Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de dezembro 2010

Previsão do tempo para os primeiros dias de 2011

31 de dezembro de 2010 0

SÁBADO

O 1° dia de 2011 será de predomínio de sol, mas a instabilidade não se afasta totalmente e há risco de chuvas isoladas em toda a fronteira com a Argentina, nas áreas litorâneas e em pontos da Zona Sul do Estado. Em grande parte do Estado a nebulosidade intercala boas aberturas de sol que garantem o aquecimento durante a tarde.

Litoral: A umidade que chega do oceano mantém a formação de nuvens que alterna com períodos de sol e chuvas rápidas. A temperatura oscila entre 21 e 28°C. A agitação marítima aumenta e as ondas poderão ultrapassar 1,5 metro de altura junto a costa, sobretudo, nas praias do Litoral Norte. Os ventos seguem persistentes, com intensidade fraca a moderada e sopram do quadrante leste/sudeste.

DOMINGO

Ao longo do dia a umidade persiste pelo Estado, mas permite boas aberturas de sol pelo Rio Grande do Sul intensificando o aquecimento da tarde. O sol predomina entre nuvens em grande parte das áreas, sem condição de chuva. Entretanto, a instabilidade ainda irá provocar pancadas isoladas de chuva na faixa leste do Estado e na Zona Sul, mas sempre alternando com períodos de sol.

SEGUNDA-FEIRA

A previsão para o começo da semana mudou completamente em relação aos últimos dias. A ultima atualização dos modelos matemáticos indica a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica junto a costa intensifica a instabilidade em todo o leste gaucho com risco de pancadas de chuva e ventos persistentes e por vezes fortes ao longo da faixa litorânea. Há risco de chuva moderada a forte no Litoral, em pontos da Grande Porto Alegre, arredores da Lagoa dos Patos e Zona Sul. No interior do estado o tempo segue seco, com previsão de sol e calor.

Bookmark and Share

Previsão do tempo para o último dia de 2010

31 de dezembro de 2010 0

A sexta-feira começa com nebulosidade variável no sudoeste gaucho na região de Alegrete, Uruguaiana e arredores com potencial de chuvisqueiros bem isolados nessas áreas. Os ventos sopram do quadrante leste, com intensidade fraca a moderada reduzindo a sensação térmica nas áreas litorâneas. Em relação as temperaturas, segundo a ultima leitura do INMET  o dia começa com temperaturas típicas para esta época do ano, com registro de 20°C em Bagé, 17°C em Santana do Livramento, 14°C em Vacaria, 19°C em Santa Maria, 22°C em São Borja e em Tramandaí, 20°C na capital e 18°C em Canguçu.

Nas próximas horas, a circulação marítima mantém o vai e vem das nuvens na faixa leste com risco de chuva passageira, típica de verão, nas áreas litorâneas. O sol predomina em grande parte do Estado garantindo o aquecimento durante a tarde. Na fronteira com a Argentina não se descarta a ocorrência de chuvas isoladas devido a atuação de áreas de instabilidade associadas ao calor.  Entre a tarde e a noite, o tempo volta a ficar ventoso em todo o leste do Estado devido a presença de uma massa de ar frio no mar que gera contraste térmico (pois o continente estará aquecido) e intensifica os ventos a tarde.

Grande Porto Alegre 30/32°C

Serra  24/26°C

Litoral 25/27°C

Centro 29/31°C

Oeste  32/34°C

Sul  31/33°C

No momento da VIRADA a tendência é de tempo seco e temperaturas agradáveis em grande parte das regiões do Estado. Somente nas praias do Litoral Norte o céu fica nublado e há risco de garoa em áreas isoladas e de forma passageira até o começo da madrugada. Na Grande Porto Alegre, na Serra e na fronteira com a Argentina, a tendência é de variação de nuvens, mas os prognósticos mantêm a previsão de tempo seco.

Litoral: Nas áreas litorâneas a variação de nuvens continua alternando com boas aberturas de sol que garantem o aquecimento durante a tarde. A previsão é de mar levemente agitado, com ondas que irão ficar em torno 1 metro de altura nas praias do Litoral Norte e nas praias do Litoral Sul a previsão é de ondas em torno de 0,5/0,7 metro. A temperatura da água está em torno de 23/24°C ao longo da costa gaúcha.

Bookmark and Share

TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 30-dez-2010 INMET

30 de dezembro de 2010 0

Rio Grande do Sul

INTERIOR

9.9°C São José do Ausentes

PORTO ALEGRE

19.1°C

Santa Catarina

INTERIOR

7.5°C Urubici

FLORIANÓPOLIS

19.2°C

Paraná

INTERIOR

13.7°C Inácio Martins

CURITIBA

15.2°C


Cidade

Min

Chuva

Iraí

12

0

São Luiz Gonzaga

18,8

0

Cruz Alta

16,6

0

Passo Fundo

15,9

0

Lagoa Vermelha

14,7

0

Bom Jesus

11,2

0

Uruguaiana

19

0

Ibirubá

15,8

0

Santa Maria

17,8

0

Caxias do Sul

13

0

Cambara

11,4

0

Torres

19,8

4,1

Santana do Livramento

14,6

0

Campo Bom

17,6

0

Encruzilhada do Sul

16,8

0

Porto Alegre

19,4

0

Teutônia

14,8

0

Bagé

13,7

0

Pelotas

18,4

0

Rio Grande

20,7

0

Santa Vitória do Palmar

18,7

0


Bookmark and Share

Previsão para os próximos dias no RS

30 de dezembro de 2010 0

SEXTA-FEIRA

O último dia do ano será de predomínio de sol e calor pelo Estado. Nas áreas litorâneas, na Serra e na Grande Porto Alegre os ventos úmidos que sopram do mar favorecem a formação de nuvens, mas não impedem as aberturas de sol com gradativa elevação das temperaturas. Há risco de chuvas passageiras nessas áreas, sobretudo, durante a tarde. Na fronteira oeste e na campanha a previsão é de mais um dia ensolarado e de calor intenso com umidade relativa do ar reduzida. As máximas irão oscilar na casa de 33/35°C.

Na capital a previsão é de sol alternando com períodos de nebulosidade e chuva rápida, com temperaturas oscilando entre 18 e 30°C.

No momento da VIRADA a tendência é de tempo seco e temperaturas agradáveis em grande parte das regiões do Estado. Somente entre a Serra e as praias do Litoral Norte o céu fica nublado e há risco de garoa em áreas isoladas e de forma passageira até o começo da madrugada. Na Grande Porto Alegre, a tendência é de tempo úmido e céu nublado, mas por enquanto os prognósticos NÃO indicam condição de chuva.


FIM DE SEMANA

No primeiro fim de semana de 2011 a tendência é de sol e calor intenso em grande parte das áreas. Na faixa leste, incluindo a Serra, o Litoral, a Zona Sul a tendência é de instabilidade com previsão de alternância de sol, nebulosidade e pancadas de chuva passageiras. No litoral o tempo fica mais fechado o que dificulta o aquecimento durante a tarde de sábado. No domingo o sol aparece por mais tempo no litoral favorecendo assim o aquecimento durante a tarde. Já nas áreas do centro e oeste do Estado o fim de semana será de sol e altas temperaturas.

Bookmark and Share

Quinta-feira de sol e calor na maior parte do RS

30 de dezembro de 2010 0

A quinta-feira começa com variação de nuvens em grande parte das regiões, mas com menor potencial de garoa do que ontem neste horário (em alguns pontos bem isolados ainda poderá chuviscar). As temperaturas estão mais baixas na metade sul do Estado devido a atuação da massa de ar seco. Os ventos sopram do quadrante leste no Litoral com intensidade fraca a moderada. Segundo a última leitura do INMET das 5h00 a temperatura era de 15°C em Santana do Livramento, Bagé e Lagoa Vermelha. Em Tramandaí o dia começa com 23°C, em São Borja 22°C e em São José dos Ausentes a menor temperatura do Estado por enquanto 10°C.

Nas próximas horas, essa extensa massa de ar seco que cobre o MERCOSUL mantém o predomínio de sol e o forte aquecimento durante a tarde, sobretudo, nas faixas oeste e em parte do sul do Estado. Os índices de radiação ultravioleta ficam elevados e numa escala de 1 a 14 a previsão é de 12. Os índices de umidade relativa do ar ficarão reduzidos durante a tarde entre o centro e o oeste do RS com índices inferiores a 30% em algumas áreas.

Grande Porto Alegre 30/32°C

Serra  25/27°C

Litoral 27/29°C

Centro 30/32°C

Oeste  33/35°C

Sul  33/35°C

Litoral: Nas áreas litorâneas a variação de nuvens continua alternando com boas aberturas de sol que garantem o aquecimento durante a tarde. A previsão é de mar um pouco mais agitado, mas ainda assim com ondas que irão ficar em torno 1 metro de altura nas praias do Litoral Norte e nas praias do Litoral Sul a previsão é de ondas em torno de 0,5/0,7 metro. A temperatura da água está em torno de 23/24°C ao longo da costa gaúcha.


Bookmark and Share

Temperaturas mínimas e chuva registrada pelo INMET

29 de dezembro de 2010 0

TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 29-dez-2010 quarta-feira


Rio Grande do Sul

INTERIOR

9.7°C São José do Ausentes

PORTO ALEGRE

18.9°C

Santa Catarina

INTERIOR

8.1°C Urubici

FLORIANÓPOLIS

20.3°C

Paraná

INTERIOR

13.8°C Inácio Martins

CURITIBA

14.4°C


Veja como foi a temperatura mínima e o acumulado de chuva segundo informações do INMET:

Cidade

Min

Chuva

Iraí

19,8

0

São Luiz Gonzaga

18,1

0

Cruz Alta

15,8

0

Passo Fundo

16,1

0

Lagoa Vermelha

15,5

0

Bom Jesus

11,2

0

Uruguaiana

19

0

Ibirubá

-

-

Santa Maria

22,8

0

Caxias do Sul

13,6

0

Cambara

11,8

0,2

Torres

18,9

0,4

Santana do Livramento

18

0

Campo Bom

16,2

0

Encruzilhada do Sul

17,8

0

Porto Alegre

18,9

0

Teutônia

14,8

0

Bagé

17,4

0

Pelotas

20,8

0,8

Rio Grande

23

0

Santa Vitória do Palmar

20,1

0

Bookmark and Share

Previsão do tempo para os próximos dias no RS

29 de dezembro de 2010 0

QUINTA-FEIRA

A massa de ar seco se espalha por todo o Estado e, com isso, a previsão é de sol desde as primeiras horas do dia na faixa leste, incluindo a Grande Porto Alegre. Nas áreas litorâneas a umidade que chega do mar mantém a variação de nuvens com risco de garoa fina no começo da manhã. Ao longo do dia o sol predomina por todas as regiões com previsão de calor durante a tarde. Na campanha a previsão é de mais um dia de ar muito seco associado a altas temperaturas, as máximas alcançam os 35/36°C novamente.  Na capital a previsão é de sol com mínimas de 18°C e máxima de 30°C.

SEXTA-FEIRA

O último dia do ano será de predomínio de sol e calor pelo Estado. Nas áreas litorâneas, na Serra e na Grande Porto Alegre os ventos úmidos que sopram do mar favorecem a formação de nuvens, mas não impedem as aberturas de sol com gradativa elevação das temperaturas. Há risco de pancadas isoladas de chuva nessas áreas, sobretudo, durante a tarde. Na fronteira oeste e na campanha a previsão é de mais um dia de calor intenso com umidade relativa do ar reduzida. As máximas irão oscilar na casa de 33/35°C.

Na capital a previsão é de sol alternando com períodos de nebulosidade e chuva rápida e temperaturas oscilando entre 18 e 29°C.

No momento da VIRADA a tendência é de tempo seco e temperaturas agradáveis em grande parte das regiões do Estado. Somente entre a Serra e as praias do Litoral Norte há risco de garoa em áreas isoladas até o começo da madrugada. Na Grande Porto Alegre, a tendência é de tempo úmido e céu nublado, mas por enquanto os prognósticos não indicam condição de chuva.


FIM DE SEMANA

No primeiro fim de semana de 2011 a tendência é de sol e calor intenso em grande parte das áreas. Na faixa leste, incluindo a Serra, o Litoral, a Zona Sul a tendência é de instabilidade com previsão de alternância de sol, nebulosidade e pancadas de chuva passageiras. No litoral o tempo fica mais fechado o que dificulta o aquecimento durante a tarde de sábado. No domingo o sol aparece por mais tempo no litoral favorecendo assim o aquecimento durante a tarde. Já nas áreas do centro e oeste do Estado o fim de semana será de sol e altas temperaturas.

Bookmark and Share

Variação de nuvens e chuva leve em alguns trechos

29 de dezembro de 2010 0

A quarta-feira começa com variação de nuvens nas faixas leste e norte, com temperaturas típicas para esta época do ano em todas as áreas. Segundo a última leitura do INMET os termômetros registram 12°C em Vacaria e São José dos Ausentes, 21°C em Alegrete, 22° em Rio Grande, 20°C em Santa Rosa, 20°C em Torres e na capital. A umidade relativa do ar é de 67% na região de São Borja, mas em grande parte das regiões ultrapassa os 80%.

Nas próximas horas a umidade que chega do mar mantém a presença das nuvens na parte leste do Estado, incluindo o Litoral, Serra, Grande Porto Alegre e também em pontos da Zona Sul. Nessas áreas o sol aparece entre nuvens e não se descarta a ocorrência de chuva isolada. Apesar da nebulosidade a temperatura sobe e faz calor. Na metade oeste do Estado, o sol predomina e garante mais um dia de muito calor e baixos índices de umidade relativa do ar. Veja a previsão de máximas por região:

Grande Porto Alegre 30/32°C

Serra  24/26°C

Litoral 26/28°C

Centro 30/32°C

Oeste  33/35°C

Sul  33/35°C

Litoral: A previsão é de mar calmo com ondas que não devem ultrapassar 1 metro de altura nas praias do Litoral Norte e nas praias do Litoral Sul a previsão é de ondas em torno de 0,5 metro. A temperatura da água está em torno de 22/23°C ao longo da costa gaúcha.

Bookmark and Share

Tempo terça-feira e próximos dias no RS

28 de dezembro de 2010 0

SATÉLITE PARA 28/12 terça-feira:
Uma massa de ar seco inibe e a formação de nuvens e deixa o tempo aberto em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira que teve temperaturas mais amenas na madrugada. Em São José dos Ausentes os termômetros chegaram a 9,4°C. A mínima mais alta foi em Mostardas, com 22°C. Em quase todo o Rio Grande do Sul a temperatura passou dos 30°C ontem. A máxima mais alta foi em Quaraí com 36,3°C.
 
PREVISÃO PARA 28/12 terça-feira:
Assim como ontem, a massa de ar seco proporciona grande amplitude térmica e em função do tempo ensolarado, a temperatura sobe rapidamente. A tarde fica mais quente na metade oeste gaúcha com máximas acima dos 32°C. No leste em função dos ventos do mar, a sensação térmica fica mais agradável e tem chuviscos no litoral sul.
Em Porto Alegre tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Máxima de 30°C.

SATÉLITE PARA 29/12 quarta-feira:
O Rio Grande do Sul permanece sob a influência de uma massa de ar seco que deixa o tempo aberto desde cedo na maior parte do Estado.
 
PREVISÃO PARA 29/12 quarta-feira:
A situação não muda muito em relação aos últimos dias e por causa do tempo seco a temperatura varia bastante ao longo do dia. O sol predomina e a tarde fica quente na metade oeste gaúcha. Apenas a faixa leste fica com maior variação de nuvens em função dos ventos úmidos vindos do mar, mas a quarta-feira segue sem chuva. A maior quantidade de nuvens não deixa a temperatura subir tanto no leste gaúcho.
Em Porto Alegre maior quantidade de nuvens nesta quarta-feira, mas em chuva. Mínima de 20°C e máxima de 28°C.
 
LITORAL PARA 29/12 quarta-feira:
Mar calmo, com ondas em torno de 1m de altura.
 





PREVISÃO PARA 30/12 quinta-feira:
Na quinta-feira o ar seco domina mais uma vez a maior parte dos municípios do Rio Grande do Sul, mas, haverá um pouco mais de nuvens no decorrer do dia no nordeste do estado. No oeste, centro e norte sol e calor. A temperatura máxima fica em 33°C a tarde no oeste, já no amanhecer faz 12°C na serra.
Em Porto Alegre tempo com céu apresentando mescla de sol e nuvens no decorrer do dia. Mínima de 20°C e máxima de 28°C.
 
PREVISÃO PARA 31/12 sexta-feira:
Na sexta-feira último dia de 2010, teremos nebulosidade variável junto ao litoral no começo do dia depois a umidade vai embora e o sol predomina, enquanto isto, nas demais partes do estado, há tempo seco com domínio de sol o dia inteiro. A temperatura máxima segue em 34°C a tarde no oeste, já no amanhecer 14°C na serra.
Em Porto Alegre tempo seco com mescla de sol e nuvens. Mínima de 21°C e máxima de 31°C.
 
PREVISÃO PARA 1°/01 sábado:
No sábado começando 2011 com tempo seco com mescla de sol e nuvens, mas com o domínio do sol na maior parte do dia. No litoral e na zona sul do estado, à tarde, tem aumento na quantidade de nuvens e chance de pancadas de chuva em áreas isoladas. Amanhece com 12°C na serra e a tarde faz 33°C no oeste do estado.
Em Porto Alegre tempo com mais sol do que nuvens na maior parte do dia, a tarde tem chance de chuva rápida. Mínima de 23°C e máxima de 30°C.
 
PREVISÃO PARA 2/01 domingo:
No domingo segue o tempo seco com mescla de sol e nuvens, mas com o domínio do sol na maior parte do dia. No litoral, na serra e no leste, à tarde, tem aumento na quantidade de nuvens e chance de pancadas de chuva em áreas isoladas. Amanhece com 14°C na serra e a tarde faz 34°C no oeste do estado.
Em Porto Alegre tempo com mais sol do que nuvens na maior parte do dia, e mantém a chance de chuva rápida a tarde. Mínima de 17°C e máxima de 30°C.
  
 
Bookmark and Share

Terça-feira e próximos dias no RS

27 de dezembro de 2010 0


SATÉLITE PARA 28/12 terça-feira:
A massa de ar seco permanece sobre o Rio Grande do Sul e deixa o tempo aberto desde cedo em praticamente todo o Estado.
 
PREVISÃO PARA 28/12 terça-feira:
Na terça-feira o ar seco segue ainda influenciando o tempo no sul do Brasil. Há um aumento na quantidade de nuvens sobre o sul/sudeste, mas não há previsão de chuva. Nas demais partes do estado domínio do sol durante o dia. O calor continua à tarde com 35°C mais uma vez no oeste, já no amanhecer faz 11°C na serra.
Em Porto Alegre tempo seco com mescla de sol e nuvens. Mínima de 19°C e máxima de 29°C.

PREVISÃO PARA 29/12 quarta-feira:
Na quarta-feira segue o domínio da massa de ar seco sobre o estado do Rio Grande do Sul. O calor segue forte por aqui a tarde, a exceção fica por conta do litoral e/ou leste do estado que terão um aumento de nuvens no fim do dia. Amanhece do 12°C na serra e a tarde a máxima chega aos 33°C no oeste.
Em Porto Alegre o tempo e mantém seco com mescla de sol e nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 28°C.
 
PREVISÃO PARA 30/12 quinta-feira:
Na quinta-feira o ar seco domina mais uma vez a maior parte dos municípios do Rio Grande do Sul, mas, haverá um pouco mais de nuvens no decorrer do dia no nordeste do estado. No oeste, centro e norte sol e calor. A temperatura máxima fica em 33°C a tarde no oeste, já no amanhecer faz 12°C na serra.
Em Porto Alegre tempo com céu apresentando mescla de sol e nuvens no decorrer do dia. Mínima de 20°C e máxima de 28°C.
 
PREVISÃO PARA 31/12 sexta-feira:
Na sexta-feira último dia de 2010, teremos nebulosidade variável junto ao litoral no começo do dia depois a umidade vai embora e o sol predomina, enquanto isto, nas demais partes do estado, há tempo seco com domínio de sol o dia inteiro. A temperatura máxima segue em 34°C a tarde no oeste, já no amanhecer 14°C na serra.
Em Porto Alegre tempo seco com mescla de sol e nuvens. Mínima de 21°C e máxima de 31°C.
 
PREVISÃO PARA 1°/01 sábado:
No sábado começando 2011 com tempo seco com mescla de sol e nuvens, mas com o domínio do sol na maior parte do dia. No litoral e na zona sul do estado, à tarde, tem aumento na quantidade de nuvens e chance de pancadas de chuva em áreas isoladas. Amanhece com 12°C na serra e a tarde faz 33°C no oeste do estado.
Em Porto Alegre tempo com mais sol do que nuvens na maior parte do dia, a tarde tem chance de chuva rápida. Mínima de 23°C e máxima de 30°C.


  
PREVISÃO PARA 2/01 domingo:
No domingo segue o tempo seco com mescla de sol e nuvens, mas com o domínio do sol na maior parte do dia. No litoral, na serra e no leste, à tarde, tem aumento na quantidade de nuvens e chance de pancadas de chuva em áreas isoladas. Amanhece com 14°C na serra e a tarde faz 34°C no oeste do estado.
Em Porto Alegre tempo com mais sol do que nuvens na maior parte do dia, e mantém a chance de chuva rápida a tarde. Mínima de 17°C e máxima de 30°C.
 
PREVISÃO PARA 3/01 segunda-feira:
Na segunda-feira tempo seco com mescla de sol e nuvens, mas com o domínio do sol na maior parte do dia. No litoral e na zona sul do estado, à tarde, tem aumento na quantidade de nuvens e chance de pancadas de chuva em áreas isoladas. Amanhece com 15°C na serra e a tarde faz 34°C no oeste do estado.
Em Porto Alegre tempo com mais sol do que nuvens na maior parte do dia, a tarde tem chance de chuva rápida. Mínima de 23°C e máxima de 31°C.






Bookmark and Share