Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Tempo para o RS hoje e próximos dias

26 de maio de 2011 0
DESTAQUE:
Tempo volta a ficar firme no RS
Massa de ar polar diminui as temperaturas
 
SATÉLITE para 26/05 quinta-feira
Hoje a frente fria se afastou do Rio Grande do Sul, mas como ainda há um pouco de nebulosidade sobre o Estado, neste momento há pancadas bem isoladas em alguns municípios da metade norte do Estado. A temperatura, durante a madrugada, voltou a cair e a menor mínima registrada hoje foi de 8,5°C em São José dos Ausentes. Porto Alegre registrou mínima de 14,3°C nesta madrugada e o aeroporto Salgado Filho observou chuva fraca no começo do dia..
  
PREVISÃO para 26/05 quinta-feira
A massa de ar polar, que tomou o espaço deixado pelo afastamento da frente fria, vai deixa o tempo firme no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. O sol aparece entre nuvens pela manhã, mas no decorrer do dia a nebulosidade diminui e o sol predomina. Apesar disto, os ventos frios que sopram do quadrante sul não deixam a temperatura se elevar tanto e a máxima fica na casa dos 20°C no Estado à tarde.
No litoral, condição de mar calmo e ondas com pouco mais de 1m de altura.
 
PREVISÃO para 27/05 sexta-feira
Na sexta-feira o tempo permanece firme, já que a massa de ar polar continua atuante sobre o Rio Grande do Sul. A madrugada vai ter temperaturas baixas e a mínima fica abaixo dos 6°C na Campanha e nos Campos do Alto da Serra. Já na Costa Doce e na Região metropolitana de Porto Alegre a temperatura gira em torno dos 11°C até o amanhecer. O sol aparece desde as primeiras horas do dia e garante a elevação da temperatura, mas como os ventos continuam soprando do quadrante sul a máxima não fica tão alta, em torno dos 20°C na maior parte do Estado e no extremo sul gaúcho não passa 17°C à tarde.
No litoral, a agitação do mar aumenta e as ondas chegam a 1,7m de altura.
 
PREVISÃO para 28/05 sábado
No sábado a massa de ar polar ganha mais força sobre o Rio Grande do Sul e o tempo permanece estável. Faz frio durante a madrugada, quando as mínimas ficam próximas dos 8°C no Estado, apenas na Costa Doce e no litoral é que a temperatura fica um pouco mais alta, na casa dos 10°C.O dia vai ser de sol e poucas nuvens e à tarde as máximas giram em torno dos 20°C no Estado gaúcho.
No litoral, o mar fica ainda mais agitado, com ondas que chegam a 3,2m de altura. Há risco de Ressaca.
 
PREVISÃO para 29/05 domingo
No domingo o tempo continua firme no Rio Grande do Sul. Faz ainda mais frio nas primeiras horas do dia, com mínima próxima dos 8°C no Estado, sendo que na região da serra gaúcha a temperatura fica abaixo dos 6°C.
Em Porto Alegre, tempo estável com sol e nuvens. Mínima de 11°C e a temperatura chegando a 18°C à tarde.
No litoral, o mar continua grosso, com ondas que chegam a 3,2m de altura. Ainda há risco de Ressaca.
 
Previsão do Tempo PORTO ALEGRE
 
Quinta (26/05):
Nebulosidade pela manhã que diminui ao longo do dia, favorecendo o predomínio de sol. Temperaturas variando de 14°C a 21°C. A temperatura e os ventos favorecem uma condição de frio para a região. Os ventos sopram do quadrante sul com intensidade de 14 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 68%.
Sexta (27/05):
Muitas nuvens cobrem a região pela manhã, mas à tarde a nebulosidade se dissipa e o sol aparece com poucas nuvens. As temperaturas diminuem, com mínima em torno de 11°C e máxima chegando a 18°C. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e de frio à tarde. Durante a tarde a umidade relativa chega a 62%. A intensidade do vento atinge 24 km/h com direção predominante de sul.
Sábado (28/05):
Céu com poucas nuvens no decorrer do dia. A nebulosidade aumenta a partir da noite. As temperaturas permanecem estáveis e variam de 10°C a 17°C ao longo do dia. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e de frio à tarde. A umidade relativa atinge 59% e os ventos predominam de sul com intensidade de 18 km/h.
 
Previsão do Tempo Região SUL
 
26/05 quinta-feira:
Na quinta-feira, a frente fria avança por Santa Catarina e Paraná, mas como chega bem mais fraca, as chuvas serão isoladas e passageiras nos dois Estados. No Rio Grande do Sul, a nebulosidade diminui com o avanço de uma massa de ar frio e seco pelo Estado. Essa massa de ar frio provoca declínio da temperatura mínima e máxima. Alerta para aumento da agitação marítima na costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
27/05 sexta-feira:
Na sexta-feira ainda chove fraco no leste do Paraná e na divisa com o Estado de São Paulo em função da frente fria, mas os acumulados são baixos. Uma massa de ar frio e seco atua sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e deixa o tempo firme nos dois Estados, mas mesmo com sol, as temperaturas ficam baixas. A pista de ventos gerada pelo ciclone extratropical em alto mar faz a agitação marítima aumentar e tem risco de ressaca no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
 
28/05 sábado:
O sábado fica com tempo firme no Sul do País devido à atuação da massa de ar frio e seco que inibe a formação de nuvens na maior parte da Região. A ausência de nebulosidade deixa as temperaturas baixas na madrugada e o frio favorece a formação de geadas entre a Serra Gaúcha e Catarinense durante a madrugada. O alerta para ressacas continua e se estende do Rio Grande do Sul ao Paraná.
 
Previsão estendida:
Até o fim do mês, o Sul permanece sob a influência dessa massa de ar seco, e conseqüentemente, sem chuva.
Somente no começo de junho é que volta a chover, mas ainda com baixos acumulados.
 
PCDS do dia 26/05/2011 – 7:00h da manhã
 
PCDS -> Plataforma de Coleta de Dados
tmin -> Temperatura mínima até a hora da leitura
 
temperatura
estação
mínima °C
meteorológica
8,5
Sao Jose dos Ausentes (Pcd)-RS
9,8
Vacaria (Pcd)-RS
10,2
Canela (Pcd)-RS
10,6
Jaguarao (Pcd)-RS
10,7
Chui (Pcd)-RS
11
Bento Golcalves (Pcd)-RS
11
Soledade (Pcd)-RS
11,2
Lagoa Vermelha (Pcd)-RS
11,3
Cangucu (Pcd)-RS
11,4
Santana do Livramento (Pcd)-RS
11,5
Erechim (Pcd)-RS
11,5
Palmeira das Missoes (Pcd)-RS
11,6
Passo Fundo (Pcd)-RS
12
Cacapava do Sul (Pcd)-RS
12
Santiago (Pcd)-RS
12,1
Santo Augusto (Pcd)-RS
12,5
Bage (Pcd)-RS
12,5
Cruz Alta (Pcd)-RS
12,5
Dom Pedrito (Pcd)-RS
12,9
Uruguaiana (Pcd)-RS
12,9
Quarai (Pcd)-RS
13,2
Alegrete (Pcd)-RS
13,4
Santa Maria (Pcd)-RS
13,4
Frederico Westphalen (Pcd)-RS
13,7
Rio Grande (Pcd)-RS
13,9
Santa Rosa (Pcd)-RS
13,9
Sao Gabriel (Pcd)-RS
14,2
Camaqua (Pcd)-RS
14,3
Porto Alegre (Pcd)-RS
14,3
Rio Pardo (Pcd)-RS
14,8
Tramandai (Pcd)-RS
15,7
Torres (Pcd)-RS
16
Mostardas (Pcd)-RS
 
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 26-mai-2011 quinta-feira
Estações Meteorológicas do INMET
 
Rio Grande do Sul
INTERIOR
8.4°C CAMBARÁ DO SUL e
              São José do Ausentes
PORTO ALEGRE
14.3°C
Santa Catarina
INTERIOR
6.7°C Urubici
FLORIANÓPOLIS
18.9°C
Paraná
INTERIOR
7.6°C General Carneiro
CURITIBA
13.3°C
 


Bookmark and Share

Envie seu Comentário