Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de fevereiro 2011

Previsão para o fim de semana

26 de fevereiro de 2011 0

Muitas nuvens cobrem o RS, mas sem registro de chuva significativa por enquanto. Nos altos da Serra choveu forte no começo da madrugada. Em São Jose dos Ausentes foram 36,8 mm no intervalo de 5 horas. As 5h00 as temperaturas oscilavam em torno de 19/22°C pelo Estado. Segundo o INMET faz 19°C em Canguçu, 24°C em Porto Alegre, 18°C em São Jose dos Ausentes, 21°C em São Borja, 20°C em Santa Maria e 23°C em Tramandaí.

Nas próximas horas, uma frente fria muito fraca passa pelo RS formando nuvens com risco de chuva isolada nas áreas da metade norte do Estado. Dessa forma, o sol aparece na maior parte do dia, com variação de nuvens e chuva isolada sem comprometer muito as atividades de lazer ao ar livre.

No litoral a instabilidade será mais intensa com previsão de pancadas de chuva mais significativas ao longo do dia.

No sul do Estado, o dia começa com céu mais nublado, mas rapidamente o ar mais seco avança favorecendo o retorno do sol. AS temperaturas máximas chegam a:

28°C na campanha

30°C no centro do Estado

30°C na Grande POA

27°C no Litoral Norte

24°C na Serra

28°C no noroeste gaúcho

No domingo, a frente fria atua mais em SC, mas ainda influencia as áreas de divisa com o RS, deste modo, a previsão é de céu nublado com pancadas de chuva pela manha nos altos da Serra e no litoral norte. Na Grande Porto Alegre, não se descarta chuvas isoladas entre a madrugada e o amanhecer, com gradativa redução da instabilidade ao longo do domingo. Em grande parte do Estado, o sol predomina e mantém o aquecimento durante a tarde.


Bookmark and Share

Tempo para esta sexta-feira e próximos dias

25 de fevereiro de 2011 0
DESTAQUE:
Frente fria ainda provoca chuva forte durante o fim de semana
Massa de ar frio e seco provoca queda da temperatura e deixa o tempo firme na próxima semana
 
SATÉLITE para 25/02 sexta-feira:
Na tarde de ontem ainda choveu em grande parte do Rio Grande do Sul e várias cidades tiveram altos volumes acumulados de chuva.
 
Seguem alguns dados de chuva da Defesa Civil:
50 mm em Iraí (31 mm em 24h, até agora, já superou em 75% a média de fevereiro),
48 mm em Erechim (30% da média em 24h, até agora, já superou em 55% a média de fevereiro),
40 mm em Planalto, (30% da média em 24h, até agora, já superou em 17% a média de fevereiro),
35 mm em Frederico Westphalem (24% da média em 24h, até agora, já superou em 61% a média de fevereiro),
34 mm em Tupandi (27% da média em 24h, até agora, já superou em 86% a média de fevereiro),
32 mm e Gramado dos Loureiros (21% da média em 24h, até agora, já superou em 73% a média de fevereiro).
 
Na Campanha, fevereiro foi o melhor mês de chuva desde outubro de 2010, porém, os acumulados ainda não chegaram à média.
Nesta manhã de sexta-feira, maior quantidade de nuvens cobre a metade norte do Rio Grande do Sul devido à presença de uma área de baixa pressão que se formou ontem na Argentina e avança agora pelo Estado. No momento, não chove e a madrugada foi abafada em grande parte do Estado.
PREVISÃO para 25/02 sexta-feira:
A área de baixa pressão e os ventos úmidos da Amazônia que converge para o Rio Grande do Sul deixa a metade norte do Estado com nuvens e pancadas de chuva principalmente no decorrer da tarde e noite. Devido à nebulosidade, a temperatura não sobe muito, mas a tarde fica abafada, com máximas em torno dos 29°C a 30°C. A tarde será mais quente entre o centro e sul, onde os termômetros passam dos 30°C. Na Campanha, o tempo fica seco nesta sexta-feira.
Em Porto Alegre, mesmo com nuvens a temperatura sobe e faz calor. Máxima de 33°C. As pancadas de chuva que chegam ao período da tarde ainda podem vir na forma de temporais localizados.
Litoral para 25/02 sexta-feira:
Os ventos de nordeste com rajadas em torno de 30 km/h deixam o mar agitado, com ondas em torno de 1,5m de altura.
 
PREVISÃO para 26/02 sábado:
A área de baixa pressão e uma frente fria que avança da Argentina deixa o sábado bastante instável no Rio Grande do Sul. A metade norte do Estado fica com chuvas alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia. Devido à grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima não sobe muito e gira em torno dos 26°C. Os maiores acumulados de chuva giram em torno de 40 mm a 60 mm entre a região serrana e o litoral norte. Por isso, o sábado não será aproveitável nas praias no norte gaúcho que terão chuva a qualquer hora. Como a frente fria passa rapidamente pelo sul do Estado, a Campanha continua sem chuva. Lá, as aberturas de sol deixam a tarde mais quente, com máxima em torno dos 29C.
Em Porto Alegre, a madrugada do sábado será abafada, mas com a chegada da frente fria e a chuva a qualquer hora do dia, a temperatura não sobe muito e a máxima será de apenas 26°C (queda de 7°C em relação à sexta-feira). Á noite, a temperatura cai para 22°C, mas os ventos de sul vão deixar a sensação térmica mais baixa.
Litoral para 26/02 sábado:
Com a passagem da frente fria, os ventos passam a soprar de sul/sudoeste com rajadas de até 46 km/h e ondas de 1.4m de altura.
 
PREVISÃO para 27/02 domingo:
No domingo, uma massa de ar frio e seco avança para o Rio Grande do Sul e deixa o tempo firme em grande parte do Estado. Essa massa de ar frio vai provocar queda da temperatura e, na Campanha, a mínima cai a 14°C. Como o tempo fica aberto, a variação de temperatura será grande em praticamente todo o interior gaúcho. Já no nordeste do Estado, entre a Região Metropolitana de Porto Alegre, a Serra e o litoral norte, os ventos úmidos do mar deixam o tempo nublado com chuva fraca alternada com períodos de melhoria ao longo do dia. Essa nebulosidade não deixa a temperatura subir muito.
Em Porto Alegre, chuvas fracas alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia. Mínima de 20°C e máxima de 27°C.
 
PREVISÃO para 28/02 segunda-feira:
Na segunda-feira, a massa de ar frio e seco atua em todo o Estado e a semana começa com tempo firme. Essa é uma grande novidade depois de um mês de fevereiro chuvoso. A outra novidade é a queda da temperatura provocada pela massa de ar frio. Na verdade, o tempo seco irá provocar grande amplitude térmica ao longo do dia, ou seja, madrugada e noite com temperatura amena, porém, em função do sol, a temperatura sobe rapidamente até o início da tarde.
  
REGIÃO SUL do Brasil hoje e próximos dias
 
25/02 – sexta-feira:
Uma frente fria causa chuva generalizada, mas com baixo acumulado em boa parte da Região Sul. Apenas no centro e oeste do Rio Grande do Sul, o risco de chuva será menor. Temporais localizados atingem o extremo norte e o litoral norte do Rio Grande do Sul, o norte do Paraná e a costa e o oeste de Santa Catarina (FLORIANÓPOLIS). Faz calor em boa parte da Região Sul, com exceção da Serra Geral e extremo oeste do Rio Grande do Sul.
26/02 – sábado:
A frente fria ganha intensidade neste sábado e a previsão é de temporais no centro e norte do Rio Grande do Sul (INCLUSIVE PORTO ALEGRE) e no sul de Santa Catarina. Algumas localidades do litoral de Santa Catarina poderão receber acumulado em torno dos 60 mm. Já no Paraná, a chuva será generalizada, porém com menor acumulado. Na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, o risco de chuva será menor. A temperatura máxima despenca em boa parte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. Já no Paraná, o calor predomina.
 
27/02 – domingo:
No domingo, a frente fria começa seu avanço para norte, fazendo com que o Rio Grande do Sul fique sob domínio de uma massa de ar seco. A temperatura despenca na fronteira com o Uruguai, variando entre 11°C e 13°C. Já em Santa Catarina e Paraná, ainda há previsão de chuva com risco de temporais localizados no norte de Santa Catarina e interior do Paraná. Ainda faz calor no Paraná, mas a temperatura máxima permanece baixa em boa parte de Santa Catarina.
 
28/02 – segunda-feira:
Na segunda-feira, a massa de ar seco toma conta de boa parte da Região Sul. As chuvas atingem apenas o norte de Santa Catarina e o leste e oeste do Paraná.
 
01/03 – terça-feira:
Na terça-feira, a chuva atinge o oeste e litoral norte de Santa Catarina e o Estado do Paraná.
01/03 – terça-feira:
A TENDÊNCIA É DE QUE AS CHUVAS ACABEM POR COMPLETO NA REGIÃO SUL ENTRE 02 E 06 DE MARÇO.
Apenas em uma pequena parte do noroeste do Paraná e ao longo da costa, a chuva fraca persistirá.
NÃO HÁ EXPECTATIVA DA VOLTA DAS CHUVAS GENERALIZADAS ATÉ PELO MENOS 11 DE MARÇO. O LA NIÑA FINALMENTE VOLTARÁ A INFLUENCIAR O TEMPO DA REGIÃO SUL.
 
Bookmark and Share

Tempo para esta quinta-feira e próximos dias no RS

24 de fevereiro de 2011 0
DESTAQUE:
A intensidade da chuva diminui, mas persiste até o fim de semana
 
SATÉLITE para 24/02 quinta-feira:
A área de baixa pressão que se formou ontem entre o Rio Grande do Sul, a Argentina e o Paraguai agora está entre o leste gaúcho e o mar e por isso, a quantidade de nuvens é maior sobre a faixa litorânea e o norte gaúcho. Entre o centro e o oeste do Rio Grande do Sul, o tempo está mais aberto nesta manhã de quinta-feira.
Ontem choveu em quase todo o Estado de acordo com a rede de estações meteorológicas da defesa civil do Estado.
Destaque para as cidades:
Tapejara com 90mm (59% da média),
Ivorá com 60mm (45% da média),
Quevedos com 59 (44% da média),
Mata com 55mm (42% da média),
São Francisco de Assis com 50mm (43% da média),
Alegrete com 48mm (44% da média),
Sobradinho com 47mm (36% da média),
Nova Esperança do Sul com 45mm (36% da média),
Passa Sete com 45mm (35% da média),
Sarandi com 45mm (31% da média),
Tramandaí com 45mm (32% da média).
No extremo sul gaúcho, os temporais chegaram durante a madrugada e em menos de 12 horas acumulou 107 mm na estação automática do INMET no Chuí que teve rajadas de 74km/h. Desde março de 2009 não chovia tão forte na cidade em tão pouco tempo. Com as chuvas já registradas anteriormente, o acumulado do mês gira em torno de 164 mm no Chuí (quase duas vezes a média do mês!). Porém, esse valor é pontual e nenhuma outra cidade do sul teve chuva tão intensa nos últimos dias e, portanto, isso não reverte o quadro da estiagem na Campanha.
PREVISÃO para 24/02 quinta-feira:
À medida que a área de baixa pressão se afasta para o mar, o tempo fica mais firme no interior e hoje não chove entre o centro e o oeste do Rio Grande do Sul. No norte e noroeste ainda tem pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria, porém, mas fracas do que ontem. A chuva mais forte fica sobre o litoral norte com acumulados em torno de 30mm nas próximas horas. A presença da área de baixa pressão entre o leste do Rio Grande do Sul e o oceano ainda provoca ventos fortes próximo à faixa litorânea nas próximas horas. Por conta da nebulosidade, a temperatura fica um pouco mais baixa no leste e nordeste do Rio Grande do Sul. Já o centro e o oeste ficam mais quentes, com máximas em torno de 32C no extremo oeste do Estado.
Em Porto Alegre, as pancadas de chuva são alternadas com períodos de melhoria que deixam a tarde abafada. As pancadas de chuva voltam no fim do dia, mas a partir de agora diminui a chance de temporais.
Litoral para 24/02 quinta-feira:
Ao chegar ao mar, a área de baixa pressão se transforma em um ciclone extratropical que gera ventos fortes e aumento da agitação marítima. As rajadas giram em torno de 50 a 70 km/h e as ondas chegam a 1,6m de altura.
 
PREVISÃO para 25/02 sexta-feira:
O ciclone extratropical que se formou sobre o mar se afasta do continente e deixa de influenciar o tempo no Rio Grande do Sul. Porém, novas áreas de instabilidade que se formam entre a Argentina e o Paraguai avançam para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. O dia começa com nebulosidade, mas as aberturas de sol e os ventos quentes do quadrante norte vão fazer a temperatura subir. Em grande parte do Estado a máxima gira em torno dos 30C e chega a quase 35C no extremo oeste. Durante a tarde as áreas de instabilidade se intensificam e as pancadas de chuva se espalham por grande parte do Estado até o fim do dia. A chuva tem menor volume e curta duração em comparação aos últimos dias, porém, ainda existe risco de temporais isolados, especialmente no oeste e na metade norte, com ventos da ordem de 50 km/h.
Em Porto Alegre, o sol aparece e a sexta-feira vai ser de calor, com 33°C de máxima. Tem alerta para temporais entre a tarde e a noite, com ventos que podem chegar aos 50 km/h.
Litoral para 25/02 sexta-feira:
Ventos fortes de nordeste deixam o mar bem agitado, com ondas de 1,4m de altura. Rajadas de 44 km/h.
 
PREVISÃO para 26/02 sábado:
O sábado fica bastante instável. As pancadas de chuva são alternadas com períodos de melhoria, mas chegam a qualquer hora. Por isso, o dia será pouco aproveitável para as atividades ao ar livre. Ainda existe risco para temporais localizados, especialmente entre o centro e o nordeste do Rio Grande do Sul, área que abrange a região serrana e o litoral norte. Mesmo com chuva, o dia fica abafado, mas não tão quente quanto na sexta-feira.
Em Porto Alegre, chove a qualquer momento e ainda tem chance de temporais com rajadas em torno de 50km/h. Devido à cobertura de nuvens, a temperatura não sobe muito. Mínima de 23 e máxima de 27C.
 
PREVISÃO para 27/02 domingo:
No domingo diminui bastante o risco de temporais e as chuvas se concentram entre o oeste e a metade norte do Rio Grande do Sul. As chuvas serão de baixo acumulado e curta duração em comparação aos dias anteriores. Por isso, o domingo fica mais aproveitável para as atividades ao ar livre. Já no litoral norte, os ventos de nordeste tornam o dia desagradável para o banhista.
 
REGIÃO SUL do Brasil hoje e próximos dias
 
24/02 – quinta-feira:
A área de baixa pressão que se formou ontem entre o Sul, a Argentina e o Paraguai atua agora entre o leste gaúcho, Santa Catarina e o Paraná e por isso, ainda tem condição de chuva forte nestas áreas nesta quinta-feira. Os ventos mais fortes atingem a faixa litorânea da Região e provocam agitação marítima. Apenas entre o centro e o oeste do Rio Grande do Sul o tempo fica mais firme e o sol deixa a tarde mais quente.
25/02 – sexta-feira:
A área de baixa pressão que se formou entre o Sul e a Argentina na quarta-feira chega ao oceano onde se transforma em um ciclone extratropical, mas deixa de influência o tempo no continente. Porém, outra área de baixa pressão se forma sobre a Argentina e avança para a Região Sul e por isso, a sexta-feira será mais um dia de chuva nos três Estados. As chuvas serão mais rápidas e com menor acumulado em comparação aos últimos dias, mas ainda com possibilidade de temporais no oeste e metade norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As rajadas de vento giram em torno de 50km/h.
 
26/02 – sábado:
No sábado, a área de baixa pressão sobre a Região Sul e uma frente fria no mar deixam o tempo fechado e com chuva a qualquer hora entre a metade norte gaúcha, Santa Catarina e oeste do Paraná, ainda com risco de temporais nessa área, porém, de forma mais isolada. No decorrer da tarde, as pancadas de chuva se espalham pelas outras regiões do Paraná.
 
27/02 – domingo:
No domingo, a frente fria atua entre Santa Catarina e o Paraná, mas os maiores volumes de chuva ficam concentradas sobre o oeste devido á propagação de áreas de instabilidade da Argentina e do Paraguai. No Rio Grande do Sul, as chuvas serão isoladas entre o oeste e a metade norte do Estado.
 
28/02 – segunda-feira e próximos dias:
Na primeira semana de março, uma massa de ar seco volta a atuar sobre o Rio Grande do Sul e o tempo firme vai favorecer o trabalho no campo. Chuvas intensas ainda atingem o leste catarinense, leste, norte e nordeste do Paraná até 5 de março.
 
Bookmark and Share

Tempo para esta quarta-feira no RS e região SUL

23 de fevereiro de 2011 0
DESTAQUE:
O alerta para temporais continua
 
SATÉLITE para 23/02 quarta-feira:
A frente fria se afastou do Rio Grande do Sul, mas a formação de uma área de baixa pressão entre a Argentina, Paraguai e o sul do Brasil deixa grande quantidade de nuvens sobre a metade oeste do Estado nesta manhã de quarta-feira.
No período da manhã tem chuva em algumas cidades do oeste gaúcho.
Em Uruguaiana, onde a chuva começou na madrugada, o acumulado até as 8h da manhã foi de 26 mm (24% da média).
De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 24 horas, os acumulados foram:
65 mm em Arroio do Tigre (49% da média),
40 mm em Bom Princípio (30% da média),
40 mm em Cruz Alta (31% da média),
45 mm em Não Me Toque (33% da média),
48 mm em Novo Hamburgo (40% da média),
40 mm em Osório (28% da média),
56 mm em Santo Antonio da Patrulha (37% da média),
40 mm em Santo Antonio do Planalto (29% da média),
52 mm em Tabaí (44% da média),
40 mm em Victor Graeff (29% da média).
A região de Cruz Alta é a que recebeu mais chuva neste mês. Até o momento o acumulado é de 276 mm e já é o dobro da média de fevereiro.
Foram ao todo, 10 dias de chuva na região, mas com eventos de chuva intensa, sendo que o acumulado chegou a 81 mm no dia 9 de fevereiro.
PREVISÃO para 23/02 quarta-feira:
No decorrer do dia, a área de baixa pressão desloca-se da Argentina para o Rio Grande do Sul e as chuvas passam a atingir grande parte do Estado. É grande o risco de temporais com ventos fortes e granizo, principalmente no centro, norte, noroeste e nordeste do Estado entre a tarde e a noite. As rajadas de vento podem variar entre 70 Km/h a 100 km/h. Em termos de volume de chuva, os maiores acumulados ficam entre o centro e o oeste, com acumulados entre 60 mm e 80 mm nas próximas 24 horas. O tempo fechado não deixa a temperatura subir muito e a máxima não passa dos 26°C na metade norte gaúcha. Já no sul do Estado, a chance de chuva é menor e a temperatura sobe um pouco mais na Campanha, com máximas em torno de 31°C em Bagé.
Em Porto Alegre, apesar da nebulosidade, a temperatura chega aos 27°C. As primeiras pancadas de chuva chegam decorrer da tarde, mas os temporais são esperados para a noite e madrugada, quando a chuva mais forte e os ventos podem provocar transtornos. São previstas rajadas de até 70 km/h. A mesma situação vale para o litoral norte.
Litoral para 23/02 quarta-feira:
Os ventos de nordeste ficam mais intensos e provocam aumento da agitação marítima. As ondas atingem 1,3m de altura.
 
PREVISÃO para 24/02 quinta-feira:
Na quinta-feira a área de baixa pressão ainda atua sobre o Rio Grande do Sul e o risco de temporais é maior na parte nordeste do Estado, área que abrange a Serra, o litoral norte e a Grande Porto Alegre. Alerta para temporais durante a madrugada, ainda com ventos da ordem de 70 km/h e grandes volumes de chuva. Durante a tarde, a intensidade da chuva diminui, mas as pancadas devem ser alternadas com períodos de melhoria até o fim do dia. No noroeste a intensidade da chuva diminui em relação à quarta-feira, mas as pancadas de chuva chegam a qualquer hora. No sul, as chuvas são de baixo volume, porém, os ventos fortes podem provocar transtornos. Já o extremo oeste fica com tempo seco e por lá, o sol até aparece e a temperatura sobe. A máxima chega aos 32C em Uruguaiana.
Em Porto Alegre, tem alerta para temporais durante a madrugada, com chuva forte e rajadas de vento de até 70 km/h. Durante a tarde e a noite, a chuva segue alternada com períodos de melhoria. A temperatura máxima não passa dos 25°C por conta da nebulosidade e da chuva.
Litoral para 24/02 quinta-feira:
Ventos fortes de nordeste deixam o mar bem agitado, com ondas de 1,6 m de altura. Rajadas de 51 km/h.
 
PREVISÃO para 25/02 sexta-feira:
À medida que a área de baixa pressão antiga se desloca para o mar, outra área de baixa pressão se forma na Argentina e no Paraguai e avança para o Rio Grande do Sul. Por isso, a sexta-feira vai ser de chuva em grande parte do Estado. Na Campanha, as chuvas são de baixo volume, já a metade norte continua com maiores acumulados. O risco de temporais com ventos fortes é maior no oeste e noroeste gaúcho.
Em Porto Alegre, a sexta-feira terá aberturas de sol pela manhã e o tempo fica abafado, com máxima de 31°C, mas volta a chover no decorrer da tarde.
 
PREVISÃO para 26/02 sábado:
No sábado o Rio Grande do Sul permanece sob a influência da área de baixa pressão que provoca mais um dia de chuva em grande parte do Estado. Está mantido o alerta para temporais com ventos fortes e granizo na metade oeste do Rio Grande do Sul.
 
REGIÃO SUL do Brasil hoje e próximos dias
 
23/02 – quarta-feira:
Áreas de instabilidade causam chuva em boa parte da Região Sul nesta quarta-feira.
A exceção fica por conta apenas do sul do Rio Grande do Sul, onde o tempo permanece seco.
Há risco de intensos temporais no leste do Paraná e de Santa Catarina, além do centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul.
Em Santiago, no oeste do Rio Grande do Sul, o acumulado chega a quase 75 mm ou 60% da média do mês de fevereiro. Os temporais vêm acompanhados de rajadas de vento que variam entre 50 km/h e 60 km/h no oeste do Rio Grande do Sul.
Por conta do excesso de nuvens, a temperatura máxima permanece baixa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Já no Paraná, o calor predomina, mesmo com as chuvas.
24/02 – quinta-feira:
Na quinta-feira, ainda chove em boa parte da Região Sul, com exceção da maior parte da região de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.
Temporais atingem o norte do Rio Grande do Sul (INCLUSIVE PORTO ALEGRE), o leste de Santa Catarina (INCLUSIVE FLORIANÓPOLIS) e o leste do Paraná (INCLUSIVE CURITIBA).
A temperatura máxima volta a aumentar em boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Nesta quinta-feira, a temperatura máxima ficará mais baixa em uma área bem menor, entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina.
 
25/02 – sexta-feira:
Na sexta-feira, a chuva novamente atinge boa parte da Região Sul, com exceção de áreas do centro e fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.
Temporais localizados atingem o centro e sul do Paraná, centro de Santa Catarina e o litoral e oeste do Rio Grande do Sul.
O calor aumenta cada vez mais em toda a Região Sul, com exceção da Serra de Santa Catarina, que permanece com uma temperatura máxima mais baixa.
 
26/02 – sábado:
No sábado, prosseguem as chuvas, com risco de temporais no oeste e litoral norte do Rio Grande do Sul, centro e sul de Santa Catarina e no norte e oeste do Paraná.
 
27/02 – domingo:
Já no domingo, o destaque vai para temporais entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
 
28/02: Próxima semana:
Na próxima semana, os temporais prosseguem sobre a Região Sul, porém as chuvas serão mais intensas ao longo do litoral dos três Estados.
Bookmark and Share

Tempo para o RS, região SUL e temperaturas mínimas

22 de fevereiro de 2011 0
DESTAQUE:
Temporais na metade norte do RS persistem até o fim de semana
Tempo fechado faz a temperatura máxima cair
 
SATÉLITE para 22/02 – terça-feira:
A frente fria que chegou durante o fim de semana ainda está parada entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Além da frente fria, as instabilidades que se formam entre a Argentina e Paraguai também são responsáveis pela grande quantidade de nuvens que cobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira.
Segundo os dados da defesa civil, a chuva acumulada até as 8h de hoje são:
Jari (100 mm – 77% da média),
Vacaria (60 mm – 39% da média),
Sertão (74 mm – 49% da média),
Inhacorá (77 mm – 59% da média),
Erechim (60 mm – 38% da média),
Ciriaco (60 mm – 41% da média),
Benjamin Constant do Sul (75 mm – 46% da média).
PREVISÃO para 22/02 – terça-feira:
A frente fria, as áreas de instabilidade e a umidade da Amazônia geram nuvens e chuva em grande parte do Rio Grande do Sul ao longo desta terça-feira.
As chuvas de maior volume continuam concentradas sobre o oeste, noroeste, norte e nordeste do Rio Grande do Sul.
Já entre o centro e o sul do Estado, as chuvas são mais isoladas e de baixo volume.
O tempo fica abafado em função dos ventos do quadrante norte, porém, a grande quantidade de nuvens, não deixa a temperatura subir muito.
O oeste fica com temperatura mais alta, mas mesmo assim, a máxima não passa dos 30°C.
Em Porto Alegre, tempo nublado com chuva alternada com períodos de melhoria ao longo do dia. Máxima de 28C.
Litoral para 22/02 – terça-feira:
Tempo nublado com chuvas alternadas com períodos de melhoria. Ventos predominantes de sudeste, com rajadas em torno de 20 km/h e ondas em torno de 1m.
 
PREVISÃO 23/02 – quarta-feira:
A frente fria se afasta do Rio Grande do Sul, porém, a formação de uma área de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai deixa o tempo chuvoso na quarta-feira, pelo menos na metade norte do RS.
Essa área de baixa pressão é alimentada pelos ventos úmidos da Amazônia e deve provocar elevados volumes de chuva, com acumulados de mais de 60 mm nas cidades do norte e do noroeste gaúcho.
A metade norte do Estado também é a região preferencial para temporais com granizo e vendavais com rajadas de 70 a 100 km/h.
Apenas no extremo sul, a previsão é de tempo seco, mas com grande quantidade de nuvens.
O tempo fechado e com chuva impede a elevação da temperatura que não passa dos 26°C em grande parte do Rio Grande do Sul.
Em Porto Alegre, o tempo fica fechado com chuva principalmente durante a tarde e a noite e máxima de 26°C.
Litoral para 23/02 – quarta-feira
Os ventos ganham força e as rajadas chegam a 30 km/h, o que provoca aumento da agitação marítima. As ondas chegam a 1,3m de altura.
 
PREVISÃO para 24/03 quinta-feira:
Na quinta-feira o risco de temporais é maior sobre o nordeste do Rio Grande do Sul, área que abrange a Serra Geral, o litoral norte e a Grande Porto Alegre.
O tempo fica fechado e chove a qualquer hora, com acumulados em torno de 40 mm a 50 mm.
Essa área está sujeita também a ventos fortes (70 km/h) e granizo.
A chuva não deixa a temperatura subir e a máxima fica baixa nesta região.
Nas outras as pancadas de chuva são alternadas com períodos de melhoria e por isso, a temperatura fica um pouco mais alta, com máxima em torno de 29°C no noroeste.
Na região da Campanha, as chuvas são de baixo volume.
Em Porto Alegre, aumenta o risco de temporais em relação à quarta-feira. O dia fica chuvoso e os ventos podem chegar a 70 km/h. A temperatura não passa dos 25°C.
 
PREVISÃO para 25/03 sexta-feira:
A área de baixa pressão que se formou na quarta-feira enfraquece, porém novas áreas de instabilidade provenientes da Argentina avançam para o Rio Grande do Sul e os temporais voltam a atingir a faixa entre o oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, onde há os maiores volumes acumulados de chuva na sexta-feira. Na metade leste do Estado, os períodos de melhoria até favorecem a elevação da temperatura e deixa a tarde mais abafada, mas as pancadas de chuva voltam até o fim do dia.
REGIÃO SUL do Brasil hoje e próximos dias
 
22/02 – terça-feira:
Uma frente fria causa chuvas em boa parte da Região Sul nesta terça-feira. Apenas no sul do Rio Grande do Sul e em parte do norte do Paraná, o risco é um pouco menor. O acumulado promete ser alto e há risco de temporais sobre o norte e oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (INCLUSIVE FLORIANÓPOLIS) e no leste e sul do Paraná (INCLUSIVE CURITIBA). Por conta do excesso de nuvens, a temperatura máxima permanece baixa no norte do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e sul do Paraná. Por outro lado, o calor predomina no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul e no centro e norte de Santa Catarina.
23/02 – quarta-feira:
Na quarta-feira, a frente fria ganha ainda mais intensidade e traz temporais com elevado acumulado de chuva no oeste, centro e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (INCLUSIVE FLORIANÓPOLIS) e o leste do Paraná (INCLUSIVE CURITIBA). O acumulado de chuva passa dos 60 mm em várias localidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, agravando ainda mais a situação do sul catarinense, já atingido por um forte temporal na noite de segunda-feira. Rajadas de vento de mais de 70 km/h atingem o noroeste do Rio Grande do Sul, especialmente no período da tarde. O excesso de nuvens deixa o tempo fechado, com chuvas constantes e temperatura máxima baixa no leste do Paraná, Santa Catarina e no norte e oeste do Rio Grande do Sul. O calor predomina somente no sul do Rio Grande do Sul e na maior parte do Paraná.
 
24/02 – quinta-feira:
Na quinta-feira, novamente chove forte sobre o centro e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (FLORIANÓPOLIS) e no leste e oeste do Paraná (CURITIBA). O acumulado de chuva varia entre 20 mm e 50 mm nestas áreas. Apenas a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai deve ter um dia com tempo mais seco. A temperatura máxima permanece baixa em boa parte da Região por conta da grande quantidade de nuvens.
 
25/02 – sexta-feira:
Na sexta-feira, novamente a chuva atinge toda a Região, com risco de temporais no leste do Paraná, norte de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.
 
26/02 – Sábado em diante:
Entre 26 de fevereiro e 02 de março, a chuva enfraquece, mas ainda não pára completamente sobre a Região Sul.
Bookmark and Share

Tempo nesta segunda-feira no RS e região SUL -

21 de fevereiro de 2011 0
DESTAQUE:
Chuvas fortes atingem a metade norte no Estado nesta semana
 
SATÉLITE para 21/02 segunda-feira:
Na última semana, o tempo seco ajudou os produtores na colheita no arroz e do milho no Rio Grande do Sul. Apesar do tempo firme da semana passada, as chuvas intensas do começo do mês fizeram que várias cidades atingissem a média de fevereiro ainda na primeira quinzena.
Em Cruz Alta, o acumulado de 229 mm em apenas 9 dias de chuva representa um desvio de 78% acima da média.
Durante o fim de semana voltou a chover por conta de uma frente fria que passou pelo Estado. As chuvas foram localizadas, porém fortes em alguns pontos.
No sábado, os maiores acumulado foram de 37 mm em Bento Gonçalves (28% da média) e 69 mm em Caxias do Sul (46% da média). No domingo, choveu 39 mm em Palmeira das Missões (28% da média) e 36 mm em Frederico Westphalen (25% da média).
Agora, a frente fria está fraca, entre o litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, porém, áreas de instabilidades que se formaram no Paraguai e na Argentina deixam nebulosidade sobre o oeste e a metade norte do Rio Grande do Sul.

PREVISÃO para 21/02 segunda-feira:
Além da frente fria que está parada entre o litoral gaúcho e catarinense, as instabilidades também provocam pancadas de chuva no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Entre o centro e o sul gaúchos, a chuva é isolada e de baixo volume. Já no oeste e no norte, chove de forma mais generalizada. Existe maior risco de temporais, com rajadas de vento em torno de 70 km/h no noroeste do Estado.
Em Porto Alegre, faz calor, com máxima em torno de 30°C e tem pancadas de chuva, ainda de forma isolada no fim do dia.
Litoral para 21/02 segunda-feira:
Os ventos que sopram contra geram ondas em torno de 1m de altura no litoral norte gaúcho.
 
PREVISÃO para 22/02 terça-feira:
As áreas de instabilidade que avançam da Argentina vão deixar a metade norte do Rio Grande do Sul com tempo mais fechado na terça-feira. As pancadas de chuva chegam a qualquer hora e são alternadas com períodos de melhoria. Essas chuvas podem vir na forma de temporais, com ventos em torno de 70 km/h e queda de granizo, especialmente no noroeste gaúcho. Devido ao tempo fechado, a temperatura máxima cai em relação a desta segunda-feira e na metade norte gaúcha os termômetros ficam na marca dos 26°C. No oeste, onde ocorrem algumas aberturas de sol, continua quente, com temperatura de mais de 30°C. Já o extremo sul gaúcho segue sem chuva.
Em Porto Alegre, a terça-feira também fica com tempo mais nublado do que hoje e a máxima gira em torno dos 28°C. As pancadas de chuva chegam no decorrer da tarde.
Litoral para 22/02 terça-feira:
Os ventos de sudeste com rajadas em torno de 19 km/h geram ondas em torno de 1,1m de altura.
 
PREVISÃO para 23/02 quarta-feira:
A frente fria se afasta do Rio Grande do Sul, mas o Estado permanece sob a influência de áreas de instabilidade e por isso, as pancadas de chuva ainda atingem grande parte do Rio Grande do Sul. Como essas instabilidades se formam na Argentina e avançam para o Brasil, as chuvas chegam com maior intensidade no noroeste gaúcho, onde é maior o risco de temporais. A grande quantidade de nuvens não deixa a temperatura máxima subir muito e os termômetros variam entre 26°C e 29°C em quase todo o Estado. O sul segue sem chuva.
Em Porto Alegre, a quarta-feira permanece com grande quantidade de nuvens, mas ainda abafada. A máxima gira em torno dos 29°C. Tem pancadas de chuva durante a tarde e a noite.
 
PREVISÃO para 24/02 quinta-feira:
A quinta-feira ainda vai ser mais um dia com chuva em grande parte do Estado, ainda devido à atuação de áreas de instabilidade. Mais uma vez, chove forte entre o norte e o noroeste que permanecem com as temperaturas amenas devido à grande quantidade nuvens.
Em Porto Alegre seguem as condições favoráveis a pancadas de chuva com um abafamento expressivo.
 
REGIÃO SUL do Brasil hoje e próximos dias
 
21/02 segunda-feira:
Uma frente fria avança pela Região Sul, onde causa chuva no oeste e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no leste e sul do Paraná. Temporais atingem o noroeste do Rio Grande do Sul e o leste de Santa Catarina, INCLUSIVE FLORIANÓPOLIS.
Por outro lado, o risco de chuva será menor na Metade Sul do Rio Grande do Sul e no centro e norte do Paraná. Mesmo com as chuvas, o calor predomina em boa parte da Região.

22/02 terça-feira:
A frente fria ainda traz chuva ao Paraná, Santa Catarina e ao centro, norte e oeste do Rio Grande do Sul. Temporais atingem a costa do
Paraná, o litoral e o sul de Santa Catarina e o norte e oeste do Rio Grande do Sul. Apenas a Metade Sul do Rio Grande do Sul tem menor potencial para chuva nesta terça-feira. A temperatura máxima despenca entre Santa Catarina e o norte e oeste do Rio Grande do Sul, indicando um dia com tempo fechado e chuvoso. Por outro lado, o calor predomina no Paraná e no centro e sul do Rio Grande do Sul.
 
23/02 quarta-feira:
Na quarta-feira, apesar do afastamento da frente fria, áreas de instabilidade ainda causam chuva generalizada sobre boa parte da Região Sul. Apenas no sul do Rio Grande do Sul, o risco de chuva é menor. Há risco de temporais localizados no nordeste e oeste do Rio Grande do Sul, centro e norte de Santa Catarina e no leste e oeste do Paraná (CURITIBA). A temperatura máxima permanece baixa no sul do Paraná, Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul, indicando mais um dia com tempo fechado e chuvoso. Por outro lado, o calor predomina na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e noroeste do Paraná.
 
24-25/02 quinta-feira e sexta-feira:
Na quinta e na sexta-feira, novamente a chuva atinge toda a Região, com risco de temporais no leste do Paraná, norte de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.
 
26/02 sábado em diante:
Entre 26 de fevereiro e 02 de março, a chuva enfraquece, mas ainda não pára completamente sobre a Região Sul.
 
Bookmark and Share

Tempo no RS para segunda-feira e próximos dias

20 de fevereiro de 2011 0
DESTAQUE:
Semana com temporais entre o norte e o oeste gaúcho
 
SATÉLITE para 20/02 domingo:
O sábado foi de calor no Rio Grande do Sul.
Em Santa Rosa, a máxima foi de 33,9°C e Porto Alegre teve máxima de 31°C.
Apesar de isoladas, teve chuvas fortes devido à aproximação de uma frente. O acumulado do sábado foi de 37 mm em Bento Gonçalves (28% da média) e 19 mm em Santo Augusto (14% da média).
Na madrugada do domingo também teve chuva em algumas localidades. O acumulado foi de 17 mm em Frederico Westphalen (12% da média).
Como a frente fria chegou fraca, o tempo abriu em grande parte do Rio Grande do Sul ainda na manhã do domingo.
 
PREVISÃO para 21/02 segunda-feira:
Além da presença da frente fria entre o norte gaúcho e Santa Catarina que deixa a segunda-feira com maior quantidade de nuvens, ocorre também formação de uma área de baixa pressão na costa entre os dois Estados. Por isso, o litoral norte gaúcho fica com nuvens e com pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria. Existe risco de temporais localizados no litoral norte.
A segunda-feira vai ser de sol em grande parte do Rio Grande do Sul e a temperatura máxima passa dos 30°C em grande parte do Estado.
Apenas o leste, que sofre a influência dos ventos vindos do mar fica com temperatura um pouco mais baixa.
Entre a tarde e noite ocorrem pancadas de chuvas no norte, noroeste e oeste gaúchos devido à formação de áreas de instabilidade com acumulados em torno de 15 mm.
Em Porto Alegre, ocorrem algumas aberturas de sol pela manhã e a temperatura chega aos 29°C. Tem pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite.
Litoral para 21/02 segunda-feira:
Apesar da passagem da frente fria, as condições marítimas permanecem estáveis e as ondas não passam de 1m de altura.
 
PREVISÃO para 22/02 terça-feira:
Áreas de instabilidade que avançam vindas da Argentina para o Brasil deixando o interior gaúcho com maior quantidade de nuvens na terça-feira e por isso, o calor diminui no noroeste e no oeste em relação à segunda-feira.
As chuvas que são alternadas com períodos de melhoria se espalham por grande parte do Estado, porém, o risco de temporais é maior entre o oeste e o noroeste, com risco de rajadas de vento e queda de granizo.
Em Porto Alegre, a terça-feira terá algumas aberturas de sol pela manhã e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite. Máxima de 30°C.
 
PREVISÃO para 23/02 quarta-feira:
As instabilidades que avançam da Argentina mantêm o risco de temporais no Rio Grande do Sul. Os acumulados giram em torno dos 60 mm no oeste do Estado. Essa chuva é bem vinda para a elevação dos reservatórios, porém, os temporais com queda de granizo e ventos fortes podem provocar transtornos.

PREVISÃO para 23-24/02 – quinta-feira e sexta-feira:
Na quinta-feira e também na sexta-feira, as chuvas atingem grande parte do Rio Grande do Sul.
 
 
PREVISÃO para 25-26/02 – sábado e domingo:
Durante o fim de semana, uma massa de ar seco avança pelo estado e deixa o tempo seco e firme até o início de março no Rio Grande do Sul.
 
Bookmark and Share

Tempo para esta sexta-feira e fim-de-semana no RS

18 de fevereiro de 2011 0
DESTAQUE:
Frente fria chega fim de semana com pouca chuva
O calor diminui no domingo
 
SATÉLITE para 18/02 sexta-feira
A massa de ar frio e seco que provocou queda da temperatura no começo da semana também foi responsável por tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul nos últimos dias.
Apenas o litoral norte recebeu chuva nos últimos dias e o tempo seco na maior parte do Estado favorece o avanço da colheita do milho e do arroz.
Nos primeiros dias da semana, a temperatura foi amena, mas as últimas tardes já foram de calor. Ontem, a máxima foi de 34°C em São Gabriel e de 33,9°C em Dom Pedrito e Uruguaiana.
Em Porto Alegre, a máxima foi de 30,2°C. Na Serra, o frio diminui e a mínima hoje foi de 14,1°C em São José dos Ausentes, com sensação térmica de 8°C.
Exemplo dos últimos dias, nesta sexta-feira a quantidade de nuvens é pequena sobre o Rio Grande do Sul, mas já é possível observar o avanço de uma frente fria pela Argentina em direção ao Brasil.

PREVISÃO para 18/02 sexta-feira
Com poucas nuvens e sol forte, a temperatura sobe um pouco mais do que nos últimos dias. No oeste, a máxima chega perto dos 35°C e em grande parte do Rio Grande do Sul, a temperatura máxima gira em torno dos 32°C. Chuvas apenas isoladas e passageiras sobre o norte e o noroeste do Estado por conta de áreas de instabilidade que se propagam de Santa Catarina. A noite fica um pouco mais abafada do que nos últimos dias.
Em Porto Alegre, tempo firme, com poucas nuvens. A temperatura chega aos 30°C.
LITORAL para 18/02 sexta-feira
A agitação marítima diminui e as ondas não passam de 1m de altura, com ventos predominantes de leste.
 
PREVISÃO para 19/02 sábado
O sábado será de sol na maior parte do Rio Grande do Sul ao longo da manhã. Por isso, o calor continua. A frente fria que avança da Argentina chega bem fraca ao Rio Grande do Sul e por isso, somente no decorrer da tarde é que a nebulosidade aumenta. As chuvas continuam bem isoladas sobre a faixa norte do Estado. Apesar da passagem da frente fria, metade sul segue com tempo seco.
Em Porto Alegre, o sol pela manhã garante a elevação da temperatura que chega aos 30°C. No meio da tarde ocorrem pancadas de chuva que são isoladas e de baixo volume.
LITORAL para 19/02 sábado
Mar calmo com ondas abaixo de 1m de altura e ventos de leste/sudeste com rajadas de 14 km/h.
 
PREVISÃO para 20/02 domingo
No domingo a frente fria afasta-se para Santa Catarina, mas as áreas de instabilidade ainda provocam pancadas de chuva sobre a parte norte do Estado. Na faixa litorânea que vai do norte ao sul gaúcho são os ventos úmidos do mar que deixam o céu com mais nebulosidade e chuva fraca alternada com alguns períodos de melhoria. Devido à maior quantidade de nuvens e aos ventos úmidos, o calor diminui na faixa litorânea e a temperatura máxima gira em torno dos 26°C. Já o centro e o oeste gaúchos que terão tempo aberto e sol mais forte terão máxima entre 30°C e 32°C.
Em Porto Alegre, ocorrem algumas aberturas de sol pela manhã que deixam o domingo abafado, com máxima de 28°C, mas os ventos do mar provocam chuviscos no decorrer da tarde. 
PREVISÃO para 21/02 segunda-feira
Na segunda-feira, áreas de instabilidade ainda provocam pancadas de chuvas sobre o norte do Rio Grande do Sul. Entre o centro e sul do Estado, a presença de uma massa de ar seco garante um começo de semana com tempo firme.
  
REGIÃO SUL do Brasil hoje e próximos dias
 
18/02 – sexta-feira:
Nesta sexta-feira, a chuva continua do leste catarinense ao litoral do Paraná, porém cada vez mais observamos períodos de melhoria. No interior as chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas, concentradas principalmente nestes dois Estados. O Rio Grande do Sul tem sol e calor, com uma pequena chance de chuva na Serra e no Litoral Norte.

19/02 – sábado:
Sábado com chuva de verão no sul do Brasil. O sol aparece em todas as regiões, inclusive no Litoral, o que permite temperaturas da tarde mais elevadas. No fim da tarde e noite, ocorrem chuvas em forma de pancadas isoladas, no geral com baixos volumes acumulados. Essa chuva se concentra entre o extremo norte gaúcho e o Estado do Paraná, passando por Santa Catarina. Uma nova frente fria chega ao litoral sul do Rio Grande do Sul, mas este sistema é fraco e não chega a mudar o tempo de forma significativa. 
20/02 – domingo:
No domingo, a frente fria avança pela costa do Rio Grande do Sul, onde devemos ter algumas chuvas isoladas. No interior do Estado essa frente fria quase não influencia no tempo, apenas com maior quantidade de nuvens no Centro e no Oeste. As pancadas de chuva novamente se concentram entre o norte gaúcho e o Paraná, mais associadas ao calor do que à frente fria.
 
Os primeiros dias da próxima semana seguem com pancadas de chuva na faixa entre o norte do Rio Grande do Sul e o Estado do Paraná.
  
Bookmark and Share

Tempo para esta quinta-feira no RS e região SUL

17 de fevereiro de 2011 0
DESTAQUE:
Pouca chuva se mantém para os próximos dias
Temperatura em elevação próximos dias
 
SATÉLITE para 17/02 – quinta-feira -
As áreas de instabilidade que atingiram ontem o litoral norte do Rio Grande do Sul provocaram chuvas em 51 mm na cidade de Torres (37% da média). Desde a noite de ontem, as áreas de instabilidade enfraqueceram e no momento não chove mais na região. O “nordestão” também enfraqueceu e agora o vento é de oeste no litoral norte. Hoje, uma massa de ar seco atua em grande parte do Rio Grande do Sul e deixa a manhã desta quinta-feira com poucas nuvens. O frio também diminuiu e a madrugada foi mais quente em quase todo o Estado. Em São José dos Ausentes, a mínima foi de 13,6°C, porém, os ventos de 26 km/h produziram sensação térmica de 6°C. Porto Alegre teve mínima de 22,1°C segundo a estação automática do INMET (1,7°C acima de ontem). A mínima mais alta foi em Rio Grande com 23,4°C.
Apesar do ‘La Ninã’ que provoca estiagem na metade sul do Rio Grande do Sul desde outubro do ano passado, os produtores do norte e noroeste comemoram a boa safra do milho, agora em fase de colheita. Neste mês, a região do Planalto foi bastante beneficiada pelas chuvas. Dos 17 dias de fevereiro, em 10 teve chuva e em grande parte das cidades, a chuva já atingiu a média do mês. Já na região de Cruz Alta, teve chuvas mais intensas na primeira quinzena e o acumulado já supera em 70% a média de fevereiro. A trégua na chuva veio em um bom momento e os produtores aproveitam o tempo mais seco para acelerar a colheita do milho.

PREVISÃO para 17/02 – quinta-feira -
O tempo aberto faz a temperatura subir e o calor aumenta em relação aos últimos dias. A máxima gira entre 32 e 35C em grande parte das cidades entre o centro e o oeste do Rio Grande do Sul. Os ventos mais frios do mar não deixam a temperatura subir tanto no extremo sul que fica com máxima em torno dos 28C. No fim da tarde ocorrem chuvas isoladas e de baixo volume entre o norte e o noroeste, junto à divisa com Santa Catarina. Em grande parte do Rio Grande do Sul a terça-feira termina com tempo firme.
Em Porto Alegre, a temperatura chega aos 30°C e devido ao calor chove de forma isolada no meio da tarde.
LITORAL para 17/02 – quinta-feira -
Com o enfraquecimento do “nordestão” a agitação marítima diminui e as ondas oscilam em torno de 1m de altura. Hoje não chove no litoral norte. 
PREVISÃO para 18/02 – sexta-feira -
A temperatura mínima permanece estável e não se sentirá muita diferença em relação à madrugada anterior. Nesta sexta-feira tem sol desde cedo e o tempo firme favorece a rápida elevação das temperaturas que ficam acima dos 32°C em grande parte do Estado. Entre a tarde e o começo da noite ocorrem pancadas isoladas de chuva no noroeste e no nordeste gaúcho. Essas chuvas ainda são de baixo volume.
Em Porto Alegre, o sol predomina desde cedo e o calor aumenta. A máxima chega aos 31°C. No meio da tarde ocorrem pancadas de chuva isoladas e passageiras.
LITORAL para 18/02 – sexta-feira -
Os ventos sopram de leste/sudeste com rajadas de 13km/h e a agitação marítima diminui. As ondas não passam de 1m de altura.
 
PREVISÃO para 19/02 – sábado -
O sábado será bastante aproveitável, tanto para atividades de lazer como para a continuidade da colheita do milho e do arroz, já que o tempo continua firme na maior parte do Estado e com sol desde as primeiras horas da manhã. A tarde será de calor e apenas na faixa norte do Estado ocorre pancada de chuva isolada no fim do dia.
Em Porto Alegre, sábado de sol e calor com máxima de 32°C e pancadas rápidas de chuva no meio da tarde.
 
PREVISÃO para 20/02 – domingo -
O domingo será mais um dia bastante aproveitável e o tempo segue seco sobre a metade sul do Rio Grande do Sul. Na faixa norte o domingo começa com sol, mas a formação de área de instabilidade provoca pancadas de chuva no meio da tarde.

REGIÃO SUL do Brasil hoje e próximos dias
 
17/02 quinta-feira:
Nesta quinta-feira, a chuva continua no leste dos Estados de Santa Catarina e Paraná, por conta dos ventos úmidos do mar. No interior da Região ocorrem pancadas de chuva típicas de verão, alternadas com períodos de sol e calor, desde o norte gaúcho até o oeste e norte do Paraná. O oeste e o sul do Rio Grande do Sul seguem com tempo aberto e com temperaturas elevadas à tarde.

18/02 sexta-feira:
A chuva continua do leste catarinense ao litoral do Paraná, porém cada vez mais observamos períodos de melhoria. No interior as chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas, concentradas principalmente nestes dois Estados. O Rio Grande do Sul tem sol e calor, com uma pequena chance de chuva na Serra e no Litoral Norte.
 
19/02 sábado:
Sábado com chuva de verão no sul do Brasil. O sol aparece em todas as regiões, inclusive no Litoral, o que permite temperaturas da tarde mais elevada. No fim da tarde e noite, ocorrem chuvas em forma de pancadas isoladas, no geral com baixos volumes acumulados. Essa chuva se concentra entre o extremo norte gaúcho e o Estado do Paraná, passando por Santa Catarina.
 
20/02 domingo:
No domingo, uma frente fria chega pelo oceano no Rio Grande do Sul, mas não chega a organizar chuvas generalizadas na Região. As chuvas continuam em forma de pancadas na faixa norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.
 
Bookmark and Share

Tempo para o RS nesta quarta-feira e próximos dias

16 de fevereiro de 2011 0
DESTAQUE:
Pouca chuva nos próximos
Temperatura em elevação
 
SATÉLITE para 16/02 quarta-feira
A quarta-feira teve madrugada um pouco mais fria do que ontem na região serrana. Em São José dos Ausentes, a mínima foi de 12,3°C.
Foi a menor temperatura desde 1° de janeiro, quando a mínima registrada foi de 10,6°C. Como os ventos ainda são fortes, aproximadamente 55 km/h, a sensação térmica está bem mais baixa, em torno de 3,6°C. A temperatura mínima caiu também no litoral norte e em Torres, a mínima foi de 20,2°C. A madrugada mais fria antes disso foi em 14 de janeiro, quando a temperatura caiu a 20°C.
Em Porto Alegre, a mínima ficou em 20,4°C segundo a estação automática do INMET (2 graus acima da mínima registrada ontem).
Em grande parte do Rio Grande do Sul a quarta-feira começou com tempo aberto por influência da massa de ar frio e seco que desde ontem atua sobre o Estado. Porém, desde a madrugada, o “Nordestão” voltou a atuar no litoral norte gaúcho e já provoca chuva que no momento é fraca, mas as rajadas de vento já chegaram a 32 km/h.

PREVISÃO para 16/02 quarta-feira
No litoral norte chove a qualquer hora do dia por influência do “nordestão” e a nebulosidade não deixa a temperatura subir muito. A máxima gira em torno dos 27°C. A maior parte do Estado fica com tempo aberto e o sol garante a elevação das temperaturas ao longo da manhã. A tarde fica um pouco mais quente do que ontem e em várias cidades do oeste, a temperatura passa dos 32°C. Áreas de instabilidade que se formam durante a tarde provocam chuvas isoladas no norte gaúcho no fim do dia, mas essas pancadas de chuva não chegam a prejudicar a colheita do milho.
Em Porto Alegre, a quarta-feira fica com variação de nuvens associada aos ventos úmidos do mar, porém, o dia segue sem chuva. Máxima de 29°C.
LITORAL para 16/02 quarta-feira
O “nordestão” deixa o mar mais agitado do que nos últimos dias, com ondas em torno de 1,2m de altura e ventos entre 30 e 40 km/h.
 
PREVISÃO para 17/02 quinta-feira
A massa de ar frio perde força e a madrugada da quinta-feira fica quente em todo o Estado. A temperatura mínima gira em torno dos 20°C na maior parte do Rio Grande do Sul, enquanto na região de São José dos Ausentes, os termômetros caem a 13°C ao amanhecer. A quinta-feira já começa com tempo aberto e o sol forte garante mais uma tarde de calor, com máxima acima dos 32°C em grande parte do Estado e até 35°C na fronteira oeste. As chuvas que se formam entre o meio da tarde e começo da noite sobre o norte gaúcho são de baixo volume e isoladas. No litoral norte, o “nordestão” provoca pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria.
Em Porto Alegre, o tempo fica firme, apenas com variação de nuvens ao amanhecer e no fim do dia, mas com sol forte por vários momentos. A sensação de calor aumenta. Mínima de 22°C e máxima de 32°C.
LITORAL para 17/02 quinta-feira
Ventos com aproximadamente 30 km/h e direção predominante de leste/nordeste geram ondas com 1,2m de altura.
 
PREVISÃO para 18/02 sexta-feira
A madrugada da sexta-feira será um pouco mais abafada em comparação ao dia anterior, especialmente na metade sul do Estado, que terá mínima acima dos 20°C. Em São José dos Ausentes, a mínima permanece na marca dos 13°C. Uma massa de ar seco atua sobre o Estado e deixa o tempo firme na sexta-feira, com predomínio de sol na maior parte do dia. Apenas na região serrana ainda chove de forma isolada no meio da tarde. As demais regiões seguem com tempo firme e temperatura máxima alta.
Em Porto Alegre, o sol predomina na maior parte do dia. Mínima de 23°C e máxima de 32°C.
 
PREVISÃO para 19/02 sábado
No sábado segue o domínio da massa de ar seco que garante mais um dia ensolarado e quente no Estado.
 
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS
NO DIA 16-fev-2011 (quarta-feira)
 
Rio Grande do Sul
INTERIOR
12.3°C São José do Ausentes
PORTO ALEGRE
20.4°C
Santa Catarina
INTERIOR
9.2°C Urubici
FLORIANÓPOLIS
19.5°C
Paraná
INTERIOR
15.6°C Inácio Martins
CURITIBA
17.4°C
  
REGIÃO SUL do Brasil hoje e próximos dias
 
16/02 quarta-feira:
A chuva diminui de intensidade, mas ainda cobre o leste dos Estados de Santa Catarina e do Paraná, onde chove a qualquer momento do dia. Mantém-se o risco de transtornos, tais como deslizamento de encostas e escorregamentos no litoral catarinense, no Vale do Itajaí e em toda a faixa leste do Paraná. No interior dos dois Estados o sol aparece, mas ocorrem pancadas de chuva típicas de verão. No Rio Grande do Sul, temos chuva isolada e típica de verão, associada ao calor, na faixa norte e áreas de divisa com Santa Catarina.

17/02 quinta-feira:
A chuva continua no leste dos Estados de Santa Catarina e Paraná, por conta dos ventos úmidos do mar. No interior da Região ocorrem pancadas de chuva, alternadas com períodos de sol, desde o norte gaúcho até o oeste e norte do Paraná. O oeste e o sul do Rio Grande do Sul seguem com tempo aberto e com temperaturas elevadas à tarde.
 
18/02 sexta-feira:
Nesta sexta-feira, a chuva não dá trégua ao leste catarinense e ao Paraná. Os ventos úmidos do mar ainda causam chuva a qualquer momento no litoral de Santa Catarina e no leste paranaense. No interior as chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas, concentradas principalmente nestes dois Estados. O Rio Grande do Sul tem sol e calor, com uma pequena chance de chuva na Serra e no Litoral Norte.
 
No fim de semana:
As chuvas ficam cada vez mais isoladas e alternadas com períodos de sol e calor. No leste catarinense e no litoral do Paraná o sol aparece e a temperatura sobe, mas ainda devemos ter pancadas de chuva. Uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul na segunda-feira.
 
Bookmark and Share