já faz 29°C; nas Missões 35°C; na Fronteira Oeste 39°C. No fim do dia a massa de ar seco começa a perder força e chove de forma rápida e isolada em várias regiões do Estado. O acumulado, porém, é baixíssimo.
PREVISÃO PARA 03/12 sexta-feira
A chuva ganha força na sexta-feira, principalmente na Metade Norte. O tempo fica fechado e com chuva o dia todo nessa área. O sol mal aparece em algumas cidades. Nas demais áreas, também há risco de chuva, mas de forma mais isolada e rápida.
Em Porto Alegre, chove no fim do dia. Mínima de 23°C e máxima de 35°C.
PREVISÃO PARA 4/12 sábado
No sábado o tempo segue instável por aqui, o calor permanece, embora menos intenso e as pancadas de chuva a tarde ocorrem novamente. Temperatura oscilando de 16°C a 33°C.
Em Porto Alegre sol pela manhã, tempo quente e muito abafado trazendo pancadas de chuva para a tarde. Temperatura oscilando de 18°C a 31°C.
PREVISÃO PARA 5/12 domingo
No domingo o tempo melhora no sul e oeste com a entrada de um pouco de ar seco nestas regiões e isto faz o calor arrefecer, mas mesmo assim ainda há previsão de pancadas de chuva no norte/noroeste a tarde. Na parte central e no leste e nordeste até pode ter chuva, mas de forma muito isolada e fraca. Temperatura oscilando de 14°C no sul a 31°C no oeste.
Em Porto Alegre domínio do tempo seco, no entanto há previsão ainda de muitas nuvens ainda por aqui, não deve ter chuva. Temperatura oscilando de 17°C a 30°C.
 
COMO FOI NOVEMBRO?
O mês de novembro terminou com pouca chuva em função da influencia do fenômeno La Niña. Foi o segundo mês seguido com precipitações abaixo da média. Na maior parte do Estado, o acumulado não chegou aos 100 mm, sendo que na região oeste, a situação foi mais dramática. Em Santana do Livramento, por exemplo, o acumulado não chegou aos 30 mm ou 35% da média do mês. A única chuva registrada ocorreu por volta de 10 de novembro. Em outubro, a seca também foi intensa, com acumulado de apenas 30 mm ou 20% da média do mês.
Apenas a região serrana do Estado registrou mais de 100 mm e desvio positivo. Em Vacaria, o acumulado chegou a 185 mm ou 60% a mais que a média de novembro. Por três dias consecutivos, foram registradas fortes chuvas de granizo na região.
Apesar da falta de chuva e dos dias mais ensolarados, o mês termina com temperatura máxima dentro da média na maior parte das localidades.
Já as madrugadas foram mais frias que o normal, por conta da entrada de fortes de massas de ar polar especialmente no início do mês. Entre os dias 10 e 13 de novembro, a mínima oscilou entre 6°C e 9°C em Santana do Livramento. Num mês normal, a temperatura não cai a menos de 16°C.
Em Porto Alegre, choveu pouco mais de 65 mm ou 65% da média do mês de novembro. A temperatura ficou próxima da média, com desvios que não chegaram a 1°C na máxima ou na mínima.
COMO SERÁ DEZEMBRO?
Para dezembro, as simulações indicam possibilidade de chuvas fortes por curtos períodos, porém suficientes para fazer com que o norte do Rio Grande do Sul termine o mês de dezembro com chuvas próximas da média ou até mesmo acima da média. Isto não quer dizer que o mês de dezembro será chuvoso no norte do Rio Grande do Sul. A diferença é que as chuvas serão rápidas, porém trarão acumulado significativo, passando dos 50 mm em cada evento.
Já nas regiões de fronteira com o Uruguai, o mês de dezembro ainda será seco, especialmente o extremo oeste do Rio Grande do Sul. Não há previsão de ausência de chuvas (ou seja, o mês não será completamente seco), mas o acumulado não chega aos 100 mm mais uma vez (terceiro mês consecutivo).
Com relação à temperatura, espera-se um mês de dezembro com temperatura dentro da média no interior e mais baixa que o normal nas áreas mais próximas do litoral. Trata-se de uma condição típica de La Niña, com a passagem das massas de ar frio preferencialmente pela costa da Região Sul.
Especificamente para Porto Alegre, espera-se um mês de dezembro com precipitações e temperatura dentro da média climatológica. A chuva mais intensa do mês deve acontecer por volta do dia 20 de de dezembro.
Bookmark and Share

Temperaturas Mínimas e Chuva até as 6h da manhã no RS

30 de novembro de 2010 0


Bookmark and Share

Tempo para segunda-feira tarde-noite, terça-feira e próximos dias

29 de novembro de 2010 0

PREVISÃO DO TEMPO PARA O RIO GRANDE DO SUL
Segunda-feira tarde/noite, terça-feira e próximos dias.
SATÉLITE PARA 29/11 segunda-feira
As instabilidades que avançaram ontem pelo Rio Grande do Sul ainda deixam o nordeste gaúcho com maior quantidade de nuvens. As imagens de satélite de hoje mostram que novas áreas de instabilidade provenientes da Argentina se aproximam do oeste do Rio Grande do Sul. As chuvas ontem ficaram concentradas sobre a metade oeste do Estado e o maior volume foi registrado em Erechim, com 35,8 mm (26% da média de novembro). Nesta madrugada choveu forte no litoral norte e o acumulado de 20,6 mm em Torres corresponde a 20% da média. Uma frente fria com fraca atividade está na costa do Rio Grande do Sul e os ventos de sul já provocaram queda da temperatura no extremo sul do Estado. Chuí teve mínima de 9,1°C nesta manhã.
PREVISÃO PARA 29/11 segunda-feira
As instabilidades que avançam da Argentina e a frente fria no oceano voltam a provocar chuva na metade norte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Entre o centro e sul, o tempo segue seco, apesar do aumento da nebulosidade nas próximas horas. Os ventos do mar e a nebulosidade dificultam a elevação da temperatura na faixa leste do Estado. Já o centro e o oeste abafado com máxima entre 26°C e 29°C.
Em Porto Alegre, o tempo fica nublado e as pancadas de chuva voltam à tarde. Máxima de 25°C e queda da temperatura durante a noite.
SATÉLITE PARA 30/11 terça-feira
Uma massa de ar frio e seco avança para o Rio Grande do Sul e deixa o tempo aberto na maior parte do Estado desde as primeiras horas da terça-feira. Apenas no nordeste do Estado o dia ainda começa com maior quantidade de nuvens.
PREVISÃO PARA 30/11 terça-feira
A presença da massa de ar frio e seco deixa a madrugada da terça-feira com temperaturas mais baixas no Rio Grande do Sul. Na fronteira com o Uruguai a mínima gira em torno de 9°C e na Serra Geral, a mínima deve cair a 8°C. O tempo fica firme e com domínio de sol que faz a temperatura subir no decorrer da manhã. Entre o centro e o oeste do Estado a máxima varia entre 29°C e 31°C. Apenas a faixa leste fica com temperatura mais amena, com máxima em torno dos 26°C.
Em Porto Alegre, a nebulosidade diminui e o sol aparece no decorrer da manhã. Mínima de 16°C e máxima de 28°C.
PREVISÃO PARA 1°/12 quarta-feira
Dezembro começa com tempo firme no Rio Grande do Sul devido a atuação da massa de ar frio e seco. A madrugada com ausência de nuvens e o tempo ensolarado durante o dia provoca grande variação da temperatura ao longo do dia, com sensação de frio nas primeiras horas da manhã e calor à tarde. Na Serra Geral, a temperatura mínima cai a 4°C na madrugada, mas com o sol forte os termômetros disparam e a máxima passa dos 32°C na metade oeste gaúcha.
Em Porto Alegre, tempo firme e predomínio de sol. Mínima de 14°C e máxima de 31°C.
PREVISÃO PARA 2/12 quinta-feira
Mais um dia com predomínio de sol em todo o Estado. A massa de ar frio enfraquece e a sensação de frio na madrugada diminui. Por outro lado, a tarde fica mais quente, com máxima acima dos 30°C na maior parte do Rio Grande do Sul. No oeste, os termômetros passam dos 35°C.
Em Porto Alegre, predomínio de sol. Mínima de 16°C e máxima de 33°C.
PREVISÃO PARA 3/12 sexta-feira
Na sexta-feira começa teremos a formação de uma área de instabilidade em função do calor intenso dos últimos dias associado a entrada de umidade. O dia começa muito quente e da tarde para a noite propagam-se pelo estado núcleos de chuva, que podem vir com trovoadas e ventanias, ou seja, temporais no fim do dia e/ou a noite. Temperatura oscilando de 15°C na serra e a tarde antes da chuva faz 36/37°C.
Em Porto Alegre tempo seco com muito sol mais uma vez pela manhã, mas a tarde os núcleos de chuva também chegam a capital gaúcha, há chance de temporal. Temperatura oscilando de 19°C a 34°C.
PREVISÃO PARA 4/12 sábado
No sábado o tempo segue instável por aqui, o calor permanece, embora menos intenso e as pancadas de chuva a tarde ocorrem novamente. Temperatura oscilando de 16°C a 33°C.
Em Porto Alegre sol pela manhã, tempo quente e muito abafado trazendo pancadas de chuva para a tarde. Temperatura oscilando de 18°C a 31°C.
PREVISÃO PARA 5/12 domingo
No domingo o tempo melhora no sul e oeste com a entrada de um pouco de ar seco nestas regiões e isto faz o calor arrefecer, mas mesmo assim ainda há previsão de pancadas de chuva no norte/noroeste a tarde. Na parte central e no leste e nordeste até pode ter chuva, mas de forma muito isolada e fraca. Temperatura oscilando de 14°C no sul a 31°C no oeste.
Em Porto Alegre domínio do tempo seco, no entanto há previsão ainda de muitas nuvens ainda por aqui, não deve ter chuva. Temperatura oscilando de 17°C a 30°C.
Bookmark and Share

Estimativa de chuva para a semana no SUL do Brasil

28 de novembro de 2010 0


Bookmark and Share

Temperaturas extremas mínimas e máximas e chuva de hoje no SUL

28 de novembro de 2010 0


Bookmark and Share

Previsão do tempo para segunda-feira e próximos dias no RS

28 de novembro de 2010 0
PREVISÃO DO TEMPO PARA O RIO GRANDE DO SUL
Segunda-feira e próximos dias.
PREVISÃO PARA 29/11 segunda-feira
Na segunda-feira tempo nublado e com pancadas de chuva na metade norte, tem previsão de temporais, enquanto isto no sul e oeste o tempo segue com mescla de sol e nuvens e chance de chuva em áreas isoladas, a exceção fica para a fronteira com o Uruguai que deve permanecer sem chuva, mas com muitas nuvens pela manhã. Há previsão de temporais para o centro-norte, onde há risco de queda de granizo com trovoadas e ventos de mais de 60 km/h. Não faz calor. Temperatura oscilando de 12°C a 30°C.
Em Porto Alegre, muitas nuvens e pancadas de chuva no decorrer do dia. Há previsão de temporais com risco de queda de granizo com trovoadas e ventos de mais de 60 km/h. Não faz calor. Temperatura oscilando de 19°C a 24°C.
PREVISÃO PARA 30/11 terça-feira
Na terça-feira o tempo seco e quente retorna ao estado, com forte domínio de sol e com temperaturas mais altas a tarde, embora pela manhã faça frio e tenha uma sensação maior de frio. No período da madrugada tem chance de chuva entre o litoral norte, na serra, capital e região metropolitana, já ao amanhecer abre sol e a tarde o ar seco e quente domina a região. Temperatura oscilando de 8°C no sul e a tarde faz 31°C no oeste.
Em Porto Alegre tempo seco com muito sol durante o dia, o aquecimento será pequeno a tarde. Temperatura oscilando de 15°C a 26°C.
PREVISÃO PARA 1°/12 quarta-feira
Na quarta-feira começa com o mês de dezembro com forte calor a tarde, mas o amanhecer será ainda frio, faz 6°C na região serrana. A temperatura a tarde poderá chegar aos 36°C no oeste.
Em Porto Alegre tempo seco com muito sol mais uma vez e um bom aquecimento a tarde depois de um frio leve ao amanhecer. Temperatura oscilando de 11°C a 29°C.
PREVISÃO PARA 2/12 quinta-feira
Na quinta-feira segue a mesma situação de forte calor a tarde. Temperatura oscilando de 9°C na serra e outra vez 36°C no oeste.
Em Porto Alegre tempo seco com muito sol mais uma vez e um aquecimento ainda maior a tarde. Temperatura oscilando de 14°C a 32°C.
PREVISÃO PARA 3/12 sexta-feira
Na sexta-feira começa teremos a formação de uma área de instabilidade em função do calor intenso dos últimos dias associado a entrada de umidade. O dia começa muito quente e da tarde para a noite propagam-se pelo estado núcleos de chuva, que podem vir com trovoadas e ventanias, ou seja, temporais no fim do dia e/ou a noite. Temperatura oscilando de 15°C na serra e a tarde antes da chuva faz 36/37°C.
Em Porto Alegre tempo seco com muito sol mais uma vez pela manhã, mas a tarde os núcleos de chuva também chegam a capital gaúcha, há chance de temporal. Temperatura oscilando de 19°C a 34°C.
PREVISÃO PARA 4/12 sábado
No sábado o tempo segue instável por aqui, o calor permanece, embora menos intenso e as pancadas de chuva a tarde ocorrem novamente. Temperatura oscilando de 16°C a 33°C.
Em Porto Alegre sol pela manhã, tempo quente e muito abafado trazendo pancadas de chuva para a tarde. Temperatura oscilando de 18°C a 31°C.
PREVISÃO PARA 5/12 domingo
No domingo o tempo melhora no sul e oeste com a entrada de um pouco de ar seco nestas regiões e isto faz o calor arrefecer, mas mesmo assim ainda há previsão de pancadas de chuva no norte/noroeste a tarde. Na parte central e no leste e nordeste até pode ter chuva, mas de forma muito isolada e fraca. Temperatura oscilando de 14°C no sul a 31°C no oeste.
Em Porto Alegre domínio do tempo seco, no entanto há previsão ainda de muitas nuvens ainda por aqui, não deve ter chuva. Temperatura oscilando de 17°C a 30°C.
Bookmark and Share

Estimativa do tempo para segunda-feira no RS

28 de novembro de 2010 0


Bookmark and Share

Imagem de satélite no final da manhã no SUL

28 de novembro de 2010 0


Bookmark and Share