Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de março 2011

Quinta-feira mais ensolarada mas ainda há risco de chuva

31 de março de 2011 0

O dia começou com formação de nevoeiros no centro e oeste do Estado.  Segundo a base aérea de Santa Maria a visibilidade foi reduzida para apenas 100 metros. Na parte norte, onde ainda ontem houve registro de altos acumulados de chuva o sol rertornou e deixa as temperatu5ras mais elevadas neste fim de manhã.

Ontem as 11h00 o INMET registrava 13°C em Sao José dos Ausentes e hoje já faz 18°C. Em Erechiom a situação é a mesma, ontem as 11h00 fazia 15,7°C e hoje no mesmo horario já temos 21,3°C.

Nas próximas horas, o risco de chuva isolada e de volumes mal distribuidos não está afastada, póios apesar do tempo mais aberto e do aquecimento a umidade relativa do  segue elevada e acima de 75% com risco de formacao de nuvens de chuva em pontos isoladas durante a tarde, sobretudo nas regioes do norte gaúcho. Em grande parte do Estado, a quinta-feira será de sol e aquecimento, com maximas que irão chegar a 30°C.


Amanhã uma frente fria avança rapidamente com fraca intensidade pelo mar deixano assim o ceu mais nublado no sul e no leste com risco de chuvas esparsas ao longo do dia.  No interior o ar seco predomina e garante mais um dia agradavel com predominio de  sol e temperaturas em elevacao durante a tarde. As maximas poderao ultrapassar os 30°C.

Na Grande Porto Alegre, teremos mais um dia de variação de nuvens alternando com periodos de sol e risco de chuvas rapidas e isoladas. As temperaturas oscilam entre 18°C e 29°C.


Bookmark and Share

A chuva persiste no norte do Estado

30 de março de 2011 0

Segundo da estação do INMET a chuva persistente que atinge Erechim desde as 7h00 da manhã já acumulou 86,2 mm  o que corresponde a 59% da média histórica mensal. A temperatura é de 15,9°C com umidade relativa do ar de 98%.

É importante ressaltar que são 6 dias consecutivos de chuva na região e que o solo encharcado associado a chuva contínua mantém o risco de deslizamentos da terra e queda de barreiras na região.

A estação meteorológica do GRUPO RBS registrou 62,6 mm em Erechim desde as 00h00

Nas próximas horas, a instabilidade nao deixa o norte gaucho mantendo assim as baixas temératuras e o risco de deslizamentos de terra na região. Já do centro ao sul do Estado o tempo seco permanece e mantém as temperaturas mais agradáveis durante a tarde.

Durante a quinta-feira a massa de ar seco continua atuando mais ao sul do Estado, região que irá concentrar a maior amplitude térmica com temperaturas mínimas mais baixas entre  a campanha e a zona sul e durante a tarde o predominio de sol irá favorecer maximas em torno de 30°C.

Na faixa norte do Estado, sobretudo, nas regiões de divisa com SC a instabilidade mantém a cobertura de nuvens e a previsão de pancadas de chuva a qualquer hora. Como conseqeuncia do tempo fechado a temperatura não sobe muito durante a tarde.

Para Região Metropolitana a previsão é de alternancia de periodos de sol, nebulosidade e aoncadas de chuva de fraca intensidade.

Na sexta-feira a tendencia é da massa de ar seco permitir boas aberturas de sol em grande parte do RS. O risco de chuva diminui no norte do Estado, permitindo assim a evaporação e a redução do excesso de umidade no solo. A tendencia é de uma maior elevacao das temperaturascom maximas que poderao passar de 30°C pontos da metade sul do Estado.


Bookmark and Share

Começo de semana segue chuvoso no norte do RS

28 de março de 2011 0


A chuva registrada nos últimos dias foi resultado da passagem de uma frente fria associada a um centro de baixa pressão atmosférica que tem ventos circulares no sentindo dos ponteiros do relógio e que funciona com um “aspirador de umidade “. Esse sistema foi responsável por formar um canal de umidade entre a Amazônia a Argentina, o sul do Paraguai e o RS. O tempo ficou mais seco entre o Sudeste e o Centro oeste do país de forma que toda a umidade estava concentrada mais ao sul do continente Sul Americano favorecendo essas chuvas mais persistentes e gerando assim grandes acumulados.
SEGUNDA-FEIRA
A frente fria avança mais ao norte do Estado e ainda deixa o tempo fechado com pancadas de chuva, a qualquer hora, em todo o norte do Estado incluindo o Alto Uruguai, noroeste, Serra, Grande POA e Litoral. Nessas regiões há risco de chuva forte e temporais em áreas isoladas. O tempo fechado associado ao vento frio que vem do sul faz com que a temperatura varie pouco ao longo do dia. A seqüência de dias de chuva alterou o nível do rios e deixou o solo encharcado nas áreas da metade norte do RS com risco de transtornos. Nas regiões de vale o risco também é grande, pois a água acumulada pelas chuvas poderá escoar em direção as regiões de menor altitude.  No sul do Estado o avanço de uma massa de ar seco e frio limpa o tempo e provoca um amanhecer mais gelado, sobretudo, entre a campanha e a zona sul. O dia será de sol nessas áreas, mas o ar frio não deixa a temperatura subir muito a tarde.
TERÇA-FEIRA
A massa de ar polar leva o ar frio e seco a grande parte das regiões, porém nas áreas de divisa com SC ainda há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. O ar frio do amanhecer continua e as mínimas ficarão abaixo de 10°C nas áreas da metade sul do Estado. A tarde a temperatura sobe gradativamente e a amplitude térmica aumenta na maior parte do estado.
QUARTA-FEIRA
A quarta-feira será um dia típico de outono com previsão de tempo seco desde as primeiras horas do dia e grande variação térmica. Há risco de formação de nevoeiros em pontos do centro e norte do RS. Pela manhã as temperaturas ficam mais baixas em todo o estado, mas o tempo aberto favorece a rápida elevação das temperaturas.



Bookmark and Share

ALERTA para instabilidade dos próximos dias no RS

26 de março de 2011 0

Áreas de instabilidade que se formam pela Argentina avançam em direção ao RS trazendo pancadas de chuva ao longo do dia. No período da manhã, períodos de melhoria e pancadas de chuva se alternam favorecendo o abafamento e o aquecimento nas áreas em que o sol aparece. Entre a tarde e a noite, as instabilidades ganham intensidade com previsão de novos episódios de chuva forte acompanhadas de rajadas de vento, raios e granizo de forma localizada. As temperaturas variam pouco para o padrão de outono e a máxima não passa muito de 30°C.

No domingo, o sol predomina entre o período da manhã e início da tarde ainda com risco de chuva muito isolada. Já entre a tarde e a noite, as instabilidades ganham força novamente e a volta a chover FORTE em grande parte do centro, norte e oeste do Estado. A situação é de ALERTA, pois já choveu muito em várias localidades o que deixou o nível dos rios alterado e o solo encharcado e em conseqüência disso o risco de transtornos é maior. A chuva segue madrugada adentro e ao longo da segunda-feira os prognósticos volumes ainda maiores de precipitação abrangendo todo o meio norte do Estado. Devido as boas aberturas de sol no turno da manhã o domingo será de muito calor e forte sensação de abafamento devido a presença da umidade.

Nas áreas da campanha e da Zona Sul os prognósticos indicam chuvas de curta duração e, por isso, sem gerar grandes acumulados, porém o aquecimento do domingo poderá favorecer a ocorrência de temporais, com chuva forte também em áreas isoladas.


Bookmark and Share

A instabilidade persiste nos próximos dias

24 de março de 2011 0

A sexta-feira começa sob a influencia da frente fria que mantém a presença das nuvens e das condições de pancadas de chuva. Não há previsão de tempo chuvoso, porém, o céu fica nublado a encoberto pelo Estado com risco de pancadas de chuva a qualquer hora, o risco maior é para o período da tarde com previsão da chuva mais forte neste período. Há risco de temporais em áreas isoladas.

O dia será de abafamento por todas as regiões e o refresco só chega depois da chuva.

No fim de semana,  areas de instabilidade avançam desde a madrugada  a partir da fronteira com a Argentina se espalhando, aos poucos, por todas as regiões. Com isso, ha risco de pancadas de chuva desde a madrugada, a qual persiste ao longo do dia por todas as áreas. Alguns periodos  de melhoria irão ocorrer, mas irá predominar o tempo fechado e as pancadas de chuva. A temperatura não sobe muito e a maxima nao irá ultrapassar os 28°C.

No domingo, pela manhã a instabilidade dá uma trégua a boa parte do Estado, mas já no começo da tarde a instabilidade ganha força na metade norte do Estado com risco de novos epuisódios de chuva forte, sobretudo, nas areas de divisa com SC e tamém na Serra.


Bookmark and Share

Frente fria trouxe chuva forte para o sul do Estado

24 de março de 2011 0

A Frente fria trouxe áreas de instabilidade a partir da tarde de ontem e gerou pancadas de chuva, sobretudo, nas áreas do extremo sul gaúcho. Houve registro de grandes acumulados na região de Jaguarão, Rio Grande e arredores segundo medições das estações do INMET. Nas demais áreas, a chuva teve uma distribuição muito irregular o que é típico desta época do ano e ainda mais sob influencia do fenômeno climático La Nina.

Veja os acumulados mais interessantes:

Jaguarão registrou 100 mm de chuva em 13 horas (das 15h00 de ontem até as 4h00 da manhã de hoje) o que corresponde a 78% da média histórica

Rio Grande registrou 113 mm o que corresponde  a 88% da média histórica

Bagé registrou 34 mm o que corresponde a 30% da média histórica

Canguçu registrou 15 mm o que corresponde a 11% da média histórica

São Luiz Gonzaga registrou 22 mm o que corresponde a 15% da média histórica

Santana do Livramento registrou 10 mm o que corresponde a 8% da média histórica

Cruz Alta registrou 12 mm o que corresponde a 9% da média histórica

Pelotas registrou 27,8 mm o que corresponde  a 21% da média histórica


Bookmark and Share

Frente fria avança pelo RS trazendo chuva para o RS

23 de março de 2011 0

Areas de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria já provocam pancadas de chuva em areas isoladas da Zona Sul e muito em breve irá chover em pontos da Campanha, como na localidade de Bagé  e arredores. Já houve registro de GRANIZO entre a cidade de Rio Grande e a praia do Cassino.

Nas próximas horas,  a frente fria aos poucos vai avançando pelo territorio gaucho formando nuvens e favorecendo a ocorrenciua de pancadas de chuva que hoje devem avançar até o centro do  Estado. Já na madrugada de quinta-feira o risco de chuva é maior entre o centro, leste e parte do norte do RS, inclusive na Grande Porto Alegre. Há risco de temporais em regiões isoladas. Além da chuva localmente forte, há risco de rajadas de vento moderadas a fortes, raios e novos episodios de granizo.  As temperaturas ficarão mais amenas como consequencia da presença das nuvens e das pancadas  de chuva, há previsao de uma queda de pelo menos 8 °C na temperatura máxima do Estado.


Bookmark and Share

O tempo muda nos próximos dias no RS

22 de março de 2011 0

QUARTA-FEIRA

O avanço de uma frente fria em direção ao Rio Grande do Sul vai provocando mudanças no tempo a  partir da fronteira com o Uruguai.  Assim a quarta-feira começa com aumento de nuvens e pancadas de chuva nas areas da campanha e da Zona Sul. Nas demais regiões sob influencia do vento norte que traz ar quente para o RS garantindo assim um dia de muito abafamento por todas as áreas. Na divisa com SC nao se descarta a ocorrencia de pancadas isoladas de chuva.

As máximas irão passar dos 30°C no centro, noroeste e norte do Estado. No noroeste as maximas poderao alcançar os 34°C novamente.

Em Porto Alegre a quarta-feira será de sol e muito calor. O abafamento será intensos desde as primeiras horas do dia. Minima prevista de 23 e máxima de 32°C.

QUINTA-FEIRA

A frente fria atua na altura do Estado desde cedo deixando o tempo instável em todas as regiões. Há risco de pancadas de chuva a qualquer hora e não se descarta a ocorrencia de chuva forte emmáreas isoladas. A presença das nuvens, da chuva e dos ventos passam a soprar do quadrante sul provocam queda na temperatura máxima. Em algumas áreas, a tarde ficará até 10°C mais fria em relação a quarta-feira.  A previsão é de maximas em torno de 22 a 26°C pelo Estado.

Em Porto Alegre o dia começa com variação de nuvens e certo abafamento, mas o avanço da frente fria favorece a ocorrencia de pancadas de chuva em qualquer momento do dia. A previsão é de mínima de 23 e máxima de 27°C.

SEXTA-FEIRA

A frente fria ainda influencia as condições do tempo no Estado e mantém a presença das nuvens e das pancadas de chuva ao longo do dia. Alguns prognoticos indicam a possibilidade  de volumes mais expressivos na regiao da Zona sul e da campanha, o que não reverte a estiagem mas ameniza os efeitos da falta de chuva na região.

Em Porto Alegre a nebulosidade varia alternando com periodos de sol e pancadas de chuva. As temepraturas vao oscilar de 21 a 27°C.



Bookmark and Share

A terça-feira será um dia típico de outono

21 de março de 2011 0

A massa de ar seco continua predominando pelo Estado e assim  nas próximas horas a tendencia é de poucas nuvens na maioria das regiões. Na fronteira oeste e nas praias mais próximas de SC as nuvens aparecem mais, mas sem previsao de chuva.

O amanhecer de terça-feira será de temperaturas em torno de 15°C na maior parte das regiões. As menores temperaturas do amanhecer irã ocorrer novamente nos pontos de maior altitude, com previsão de minimas entre 8 e 10°C. Ao longo do dia, o sol brilha forte e garante o aquecimento durante a tarde,  com máximas que passam facilmente dos 30°C na maior parte das regiões. As maiores temperaturas irão ocorrer no noroeste do Estado, com máxima prevista de 32 a 34°C na região.

Em Porto Alegre a previsão é de sol, com mínima prevista de 15°C e a máxima chega a 31°C.

Bookmark and Share

Fim de semana de tempo seco e amplitude térmica no RS

18 de março de 2011 0

PREVISÃO – SÁBADO

No sábado, a frente fria se afasta totalmente do Estado e o tempo abre no Rio Grande do Sul. Apenas na região serrana e no litoral norte ainda chove fraco e com formação de nevoeiros nas primeiras horas da manhã, mas depois a nebulosidade diminui. A presença de uma massa de ar frio e seco vai deixar o tempo firme e com grande variação da temperatura ao longo do dia. Essa massa de ar frio vai provocar queda da temperatura da madrugada, porém, com o sol forte, a temperatura sobe rapidamente até o meio da tarde. Entre a campanha e a fronteira oeste as mínimas serão de 8 a 10°C. A tarde fica mais quente na metade oeste, com máximas acima dos 28°C.

Em Porto Alegre, a nebulosidade diminui ao longo da manhã e o sol aparece. Mínima de 17°C e máxima de 26°C.

LITORAL –SÁBADO

No litoral, o sol também aparece, mas os ventos constantes vão deixar a sensação térmica baixa. A agitação marítima aumenta e as ondas chegam a 1,4m de altura.

PREVISÃO – DOMINGO

O domingo, último dia do verão, vai ter sol e grande amplitude térmica. A sensação será de frio ao amanhecer, mas logo o sol predomina e deixa a tarde mais quente em todas as regiões.

Em Porto Alegre, madrugada fria, com mínima de 15°C e risco de nevoeiros, mas em seguida o sol volta a predominar. A máxima chega aos 27°C.

PREVISÃO – SEGUNDA-FEIRA

No começo da semana, a sensação de frio diminui e a massa de ar seco mantém o tempo firme na maior parte do Estado. Com isso, a tarde fica mais quente. Chove de forma isolada apenas no extremo oeste do Rio Grande do Sul.

Bookmark and Share