Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de janeiro 2011

Tempo para o RS e região SUL hoje e próximos dias

31 de janeiro de 2011 0
DESTAQUE: FRENTE FRIA TRAZ TEMPORAIS PARA O ESTADO.
 
SATÉLITE PARA 31/01 – segunda-feira
O domingo foi de calor no Rio Grande do Sul, com a maior temperatura registrada em Quaraí, com 35,2°C. Porto Alegre teve 31,8°C na estação do INMET. Apenas a cidade de São Borja registrou valor significativo de chuva ao longo do domingo, com acumulado de 22 mm (16% da média).
Nesta segunda-fera, a temperatura mínima foi de 21,1°C em Porto Alegre. A temperatura mais baixa registrada hoje foi de 14,4°C em São José dos Ausentes. Em grande parte do Rio Grande do Sul a segunda-feira começou com tempo aberto, mas as imagens de satélite indicam uma grande área de nuvens sobre a Argentina e o Uruguai que avançam em direção ao Rio Grande do Sul. Toda essa nebulosidade é uma frente fria.
O mês de janeiro vai terminando e, apesar dos temporais e das chuvas das últimas semanas, a maior parte do Estado registra precipitação abaixo da média. Como praticamente não choveu durante o fim de semana, os números da semana passada não mudaram e seguem abaixo.
Apenas partes da Serra, Litoral Norte, Noroeste e Metade Sul receberam mais chuva que o normal.
Destacamos a cidade de Torres, no litoral norte do Estado, que recebeu um acumulado de quase 175 mm em apenas um dia, por volta de 19 de janeiro. Foi uma das maiores chuva da história da cidade no período de 24 horas. Em dezembro de 1980, a cidade já tinha recebido pouco mais de 180 mm em 24 horas. Vacaria foi outra cidade que recebeu um acumulado elevado de chuva, com 245 mm ou 55% a mais que o normal. Caçapava do Sul recebeu pouco mais de 180 mm ou 45% a mais que o normal
Em Porto Alegre, o acumulado de chuva está acima do normal para o mês, graças a pancadas de chuva típicas de um clima tropical que aconteceram especialmente nas tardes de 10 a 15 de janeiro. Até ontem, havia chovido pouco mais de 130 mm ou um terço a mais que o normal para o mês de janeiro.
A falta de frentes frias com massas de ar frio intensas fez com que a temperatura ficasse acima da média em boa parte do Estado. A máxima (temperatura da tarde) ficou entre 1°C e 3°C acima do normal na maior parte do Rio Grande do Sul. Já as madrugadas (temperatura mínima) ficaram mais quentes que o normal desde a Serra e Litoral Norte até o sul do Rio Grande do Sul (áreas mais próximas da costa). Até o momento, Porto Alegre registra temperatura máxima e mínima 1,5°C mais alta que o normal. A temperatura mais elevada do mês foi registrada em 08 de janeiro, com 36°C. A menor mínima foi registrada em 13 de janeiro, com 20,3°C.
PREVISÃO PARA 31/01 – segunda-feira
A tarde fica com temperaturas elevadas no Rio Grande do Sul, com máxima em torno de 35°C entre o centro e o oeste do Estado. A frente fria que avança da Argentina e do Uruguai provoca pancadas de chuva em grande parte do Rio Grande do Sul, com destaque para temporais localizados no extremo oeste. Na faixa leste, o tempo segue sem chuva.
Em Porto Alegre domínio do tempo seco com mescla de sol e nuvens. Temperatura de 35°C a tarde.
Em Torres tempo seco também, temperatura de 29°C a tarde.
LITORAL PARA 31/01 – segunda-feira
O mar continua quente, com temperatura em torno dos 26°C e os ventos fracos não devem trazer problemas aos banhistas. O dia segue sem chuva.
 
PREVISÃO PARA 01/02 – terça-feira
A presença da frente fria vai deixar grande parte do Rio Grande do Sul com nuvens desde cedo. Na metade sul do Estado chove ainda pela manhã e a região da Campanha, tão castigada pela estiagem, receberá acumulados de 30 a 45 mm de chuva. Além da frente fria, a formação de uma área de baixa pressão irá provocar ventos fortes, com rajadas em torno de 70 km/h. Na metade norte do Estado, as chuvas chegam ao decorrer da tarde, também com possibilidade de rajadas de 70 km/h. A madrugada será abafada, mas em função da nebulosidade, a temperatura máxima diminui consideravelmente em relação a temperatura desta segunda-feira.
Em Porto Alegre, apesar do aumento de nebulosidade, faz calor, com máxima de 32°C. Chuvas fortes atingem a cidade entre a tarde e a noite, também com risco de rajadas de vento.
Em Torres, a temperatura chega aos 30°C e chove durante a tarde e a noite.
LITORAL PARA 01/02 – terça-feira
A terça-feira começa bem abafada no litoral norte e a máxima chega aos 30°C. A nebulosidade aumenta no decorrer da manhã. Tem pancadas de chuva durante a tarde e a noite. Mar calmo, com ondas abaixo de 1m de altura e ventos de leste/nordeste com 23 km/h.
 
PREVISÃO PARA 02/02 – quarta-feira
A frente fria permanece sobre o centro e norte do Rio Grande do Sul e ainda provoca chuva, mas o volume acumulado é baixo. Na metade sul do Estado o tempo abre e uma massa de ar seco deixa o tempo firme lá, e por isso, a temperatura sobe novamente no oeste gaúcho.
Em Porto Alegre permanece atuação da frente fria provocando pancadas de chuva, temperatura a tarde chegando aos 31°C.
No litoral, também teremos pancadas de chuva em Torres e a máxima fica em 30°C.
 
PREVISÃO PARA 03/02 – quinta-feira
Na quinta-feira, a massa de ar seco, ganha força e deixa o tempo firme na maior parte do Estado. O tempo ensolarado deixa as temperaturas um pouco mais altas do que no dia anterior. Apenas entre a Serra, o litoral norte e a Grande Porto Alegre ocorrem pancadas de chuva.
Em Porto Alegre segue as pancadas de chuva com temperatura máxima de 31°C
No litoral ainda com atuação da frente fria a temperatura máxima em Torres chega aos 30°C.
 
REGIÃO SUL do Brasil hoje e próximos dias
 
31/01
Na segunda-feira duas frentes frias (uma sobre o Paraná e outra ainda entre Argentina e Uruguai) e áreas de instabilidade causam pancadas de chuva sobre boa parte da Região Sul nesta segunda-feira. Temporais localizados atingem o extremo oeste do Rio Grande do Sul, norte de Santa Catarina e leste do Paraná (CURITIBA). Mesmo com as chuvas, o calor predomina em toda a Região, especialmente no Rio Grande do Sul.
01/02
Na terça-feira
, a frente fria do Paraná afasta-se para alto-mar, mas o outro sistema frontal chega ao Rio Grande do Sul, provocando temporais. A Campanha Gaúcha, área bastante castigada pela estiagem, poderá ser a mais beneficiada pelas chuvas, com acumulado em torno dos 35 mm em Bagé e de 45 mm em Jaguarão. Há mais de 20 dias, não chove desta forma sobre as duas cidades. Também deve chover forte em boa parte do litoral, Região Metropolitana de Porto Alegre e fronteira com a Argentina. Além das chuvas fortes, esperam-se intensas rajadas de vento em função da formação de uma área de baixa pressão atmosférica. As rajadas passam dos 70 km/h no oeste do Estado durante a manhã. À tarde, as rajadas de mais de 70 km/h atingem as regiões de Bagé, Alegrete, São Gabriel e Santa Maria. Em Porto Alegre, rajadas de vento de mais de 55 km/h atingem a cidade especialmente entre a noite de terça e a madrugada de quarta-feira. O calor diminui um pouco sobre todo o Estado, mas a sensação ainda será de abafamento. Em Santa Catarina e Paraná, prosseguem as chuvas de fim de tarde, sendo intensas no sul de Santa Catarina e no leste e oeste do Paraná. O calor predomina nos dois Estados, mesmo com as chuvas.
 
Previsão estendida
Na quarta-feira, a frente fria avança pela Região Sul, trazendo chuva ao Paraná, Santa Catarina e ao leste e norte do Rio Grande do Sul. Há risco de temporais em FLORIANÓPOLIS E CURITIBA. Por outro lado, no centro e oeste do Rio Grande do Sul retorna o tempo seco. A temperatura permanece elevada em toda a Região, mesmo com a entrada de uma massa de ar um pouco mais frio no Rio Grande do Sul.
 
Na quinta-feira, as chuvas atingem o Paraná, norte e sul de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul. Temporais atingem o litoral norte do Rio Grande do Sul, norte de Santa Catarina e o leste e nordeste do Paraná (CURITIBA).
 
Na sexta-feira, os temporais passam a atingir a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e o norte do Paraná.
 
Entre 05 e 09 de fevereiro, o padrão não muda e as chuvas fortes novamente atingem a Região Sul, com acumulado de mais de 100mm no oeste, centro e nordeste do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.
 
Bookmark and Share

Tempo para o RS e região SUL do Brasil hoje e próximos dias

30 de janeiro de 2011 0
DESTAQUE:
Frente fria traz temporais ao Estado na primeira metade da semana que começa.
 
PREVISÃO PARA 31/01 segunda-feira
Na segunda-feira ainda faz sol e calor na maior parte do dia sobre o Rio Grande do Sul. Mas a partir da tarde, áreas de instabilidade voltam a se espalhar pelo estado e chove de forma passageira e isolada na maior parte das regiões. Apenas nas regiões litorâneas e região metropolitana de Porto Alegre não chove. Entre a noite da segunda e a madrugada da terça a aproximação de uma frente fria aumenta o risco de temporais, com fortes rajadas de vento e queda de granizo sobre o oeste e cidades que fazem fronteira com o Uruguai.
Em Porto Alegre o tempo firme e temperatura chegando aos 33°C.
 
LITORAL PARA 31/01 segunda-feira
O dia será bem aproveitável nas praias, o sol e o calor predominam. As ondas não variam muito, ficando em torno de 1.1m de altura. As rajadas de vento atingem 30 km/h.
Em Capão da Canoa tempo seco com temperatura máxima de 30°C.
 
PREVISÃO PARA 01/02 terça-feira
Na terça-feira a frente fria avança sobre o Estado e traz fortes temporais para o sudoeste e oeste do Rio Grande do Sul. Nas demais regiões as chuva são com menor intensidade, mas ainda assim há risco de temporais isolados. As temperaturas diminuem um pouco a partir do Sudoeste do estado.
Em Porto Alegre chove a partir da tarde. A temperatura segue elevada e atinge os 31°C.
 
LITORAL PARA 01/02 terça-feira
No litoral ainda faz sol durante a manhã e as temperaturas sobem rapidamente. Volta a chover a partir da tarde. A agitação marítima continua baixa com ondas que não ultrapassam 1m de altura e as rajadas atingem 28 km/h.
Em Capão da Canoa tempo instável com pancadas de chuva a partir da tarde e com possíveis temporais. A temperatura máxima será de 31°C.
 
PREVISÃO PARA 02/02 quarta-feira
Na quarta-feira a frente fria avança, mas ainda provoca chuvas na maior parte do Estado com fortes temporais sobre o litoral norte, Serra e região Metropolitana. Apenas no sul e no sudoeste do estado o tempo começa a abrir.
Em Porto Alegre tempo instável com pancadas de chuva e com chance de temporais que podem ser de intensidade forte, o mesmo pode ocorrer da região metropolitana. A temperatura máxima diminui um pouco, mas mesmo assim fica mos 29°C.
 
LITORA PARA 02/02 quarta-feira
No litoral tempo instável com pancadas de chuva no decorrer do dia com a ocorrência de temporais que podem ser de intensidade forte. A agitação marítima aumenta e as ondas podem ultrapassar a marca de 1,6 m de altura.
Em Capão da Canoa tempo instável com pancadas de chuva no decorrer do dia, segue a chance de temporais. A temperatura máxima diminui um pouco ficando em 28°C.
Tempo para região SUL do Brasil
 
30/01
Neste domingo as chuvas diminuem em boa parte do Rio Grande do Sul, as chuvas concentram-se mais sobre o norte e noroeste do Estado e ocorrem de forma passageira no final do dia. Mas os temporais prosseguem sobre o norte e centro de Santa Catarina e o leste, Região Metropolitana e sul do Paraná. O calor cede um pouco entre o leste de Santa Catarina e leste do Paraná. No Rio Grande do Sul, o calor prossegue.
31/01
Na segunda-feira volta a chover em boa parte do Rio Grande do Sul, mas essas chuvas ocorrem mais para o final do dia devido a aproximação de uma nova frente fria e já que o tempo vai estar abafado há risco de temporais sobre o oeste Gaúcho e a região de fronteira com o Uruguai. Em Santa Catarina e Paraná, continua chovendo com maiores acumulados de chuva sobre o Nordeste de Santa Catarina e metade leste do Paraná.
 
Previsão estendida
Na terça-feira uma frente fria traz chuva generalizada à Região Sul. Ocorrem elevados acumulados de chuva sobre o oeste do Rio Grande do Sul, onde o risco de temporais é maior. Continua chovendo forte também sobre a faixa leste entre Santa Catarina e o Paraná. O calor diminui sobre o Rio Grande do Sul.
 
Na quarta-feira a frente fria avança e provoca chuvas fortes e temporais entre o nordeste Gaúcho e a metade leste do Paraná. Sobre o sudoeste do Rio Grande do Sul o tempo começa a abrir.
 
Na quinta-feira tempo seco sobre o sudeste e oeste Gaúcho. Chuvas fortes atingem o nordeste do Rio Grande do Sul até o leste do Paraná.
 
Entre 04 e 08 de fevereiro chuvas fortes e generalizadas atingem o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nessas regiões os acumulados ultrapassam 70 mm em várias cidades.
Bookmark and Share

Tempo para este fim-de-semana e próximos dias no RS

29 de janeiro de 2011 0
PREVISÃO PARA 29-01 sábado
No sábado prosseguem as chuvas sobre boa parte do Rio Grande do Sul. O calor predomina em toda a Região, algo que aumenta o risco de temporais isolados. Sol durante a manhã, porém no decorrer da tarde ocorrem pancadas de chuva devido a áreas de instabilidade na região. À noite a nebulosidade volta a diminuir. Temperatura máxima no estado chegando aos 36°C.
Em Porto Alegre sol durante a manhã, porém no decorrer da tarde ocorrem pancadas de chuva devido a áreas de instabilidade na região. À noite a nebulosidade volta a diminuir. A temperatura mínima em torno de 23°C e chegando a 34°C de máxima. As chuvas totalizam 5 mm. O tempo favorece uma condição confortável pela manhã e bastante quente à tarde. Os ventos sopram do quadrante sul com intensidade de 18 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 53 %.
No litoral em Capão da Canoa teremos mescla de sol e nuvens pela manhã com pancadas de chuva a tarde, voltando à melhorar o tempo a noite. Temperatura oscilando entre 24°C e 30°C.
PREVISÃO PARA 30-01 domingo
No domingo, o risco de chuva diminui em grande parte do Rio Grande do Sul, o calor prossegue, há chance de chuva na parte norte do estado, no alto e médio Uruguai, mesmo assim na forma de pancadas isoladas. Temperatura máxima no estado chegando aos 37°C.
Em Porto Alegre predomínio de sol, apenas com variação de nuvens no decorrer do dia. Temperaturas estáveis, variando entre 20 C e 33 C. O tempo favorece uma condição confortável pela manhã e bastante quente à tarde. Durante a tarde a umidade relativa chega a 46 %. A intensidade do vento atinge 26 km/h com direção predominante de leste.
No litoral em Capão da Canoa teremos mescla de sol e nuvens, sem chuva. Temperatura oscilando entre 22°C e 29°C.
PREVISÃO PARA 31-01 segunda-feira
Na segunda-feira, volta a chover em grande parte do Rio Grande do Sul. As pancadas de chuva se estendem do alto médio Uruguai em direção a região das missões também grande parte do centro do estado até o oeste gaúcho, somente a parte mais ao sul e leste do estado ainda deve permanecer com tempo seco. Temperatura máxima no estado chegando aos 37°C.
Em Porto Alegre sol e poucas nuvens no decorrer do dia, sem previsão de chuvas. As temperaturas permanecem estáveis e variam de 20 C a 35 ao longo do dia. O tempo favorece uma condição de frio pela manhã e bastante quente à tarde. A umidade relativa atinge 44 % e os ventos predominam de leste com intensidade de 16 km/h.
No litoral em Capão da Canoa teremos mescla de sol e nuvens pela manhã com possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas a tarde, voltando à melhorar o tempo a noite. Temperatura oscilando entre 23°C e 29°C.
PREVISÃO PARA 01-02 terça-feira
Na terça-feira, a chegada de uma nova frente fria traz chuva generalizada ao Rio Grande do Sul. O volume acumulado de chuva será elevado no nordeste e centro do Rio Grande do Sul. Temperatura máxima no estado chegando aos 36°C.
Em Porto Alegre tempo seco com mescla de sol e nuvens pela manhã, mas da tarde para a noite teremos tempo instável com pancadas de chuva na capital gaúcha. Temperatura entre 23°C e 35°C.
No litoral em Capão da Canoa teremos mescla de sol e nuvens pela manhã com pancadas de chuva a tarde, melhorando o tempo durante a noite. Temperatura oscilando entre 25°C e 32°C.
PREVISÃO PARA 02-02 quarta-feira
Na quarta-feira e até domingo a chuva deve prosseguir sobre o Rio Grande do Sul com volume de chuva acumulado de mais de 50 mm em grande parte do Rio Grande do Sul.
Em Porto Alegre a segunda metade da semana será de tempo chuvoso na capital e região metropolitana.
No litoral Capão da Canoa terá céu com muitas nuvens e pancadas de chuva durante o período da tarde, tempo este que deve se estender até o fim-de-semana.
REGIÃO SUL do Brasil hoje e próximos dias
29/01 sábado
Neste sábado prossegue as chuvas sobre o Paraná, Santa Catarina e boa parte do Rio Grande do Sul. Os temporais atingem boa parte do litoral de Santa Catarina, Vale do Itajaí e leste do Paraná, inclusive as cidades de Florianópolis e Curitiba. O calor predomina em toda a Região, algo que aumenta o risco de vendavais.
30/01 domingo
No domingo o risco de chuva diminui em boa parte do Rio Grande do Sul, as chuvas concentram-se mais sobre o norte e nordeste do Estado e ocorrem de forma passageira no final do dia. Mas os temporais prosseguem sobre o norte e centro de Santa Catarina e o leste, Região Metropolitana e sul do Paraná. O dia mais fechado faz com que finalmente o calor ceda um pouco entre o leste de Santa Catarina e leste do Paraná. No Rio Grande do Sul, o calor prossegue.
Previsão estendida
Na segunda-feira, volta a chover em boa parte do Rio Grande do Sul, mas essas chuvas ocorrem mais para o final do dia devido a aproximação de uma nova frente fria e já que o tempo vai estar abafado há risco de temporais sobre o oeste Gaúcho e a região de fronteira com o Uruguai. Em Santa Catarina e Paraná, continua chovendo com maiores acumulados de chuva sobre o Nordeste de Santa Catarina e metade leste do Paraná.
Na terça-feira, a chegada de uma nova frente fria traz chuva generalizada à Região Sul. Ocorrem elevados acumulados de chuva sobre o oeste do Rio Grande do Sul, onde o risco de temporais é maior. Continua chovendo forte também sobre a faixa leste entre Santa Catarina e o Paraná.
Na quarta-feira a frente fria avança e provoca chuvas fortes e temporais entre o nordeste Gaúcho e a metade leste do Paraná. Sobre o sudoeste do Rio Grande do Sul o tempo começa a abrir.
Entre 03 e 07 de fevereiro, chuvas fortes atingem boa parte da região Sul, com acumulado de mais de 50 mm em boa parte do Rio Grande do Sul, no leste Catarinense e sul e oeste Paranaense.
Bookmark and Share

Tempo para este fim-de-semana em Santa Catarina

29 de janeiro de 2011 0
Sábado (29/01):
No sábado prossegue as pancadas de chuva sobre o Santa Catarina. Os temporais atingem boa parte do litoral de Santa Catarina, Vale do Itajaí e leste do Paraná, inclusive as cidades de Florianópolis e Blumenau/Joinville. O calor predomina em todo o estado, e isto aumenta o risco de vendavais. Temperatura variando entre 15°C e 33°C.
 
Domingo (30/01):
No domingo os temporais prosseguem sobre o norte e oeste de Santa Catarina. O tempo segue mantendo pancadas de chuva com trovoadas a tarde no estado, pela manhã mescla de sol e nuvens. O dia mais fechado faz com que finalmente o calor ceda um pouco no leste de Santa Catarina. Temperatura variando entre 15°C e 33°C.
 
Segunda (31/01):
Na segunda-feira segue o tempo instável no estado pela manhã com mescla de sol e nuvens e durante a tarde ocorrem pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas. Os maiores volumes acumulados, no entanto, concentram-se sobre o leste de Santa Catarina. Temperatura variando entre 15°C e 33°C.
 
Terça-feira (01/02):
Na terça-feira a chegada de uma nova frente fria traz chuva generalizada à Região Sul. O acumulado será elevado no oeste, norte e litoral de Santa Catarina. Temperatura variando entre 15°C e 33°C.
 
Entre 02 e 06 de fevereiro a chuva prossegue sobre a Região Sul com acumulado entre 15 mm e 30 mm em Santa Catarina.
 
Previsão para Florianópolis/SC
 
Sábado (29/01):
Florianópolis com tempo instável com muita nebulosidade pela manhã e pancadas de chuva à tarde e noite. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 30°C. É esperado 8 mm de chuva. O tempo favorece uma condição confortável pela manhã e bastante quente à tarde. Os ventos sopram do quadrante sul com intensidade de 20 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 82 %.
Domingo (30/01):
Florianópolis com muitas nuvens pela manhã e pancadas de chuva no período da tarde. Temperaturas estáveis, variando entre 23°C e 27°C. É esperado 3 mm de chuva. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica confortável pela manhã. Já o período da tarde será quente. Durante a tarde a umidade relativa chega a 80 %. A intensidade do vento atinge 17 km/h com direção predominante de sul.
Segunda (31/01):
Florianópolis com muitas nuvens pela manhã, com chuvas no decorrer da tarde e noite. Temperaturas estáveis entre 23°C e 29°C. As chuvas totalizam 6 mm. A temperatura e os ventos favorecem uma condição quente para a região. A umidade relativa atinge 79 % e os ventos predominam de norte com intensidade de 13 km/h.
 
Bookmark and Share

Tempo tarde/noite sexta-feira e próximos dias RS

28 de janeiro de 2011 0
SATÉLITE PARA 28/01 – sexta-feira
A sexta-feira começou com tempo nublado e abafado em boa parte do Rio Grande do Sul. Nuvens bastante carregadas, associadas com temporais avançam de ‘Corrientes’, Argentina na direção do oeste do Estado, devendo provocar chuvas fortes ainda pela manhã.
Estas nuvens e chuvas estão associadas com uma frente fria que está parada sobre alto-mar na altura de Santa Catarina. Ontem, este sistema provocou temporais sobre parte do norte e noroeste do Estado. As regiões de Santo Ângelo e Palmeira das Missões receberam grande quantidade de chuva e ventos fortes, alagando e destelhando casas e derrubando árvores. Segundo o Corpo de Bombeiros, em apenas 25 minutos, Santo Ângelo recebeu um acumulado de quase 50 mm, correspondendo a quase 35% da média. Já em Palmeira das Missões registrou acumulado de 80 mm em duas horas ou mais da metade da média. As rajadas de vento, de acordo com estação meteorológica do INMET, chegaram a 70 km/h entre 16h00 e 17h00.
Além disso, ontem foi mais um dia extremamente quente. Segundo o INMET, as cidades de Torres e Tramandaí tiveram a tarde mais quente do ano com 32°C (estação convencional) e 33,7°C (estação automática), respectivamente.
O mês de janeiro vai terminando e, apesar dos temporais e das chuvas das últimas semanas, a maior parte do Estado registra precipitação abaixo da média. Tanto que já existem 15 municípios em emergência em função da falta de chuva. Rio Grande, no litoral sul do Rio Grande do Sul, foi uma das cidades que menos registrou chuva em janeiro. Foram aproximadamente 35 mm, provenientes de praticamente uma única chuva acontecida entre quarta e quinta-feira.
Apenas partes da Serra, Litoral Norte, Noroeste e Metade Sul receberam mais chuva que o normal. Destacamos a cidade de Torres, no litoral norte do Estado, que recebeu um acumulado de quase 175 mm em apenas um dia, por volta de 19 de janeiro. Foi uma das maiores chuva da história da cidade no período de 24 horas. Em dezembro de 1980, a cidade já tinha recebido pouco mais de 180 mm em 24 horas. Vacaria foi outra cidade que recebeu um acumulado elevado de chuva, com 245 mm ou 55% a mais que o normal. Caçapava do Sul recebeu pouco mais de 180 mm ou 45% a mais que o normal
Em Porto Alegre, o acumulado de chuva está acima do normal para o mês, graças a pancadas de chuva típicas de um clima tropical que aconteceram especialmente nas tardes de 10 a 15 de janeiro. Até ontem, havia chovido pouco mais de 130 mm ou um terço a mais que o normal para o mês de janeiro.
A falta de frentes frias com massas de ar frio intensas fez com que a temperatura ficasse acima da média em boa parte do Estado. A máxima (temperatura da tarde) ficou entre 1°C e 3°C acima do normal na maior parte do Rio Grande do Sul. Já as madrugadas (temperatura mínima) ficaram mais quentes que o normal desde a Serra e Litoral Norte até o sul do Rio Grande do Sul (áreas mais próximas da costa). Até o momento, Porto Alegre registra temperatura máxima e mínima 1,5°C mais alta que o normal. A temperatura mais elevada do mês foi registrada em 08 de janeiro, com 36°C. A menor mínima foi registrada em 13 de janeiro, com 20,3°C.
PREVISÃO PARA 28/01 – sexta-feira
Tarde de sexta-feira bastante quente e instável, com previsão de pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento em boa parte do Estado. Apenas em algumas cidades da metade sul, o risco será um pouco menor, apesar da grande quantidade de nuvens sobre a região neste momento.
O acumulado de chuva até poderá ser elevado em algumas cidades do oeste, serra e litoral norte, porém o que mais chamará a atenção será o vento forte.
Como descrito, faz calor e a máxima passa dos 30°C na maior parte do Estado, com destaque para mais de 34°C em boa parte da metade sul.
Em Porto Alegre com previsão de chuva à tarde e noite, a máxima chega aos 34°C.
Em Capão da Canoa previsão de pancadas de chuva e trovoadas à tarde e noite, a máxima oscila em torno dos 30°C.
LITORAL PARA 28/01 – sexta-feira
Na praia, as chuvas voltam a partir da tarde e podem vir acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas, exigindo cautela por parte do veranista. A água do mar está bem quente, na casa dos 26°C, e o mar permanece calmo. Se por um lado, faltam ondas para o surf, por outro lado, o veranista consegue tomar um banho de mar sem maiores percalços.
 
PREVISÃO PARA 29/01 – sábado
A situação pouco muda neste sábado e a previsão é de mais um dia instável e abafado em grande parte do Estado. Pela manhã, o sol aparece entre nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul e, a partir da tarde, a previsão é de pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento. Apenas em algumas cidades da Metade Sul, o risco de chuva será menor e o sol aparecerá entre nuvens ao longo de todo o dia.
O calor aumenta ainda mais em todo o Estado e destacamos máximas de mais de 36°C em algumas cidades da fronteira como São Gabriel.
Apesar do risco de vendavais e trovoadas em todo o Estado, destacamos a Serra, São Gabriel e Bagé, com maior risco de transtornos.
Em Porto Alegre a partir da tarde previsão de pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento. A temperatura varia entre 25°C e 33°C.
Em Capão da Canoa a partir da tarde previsão de pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento. A temperatura varia entre 25°C e 30°C.
LITORAL PARA 29/01 – sábado
Mesmo com a nebulosidade pela manhã, o sábado será proveitoso nas praias do litoral norte do Estado do Rio Grande do Sul. Rapidamente, a temperatura sobe e passa dos 30°C em algumas praias. As chuvas aparecem apenas à tarde, mas o veranista deverá ter cautela com possíveis rajadas de vento e trovoadas. O mar permanece calmo, com ondas de pouco mais de meio metro. Os ventos sopram de sul, com rajadas de pouco mais de 15 km/h.
 
PREVISÃO PARA 30/01 – domingo
O domingo será melhor que o sábado, já que a previsão de uma menor quantidade de nuvens pela manhã em todo o Rio Grande do Sul. Além do mais, o risco de chuva de fim de tarde diminui na maior parte do Estado do Rio Grande do Sul, inclusive na praia. Será possível curtir o domingo de lazer sem medo. Apenas no oeste do Rio Grande do Sul prosseguem as pancadas de chuva de fim de tarde.
Em porto Alegre depois do sol forte pela manhã a tarde a quantidade de nuvens aumenta e não se pode descartar uma pancada de chuva no fim do dia. A temperatura máxima fica em 32°C.
Em Capão da Canoa grande quantidade de sol pela manhã, a tarde a nebulosidade aumenta e no fim do dia tem chance de pancadas de chuva. A temperatura máxima fica em 30°C.
Na praia, a agitação marítima aumenta um pouco, com onda em torno de 1m de altura. Os ventos sopram do leste, com rajada na casa dos 20 km/h.
 
PREVISÃO PARA 31/01 – segunda-feira
Na segunda-feira, a novidade fica por conta da chegada de uma frente fria, que deve trazer chuva generalizada ao oeste, norte e fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Com o calor intenso, há risco de vendavais em várias localidades destas três áreas. Nas demais áreas a chuva ocorre no fim do dia e/ou a noite.
Em Porto Alegre segue o calor durante o dia com pancadas de chuva da tarde para a noite. Temperatura entre 20°C e 33°C.
Em Capão da Canoa calor durante o dia com pancadas de chuva a noite. Temperatura entre 22°C e 29°C.
 
Bookmark and Share

Tempo agora pela manhã no RS

28 de janeiro de 2011 0
Na imagem de satélite podemos ver uma quantidade grande de nuvens sobre o estado, principalmente na metade norte do estado.
Na parte mais ao sul também há nuvens mas a quantidade é menor.
A expectativa é de que a instabilidade em desenvolvimento na Argentina avance a tarde sobre o RS trazendo pancadas de chuva na metade norte do estado.
PREVISÃO PARA 28/01 sexta-feira

Com a frente fria parada praticamente sobre o Rio Grande do Sul, a sexta-feira permanece com tempo instável e abafado.
A previsão é de pancadas de chuva e trovoadas em todo o Estado, sendo que na fronteira oeste, esta chuva pode acontecer a qualquer hora do dia, inclusive pela manhã. Já na metade sul, centro e norte do Rio Grande do Sul, a chuva acontece a partir do início da tarde, depois de uma manhã com sol entre nuvens. À tarde, há risco de temporais. Poderá chover forte com vendavais. Este risco será maior entre a Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral Norte.
Independentemente da condição de tempo (chuva a qualquer hora do dia ou apenas a partir da tarde), o calor predomina em todo o Rio Grande do Sul mais uma vez.
Em Porto Alegre a temperatura varia entre 24°C e 35°C. Já em Capão da canoa, a temperatura varia entre 25°C e 31°C. Na Metade Sul do Estado, a máxima promete disparar e passar dos 36°C
No litoral norte a frente fria traz nebulosidade pela manhã nas praias do litoral norte do Estado do Rio Grande do Sul. A partir da tarde o calor será de mais de 30°C e há previsão de pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento. Alerta-se para o risco de descargas elétricas na praia. Os ventos sopram de leste com rajadas entre 15 km/h e 20 km/h. Ondas em torno de 0,5m de altura.

Bookmark and Share

Tempo para esta quinta-feira e próximos dias no RS

27 de janeiro de 2011 0
SATÉLITE PARA 27/01 quinta-feira
O Rio Grande do Sul amanheceu com um dia diferente dos demais. A passagem de uma frente fria pelo Estado deixou o centro, oeste e norte gaúchos, inclusive a Capital, com maior quantidade de nuvens. Além disso, desde a madrugada, chove entre Ijuí e São Borja.
Por outro lado, a metade sul do Rio Grande do Sul amanheceu com tempo bem mais aberto.
Outro destaque foi o calor da madrugada. Foi difícil dormir em Porto Alegre e em várias cidades do Rio Grande do Sul, mais uma vez. Hoje, foi a segunda madrugada mais quente do ano na Capital, apenas perdendo para o dia 17 de janeiro. De acordo com a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia, fez 23,9°C em Porto Alegre às 06h00.
Ontem, a chegada da frente fria ao Estado do Rio Grande do Sul trouxe estragos. O sistema trouxe chuva forte e vendavais para algumas cidades. Em Caçapava do Sul, a rajada chegou a quase 115 km-h às 19h00 de ontem. Entretanto, os ventos fortes trouxeram um sério problema à Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Com relação às chuvas, os volumes acumulados foram significativos em áreas que passam por sério problema de estiagem. Em Bagé, por exemplo, o acumulado chegou a quase 35 mm (30% da média de janeiro), valor que não era visto há pelo menos um mês. A chuva forte volta a aumentar a umidade do solo, mas a falta de persistência da chuva faz com que esta água perca-se rapidamente através de evaporação. Também destacamos o acumulado de pouco mais de 55 mm na cidade de Caçapava do Sul, correspondendo a 45% da média de janeiro.
PREVISÃO PARA 27/01 quinta-feira
A frente fria mantém o tempo bastante instável sobre a maior parte do Rio Grande do Sul. Apenas na metade sul do Estado, o tempo permanecerá seco até o fim do dia.
No oeste do Estado, área que já recebe chuva desde a madrugada, a chuva acontece a qualquer hora da tarde e da noite. Já no norte do Estado, área que engloba a Capital, Litoral e Serra, a chuva vem no decorrer da tarde e prossegue ao longo da noite.
ALERTA-SE PARA O RISCO DE TEMPORAIS. ONTEM, ESTES TEMPORAIS FORAM MAIS GENERALIZADOS NA METADE SUL DO RIO GRANDE SUL. JÁ NESTA QUINTA-FEIRA, SERÁ A METADE NORTE, INCLUSIVE A REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE E LITORAL NORTE DO ESTADO.
Deve chover forte em algumas cidades, porém a grande preocupação é com vendavais.
Em Porto Alegre pancadas de chuva a tarde. A temperatura máxima chega aos 33°C.
No litoral norte também pancadas de chuva a tarde. A temperatura máxima chega aos 31°C em Capão da Canoa.
LITORAL PARA 27/01 quinta-feira
Na praia, depois de uma manhã com sol entre nuvens, as chuvas retornam a partir da tarde desta quinta-feira e podem ser fortes, associadas com rajadas de vento. A temperatura chega aos 31°C em Capão da Canoa. O mar permanece calmo, com ondas em torno de 0,5m de altura nas praias e na casa de 1m de altura em alto-mar. O vento sopra com duração variável em função da aproximação da frente fria. As rajadas passam a vir do quadrante sul a partir da tarde, com risco de rajadas intensas.
PREVISÃO PARA 28/01 sexta-feira
Com a frente fria parada praticamente sobre o Rio Grande do Sul, a sexta-feira permanece com tempo instável e abafado.
A previsão é de pancadas de chuva e trovoadas em todo o Estado, sendo que na fronteira oeste, esta chuva pode acontecer a qualquer hora do dia, inclusive pela manhã. Já na metade sul, centro e norte do Rio Grande do Sul, a chuva acontece a partir do início da tarde, depois de uma manhã com sol entre nuvens. À tarde, há risco de temporais. Deve chover forte com vendavais. Este risco será maior entre a Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral Norte.
Independentemente da condição de tempo (chuva a qualquer hora do dia ou apenas a partir da tarde), o calor predomina em todo o Rio Grande do Sul mais uma vez.
Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 24°C e 35°C. Já em Capão da canoa, a temperatura varia entre 25°C e 31°C. Na Metade Sul do Estado, a máxima promete disparar e passar dos 36°C
No litoral norte a frente fria traz nebulosidade pela manhã nas praias do litoral norte do Estado do Rio Grande do Sul. A partir da tarde o calor será de mais de 30°C e há previsão de pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento. Alerta-se para o risco de descargas elétricas na praia. Os ventos sopram de leste com rajadas entre 15 km/h e 20 km/h. Ondas em torno de 0,5m de altura.
 
PREVISÃO PARA 29/01 sábado
A frente fria, aos poucos, afasta-se do Estado do Rio Grande do Sul. Com isto, o sol aparece com mais força pela manhã, não apenas na praia, mas em todo o Estado. As chuvas vêm apenas a partir da tarde. Estas chuvas da tarde devem ser forte em algumas cidades da metade norte do Rio Grande do Sul, com risco de trovoadas e rajadas de vento. Faz muito calor neste sábado e a máxima passa dos 35°C em boa parte do Estado.
Em Porto Alegre pancadas de chuva com risco de trovoadas e rajadas de vento, a temperatura máxima chega aos 35°C.
No litoral norte há pancadas de chuva com risco de trovoadas com rajadas de vento, a temperatura em Capão da Canoa alcança 31°C.s
Na praia, o mar permanece calmo. Os ventos sopram de leste com rajadas entre 10 km/h e 15 km/h (vento fraco).
 
PREVISÃO PARA 30/01 domingo
O domingo também será muito proveitoso para atividades de lazer ao ar livre em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Depois de uma manhã com sol e muito calor, as nuvens ficam carregadas à tarde e há previsão de chuvas na forma de pancadas isoladas no fim do dia Há risco de temporais localizados à tarde, especialmente no extremo oeste e na região serrana do Estado.
Em Porto Alegre, não deve chover no domingo. A temperatura máxima chega aos 33°C.
No litoral norte deve ter chuva a tarde. Os ventos soprando de leste voltam a ficar um pouco mais fortes, com rajadas entre 20 km/h e 25 km/h. As ondas, no entanto, permanecem baixas e não chegam a 1m de altura. A temperatura máxima chega aos 29°C em Capão da Canoa.
REGIÃO SUL do Brasil hoje e próximos dias

27/01
Na quinta-feira uma frente fria e áreas de instabilidade causam chuva em boa parte da Região Sul nesta quinta-feira. Apenas no sul do Rio Grande do Sul, o risco de chuva será menor. O acumulado promete ser elevado entre o norte de Santa Catarina e o Estado do Paraná, inclusive em Curitiba. Mesmo assim, a temperatura permanece elevada em toda a Região. A presença da frente fria e o calor podem causar vendavais nos três Estados da Região a partir da tarde.


28/01
Na sexta-feira, a frente fria e áreas de instabilidade causam chuva em boa parte da Região Sul, inclusive na Metade Sul do Rio Grande do Sul. Os maiores acumulados, no entanto, concentram-se sobre o norte de Santa Catarina e o leste e sul do Paraná, inclusive Curitiba. Mesmo assim, a temperatura permanece elevada em toda a Região. A presença da frente fria e o calor podem causar vendavais nos três Estados da Região a partir da tarde.

Previsão estendida
 
No sábado novamente chove em toda a Região, porém no Rio Grande do Sul, esta chuva será bem mais isolada. Os temporais passam a atingir todo o leste de Santa Catarina, inclusive o litoral e Florianópolis. Também chove forte no leste do Paraná, inclusive em Curitiba. O calor predomina em toda a Região e o risco de vendavais permanece elevado entre Santa Catarina e Paraná.

 

No domingo chove forte no sul e norte de Santa Catarina e no centro e leste do Paraná.

Entre 31 de janeiro e 04 de fevereiro, prosseguem as chuvas sobre toda a Região Sul. O acumulado varia entre 50 mm e 70 mm no oeste do Rio Grande do Sul, oeste e norte de Santa Catarina e em todo o Estado do Paraná.
 

Bookmark and Share

Tempo para esta quarta-feira no RS

26 de janeiro de 2011 0
SATÉLITE PARA 26/01 quarta-feira
A frente fria se aproximando do Rio Grande do Sul já propaga nebulosidade sobre o Estado, mas, às 7h, nenhuma estação registrava chuva ainda. A mínima até as 7h no Estado foi de 15.6°C em São José dos Ausentes (sensação de 9°C – ventos de 32 km/h) e de 23.5°C na Capital.
PREVISÃO PARA 26/01 quarta-feira
O dia já começou com aumento de nebulosidade em cidades do sul gaúcho e a chuva chega ainda pela manhã em algumas cidades. Já, nas demais áreas, a chuva chega à tarde e o calor é muito intenso, com máximas entre 30°C e 35°C, chegando a 36°C em Santa Maria, 34°C na Capital e a 30°C em Torres, no litoral norte. Há risco de temporais em qualquer parte do Estado, mas eles ocorrem de forma mal distribuída e, em geral, o volume acumulado é baixo.
Em Porto Alegre a chuva chega à tarde e o calor é muito intenso, com máximas ao redor dos 34°C.
No litoral norte a chuva chegará à tarde e o calor será muito intenso, com máximas ao redor dos 31°C.
SATÉLITE PARA 27/01 quinta-feira
Na Metade Sul, chove a qualquer momento, mas há momentos de abertura de sol. Já, nas demais áreas, o dia começa com predomínio de sol e as temperaturas sobem rapidamente.
 
PREVISÃO PARA 27/01 quinta-feira
O dia é de muita nebulosidade e chuva a qualquer momento do dia na Metade Sul, mas há momentos de melhoria em que o sol aparece e as temperaturas se elevam. Já, na Metade Norte, o dia é de predomínio de sol e as temperaturas sobem rapidamente, ou seja, o calor continua muito intenso. Volta a chover a partir da tarde. Há risco de temporais em todo o Estado, mas mais uma vez são mal distribuídos.
Em Porto Alegre sol entre nuvens e chuva no fim da tarde. Temperatura mínima de 24°C e máxima de 33°C.
No litoral norte mescla de sol e nuvens com pancadas de chuva no fim da tarde.  Temperatura variando de 24°C a 30°C em Capão da Canoa.
LITORAL PARA 27/01 quinta-feira
Mar calmo no Rio Grande do Sul, com ondas abaixo de 1m. Atenção para os ventos, que podem passar dos 30kt (55 km/h) na costa gaúcha.
 
PREVISÃO PARA 28/01 sexta-feira
A frente fria perde força, mas puxa uma forte área de instabilidade do interior do continente que provoca chuva forte e duradoura no Uruguai. Esta chuva também pega cidades da fronteira, assim o calor ameniza na Metade Sul. Já, nas demais áreas, o tempo aberto predomina, as temperaturas seguem elevadas e chove no fim do dia, com possibilidade de temporais de forma localizada.
Em Porto Alegre a chuva chega à tarde e as temperaturas ficam entre 24°C e 32°C.
No Litoral norte sol e calor no início do dia, mas chove a partir da tarde. Mínima de 25°C e máxima de 31°C em Capão da Canoa.
 
PREVISÃO PARA SÁBADO, 29/01
As instabilidades juntam-se à frente fria e o sistema finalmente avança pelo Rio Grande do Sul, deixando o dia mais fechado e com chuva a qualquer momento no centro do Estado e provocando inclusive temporais nas Missões, no Norte e na Serra no fim do dia. O calor ameniza. Em algumas cidades do sul, a chuva cessa e o tempo abre. 
Em Porto Alegre chove a qualquer momento, mas o calor continua. Mínima de 24°C e máxima de 28°C.
No litoral norte a chuva chega à tarde. Mínima de 22°C e máxima de 28°C em Capão da Canoa.
REGIÃO SUL do Brasil hoje e próximos dias
26/01
Na quarta-feira áreas de instabilidade e a chegada de uma nova frente fria causam chuva em toda a Região Sul. Há risco de temporais localizados na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, sul e norte de Santa Catarina e no centro, leste e sul do Paraná. Mesmo com as chuvas, o calor predomina em toda a Região, com destaque para os mais de 35°C no Rio Grande do Sul.

27/01
Na quinta-feira a frente fria permanece parada sobre a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, onde provoca chuvas, inclusive alguns temporais localizados. Também chove no centro e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná por conta da propagação de áreas de instabilidade. Há risco de temporais no leste e sul do Paraná (CURITIBA) e no norte de Santa Catarina. Mesmo com as chuvas, o calor predomina em toda a Região, com destaque para os mais de 35°C no Rio Grande do Sul.
 
Previsão estendida
Na sexta-feira a frente fria está praticamente parada sobre a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a presença de áreas de instabilidade causam chuva em toda a Região Sul. Temporais atingem a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, o centro de Santa Catarina e o sul do Paraná.
RAJADAS DE VENTO COM MAIS DE 70 Km/h ATINGE A FRONTEIRA DO RIO GRANDE DO SUL COM O URUGUAI NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA.
O excesso de nebulosidade finalmente provoca declínio da temperatura máxima na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e no centro de Santa Catarina. No Paraná, o calor predomina.
 
No sábado chove forte no oeste do Rio Grande do Sul, norte de Santa Catarina e o leste do Paraná.
No domingo chove forte no sul e norte de Santa Catarina e no centro e leste do Paraná.
 
Entre 31 de janeiro e 04 de fevereiro prosseguem as chuvas sobre toda a Região Sul. O acumulado varia entre 50 mm e 70 mm no oeste do Rio Grande do Sul, oeste e norte de Santa Catarina e em todo o Estado do Paraná.
 
Bookmark and Share

Tempo para esta terça-feira e próximos dias no RS

25 de janeiro de 2011 0
SATÉLITE PARA 25/01 terça-feira
A terça-feira começa com sol em grande parte do Rio Grande do Sul e os termômetros rapidamente entram em elevação.
 
 
PREVISÃO PARA 25/01 terça-feira
O dia começou com sol na maior parte do Rio Grande do Sul, com exceção da Serra, que ainda teve muitas nuvens no início do dia. As temperaturas sobem, ficando entre 25°C e 30°C na Serra e no litoral norte e entre 30°C e 35°C nas demais áreas, inclusive em Porto Alegre. Há cidades na Fronteira Oeste em que os termômetros alcançam os 37°C. Os ventos seguem injetando umidade da Amazônia na Região Sul e, com as águas quentes na costa, volta a ocorrer chuva forte em grande parte do Rio Grande do Sul (apenas a Metade Sul não tem chuva). Há condição, inclusive, para pancadas de chuva com núcleos fortes, possibilidade de queda de granizo e ventanias, nas Missões, Norte, Serra e litoral norte.
 
SATÉLITE PARA 26/01 quarta-feira
Na quarta-feira, o dia começa com mais nuvens em cidades ais ao norte do Estado, mas não é esperada chuva para este período do dia.
 
PREVISÃO PARA 26/01 quarta-feira
Volta a chover em cidades do sul gaúcho nesta quarta-feira, a chuva deve ocorrer preferencialmente entre a tarde e a noite, associada ao calor e a umidade, disponíveis na atmosfera e trazidas da Amazônia pelos ventos. Nestas cidades do sul e noutras do sudoeste do Estado, a chuva chegará durante a tarde, podendo ocorrer forte em pontos isolados, inclusive já na hora do almoço. Nas demais áreas, as pancadas de chuva acontecem mais para o fim da tarde e/ou início da noite, incluindo o litoral norte e a Grande Porto Alegre. Comum à todo o Estado, é o calor: máximas entre 25°C e 30°C na Serra e entre 30°C e 35°C nas demais áreas, sendo 31°C em Torres (litoral norte), 34°C em Bagé (Campanha) e 35°C na Capital e em Santa Maria (região central)
Em Porto Alegre as pancadas de chuva acontecem mais para o fim da tarde e/ou início da noite. Temperatura ao redor dos 35°C.
No litoral norte as pancadas de chuva também acontecem mais para o fim da tarde e/ou início da noite. Temperatura ao redor dos 31°C.
LITORAL PARA 26/01 quarta-feira
A agitação marítima segue baixa no RS, com ondas atingindo apenas 1m.
 
PREVISÃO PARA 27/01 quinta-feira
A frente fria chega ao Rio Grande do Sul no início da quinta-feira e, com o aumento da nebulosidade no começo do dia e a persistência das temperaturas altas, a sensação é de abafamento nas primeiras horas da quinta-feira. A chuva não ocorre pela manhã. Chegando às primeiras horas da tarde à Metade Sul e, entre a tarde e a noite, chove em todo o Estado, devido à frente fria ou também à combinação de calor e umidade. Há risco de queda de granizo em todo o Rio Grande do Sul. A boa notícia é que as temperaturas não são tão altas na maior parte do estado, mas há cidades como Santa Maria, em que a máxima ainda é de 35°C. No geral, as temperaturas ficam em torno dos 32°C.
Em Porto Alegre, o tempo aberto predomina e as temperaturas chegam aos 34°C, mas chove a partir do fim da tarde, de forma forte e rápida.
No litoral norte, dia de sol entre nuvens e muito calor. Em Capão da Canoa, os termômetros alcançam 31°C, mas caem depois da pancada de chuva, que deve ser rápida.
 
PREVISÃO PARA 28/01 sexta-feira
Na sexta-feira, a passagem da frente fria muda a condição do tempo no Rio Grande do Sul. Chove a qualquer momento do dia na Metade Sul e, nas demais áreas, há aumento de nebulosidade e a chuva ocorre entre a tarde e a noite. Continua o risco para temporais. O tempo segue abafado, já que as máximas continuam entre 30°C e 35°C.
Em Porto Alegre chuva a qualquer momento do dia, mas com maior intensidade à noite. Mínima de 24ºC e máxima de 36ºC.
No litoral norte muita nebulosidade no começo do dia e chuva a partir da tarde. Mínima de 23°C e máxima de 31°C.
Chuva estimada – prevista – em algumas cidades do RS


Cidade

Média Climatológica

Acumulado até agora

Previsão até o fim do mês

Total do mês

% em relação à    média

RS

Porto Alegre – RS

100 mm

131 mm

22 mm

153 mm

153,00%

RS

Palmeira dasMissões – RS

150 mm

93 mm

43 mm

136 mm

90,67%

RS

Bagé – RS

115 mm

55 mm

39 mm

94 mm

81,74%

RS

Torres – RS

117 mm

311 mm

20 mm

331 mm

282,91%

REGIÃO SUL do Brasil hoje e próximos dias
25/01
Áreas de instabilidade causam chuva em boa parte da Região, com exceção do sul do Rio Grande do Sul. Temporais localizados atingem os três Estados, porém o acumulado será maior entre o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná (VALE DO ITAJAÍ E CURITIBA). Mesmo com as chuvas, o calor predomina em toda a Região.
26/01
Previsão de chuvas em boa parte da Região, inclusive na Metade Sul do Rio Grande do Sul. Chove forte, porém de forma isolada, no extremo oeste e no nordeste do Rio Grande do Sul, no Planalto de Santa Catarina e no centro, sul e leste do Paraná. O calor ainda predomina em toda a Região, com máxima de mais de 35°C em partes do Rio Grande do Sul.
Previsão estendida
Na quinta-feira, áreas de instabilidade e uma nova frente fria causam chuva em boa parte da Região Sul. Chuvas fortes, porém localizadas, atingem a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, leste e norte de Santa Catarina (FLORIANÓPOLIS) e o leste do Paraná (CURITIBA).
ALGUMAS LOCALIDADES DO LITORAL NORTE DE SANTA CATARINA E DO VALE DO ITAJAÍ PODERÃO RECEBER 60 mm EM 24 HORAS.
O calor ainda predomina em toda a Região, com máxima de mais de 35°C em partes do Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira, as chuvas fortes atingem o nordeste e leste do Paraná, sul de Santa Catarina e o oeste e nordeste do Rio Grande do Sul.
Entre 29 de janeiro e 02 de fevereiro, o acumulado diminui em boa parte da Região. Apenas no leste, norte e oeste do Paraná e no norte e oeste de Santa Catarina, ainda chove forte.
Bookmark and Share

Tempo para esta segunda-feira e próximos dias

24 de janeiro de 2011 0
 
SATÉLITE PARA 24/01 segunda-feira
A segunda-feira amanheceu com sol entre nuvens no Rio Grande do Sul. A temperatura mínima observada em Porto Alegre foi de 22ºC.
 
PREVISÃO PARA 24/01 segunda-feira
O sol aparece forte em muitas áreas do estado, mas durante a tarde as instabilidades ganham força e aumenta o risco de temporais no noroeste do Estado, Serra Gaúcha e o litoral norte. Essas chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e granizo em algumas localidades. Há previsão de pancadas de chuva de fim de tarde também nas demais áreas da metade norte, mas de maneira bem localizada e com baixo volume. A metade sul segue com tempo com mescla de sol e nuvens. O sol forte deixa a temperatura elevada no oeste, onde a máxima passa dos 36ºC.
Na Capital, as aberturas de sol fazem a temperatura subir. Chuvas passageiras e de baixo volume atingem a região no fim da tarde.
No litoral norte, chove a qualquer momento do dia e a chuva ganha força à tarde, principalmente nas áreas de divisa com Santa Catarina. Os volumes acumulados altos podem provocar alagamentos.
 SATÉLITE PARA 25/01 terça-feira
O sol predomina desde cedo e mantém a sensação de abafamento nas primeiras horas da terça-feira no Rio Grande do Sul.
 
PREVISÃO PARA 25/01 terça-feira
Na terça-feira o risco de temporais é mantido no alto da Serra gaúcha e Litoral Norte. Nas demais cidades da metade norte e também cidades do oeste, será um dia bem típico de verão. O sol aparece, a temperatura sobe rapidamente e faz muito calor e as pancadas voltam no fim do dia, mas são isoladas. Na metade sul, mais um dia com sol, e bastante calor.
Na Capital, mínima de 22ºC e máxima de 33ºC. Sol predomina com chuva isolada no fim do dia.
No litoral norte, tempo bastante abafado desde cedo por conta dos ventos do quadrante norte, com algumas aberturas de sol pela manhã. Ocorrem pancadas de chuva entre a tarde e a noite.
LITORAL PARA 25/01 terça-feira
Mar calmo com ondas que não passam de 1m de altura no Rio Grande do Sul.
 
PREVISÃO PARA 26/01 quarta-feira
A quarta-feira antecede a chegada de uma frente fria e como é comum nessa situação, a sensação térmica será muito alta por conta dos ventos que sopram ar quente constantemente do quadrante norte e da alta umidade do ar. A chegada dessa frente fria favorece a ocorrência de chuva generalizada, e por outro lado, tem um grande risco de temporais com rajadas de vento por conta do intenso calor, especialmente em partes do oeste, centro e nordeste do Rio Grande do Sul.
Na Capital, sol, calorão e pancada de chuva. Mínima de 22ºC e máxima de 35ºC.
No Litoral norte, sol entre nuvens, calor e pancada de chuva no fim do dia.
 
PREVISÃO PARA 27/01 quinta-feira
O dia amanhece bastante abafado, mas o calor diminui um pouco no período da tarde, em relação aos dias anteriores. Por outro lado, as instabilidades aumentam e há previsão de temporais na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, algumas cidades do centro do Estado e também o alto da Serra gaúcha. Nas demais áreas, as pancadas de chuva ocorrem de maneira mais isolada e com baixo volume, mas, mesmo assim, não se descarta que a chuva fique forte em alguns momentos.
Na Capital, sol entre nuvens com pancada de chuva no fim do dia. Mínima de 26ºC e máxima de 32ºC.
No Litoral norte, sol entre nuvens, calor com pancada de chuva no fim do dia, com máxima de 30ºC.
REGIÃO SUL do Brasil hoje e próximos dias

24/01
Na segunda-feira áreas de instabilidade causam chuvas sobre o Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Temporais localizados atingem o sudoeste do Paraná, sul de Santa Catarina e o noroeste do Rio Grande do Sul. Na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, o risco de chuva é menor. Faz calor em toda a Região, com máxima de mais de 35°C no oeste do Rio Grande do Sul.
 
25/01
Na terça-feira a chuva novamente atinge o Paraná, Santa Catarina e o oeste e norte do Rio Grande do Sul. Temporais localizados atingem o nordeste do Rio Grande do Sul e o leste de Santa Catarina e do Paraná, inclusive Curitiba. No centro e sul do Rio Grande do Sul, o risco de chuva é menor. O calor predomina em boa parte da Região, com exceção do centro de Santa Catarina.
 
Previsão estendida
 
Na quarta-feira, a chuva atinge boa parte da Região, com exceção do leste do Rio Grande do Sul. Os temporais atingem o leste do Paraná (inclusive Curitiba), norte e sul de Santa Catarina e partes do oeste, centro e nordeste do Rio Grande do Sul. O calor volta a predominar em toda a Região, inclusive em Santa Catarina.
 
Na quinta-feira, temporais atingem o leste do Paraná, leste de Santa Catarina e fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.
 
Na sexta-feira, as chuvas fortes atingem o nordeste e leste do Paraná, sul de Santa Catarina e o oeste e nordeste do Rio Grande do Sul.
 
Entre 29 de janeiro e 02 de fevereiro, o acumulado diminui em boa parte da Região. Apenas no leste, norte e oeste do Paraná e no norte e oeste de Santa Catarina, ainda chove forte.

Bookmark and Share