Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 27 maio 2011

Tempo para o RS hoje e próximos dias

27 de maio de 2011 0
DESTAQUE:
Fim de semana gelado no RS
Previsão de geada na região serrana
Mar revolto na costa gaúcha
 
SATÉLITE para 27/05 sexta-feira:
O Rio Grande do Sul amanheceu com sol e poucas nuvens nesta sexta-feira. A madrugada foi de temperaturas baixas no Estado. A menor mínima registrada hoje foi de 6°C em São José dos Ausentes. Em Quaraí, na Campanha, chegou aos 7,3°C, 7,5°C em Dom Pedrito e 7,7°C em Bagé. Em Porto Alegre a mínima foi de 12,3°C registrada na estação automática do Inmet. A base aérea de Canoas observou névoa úmida durante a madrugada.
 
PREVISÃO para 27/05 sexta-feira:
A massa de ar polar continua atuando sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Com isto o tempo fica aberto na maior parte do estado. Apenas no litoral norte, devido aos ventos que sopram do mar, ocorrem chuviscos no inicio do dia. Os ventos frios que predominam do quadrante sul não deixam a temperatura subir tanto ao longo do dia e a máxima não passa dos 20°C no Estado. Durante a noite a temperatura volta a cair.
Em Porto Alegre, a sexta-feira vai ser de sol entre nuvens e ainda pela manhã há chuvisco, mas a tarde a nebulosidade diminui e o sol predomina. A máxima não ultrapassa os 18°C
ATENÇÃO!!! No litoral, o mar fica agitado e as ondas chegam a 1,7m de altura. Mas entre a noite e a madrugada o mar fica ainda mais revolto e há risco de Ressaca.
 
PREVISÃO para 28/05 sábado
O fim de semana começa com mais um dia gelado no Rio Grande do Sul. Na madrugada a temperatura cai ainda mais no Estado e as mínimas ficam abaixo dos 9°C no Estado, sendo que na região da Campanha e nos Campos do Alto da Serra a temperatura até as primeiras horas do dia fica abaixo dos 6°C. Para toda a região serrana do Estado há previsão de geada logo cedo, ao amanhecer. Ao longo do dia o sol aparece e deixa o sábado com tempo firme e ensolarado. No litoral, os ventos do mar causam o aumento da nebulosidade no litoral gaúcho. A massa de ar polar não deixa a temperatura subir tanto e a máxima fica na casa dos 20°C e não passa dos 17°C.
ATENÇÃO!!! No litoral, o mar fica ainda mais agitado, com ondas que chegam a 3m de altura. Há risco de Ressaca.
 
PREVISÃO para 29/05 domingo:
No domingo a massa de ar polar ganha mais força e deixa as temperaturas mais baixas no Rio Grande do Sul. Faz muito frio até as primeiras horas do dia e a mínima fica abaixo dos 9°C no Estado. Há risco de geada na serra gaúcha, onde as temperaturas devem ficar abaixo dos 6°C. Desde cedo o sol aparece e deixa o dia com sol e poucas nuvens. À tarde a máxima ultrapassa a marca dos 20°C no oeste e norte gaúcho.
ATENÇÃO!!! No litoral, o mar fica ainda mais agitado, com ondas que chegam a 3,2m de altura. Segue o risco de Ressaca.
 
PREVISÃO para 30/05 segunda-feira:
O inicio da semana não vai ser diferente dos últimos dias. A massa de ar polar continua atuando sobre o Estado e o dia vai ser de tempo aberto e poucas nuvens. Continua fazendo muito frio até primeiras horas da manhã, o sol que predomina no decorrer da segunda-feira eleva rapidamente a temperatura e a tarde fica um pouco mais amena.
Em Porto Alegre, tempo estável com sol e poucas nuvens. Mínima de 7°C e a temperatura chegando a 18°C à tarde.
No litoral, ao longo da segunda-feira a agitação marítima diminui.
 
Previsão do Tempo PORTO ALEGRE
 
Sexta (27/05):
Céu com muita variação de nuvens e chuviscos no período da manhã. Temperaturas entre 11°C e 18°C. As chuvas totalizam 1 mm. Durante o dia a sensação térmica será de frio. Os ventos sopram do quadrante sul com intensidade de 24 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 59%.
Sábado (28/05):
O céu permanece com muitas nuvens ao longo do dia. À noite, a nebulosidade diminui. As temperaturas permanecem estáveis, variando entre 9°C e 17°C. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será de frio. Durante a tarde a umidade relativa chega a 65%. A intensidade do vento atinge 17 km/h com direção predominante de sul.
Domingo (29/05):
Predomínio de sol, apenas com variação de nuvens no decorrer do dia. As temperaturas permanecem estáveis e variam de 9°C a 18°C ao longo do dia. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será de frio. A umidade relativa atinge 61% e os ventos predominam de sul com intensidade de 13 km/h.
 
Previsão do Tempo Região SUL
 
27/05 – sexta-feira:
Na sexta-feira ainda chove fraco no leste do Paraná e na divisa com o Estado de São Paulo em função da frente fria, mas os acumulados são baixos. Uma massa de ar frio e seco atua sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e deixa o tempo firme nos dois Estados, mas mesmo com sol, as temperaturas ficam baixas. A pista de ventos gerada pelo ciclone extratropical em alto mar faz a agitação marítima aumentar e tem risco de ressaca no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

28/05 – sábado:
O sábado fica com tempo firme no Sul do País devido à atuação de uma massa de ar frio e seco que inibe a formação de nuvens na maior parte da Região. A ausência de nebulosidade deixa as temperaturas baixas na madrugada e o frio favorece a formação de geadas entre a Serra Gaúcha e Catarinense e também, nas regiões elevadas do sul do Paraná, como General Carneiro. Ao longo do dia o sol predomina e o tempo permanece firme a tarde e a noite. O alerta para ressacas continua e se estende do Rio Grande do Sul ao Paraná.
 
29/05 – domingo:
No domingo a massa de ar frio e seco ainda atua na Região Sul e por isso, ainda faz frio na madrugada, com condição para formação de geadas na Serra Gaúcha e Catarinense e nas regiões elevadas do sul do Paraná. Essa massa de ar seco mantém o tempo firme e o sol favorece a elevação da temperatura máxima em comparação com o sábado.
 
Previsão Estendida:
Até o fim do mês, o Sul permanece sob a influência dessa massa de ar seco, e conseqüentemente, sem chuva.
Somente no começo de junho é que volta a chover, mas ainda com baixos acumulados.
 
PCDS do dia 27/05/2011 – 7:00h da manhã
 
PCDS -> Plataforma de Coleta de Dados
prec(6hr)-> Volume de chuva nas últimas 6h em mm
tmin -> Temperatura mínima até a hora da leitura
 
Temperatura
Estação
mínima °C
Meteorológica
6
Sao Jose dos Ausentes (Pcd)-RS
7,3
Quarai (Pcd)-RS
7,5
Dom Pedrito (Pcd)-RS
7,7
Bage (Pcd)-RS
7,8
Canela (Pcd)-RS
7,9
Cacapava do Sul (Pcd)-RS
8
Sao Gabriel (Pcd)-RS
8,1
Vacaria (Pcd)-RS
8,4
Erechim (Pcd)-RS
9
Cangucu (Pcd)-RS
9
Lagoa Vermelha (Pcd)-RS
9,1
Alegrete (Pcd)-RS
9,1
Cruz Alta (Pcd)-RS
9,2
Jaguarao (Pcd)-RS
9,3
Santiago (Pcd)-RS
9,5
Uruguaiana (Pcd)-RS
9,5
Soledade (Pcd)-RS
9,9
Passo Fundo (Pcd)-RS
10,2
Santa Rosa (Pcd)-RS
10,2
Palmeira das Missoes (Pcd)-RS
10,3
Frederico Westphalen (Pcd)-RS
10,5
Camaqua (Pcd)-RS
10,5
Bento Golcalves (Pcd)-RS
10,6
Rio Pardo (Pcd)-RS
10,8
Santa Maria (Pcd)-RS
10,9
Santo Augusto (Pcd)-RS
12,3
Porto Alegre (Pcd)-RS
12,5
Rio Grande (Pcd)-RS
13,2
Tramandai (Pcd)-RS
13,9
Mostardas (Pcd)-RS
14
Chui (Pcd)-RS
14,3
Torres (Pcd)-RS
6
Sao Jose dos Ausentes (Pcd)-RS
 
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS
NO DIA 27-mai-2011 sexta-feira
Estações Meteorológicas do INMET
 
Rio Grande do Sul
INTERIOR
6.0°C São José do Ausentes
PORTO ALEGRE
12.1°C
Santa Catarina
INTERIOR
3.5°C Urubici
FLORIANÓPOLIS
14.1°C
Paraná
INTERIOR
4.5°C General Carneiro
CURITIBA
12.4°C
 
Bookmark and Share