Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de abril 2011

tempo para o fim-de-semana e próximos dias no RS

30 de abril de 2011 0
Previsão do tempo RIO GRANDE DO SUL
 
ANÁLISE SINÓTICA:
Frente fria se estabelece sobre o sul do Brasil durante este fim-de-semana. Isto traz muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, geralmente as pancadas de chuva serão de fraca intensidade, mas em áreas isoladas não se pode descartar volumes maiores de chuva. No sábado a expectativa para volumes maiores de chuva na metade oeste e no domingo estes volumes mais expressivos são deslocados para o leste. A frente fria se afasta lentamente para o mar e por isto no começo da próxima semana ainda teremos chuva especialmente no leste gaúcho.
No decorrer do domingo grande massa de ar polar, frio e seco deve dominar a Argentina. Este ar frio avança sobre o oeste da região sul do Brasil na segunda-feira e na terça-feira se desloca para o leste da região. Por isto a segunda metade da próxima semana será marcada pelo frio seco capaz de trazer formação de geada para o RS.
 
PREVISÃO para 30/04 sábado
No sábado o tempo muda no Rio Grande do Sul a partir do oeste. Durante o dia a nebulosidade cresce devido a aproximação da frente fria pela fronteira com o Uruguai associada a áreas de instabilidade na fronteira com a Argentina. A previsão é de chuva fraca com baixos volumes acumulado no sábado. Atingindo primeiro a maior parte do oeste, do sul e do norte do estado onde a chuva ocorre a qualquer hora do dia, nas demais áreas a chuva deve ocorrer no decorrer da tarde e a noite. A temperatura no estado a tarde ao redor de 26°C.
Em Porto Alegre, sol entre nuvens na maior parte do dia. Deve chover no decorrer da tarde e/ou a noite. Temperatura a tarde na capital ai redor dos 25°C.
PREVISÃO para 1°/05 domingo
No domingo a frente fria sobre o estado traz chuva para todas as regiões, havendo uma maior concentração da umidade nas partes mais ao norte e centro-leste do estado com volumes maiores nas áreas mais próximas ao mar, já no centro-oeste as nuvens são menos espessas e deve haver apenas chuviscos no decorrer do dia. Temperaturas diminuem no oeste onde faz entre 8/9°C ao amanhecer em Uruguaiana. À tarde a temperatura máxima deve ficar ao redor de 24°C.
Em Porto Alegre céu nublado com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Ao amanhecer 16°C, à tarde 22°C.
 
PREVISÃO para 02/05 segunda-feira
Na segunda-feira ainda tem chuva fraca e/ou chuviscos no leste e sul do estado, o ar frio e seco entra lentamente pelo centro-oeste e noroeste do estado. No amanhecer há frio de 7°C no oeste do estado, a tarde máxima de 19/20°C no centro.
A massa de ar frio intensifica, e muito, sobre o norte/nordeste da Argentina e também sobre o noroeste do RS.
Em Porto Alegre ainda uma segunda-feira de muitas nuvens e com chuva fraca e/ou chuviscos já misturados ao ar frio, mínima de 12°C e máxima de 17°C.
PREVISÃO para 03/05 terça-feira
Na terça-feira o ar frio deverá se intensificar pelo oeste e centro-norte do estado, mas no leste e nordeste ainda resistem muitas nuvens e teremos um pouco de chuvisco e/ou chuva fraca. Faz frio no estado, na metade oeste e norte este frio será seco, enquanto que nas demais áreas o domínio será do frio com umidade. A temperatura mínima fica em 5°C no sul do estado e a máxima a tarde não passa dos 21°C.
Em Porto Alegre com chuviscos e /ou chuva fraca, frio úmido pela manhã e com a expectativa de um frio seco durante a tarde, a mínima entre 11/12°C e a máxima ao redor dos 18°C.
 
PREVISÃO para 04/05 quarta-feira
Na quarta-feira a massa de ar polar, fria e seca, vai dominar o estado do RS trazendo temperaturas próximas a zero grau. Haverá condição para a formação de geadas em vários pontos pelo interior do estado. A temperatura mínima na campanha fica entre 2/3°C e a temperatura máxima não ultrapassa a marca dos 22°C.
Em Porto Alegre domínio do ar polar frio e seco, faz 9/10°C pela manhã e a tarde a temperatura não passa dos 20°C.
 
PREVISÃO para 05/05 quinta-feira
Na quinta-feira segue o domínio do ar frio e seco sobre todas as regiões do RS. As temperaturas mínimas ficam cada vez mais próximas a zero grau, a estimativa é que chegue a 1°C na serra e no sul no amanhecer desta quinta-feira. Segue a condição favorável a formação de geada nas primeiras horas do dia em vários pontos do interior gaúcho. Durante a tarde a temperatura máxima não passa dos 22°C.
Em Porto Alegre tempo seco e frio com um dia bem ensolarado. Amanhece com 8/9°C e a tarde a máxima não passa dos 20°C.
 
Previsão do tempo PORTO ALEGRE
 
Sábado (30/04):
Tempo instável com chuvas à tarde e à noite. Temperaturas entre 17°C e 25°C. As chuvas totalizam 7 mm. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de frio pela manhã. Já o período da tarde será quente. Os ventos sopram do quadrante oeste com intensidade de 4 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 45%.
Domingo (01/05):
Tempo instável e com chuva em forma de pancadas no decorrer da manhã e tarde na região. À noite a nebulosidade diminui, sem previsão de chuvas. As temperaturas permanecem estáveis, variando entre 16°C e 22°C. É esperado 7 mm de chuva. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de frio pela manhã. Já o período da tarde será confortável. Durante a tarde a umidade relativa chega a 66%. A intensidade do vento atinge 22 km/h com direção predominante de oeste.
Segunda (02/05):
Tempo instável com chuvas à tarde e à noite. Temperaturas em declínio, variando de 12°C a 17°C. As chuvas totalizam 8 mm. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e de frio à tarde. A umidade relativa atinge 87% e os ventos predominam de oeste com intensidade de 26 km/h.
 
Previsão do tempo REGIÃO SUL
 
30/04 sábado:
Uma frente fria avança pela Região Sul, trazendo chuva generalizada ao centro e oeste do Paraná, litoral sul e oeste de Santa Catarina e ao oeste e sul do Rio Grande do Sul. De uma forma geral, a chuva virá com baixo acumulado. Apenas no oeste do Paraná, há risco de temporais, com acumulado entre 20mm e 30mm e rajadas em torno dos 60km/h.
01/05 domingo:
O domingo começa com chuva, mas a medida que a frente fria avança em direção à Região Sudeste ocorrem período de melhoria e o sol até aparece em grande parte do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do interior paranaense. Apesar da volta do sol, massa de ar polar que acompanha essa frente fria, não vai deixar a temperatura subir muito já será mais baixa do que a do sábado em toda a Região. O frio aumenta durante a noite e os ventos gelados que sopram da Argentina deixam a sensação térmica ainda mais baixa.
02/05 segunda-feira:
Na segunda-feira a frente fria se afasta da Região Sul e o sol volta a brilhar em Santa Catarina e no Paraná. Já no Rio Grande do Sul, o tempo fica instável por conta de áreas de instabilidade que se propagam do mar em direção ao continente. Chove forte na faixa litorânea e a chuva chega mais fraca ao centro do Estado, porém, o tempo fica encoberto e com alta umidade no ar. A massa de ar polar que avançou pela Região vai deixar a temperatura baixa nos três Estados e por causa dos ventos, a sensação de frio será ainda pior.
 
03/05 – terça-feira:
Na terça-feira, a chuva generalizada prossegue sobre o centro e leste do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, sendo intensa em algumas cidades do litoral do Rio Grande do Sul. Segue o tempo seco em Santa Catarina e no Paraná. Por causa do ar frio polar as temperaturas seguem baixas nos três estados do Sul.
 
04/05 – quarta-feira:
Na quarta-feira, o tempo seco retorna ao Rio Grande do Sul, sendo assim toda a Região Sul estará com tempo aberto, mas gelado, sendo que não se pode descartar a ocorrência de alguma geada especialmente entre SC e PR. Além do frio intensificar a sensação térmica também fica menor ainda em todo o sul.
 
Previsão Estendida entre 05 e 09 de maio:
O tempo seco retorna para toda a Região Sul. As primeiras geadas acontecem a partir do dia 05 de maio, com previsão de mínima em torno dos 3°C no norte e noroeste do Rio Grande do Sul e em torno de 1°C na Serra e Planalto de Santa Catarina e sul do Paraná.
 
Por fim, vale salientar que a simulação de 15 dias usada pela Somar Meteorologia indica a entrada de uma nova massa de ar polar para o período entre 09 e 13 de maio. Trata-se de uma onda de frio intensa e que poderá trazer geadas amplas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e ao centro, sul e leste do Paraná.
 
Entretanto, como a previsão está além dos 10 dias, a chance deste comportamento mudar nas próximas 24 horas é grande. Portanto, recomendamos cautela com quaisquer tomadas de decisão que envolva esta onda de frio mais tardio.
Bookmark and Share

Tempo para esta sexta-feira e próximos dias no RS

29 de abril de 2011 0
Previsão do tempo RIO GRANDE DO SUL
 
PREVISÃO para 29/04 sexta-feira
Nesta sexta-feira teremos um dia ensolarado no Rio Grande do Sul. A massa de ar frio que está sobre o sul do país enfraquece e a temperatura por causa do domínio do sol se eleva e os termômetros ultrapassam os 29°C no centro e oeste do Estado.
Por causa do calor e da aproximação da frente fria vinda da Argentina, no oeste do estado a nebulosidade aumenta a tarde e deve ter chuva no fim do dia e/ou começo da noite de Uruguaiana até São Borja, até Santana do livramento e Alegrete incluindo ai também Itaqui e Quarai.
Em Porto Alegre, o sol predomina e a temperatura máxima chega aos 27°C no decorrer da tarde.
 
PREVISÃO para 30/04 sábado
No sábado o tempo muda no Rio Grande do Sul a partir do oeste. Durante o dia a nebulosidade cresce devido a aproximação da frente fria pela fronteira com o Uruguai. Porém este sistema será menos intenso do que aquele do último fim de semana, 22-24 de abril. A previsão é de chuva fraca e de baixos volumes acumulado de chuva no sábado. Atingindo primeiro o oeste, o sul e o norte do estado onde a chuva ocorre principalmente a tarde, nas demais áreas a chuva deve ocorrer no fim do dia e/ou a noite. A temperatura no estado varia entre 9°C e 26°C.
Em Porto Alegre, sol entre nuvens na maior parte do dia. Deve chover no decorrer da noite. Temperatura mínima de 17°C e máxima de 26°C.
 
PREVISÃO para 1°/05 domingo
No domingo a frente fria fica sobre o estado e traz chuva para todas as regiões, havendo uma maior concentração da umidade nas partes mais ao norte e centro-leste do estado com volumes maiores nestas áreas, já no oeste as nuvens são menos espessas e deve haver apenas chuviscos no decorrer do dia. Temperaturas diminuem no oeste onde faz entre 9/10°C ao amanhecer em Uruguaiana. A tarde a temperatura máxima deve ficar ao redor de 24°C.
Em Porto Alegre céu nublado com pancadas de chuva no decorrer do dia. Ao amanhecer 18°C, a tarde 24°C.
 
PREVISÃO para 02/05 segunda-feira
Na segunda-feira ainda tem chuva fraca e/ou chuviscos no leste e sul do estado, o ar frio e seco entra lentamente pelo oeste. No amanhecer há frio de 7°C no oeste do estado, a tarde máxima de 19/20°C no centro.
A massa de ar frio intensifica, e muito, sobre o norte/nordeste da Argentina.
Em Porto Alegre ainda uma segunda-feira de muitas nuvens e com chuva fraca e/ou chuviscos, mínimas de 16°C w máximas de 20°C.
 
PREVISÃO para 03/05 terça-feira
Na terça-feira o ar frio deverá se intensificar pelo oeste e centro-norte do estado, mas no leste e nordeste ainda resistem muitas nuvens e teremos um pouco de chuva e frio nestas áreas do estado, enquanto que nas demais áreas o domínio será do frio seco. A temperatura mínima fica em 5°C no sul do estado e a máxima a tarde não passa dos 21°C.
Em Porto Alegre com chuva e frio pela manhã e com a expectativa de um frio seco durante a tarde, a mínima entre 15/16°C e a máxima ao redor dos 19°C.
 
PREVISÃO para 04/05 quarta-feira
Na quarta-feira a massa de ar polar, fria e seca, vai dominar o estado do RS trazendo temperaturas próximas a zero grau. Haverá condição para a formação de geadas em vários pontos pelo interior do estado. A temperatura mínima na campanha fica entre 2/3°C e a temperatura máxima não ultrapassa a marca dos 22°C.
Em Porto Alegre domínio do ar polar frio e seco, faz 13/14°C pela manhã e a tarde a temperatura não passa dos 22°C.
 
PREVISÃO para 05/05 quinta-feira
Na quinta-feira segue o domínio do ar frio e seco sobre todas as regiões do RS. As temperaturas mínimas ficam cada vez mais próximas a zero grau, a estimativa é que chegue a 1°C na serra e no sul no amanhecer desta quinta-feira. Segue a condição favorável a formação de geada nas primeiras horas do dia em vários pontos do interior gaúcho. Durante a tarde a temperatura máxima não passa dos 23°C.
Em Porto Alegre tempo seco e frio com um dia bem ensolarado. Amanhece com 6/7°C e a tarde a máxima entre os 22/23°C.
 
Previsão do tempo PORTO ALEGRE
 
Sexta (29/04):
Tempo estável com sol e poucas nuvens no decorrer do dia. Temperatura mínima de 16°C e máxima de 27°C. O tempo favorece uma condição de frio pela manhã e quente à tarde. Os ventos sopram do quadrante sul com intensidade de 12 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 46%.
Sábado (30/04):
Tempo instável e com muita nebulosidade no decorrer do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva. Temperaturas estáveis, variando entre 18°C e 26°C. É esperado 2 mm de chuva. A temperatura e os ventos favorecem uma condição confortável para a região. Durante a tarde a umidade relativa chega a 73%. A intensidade do vento atinge 7 km/h com direção predominante de sul.
Domingo (01/05):
Tempo nublado com chuva ao longo do dia. As temperaturas permanecem estáveis e variam de 18°C a 25°C ao longo do dia. É esperado 12 mm devido às pancadas de chuva. O tempo favorece uma condição de frio pela manhã e confortável à tarde. A umidade relativa atinge 74% e os ventos predominam de oeste com intensidade de 12 km/h.
 
Previsão do tempo REGIÃO SUL
 
29/04 – sexta-feira:
Tempo seco em boa parte da Região Sul. Apenas no oeste do Rio Grande do Sul, uma frente fria traz chuva com baixo acumulado no fim do dia. A temperatura máxima entra em elevação, gerando sensação de calor no Rio Grande do Sul e uma sensação agradável em Santa Catarina e Paraná.
30/04 – sábado:
Uma frente fria avança pela Região Sul, trazendo chuva generalizada ao centro e oeste do Paraná, litoral sul e oeste de Santa Catarina e ao oeste e sul do Rio Grande do Sul. De uma forma geral, a chuva virá com baixo acumulado. Apenas no oeste do Paraná, há risco de temporais, com acumulado entre 20mm e 30mm e rajadas em torno dos 60km/h. Depois de uma madrugada fria, especialmente no nordeste do Paraná, a temperatura máxima já não sobe muito em toda a Região Sul por conta da mudança do tempo. A sensação térmica já será de frio no oeste e sul do Paraná e mais agradável em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
01/05 – domingo:
No domingo, a chuva generalizada, mas com baixo acumulado, prossegue sobre boa parte da Região Sul. A chuva será intensa, com acumulado em torno dos 20 mm no litoral norte do Rio Grande do Sul, litoral de Santa Catarina, Serra Geral e no leste e norte do Paraná. Faz frio nas primeiras horas da manhã no Meio Oeste de Santa Catarina. Além disso, a temperatura mínima também entra em declínio no oeste e sul do Rio Grande do Sul por conta da entrada de uma massa de ar polar. À tarde, a sensação térmica será de frio em boa parte da Região, com máxima que não passa dos 20°C na maior parte das cidades.
 
02/05 – segunda-feira:
Na segunda-feira, as chuvas enfraquecem sobre a maior parte da Região. Apenas no Rio Grande do Sul, a elevada umidade mantém a chuva intensa ao longo da costa sul do Estado.
 
03/05 – terça-feira:
Na terça-feira, a chuva generalizada prossegue sobre o centro e leste do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, sendo intensa em algumas cidades do litoral do Rio Grande do Sul.
 
04/05 – quarta-feira:
Entre 04 e 08 de maio, o tempo seco retorna para toda a Região Sul. As primeiras geadas acontecem a partir do dia 05 de maio, com previsão de mínima em torno dos 3°C no norte e noroeste do Rio Grande do Sul e em torno de 1°C na Serra e Planalto de Santa Catarina e sul do Paraná.
 
Previsão Estendida
Por fim, vale salientar que a simulação de 15 dias usada pela Somar Meteorologia indica a entrada de uma nova massa de ar polar para o período entre 09 e 13 de maio.
Trata-se de uma onda de frio intensa e que poderia trazer geadas amplas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e ao centro, sul e leste do Paraná.
Entretanto, como a previsão está além dos 10 dias, a chance deste comportamento mudar nas próximas 24 horas é grande. Portanto, recomendamos cautela com quaisquer tomadas de decisão que envolva esta onda de frio tardia.
 
Bookmark and Share

Tempo para quinta-feira e próximos dias no RS

28 de abril de 2011 0
Previsão do tempo RIO GRANDE DO SUL
PREVISÃO para 28/04 quinta-feira
Na quinta-feira o tempo segue firme e o sol predomina em todo o Rio Grande do Sul. A temperatura não chega a ficar muito elevada, apenas nas cidades mais à oeste a máxima chega aos 29°C e na Serra Gaúcha não passa dos 23°C.
Em Porto Alegre, mais um dia de céu claro, à tarde a temperatura chega aos 27°C.
No litoral, sol com poucas nuvens. Os ventos sopram de nordeste com intensidade de 26 km/h e ondas com pouco menos de 1m de altura.
PREVISÃO para 29/04 sexta-feira
A sexta-feira será mais um dia ensolarado no Rio Grande do Sul. A massa de ar frio que está sobre o sul do país perde força e a temperatura não fica tão baixa, quanto aos anteriores, com temperaturas mínimas em torno dos 14°C no oeste gaúcho e na costa doce, região que margeia a Lagoa dos Patos. O predomínio do sol eleva as temperaturas e os termômetros ultrapassam os 29°C no centro e oeste do Estado.
Em Porto Alegre, o sol predomina e a temperatura mínima fica em torno de 17°C e a máxima chega aos 27°C.
PREVISÃO para 30/04 sábado
No sábado o tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul. Durante o dia a nebulosidade aumenta devido a aproximação de uma frente fria pela fronteira com o Uruguai. Porém este sistema será menos intenso do que aquele do último fim de semana, 22-24 de abril. A previsão é de chuva fraca e de baixo acumulado no sábado deve atingir apenas o oeste, o sul e o norte gaúcho.
Em Porto Alegre, sol entre nuvens. Temperatura mínima de 17°C e máxima de 26°C.
PREVISÃO para 1°/05 domingo
No domingo a frente fria leva chuva para as demais áreas do Estado, havendo uma maior concentração da umidade nas partes mais ao norte e leste do estado com volumes maiores nestas áreas, já no centro e oeste as nuvens são mais finas e pode haver apenas chuviscos. Temperaturas diminuem no oeste faz entre 9/10°C ao amanhecer em Uruguaiana.
Em Porto Alegre céu nublado com pancadas de chuva no decorrer do dia. Ao amanhecer 13°C, sensação de frio durante o dia.
PREVISÃO para 02/05 segunda-feira
Na segunda-feira ainda tem chuva fraca e/ou chuviscos no leste e nordeste do estado, o ar frio e seco entra lentamente pelo oeste. Ao amanhecer frio de 7°C no oeste do estado, a tarde máximas de 18°C.
Em Porto Alegre ainda uma segunda-feira de muitas nuvens e com chuviscos, mínimas de 12°C w máximas de 17°C.
Previsão do tempo PORTO ALEGRE
Quinta (28/04):
Tempo seco e com predomínio de sol ao longo do dia. A temperatura mínima em torno de 16°C e chegando a 27°C de máxima. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de frio pela manhã. Já o período da tarde será quente. Os ventos sopram do quadrante leste com intensidade de 13 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 45%.
Sexta (29/04):
O dia segue com sol e tempo estável. Há variação de nuvens, mas sem previsão de chuva. As temperaturas permanecem estáveis, variando entre 16°C e 27°C. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de frio pela manhã. Já o período da tarde será quente. Durante a tarde a umidade relativa chega a 45%. A intensidade do vento atinge 12 km/h com direção predominante de leste.
Sábado (30/04):
Céu com muita variação de nuvens no decorrer do dia. As temperaturas permanecem estáveis e variam de 17°C a 26°C ao longo do dia. O tempo favorece uma condição de frio pela manhã e quente à tarde. A umidade relativa atinge 66% e os ventos predominam de oeste com intensidade de 13 km/h.
Previsão do tempo REGIÃO SUL
Data: 28-04
Nesta quinta-feira, o Vórtice Ciclônico mantém as chuvas fortes sobre o leste do Paraná e norte de Santa Catarina. O litoral dos dois Estados será a área mais afetada, com acumulado que varia entre 50 mm e 100 mm. Além disso, novamente há risco de queda de granizo a qualquer hora do dia e rajadas de 60 km/h, sobretudo pela manhã e especialmente sobre o leste do Paraná. Já no interior dos dois Estados e no Rio Grande do Sul, o risco de chuva será menor. À tarde, a temperatura entra em elevação, gerando sensação de calor no Rio Grande do Sul e uma sensação térmica mais agradável em Santa Catarina e Paraná.
Data: 29-04
Na sexta-feira, o Vórtice Ciclônico afasta-se para alto-mar e as chuvas enfraquecem sobre a Região Sul. Apesar do enfraquecimento, as chuvas não param por completo e ainda atingem o litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Além disso, no oeste do Rio Grande do Sul, a chegada de uma nova frente fria causa chuva isolada e com baixo acumulado a partir da noite. O frio da madrugada aumenta na Serra Geral, oscilando entre 6°C e 8°C. À tarde, a previsão é de calor no Rio Grande do Sul e uma sensação térmica mais agradável em Santa Catarina e Paraná.
Data: 30-04
No sábado, a frente fria avança pela Região Sul, trazendo chuva ao oeste e litoral do Paraná, ao oeste e litoral norte de Santa Catarina e ao norte, oeste e sul do Rio Grande do Sul. Há risco de chuva forte no oeste do Paraná e litoral sul de Santa Catarina, com acumulado que varia entre 20 mm e 30 mm. As chuvas vêm acompanhadas de rajadas de vento que chegam aos 60 km/h no oeste do Paraná. O frio da madrugada diminui consideravelmente, porém durante a tarde, espera-se apenas uma sensação térmica agradável sobre os três Estados. Ou seja, a temperatura máxima não subirá muito no decorrer do dia.
Data: 01-05
No domingo, a frente fria traz chuva ao norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Prosseguem as chuvas fortes sobre o Paraná, com acumulado entre 20 mm e 30 mm em várias cidades.
Próximos dias
POSTERIORMENTE, O DESTAQUE FICA POR CONTA DO FRIO. A TEMPERATURA CAI ESPECIALMENTE SOBRE O SUL DO PARANÁ, COM MÍNIMA ENTRE 3°C E 5°C. APESAR DO FRIO, NÃO HÁ PREVISÃO DE GEADAS SOBRE AS ÁREAS PRODUTORAS DE MILHO E CAFÉ DO ESTADO.
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 28-abr-2011 quinta-feira


Rio Grande do Sul
INTERIOR
8.5°C São José do Ausentes
PORTO ALEGRE
15.7°C
Santa Catarina
INTERIOR
7.0°C Urubici
FLORIANÓPOLIS
16.3°C
Paraná
INTERIOR
11.7°C IRATÍ
CURITIBA
14.0°C

Bookmark and Share

Tempo nesta quarta-feira no RS

27 de abril de 2011 0
Previsão do Tempo RIO GRANDE DO SUL
DESTAQUE:
Tempo segue seco e o frio das madrugadas diminui um pouco
Frente fria muda o tempo no fim de semana
SATÉLITE para 27/04 quarta-feira
A massa de ar frio que cobre boa parte do Sul do País mantém o tempo seco e ensolarado no Rio Grande do Sul. Continua fazendo frio nas primeiras horas do dia. A temperatura mínima chegou a 8,3°C em Vacaria e a mais baixa no Estado, hoje, registrada em São José dos Ausentes, onde fez 6,6°C e a sensação térmica foi 2°C.
Além disso, houve formação de nevoeiro em algumas cidades. Na região central, o aeroporto de Santa Maria registrou forte nevoeiro no início do dia que reduziu a visibilidade a apenas 100 m às 8 horas da manhã. Em Porto Alegre a temperatura mínima foi aproximadamente 3°C mais elevada do que na terça-feira, registrando 13,8°C.
PREVISÃO para 27/04 quarta-feira
A previsão é de tempo estável no Rio Grande do Sul. A massa de ar frio que está sobre o Estado mantém o tempo seco e ensolarado nesta quarta-feira. O sol que aparece desde as primeiras horas da manhã garante a elevação da temperatura e a tarde será mais amena, com máximas em torno dos 26°C no oeste gaúcho.
Em Porto Alegre, tempo aberto, com máxima chegando aos 25°C. A massa de ar frio começa a perder força e nesta noite já não faz tanto frio na capital, a temperatura fica em torno dos 17°C.
No litoral, tempo aberto com poucas nuvens. Ventos de leste com 16 km/h e mar com ondas em torno de 1,1m de altura.
PREVISÃO para 28/04 quinta-feira
Ainda são esperadas temperaturas baixas ao amanhecer, mas a sensação de frio diminui um pouco. Em São José dos Ausentes a mínima fica em torno de 8°C. Durante a quinta-feira o tempo segue firme e o sol predomina em todo o Rio Grande do Sul. A temperatura não chega a ficar muito elevada, apenas nas cidades mais à oeste a máxima chega aos 28°C e na Serra Gaúcha não passa dos 23°C.
Em Porto Alegre, mais um dia de céu claro, com mínima de 15°C e à tarde a temperatura chega aos 25°C.
No litoral, sol com poucas nuvens. Os ventos sopram de nordeste com intensidade de 26 km/h e ondas com pouco menos de 1m de altura.
PREVISÃO para 29/04 sexta-feira
A sexta-feira será mais um dia ensolarado no Rio Grande do Sul. A massa de ar frio que está sobre o sul do país perde força e a temperatura não fica tão baixa, quanto em dias anteriores, com temperaturas mínimas em torno dos 14°C no oeste gaúcho e na costa doce, região que margeia a Lagoa dos Patos. O predomínio do sol eleva as temperaturas e os termômetros ultrapassam os 26°C no centro e oeste do Estado.
Em Porto Alegre, o sol predomina e a temperatura mínima fica em torno de 15°C e a máxima chega aos 26°C.
PREVISÃO para 30/04 sábado
No sábado o tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul. Durante o dia a a nebulosidade aumenta devido a aproximação de uma frente fria pela fronteira com o Uruguai. Porém este sistema será menos intenso do que aquele do último fim de semana, 22-24 de abril. A previsão é de chuva fraca e de baixo acumulado apenas no oeste gaúcho.
Em Porto Alegre, sol entre poucas nuvens. Temperatura mínima de 16°C e máxima de 26°C.
PREVISÃO para 1°/05 domingo
No domingo a frente fria leva chuva para as demais áreas do Estado, mas estas chuvas serão passageiras.
Previsão do Tempo PORTO ALEGRE
Quarta (27/04):
Tempo seco e com predomínio de sol ao longo do dia. Temperaturas entre 13°C e 25°C. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de frio pela manhã. Já o período da tarde será quente. Os ventos sopram do quadrante leste com intensidade de 12 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 57%.
Quinta (28/04):
Tempo estável com sol e poucas nuvens no decorrer do dia. As temperaturas permanecem estáveis, variando entre 15°C e 25°C. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de frio pela manhã. Já o período da tarde será quente. Durante a tarde a umidade relativa chega a 44%. A intensidade do vento atinge 10 km/h com direção predominante de leste.
Sexta (29/04):
Sol e poucas nuvens na região. As temperaturas permanecem estáveis e variam de 15°C a 26°C ao longo do dia. O tempo favorece uma condição de frio pela manhã e quente à tarde. A umidade relativa atinge 45% e os ventos predominam de leste com intensidade de 11 km/h.
Previsão do Tempo REGIÃO SUL
Data: 27-04 quarta-feira
Áreas de instabilidade chamadas de Vórtice Ciclônico voltam a provocar chuvas sobre o norte e leste do Paraná e litoral norte de Santa Catarina nesta quarta-feira. Apesar dos baixos acumulados previstos, alertamos para o risco de temporais localizados entre os dois Estados. Os Vórtices costumam causar queda de granizo e as rajadas de vento podem chegar aos 60 km/h em algumas cidades do norte do Paraná. Já no oeste e sul do Paraná, na maior parte de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco. Depois de uma madrugada fria, a temperatura entra em elevação e a sensação térmica será agradável à tarde.
Data: 28-04 quinta-feira
Na quinta-feira, o Vórtice Ciclônico mantém as chuvas fortes sobre o leste do Paraná e norte de Santa Catarina. O litoral dos dois Estados será a área mais afetada, com acumulado que varia entre 50 mm e 100 mm. Além disso, novamente há risco de queda de granizo a qualquer hora do dia e rajadas de 60 km/h, sobretudo pela manhã e especialmente sobre o leste do Paraná. Já no interior dos dois Estados e no Rio Grande do Sul, o risco de chuva será menor. A temperatura mínima entra em elevação, mas ainda faz frio na Região Sul, com mínima em torno dos 10°C nos pontos mais elevados dos três Estados. À tarde, a temperatura entra em elevação, gerando sensação de calor no Rio Grande do Sul e uma sensação térmica mais agradável em Santa Catarina e Paraná.
Data: 29-04 sexta-feira
Na sexta-feira, o Vórtice Ciclônico afasta-se para alto-mar e as chuvas enfraquecem sobre a Região Sul. As chuvas não param por completo e ainda atingem o leste do Paraná e o nordeste do Rio Grande do Sul. A temperatura mínima sobe cada vez mais, mas ainda faz frio nos pontos mais elevados da Serra Geral. À tarde, o calor predomina no Rio Grande do Sul e a sensação térmica será mais agradável em Santa Catarina e Paraná.
Data: 30-04 sábado
No sábado, as chuvas generalizadas retornam à Região Sul associadas com a passagem de uma frente fria. As precipitações atingem o sul e oeste do Paraná, boa parte de Santa Catarina e o sul, oeste e norte do Rio Grande do Sul. Há risco de chuva forte no oeste do Paraná.
Data: 1°-05 domingo
No domingo, a frente fria traz chuva ao norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Prosseguem as chuvas fortes sobre o Paraná, com acumulado entre 20 mm e 30 mm em várias cidades.
POSTERIORMENTE, O DESTAQUE FICA POR CONTA DO FRIO. A TEMPERATURA CAI ESPECIALMENTE SOBRE O SUL DO PARANÁ, COM MÍNIMA ENTRE 3°C E 5°C. APESAR DO FRIO, NÃO HÁ PREVISÃO DE GEADAS SOBRE AS ÁREAS PRODUTORAS DE MILHO E CAFÉ DO ESTADO.
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 27-abr-2011 quarta-feira
Rio Grande do Sul
INTERIOR
6.6°C São José do Ausentes
PORTO ALEGRE
13.8°C
Santa Catarina
INTERIOR
6.2°C Urubici
FLORIANÓPOLIS
15.1°C
Paraná
INTERIOR
7.3°C General Carneiro
CURITIBA
12.8°C

Bookmark and Share

Tempo para esta terça-feira e próximos dias no RS

26 de abril de 2011 0
Previsão do tempo Região Sul
26/04 terça-feira:
O sol predomina na maior parte da Região Sul nesta terça-feira. Apenas entre o litoral do Paraná e o litoral norte de São Paulo, a umidade que vem do mar causa chuva fraca, porém constante. Durante a tarde, espera-se sensação térmica agradável em toda a Região.
27/04 quarta-feira:
Mais um dia ensolarado em boa parte da Região Sul. Apenas entre o litoral do Paraná e o litoral norte de São Paulo, a umidade que vem do mar causa chuva fraca, porém constante. A temperatura da madrugada permanece baixa em toda a Região, com mínima abaixo dos 10°C na Serra Geral. À tarde, a sensação térmica será agradável na maior parte dos três Estados.
28/04 quinta-feira:
A partir da quinta-feira, as chuvas se espalham um pouco mais pela Região Sul e atingem boa parte da costa de Santa Catarina e o leste e norte do Paraná. Há risco de chuvas fortes entre o litoral do Paraná e o litoral norte de Santa Catarina. A temperatura mínima entra em elevação, mas a sensação será de frio em toda a Região Sul. À tarde, o calor predomina no interior do Rio Grande do Sul, mas a sensação térmica ainda será agradável na maior parte das localidades da Região.
29/04 sexta-feira:
Na sexta-feira, a chuva atinge o oeste do Rio Grande do Sul e em parte do litoral de Santa Catarina e do Paraná.
Previsão estendida
Entre 30 de abril e 04 de maio, uma nova frente fria traz chuvas à Região Sul. As chuvas, com acumulado em torno dos 20 mm atingem especialmente Santa Catarina e Paraná.
Previsão do tempo Porto Alegre
Terça (26/04):
Predomínio de sol no decorrer do dia. A temperatura mínima em torno de 11°C e chegando a 24°C de máxima. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será quente. Os ventos sopram do quadrante leste com intensidade de 17 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 50%.
Quarta (27/04):
O dia segue com sol e tempo estável. Há variação de nuvens, mas sem previsão de chuva. Temperatura em gradativa elevação, variando entre 16°C e 25°C. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e quente à tarde. Durante a tarde a umidade relativa chega a 49%. A intensidade do vento atinge 13 km/h com direção predominante de leste.
Quinta (28/04):
Predomínio de sol, apenas com variação de nuvens no decorrer do dia. As temperaturas permanecem estáveis e variam de 16°C a 26°C ao longo do dia. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de frio pela manhã. Já o período da tarde será quente. A umidade relativa atinge 61% e os ventos predominam de leste com intensidade de 2 km/h.
Previsão do tempo RIO GRANDE DO SUL
DESTAQUE:
Tempo segue seco e o frio das madrugadas cede um pouco.
SATÉLITE PARA 26/04 terça-feira:
A massa de ar seco que cobre boa parte do Sul do País continua mantendo o tempo aberto sobre o Rio Grande do Sul. Continua fazendo frio nas primeiras horas do dia. A temperatura mínima chegou a 7,8°C em Vacaria e a mais baixa no Estado, hoje registrada em São José dos Ausentes, onde fez 7,3°C. Em Porto Alegre, a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou mínima de 11,1°C às 05h00, sendo a mais baixa do ano até então.
Além disso, houve formação de nevoeiro em algumas cidades, principalmente na Serra Gaúcha. Na região central, Santa Maria registrou forte nevoeiro no início do dia que reduziu a visibilidade a apenas 200m as 6 horas da manhã. Em Porto Alegre foi registrada a formação de névoa úmida. Por causa da formação de nevoeiros a temperatura não caiu tanto como era esperado.
Outro destaque, os baixos índices de umidade relativa registrados sobre o Estado na tarde da segunda-feira. Várias cidades registraram valores em torno ou abaixo de 30% o que já é considerado estado de atenção. Em Santa Rosa a umidade caiu a somente 25% as 15h00, em Palmeiras das Missões também chegou a 25% as 14h00 e em Santo Augusto foi registrado apenas 23% as 16h00.
PREVISÃO PARA 26/04 terça-feira:
O tempo segue aberto em todo o Estado do Rio Grande do Sul. O dia fica ensolarado em todas as regiões e por isso as temperaturas ficam mais agradáveis à tarde. Porém não chega a fazer calor. Somente no oeste do Estado a temperatura fica um pouco mais elevada e a máxima chega aos 28°C em Uruguaiana. Já na região Serrana as temperaturas não passam dos 20°C, durante o dia, em algumas cidades. A umidade volta a baixar durante a tarde principalmente nas cidades da metade oeste do Estado.
Em Porto Alegre, tempo aberto e com temperatura máxima de 24°C.
No litoral, o sol aparece entre nuvens. Ventos de leste com 16 km/h geram ondas em torno de 1,1m de altura.
PREVISÃO PARA 27/04 quarta-feira:
Ainda são esperadas temperaturas baixas ao amanhecer, mas a sensação de frio diminui um pouco. As mínimas na serra ficam em torno de 10°C. Durante a quarta-feira o tempo segue firme e o sol predomina em todo o Estado Gaúcho. Mas mais uma vez a temperatura não chega a ficar muito elevada. A máxima continua chegando aos 28°C nas cidades mais à oeste e no nordeste, principalmente na Serra, a máxima não passa dos 22°C.
Em Porto Alegre, mais um dia de tempo aberto com temperatura entre 16°C e 25°C.
No litoral, faz sol o dia todo. Os ventos sopram de leste com intensidade de 16 km/h e as ondas chegam a 1,1m de altura.
PREVISÃO PARA 28/04 quinta-feira:
Na quinta-feira nada muda nas condições do tempo. Mais uma vez o sol predomina em todo o Rio Grande do Sul durante o dia. O frio continua cedendo durante a madrugada e as mínimas não ficam tão baixas. Porém mesmo com o sol predominando, não vai fazer calor e durante a tarde as temperaturas seguem amenas.
Em Porto Alegre, o sol predomina e a temperatura mínima fica em torno de 16°C e a máxima chega aos 26°C.
PREVISÃO PARA 29/04 sexta-feira:
A sexta-feira será mais um dia de sol em todo o Rio Grande do Sul. A massa de ar seco continua atuando sobre o Estado e garante o tempo aberto em todas as regiões. Quanto às temperaturas, não há muita variação em relação aos últimos dias. Ainda faz um pouco de frio no início do dia principalmente nas regiões mais elevadas e durante a tarde ainda não chega a fazer muito calor.
Em Porto Alegre, sol entre poucas nuvens. Temperatura mínima de 15°C e máxima de 26°C.
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 26-abr-2011 terça-feira
Rio Grande do Sul
INTERIOR
5.2°C BOM JESUS
PORTO ALEGRE
11.1°C
Santa Catarina
INTERIOR
7.0°C Urubici
FLORIANÓPOLIS
15.2°C
Paraná
INTERIOR
8.0°C General Carneiro
CURITIBA
13.7°C

Bookmark and Share

tempo para segunda-feira e próximos dias

25 de abril de 2011 0
Previsão do tempo RIO GRANDE DO SUL
DESTAQUE:
MASSA DE AR POLAR MANTÉM O TEMPO SECO ATÉ A SEXTA-FEIRA
VOLTA A CHOVER NO FIM DE SEMANA
SATÉLITE para 25/04 segunda-feira:
A massa de ar polar que avançou pelo Rio Grande do Sul no domingo provocou mais uma madrugada fria nesta segunda-feira, mas pelas estações automáticas do INMET não houve nenhum recorde. Em Porto Alegre, a mínima foi de 11,9°C nesta madrugada contra 11,3°C de ontem. A temperatura mais baixa nesta madrugada foi registrada em São Gabriel que teve mínima de 6,3°C contra 6,0°C de ontem.
A baixa temperatura e a alta umidade do ar provocaram formação de nevoeiro em Porto Alegre. No aeroporto Salgado Filho a visibilidade caiu a 300m as 7h. No mesmo horário, a visibilidade era de 400m na base aérea de Canoas.
Com exceção das regiões que estão como nevoeiro, em grande parte do Rio Grande do Sul, a segunda-feira começou com tempo aberto e já tem sol.
PREVISÃO para 25/04 segunda-feira:
Na segunda-feira tempo firme no Rio Grande do Sul. O nevoeiro se dissipa no começo da manhã e nas próximas horas o sol predomina em todo o Estado. O tempo aberto faz a temperatura subir rapidamente e provoca uma grande amplitude térmica, como é típico nesses episódios de massa de ar polar (por causa do tempo aberto, a temperatura despenca até a madrugada, mas com o sol, a temperatura sobe rapidamente). A temperatura da tarde ficará mais alta na região de Santana do Livramento, onde os termômetros devem chegar aos 26°C nesta tarde. Na faixa leste, por conta da influência do mar, a temperatura não sobe tanto. Quando o sol se por, faz frio novamente.
Em Porto Alegre, o nevoeiro dá lugar ao sol e a segunda-feira segue com tempo firme. A temperatura chega aos 23°C nesta tarde, mas durante a noite, faz frio novamente.
A massa de ar polar garante um dia com tempo firme também no litoral gaúcho. Os ventos de sul geram rajadas em torno de 15 km/h. A altura das ondas gira em torno de 1m.
PREVISÃO para 26/04 terça-feira:
Os ventos que levam umidade do mar para o continente favorecem novamente a formação de nevoeiro nas primeiras horas da terça-feira, especialmente nas cidades da faixa leste, como a Região Metropolitana de Porto Alegre. A temperatura mínima até sobe um pouco em comparação aos valores registrados nesta segunda-feira, mas a sensação ainda será de frio em todo o Estado. Na Campanha, a mínima sobe aproximadamente 4°C em relação à segunda-feira e a mínima prevista gira em torno dos 10°C. O tempo segue firme. O nevoeiro se dissipa no decorrer da manhã e então o sol volta a predominar. A amplitude térmica será grande e em Uruguaiana, a mínima será de 10°C e a máxima de 26C.
Em Porto Alegre, a terça-feira deve começar com nevoeiro, mas o sol volta a brilhar ainda pela manhã. Mínima de 12°C e máxima de 23°C.
No litoral, o sol aparece entre nuvens. Ventos de leste com 16 km/h geram ondas em torno de 1,1m de altura.
PREVISÃO para 27/04 quarta-feira:
A sensação de frio até diminui um pouco na madrugada da quarta-feira, já que a massa de ar polar começa a perder força. O tempo continua firme no Estado e o sol volta a predominar logo pela manhã. O sol garante a elevação das temperaturas e promove uma tarde mais agradável. A noite não tão fria como as anteriores.
Em Porto Alegre, o tempo continua firme e tem sol na maior parte do dia. Míniam de 14°C e máxima de 24°C.
PREVISÃO para 28/04 quinta-feira:
Nada muda e a quinta-feira vai ser mais um dia com predomínio de sol no Rio Grande do Sul. O tempo ensolarado e os ventos que sopram ar mais quente do norte do País ajudam a elevar a temperatura.
Previsão do tempo PORTO ALEGRE
Segunda (25/04):
Tempo seco e com predomínio de sol ao longo do dia. A temperatura mínima em torno de 12°C e chegando a 23°C de máxima. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e quente à tarde. Os ventos sopram do quadrante sul com intensidade de 9 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 33%.
Terça (26/04):
Predomínio de sol no decorrer do dia. As temperaturas permanecem estáveis, variando entre 12°C e 23°C. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será confortável. Durante a tarde a umidade relativa chega a 47%. A intensidade do vento atinge 18 km/h com direção predominante de leste.
Quarta (27/04):
Sol e poucas nuvens na região. As temperaturas permanecem estáveis e variam de 14°C a 24°C ao longo do dia. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e quente à tarde. A umidade relativa atinge 44% e os ventos predominam de leste com intensidade de 10 km/h.
Previsão do tempo REGIÃO SUL
Data: 25-04
Uma massa de ar seco e frio deixa o tempo aberto em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Já no Paraná, uma frente fria ainda causa pancadas de chuva e trovoadas, com risco de temporais em algumas localidades, apesar do baixo acumulado. Depois de uma madrugada fria, a tarde será agradável na maior parte da Região Sul.
Data: 26-04
Nesta terça-feira, o tempo seco passa a predominar em praticamente toda a Região Sul. Apenas no litoral do Paraná, a umidade que vem do mar causa chuva fraca. Faz frio na Serra Geral, com mínima entre 3°C e 5°C e algumas geadas isoladas pela manhã. Já à tarde, a sensação térmica será agradável em boa parte da Região Sul.
Data: 27-04
A quarta-feira será mais um dia com tempo seco e ensolarado em boa parte da Região Sul. Apenas no litoral do Paraná, a umidade que vem do mar causa chuva fraca e constante. Faz frio pela manhã em toda a Região Sul, porém sem recordes. À tarde, a sensação térmica será agradável.
Data: 28-04
Na quinta-feira o destaque vai para a volta da chuva com elevado acumulado para algumas
cidades do litoral do Paraná.

Data: 29-04

Na sexta-feira, a chuva atinge o oeste do Rio Grande do Sul e em partes do litoral de Santa Catarina e do Paraná.

Data: 30 a 04-05
Entre 30 de abril e 04 de maio, uma nova frente fria traz chuvas à Região Sul. As chuvas, com acumulado em torno dos 20 mm atingem especialmente Santa Catarina e Paraná.

TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 25-abr-2011 (segunda-feira)

Rio Grande do Sul

INTERIOR

6.3°C São Gabriel

PORTO ALEGRE

11.9°C

Santa Catarina

INTERIOR

6.4°C Urubici

FLORIANÓPOLIS

15.9°C

Paraná

INTERIOR

13.2°C General Carneiro

CURITIBA

15.2°C

Seguem as maiores precipitações registradas neste mês de abril no Rio Grande do Sul, de acordo com a Defesa Civil Estadual (acumulado até 07h00 de hoje):

Foram registradas chuvas fortes nos dias 01, 14, 15, 18, 21 e 23 de abril, entretanto, os grandes temporais ficaram restritos apenas aos dias 14 e 22.

Bom Princípio (Vale do Caí):

403 mm (mais de três vezes a média do mês)

Sinimbu (Vale do Rio Pardo):

398 mm (mais de três vezes a média do mês)

Dois Irmãos (Vale do Rio dos Sinos):

373 mm (mais de duas vezes e meia a média de abril)

Morro Reuter (Vale do Paranhana):

371 mm (mais de duas vezes e meia a média de abril)

Westfalia (Vale do Taquari):

371 mm (quase três vezes a média de abril)

Poço das Antas (Vale do Taquari):

364 mm (quase três vezes a média de abril)

Tupandi (Vale do Caí):

356,5 mm (quase três vezes a média de abril)

Maratá (Vale do Caí):

355 mm (quase três vezes a média de abril)

Venâncio Aires (Vale do Rio Pardo):

350 mm (mais de duas vezes e meia a média de abril)

Bookmark and Share

Ainda há risco de chuva forte no norte do Estado

23 de abril de 2011 0


Áreas de instabilidade avançaram pelo Estado ontem causando pancadas de chuva e temporais durante a tarde e até o começo da noite.

 

Os volumes registrados pelo INMET foram altos. Desde a tarde de ontem até as 5h00 da manhã de hoje o volume de chuva chegou a 106 mm em Rio Pardo, 76 mm em Porto Alegre, 38 m,m em Santa Maria e em Jaguarão, 53 mm em Canela. A chegada de uma frente fria durante a madrugada reforçou a presenca da chuva e por isso a chuva persistiu ao longo da noite e da madrugada pelo Estado.
Nas proximas horas a frente fria mantém as condicoes de chuva em grande parte do Estado. Ainda há risco de chuva forte entre o centro e o norte do Estado. Por outro lado, avança uma massa de ar polar que aos poucos limpa o tempo e provoca forte queda nas temperaturas. A chegada dessa massa de polar vai provocar ventos fortes, ventos que irão dissipar a instabilidade ao longo da noite. Durante a tarde o sol volta a aparecer nas regioes de fronteira com o Uruguai. A situacao é ainda de alera no norte do Estado, pois já choveu forte e como a chuva persiste a situacao dos rios e o risco de deslizamento e de queda de barreiras ainda é alto. A noite de sabado será fria com a chegada do ar polar.
O domingo será de predomiio de sol, O dia vai copmeçar gelado, com previsao de um amanhecer gelado e temperaturas de inverno em parte da campanha e da Zona sul. As minias poderao ficar abaixo de 5°C entre a fronteira oeste e a campanha. Ao longo do dia o sol predomina, com tempo mais aberto na metade sul e sol entre nuvens na parte norte. As temperaturas nao sobem muito durante a tarde devido a presença do ar polar.



Bookmark and Share

tempo para esta sexta-feira e próximos dias

22 de abril de 2011 0
Previsão do tempo REGIÃO SUL
22/04 sexta-feira:
Uma nova frente fria avança pela Região Sul, causando intensos temporais sobre o centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul até o fim do dia. O acumulado chega aos 50 mm em várias cidades, inclusive da Campanha e as rajadas de vento podem chegar aos 80 km/h, especialmente sobre a fronteira oeste. Por outro lado, no Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, o risco de chuva será menor. O calor predomina em toda a Região, com máxima que excede os 30°C no centro do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná.
23/04 sábado:
Neste sábado, a frente fria avança pela Região Sul e traz chuva generalizada ao centro e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e ao sudoeste e leste do Paraná. Os temporais ficam ainda mais intensos, com acumulado de mais de 60 mm e rajadas de vento entre 70 km/h e 90 km/h no norte do Rio Grande do Sul, especialmente nas primeiras horas da manhã. Entre a tarde e noite, os temporais alcançam Santa Catarina e Paraná, com rajadas entre 70 km/h e 90 km/h e acumulado de chuva entre 20 mm e 40 mm. A temperatura máxima despenca e a sensação térmica será agradável na maior parte da Região. Apenas no noroeste do Paraná, o calor de mais de 30°C ainda predomina.
24/04 domingo:
No domingo, a entrada de uma forte massa de ar polar favorece o retorno do sol, mas derruba a temperatura no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. Na fronteira com o Uruguai, a mínima chega aos 5°C, a mais baixa do ano até então. Mais ao norte, entre o Paraná e o norte de Santa Catarina, a frente fria ainda causa chuvas com acumulado que chega a até 40 mm entre o litoral dos dois Estados. Assim como a mínima, a temperatura máxima cai ainda mais e a sensação será de frio no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e leste do Paraná. Apenas no norte do Paraná, a tarde ainda será quente.
25/04 segunda-feira:
Na segunda-feira, as chuvas mais fracas prosseguem entre o norte de Santa Catarina e o Paraná.
26/04 terça-feira:
Na terça-feira, as chuvas finalmente cessam sobre a maior parte da Região. Trata-se do fim do bloqueio atmosférico.
Previsão estendida:
Entre 27 de abril e 1º de maio, o tempo permanecerá seco na maior parte da Região Sul. As madrugadas permanecem frias, porém não há previsão de geadas nas áreas produtoras, inclusive de milho safrinha.
Previsão do tempo PORTO ALEGRE
Sexta (22/04):
O sol predomina na maior parte do dia, mas com aumento de nebulosidade e pancadas de chuva no decorrer da noite. Temperatura mínima de 19°C e máxima de 29°C. É esperado 3 mm de chuva. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de frio pela manhã. Já o período da tarde será quente. Os ventos sopram do quadrante norte com intensidade de 9 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 47%.
Sábado (23/04):
Tempo nublado e chuvoso na região. No decorrer do dia ocorrem chuvas e chuviscos, que permanecem até o final do período. As temperaturas diminuem, com mínima em torno de 19°C e máxima chegando a 24°C. É esperado 21 mm de chuva. A temperatura e os ventos favorecem uma condição confortável para a região. Durante a tarde a umidade relativa chega a 84%. A intensidade do vento atinge 17 km/h com direção predominante de oeste.
Domingo (24/04):
Predomínio de sol, apenas com variação de nuvens no decorrer do dia. Temperaturas em declínio, variando de 14°C a 21°C. O tempo favorece uma condição de frio pela manhã e confortável à tarde. A umidade relativa atinge 44% e os ventos predominam de sul com intensidade de 9 km/h.
Previsão do tempo RIO GRANDE DO SUL
DESTAQUE:
TEMPORAIS ENTRE ESTA SEXTA E O SÁBADO
MADRUGADA MAIS FRIA DO ANO NO DOMINGO
SATÉLITE para 22/04 sexta-feira:
A Sexta-Feira Santa começou com tempo seco em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Mesmo após a passagem de uma frente fria (ontem) e entrada de uma massa de ar frio (hoje), a temperatura não caiu muito. De acordo com o INMET a mínima chegou aos 19°C em Porto Alegre, 18°C em Alegrete, Canela e Chuí e aos 21°C em Bento Gonçalves, Cruz Alta e Frederico Westphalen.
Alerta: por volta de 06h00, nuvens carregadas começaram a se formar sobre o sul do Paraguai e, este sistema já causou as primeiras pancadas de chuva e trovoadas sobre o extremo norte do Rio Grande do Sul, região de Iraí.
PREVISÃO para 22/04 sexta-feira:
Estas pancadas de chuva do extremo norte do Rio Grande do Sul juntam-se com uma frente fria, Por isso, a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas em quase todo o Estado até o fim desta sexta-feira. Apenas partes da Serra e Litoral Norte deverão permanecer com tempo seco.
A frente fria vem com um grande contraste de temperatura. Existe uma forte massa de ar polar sobre a Argentina. E esta diferença de temperatura entre o Rio Grande do Sul (calor) e a Argentina (frio) causa temporal, com chuvas fortes, muitas trovoadas e rajadas que chegam aos 80 km/h, especialmente sobre o oeste do Rio Grande do Sul até o fim do dia.
Mesmo com a previsão de pancadas de chuva, o calor predomina em todo o Rio Grande do Sul.
Em Porto Alegre, depois de uma tarde com sol e máxima em torno dos 30°C, o tempo muda entre o fim da tarde e decorrer da noite. A quantidade de nuvens aumenta e há previsão de pancadas de chuva e trovoadas. Há risco de temporais entre a noite de sexta-feira e madrugada do sábado, com rajadas de vento de até 90 km/h.
No litoral, as ondas permanecem em torno de 1m de altura, mas os ventos passam a soprar de leste/nordeste com intensidade de 22 km/h.
PREVISÃO para 23/04 sábado
O sábado será bem diferente da sexta-feira. Com a frente fria sobre o Rio Grande do Sul, espera-se um dia bem fechado e com chuva a qualquer hora do dia sobre a Metade Norte do Estado, inclusive Capital. Já na Fronteira Oeste e Campanha, o dia também começa com chuva, mas o tempo abre a partir da tarde.
Alerta para os temporais. O sábado começará complicado no Rio Grande do Sul. A frente fria causa intensos temporais sobre a Metade Norte do Estado, inclusive Capital, Litoral e Serra, entre a madrugada e primeiras horas da manhã. Além das chuvas fortes, esperam-se rajadas de vento em torno dos 90 km/h, muitas trovoadas e até mesmo queda de granizo. A partir da tarde, o risco de temporais diminui, mas as chuvas prosseguem sobre a Metade Norte do Rio Grande do Sul.
Outro destaque vai para o frio. A temperatura máxima (da tarde) diminui em todo o Estado.
De uma forma geral, a máxima varia entre 23°C e 25°C.
Em Porto Alegre, depois dos temporais entre a madrugada e primeiras horas da manhã, o tempo permanecerá fechado e com chuvas mais fracas até o fim do dia. De 30°C na sexta-feira, a máxima não passa dos 24°C no sábado.
Alerta para os ventos fortes também ao longo do litoral do Rio Grande do Sul. Na costa norte do Estado, as rajadas de vento passam dos 50 km/h. Mesmo com os ventos fortes, as ondas ainda permanecem baixas, não chegando a 1m de altura.
PREVISÃO para 24/04 domingo:
No Domingo de Páscoa, o tempo volta a abrir em todo o Estado. A entrada de uma forte massa de ar de origem polar favorece o predomínio de sol desde cedo, porém gera uma das madrugadas mais frias do ano, com mínima de 5°C em Bagé e de 14°C em Porto Alegre.
Depois da madrugada fria, a sensação térmica da tarde será agradável em todo o Estado.
Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 14°C e 21°C.
PREVISÃO para 25/04 segunda-feira:
Na segunda-feira, o tempo permanecerá seco e ensolarado em todo o Rio Grande do Sul. Ainda faz frio pela manhã, com mínima de 5°C em Bagé e 12°C em Porto Alegre.
À tarde, a sensação térmica será agradável, com máxima de 22°C na Capital.
TEMPERATURAS MINÍMAS REGISTRADAS NO DIA 22-abr-2011
Rio Grande do Sul
INTERIOR
Mínima
12.9°C SANTA VITÓRIA DO PALMAR
Máxima
—–x—–x—–x—–x—–
PORTO ALEGRE
Mínima
19.2°C
Máxima
—–x—–x—–x—–x—–
Santa Catarina
INTERIOR
Mínima
11.8°C Urubici
Máxima
—–x—–x—–x—–x—–
FLORIANÓPOLIS
Mínima
18.7°C
Máxima
—–x—–x—–x—–x—–
Paraná
INTERIOR
Mínima
14.0°C Castro
Máxima
—–x—–x—–x—–x—–
CURITIBA
Mínima
15.5°C
Máxima
—–x—–x—–x—–x—–

Bookmark and Share

Tempo para esta quinta-feira e próximos dias no RS

21 de abril de 2011 0
Previsão do tempo RIO GRANDE DO SUL
DESTAQUE:
TEMPORAIS PERSISTEM ATÉ O SÁBADO
MASSA DE AR POLAR DIMINUI AS TEMPERATURAS A PARTIR DO DOMINGO
SATÉLITE para 21/04 quinta-feira
A madrugada foi de chuva em quase todo o Estado. As instabilidades foram alimentadas pela umidade da Amazônia, mas agora pela manhã, as nuvens mais carregadas já avançaram para Santa Catarina e o sol já começa a aparecer no oeste gaúcho.
Os maiores volumes de chuva foram de:
90 mm em Capão do Leão,
73 mm em Rosário do Sul,
63 mm em Guarani das Missões,
59 mm em Uruguaiana,
55 mm em Alegria,
51 mm em Giruá,
50 mm em Campina das Missões, São José do Norte e Taquaruçu do Sul
40 mm em Bagé,
O acumulado neste mês em Bagé soma 80 mm, o que corresponde a 80% da média.
O aeroporto Salgado Filho registrou rajada de 50 km/h as 5h de hoje.
PREVISÃO para 21/04 quinta-feira
Com o afastamento da área de instabilidade, ocorrem algumas aberturas de sol que juntamente com os ventos que trazem ar quente do norte do País deixam a tarde abafada. Na região central do Estado, a temperatura máxima gira em torno dos 30°C. Entre o fim da tarde e começo da noite volta a chover. As pancadas de chuva ficam concentradas sobre a metade norte gaúcho e com pouca chance de temporais. Os ventos do quadrante norte vão deixar a noite desta quinta-feira abafada.
Na Capital os períodos de melhoria e as aberturas de sol fazem a temperatura subir. A máxima gira em torno de 27°C. No fim do dia ocorrem pancadas de chuva.
No litoral a agitação marítima aumenta um pouco por conta dos ventos do quadrante sul com rajadas em torno de 30 km/h. A altura das ondas chega a 1m de altura.
PREVISÃO para 22/04 sexta-feira
A madrugada da sexta-feira será mais abafada por conta dos ventos que sopram ar quente do norte do País. O sol aparece pela manhã e garante a elevação da temperatura. O tempo muda no decorrer da tarde devido a aproximação da frente fria. A chuva atinge primeiramente o oeste, a Campanha e o sul do Estado e até o fim do dia avança para o norte gaúcho. Todo o Estado está sujeito à temporais com ventos que podem chegar a 70 km/h e granizo. Já as chuvas mais intensas vão se concentrar na metade oeste com acumulados em torno de 60 mm.
Em Porto Alegre o sol aparece e a temperatura chega aos 29°C. Tem alerta para temporais com ventos fortes e granizo a partir da tarde.
No litoral as ondas permanecem em torno de 1m de altura, mas os ventos passam a soprar de leste/nordeste com intensidade de 22 km/h.
PREVISÃO para 23/04 sábado
Na madrugada do sábado ainda tem chuva forte sobre a metade norte gaúcha. À medida que a frente fria avança para Santa Catarina, as nuvens dão lugar a uma massa de ar polar que é fria e seca. Por isso, o sol volta a brilhar no Rio Grande do Sul, porém, a sensação será de frio. A temperatura máxima gira em torno dos 26°C, mas o minuano vai deixar a sensação térmica bem mais baixa. O frio aumenta durante a noite quando acontecerá a temperatura mínima em todo o Estado. Na Campanha, os termômetros devem oscilar em torno dos 10°C durante a noite.
Em Porto Alegre o sábado começa com chuva forte, mas no decorrer da tarde ocorrem períodos de melhoria. A temperatura máxima não passa dos 23°C e os termômetros caem para 15°C durante a noite.
PREVISÃO para 24/04 domingo
Domingo de Páscoa bom para dormir até mais tarde. A massa de ar polar vai deixar a madrugada do domingo fria. A previsão é de 10°C para Porto Alegre. Logo o tempo abre e aos poucos o frio diminui.
Previsão do tempo PORTO ALEGRE
Quinta (21/04):
Chuvas pela manhã e no decorrer da noite. Temperaturas variando de 17°C a 27°C. As chuvas totalizam 4 mm. O tempo favorece uma condição de frio pela manhã e quente à tarde. Os ventos sopram do quadrante oeste com intensidade de 14 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 62%.

Sexta (22/04):
Tempo instável com chuvas à tarde e à noite. As temperaturas permanecem estáveis, variando entre 18°C e 29°C. É esperado 24 mm devido às pancadas de chuva. O tempo favorece uma condição de frio pela manhã e quente à tarde. Durante a tarde a umidade relativa chega a 61%. A intensidade do vento atinge 13 km/h com direção predominante de norte.

Sábado (23/04):
Tempo encoberto e chuvoso pela manhã. As chuvas e a nebulosidade diminuem ao longo do dia. As temperaturas diminuem e variam entre 15°C e 23°C. As chuvas totalizam 19 mm. A temperatura e os ventos favorecem uma condição confortável para a região. A umidade relativa atinge 74% e os ventos predominam de sul com intensidade de 24 km/h.
Previsão do tempo REGIÃO SUL
21/04 quinta-feira:
Uma área de instabilidade avança do Rio Grande do Sul para Santa Catarina e para o Paraná e leva pancadas de chuva para os dois Estados. No entanto, as pancadas de chuva serão alternadas com períodos de melhoria, o sol faz a temperatura subir, deixando o tempo abafado em todo o Estado.
22/04 sexta-feira:
Na sexta-feira, novamente há previsão de chuva sobre boa parte do Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Os temporais permanecem concentrados sobre o Rio Grande do Sul, com acumulado que pode chegar aos 60 mm em algumas cidades. As rajadas de vento alcançam 60 km/h com muitas descargas elétricas e alguns eventos isolados de granizo. De uma forma geral, as chuvas acontecem a partir da tarde, depois de uma manhã com sol entre nuvens e calor. Na maior parte do Paraná, o tempo permanecerá seco, ensolarado e quente.
23/04 sábado:
No sábado, uma frente fria avança pela Região Sul, onde causa chuva sobre o sul e sudoeste do Paraná e boa parte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Há risco de chuvas fortes no norte do Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, com acumulado de até 50 mm.
24/04 domingo:
No domingo, as chuvas finalmente enfraquecem sobre a maior parte do Rio Grande do Sul e os temporais passam a atingir o Paraná. Uma massa de ar frio derruba as temperaturas no Rio Grande do Sul.
Previsão estendida:
Entre 26 e 30 de abril, o bloqueio atmosférico fica mais ao norte, mais ou menos na altura do Paraná. Esperam-se acumulados entre 50 mm e 70 mm em boa parte do Estado. Já no sul de Santa Catarina e em boa parte do Rio Grande do Sul, o tempo permanecerá seco.
TEMPERATURAS EXTREMAS REGISTRADAS NO DIA 21-abr-2011
Rio Grande do Sul
INTERIOR
Mínima
13.2°C Erechim
Máxima
—–x—–x—–x—–
PORTO ALEGRE
Mínima
16.8°C
Máxima
—–x—–x—–x—–
Santa Catarina
INTERIOR
Mínima
10.4°C Urubici
Máxima
—–x—–x—–x—–
FLORIANÓPOLIS
Mínima
22.2°C
Máxima
—–x—–x—–x—–
Paraná
INTERIOR
Mínima
13.1°C Clevelândia
Máxima
—–x—–x—–x—–
CURITIBA
Mínima
17.1°C
Máxima
—–x—–x—–x—–

Bookmark and Share

Alerta para temporais nas próximas horas no RS

20 de abril de 2011 0

Uma linha de instabilidade atua desde o começo da tarde provocando chuva forte na região da campanha e fronteira oeste se deslocando em direção ao centro do Estado.

A situação é de ALERTA para eventos de chuva MUITO forte, acompanhas de raios, vendavais e granizo. Agora a instabilidade está se deslocando em direção ao centro do Estado que registrou altas temperaturas, com máxima acima de 30°C o que será um combustível a mais para intensificar os temporais.

Entre o fim da tarde e ao longo noite/madrugada esses temporais irão atingir também o planalto médio, Missões,  Grande Porto Alegre, Serra e mais tarde o Alto Uruguai, campos de cima da Serra e Litoral Norte.

Neste link é possível acessar a animação da imagem de radar que mede intensidade da chuva, observe a linha em vermelho área que registra a chuva forte

http://www.redemet.aer.mil.br/radar/radar.php?local=sg&qnt=10&produto_dis=maxcappi&chave=MjAxMTA0MjAxODU2MTk=&ID_REDEMET=793a17ef27169a9e544c24e78fd1679e#Alerta

Bookmark and Share