Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2011

Tempo para esta terça-feira e próximos dias no RS

31 de maio de 2011 0
DESTAQUE:
Tempo instável em parte do RS
Frio se intensifica a partir da quinta-feira
 
SATÉLITE para 31/05 terça-feira
Uma frente fria que passa pelo oceano organiza a nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul e deixa o dia com muitas nuvens sobre o Estado. Esta maior quantidade de nuvens não deixou a temperatura cair tanto nesta madrugada e a mínima ficou em torno dos 12°C em Bagé e 8,2°C em Caxias do Sul. O aeroporto de Porto Alegre registrou névoa úmida às 5h e a temperatura as 6h20 era de 12,1°C.
 
PREVISÃO para 31/05 terça-feira
A frente fria que está sobre o oceano provoca aumento de nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira. São previstas pancadas de chuva ao longo do dia intercaladas com períodos de melhoria no sul e leste do Estado. Por conta da alta nebulosidade a temperatura não sobe muito e a máxima fica em torno dos 20°C no Estado, ficando abaixo dos 17°C na serra gaúcha.
No mar a agitação marítima diminui ainda mais. As ondas chegam a 1,6m de altura, com ventos fracos predominando de oeste-sudoeste.
 
PREVISÃO para 01/06 quarta-feira
Na quarta-feira a frente fria se afasta e o tempo volta a abrir no Rio Grande do Sul. Ainda restam muitas nuvens e por isso a temperatura não cai tanto na madrugada. A mínima fica em torno dos 9°C no Estado. No decorrer do dia a nebulosidade diminui e o sol predomina devido a chegada de uma nova massa de ar polar. Com isto os ventos passam a soprar do quadrante sul e carregam ar mais frio para o Estado, e mesmo com o sol desde cedo a máxima ultrapassa os 20°C apenas no noroeste gaúcho, não passando dos 17°C na serra.
O mar fica calmo com ondas próximas de 1,2m de altura. Predominam os ventos fracos predominando de sul/sudoeste.
 
PREVISÃO para 02/06 quinta-feira
Na quinta-feira o dia começa com frio imperando no Rio Grande do Sul, já que a massa de ar polar ganha força. As mínimas ficam abaixo dos 9°C na maior parte de Estado, e ficam menores do que 6°C nos campos do alto da serra. O dia inicia com sol e poucas nuvens garantindo o aumento da temperatura e amenizando a sensação de frio das primeiras horas do dia. Entretanto, a passagem de mais uma frente fria pelo oceano provoca o aumento da nebulosidade e deixa o tempo mais fechado à tarde. Os ventos quentes que sopram do quadrante norte contribuem para deixar a tarde abafada, na metade norte do Estado, onde as temperaturas máximas ultrapassam os 23°C.
O mar fica calmo, com ondas abaixo de 1m de altura.
 
PREVISÃO para 03/06 sexta-feira
A sexta-feira será de tempo firme no Estado. Faz frio até as primeiras horas do dia e a mínima fica abaixo dos 6°C na campanha e na serra.
Apesar do predomínio do sol no decorrer do dia, os ventos frios do quadrante sul não permitem que a temperatura se eleve tanto e a máxima não ultrapassa os 20°C no Estado.
Em Porto Alegre tempo estável com poucas nuvens no céu. Temperatura mínima de 10°C e máxima de 19°C.
 
Previsão do Tempo PORTO ALEGRE
 
Terça (31/05):
Sol com aumento de nebulosidade e chuvas no período da tarde. Temperaturas entre 9°C e 16°C. É esperado 1 mm de chuva. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e de frio à tarde. Os ventos sopram do quadrante oeste com intensidade de 11 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 78%.
Quarta (01/06):
Sol e poucas nuvens no decorrer do dia, sem previsão de chuvas. As temperaturas permanecem estáveis, variando entre 9°C e 19°C. A temperatura e os ventos favorecem uma condição de frio para a região. Durante a tarde a umidade relativa chega a 74%. A intensidade do vento atinge 12 km/h com direção predominante de oeste.

Quinta (02/06):

Sol e poucas nuvens na região. As temperaturas permanecem estáveis e variam de 8°C a 21°C ao longo do dia. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será confortável. A umidade relativa atinge 50% e os ventos predominam de oeste com intensidade de 8 km/h.
 
Previsão do Tempo Região SUL
 
31/05 terça-feira
Na terça-feira, uma frente fria com fraca atividade que passa pela costa do Rio Grande do Sul, até provoca variação da quantidade de nuvens. As chuvas serão passageiras e isoladas sobre o leste gaúcho, mas na maior parte do Estado, o tempo permanece firme. No Rio Grande do Sul o frio da madrugada diminui um pouco, mas as temperaturas máximas não se alteram. Já em Santa Catarina e no Paraná, terça-feira ainda começa bastante fria, mas com o predomínio de sol, a tarde fica mais agradável.
01-02/06 quarta-feira-quinta-feira
Na quarta-feira, a frente fria se afasta do Rio Grande do Sul para alto mar e não chega a alterar o tempo nos outros Estados. Desta forma, toda a Região fica sob a influência da massa de ar seco que deixa o tempo firme. A ausência de nuvens provoca mais uma madrugada fria e o predomínio de sol ameniza a sensação de frio durante o dia. Apenas no litoral catarinense ocorrem chuviscos gerados pelos ventos úmidos do mar.
 
Previsão estendida
Na sexta-feira uma frente fria com fraca atividade passa pelo Rio Grande do Sul, sem provocar chuva. Chove de forma fraca e isolada entre Santa Catarina e o Paraná.
Durante o fim-de-semana a maior parte da Região Sul permanece sob influência da massa de ar frio que mantém o tempo firme e com grandes amplitudes térmicas.
Na segunda metade da semana o frio diminui, mas como o tempo continua seco, ainda ocorre grande amplitude térmica, ou seja, grande diferença entre mínimas e máximas no mesmo dia.
Os modelos de previsão estendida indicam que volta a chover na Região Sul somente entre 5 e 9 de junho.
Apesar das baixas temperaturas, não há previsão de geadas generalizadas até o fim-de-semana.
 
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS
NO DIA 31-mai-2011 terça-feira
Estações Meteorológicas do INMET
 



Rio Grande do Sul
INTERIOR
2.5°C CAMBARÁ DO SUL
PORTO ALEGRE
9.9°C
Santa Catarina
INTERIOR
1.4°C Urubici
FLORIANÓPOLIS
10.1°C
Paraná
INTERIOR
1.3°C General Carneiro
CURITIBA
5.9°C
 
GEADAS FRACAS OCORRIDAS HOJE (31/05/2011) 
Cambará do Sul/RS_________________________Geada Fraca (2,5ºC)
São Joaquim/SC___________________________ Geada Fraca (3,6ºC)
Lages/SC_________________________________Geada Fraca (1,9ºC)
 
Algumas temperaturas mínimas no RS hoje:
 



Cidade
Temperatura (ºC)
SAO JOSE DOS AUSENTES-RS
2,8
VACARIA-RS
2,9
CANELA-RS
6,3
LAGOA VERMELHA-RS
6,3
BENTO GONÇALVES-RS
7,5
PASSO FUNDO-RS
7,5
ERECHIM-RS
7,7
CAMAQUÃ-RS
8,7
FREDERICO WESTPHALEN-RS
8,7
SOLEDADE-RS
9,0
 PORTO ALEGRE-RS
 9,9
CANGUÇU-RS
10,0
 
 
Bookmark and Share

Tempo para o RS hoje e próximos dias

30 de maio de 2011 0
DESTAQUE:
Tempo segue firme no RS
Massa de ar polar perde força nesta terça-feira
 
SATÉLITE para 30/05 segunda-feira
A massa de ar polar segue atuando sobre o Rio Grande do Sul e garante mais um dia de tempo firme nesta segunda-feira.
Fez bastante frio durante esta madrugada e a menor mínima registrada no Estado hoje foi de 1,3°C(recorde no município em 2011) em São José dos Ausentes.
Em Porto Alegre a temperatura foi de 9,3°C na estação automática.
O aeroporto de Santa Maria registrou nevoeiro que reduziu a visibilidade a 100m às 7h.
 
PREVISÃO para 30/05 segunda-feira
A massa de ar polar que está sobre o Rio Grande do Sul inibe a formação de nuvens de chuva e garante mais um dia de tempo firme ao longo da segunda-feira. Apenas no litoral o dia fica com mais nebulosidade por causa dos ventos úmidos que sopram do mar. Depois de mais uma madrugada fria, o sol aparece fraco e deixa as temperaturas um pouco mais amenas e à tarde a máxima chega aos 20°C na metade norte do Estado.
No litoral o dia ainda começa com nebulosidade devido aos ventos úmidos que sopram do oceano, mas no decorrer do dia o sol volta a predominar. O mar segue agitado e as ondas atingem 2,2m de altura na costa do Estado.
 
PREVISÃO para 31/05 terça-feira
A passagem de uma frente fria pelo oceano provoca o aumento da nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, mas como ela está bem afastada do continente não provoca chuva no Estado. Desta forma, o frio perde força na próxima madrugada e a mínima ultrapassa os 11°C no oeste gaúcho. Na Campanha e na Serra faz um pouco mais de frio durante a madrugada, com mínima entre 6°C e 9°C. Risco de geada bem isolada apenas nos pontos mais altos do Estado lá a temperatura chega aos 3°C. No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens, e com isto a temperatura não consegue subir muito e a máxima fica em torno dos 20°C no Estado.
No litoral o sol aparece entre nuvens e no mar a agitação marítima diminui ainda mais. As ondas chegam a 1,6m de altura, com ventos fracos predominando de oeste-sudoeste.
 
PREVISÃO para 01/06 quarta-feira
Durante a madrugada da quarta-feira a temperatura não fica tão baixa, por conta da nebulosidade que ainda está sobre o Rio Grande do Sul. A mínima ultrapassa os 11°C no oeste do Estado, já na Campanha e na serra a temperatura gira em tono do 9°C. Ao longo do dia a nebulosidade diminui e o sol predomina com poucas nuvens no céu. A máxima fica em torno dos 20°C na metade norte do Estado. Já no sul, os ventos frios do quadrante sul não deixam a temperatura subir tanto e a máxima gira na casa dos 17°C.
No litoral o mar fica pouco agitado, com ondas em torno dos 1,3m de altura.
 
PREVISÃO para 02/06 quinta-feira
A quinta-feira será de tempo firme no Rio Grande do Sul. Massa de ar polar ganha força e frio intensifica. A temperatura fica abaixo dos 9°C na maior parte do Estado, e fica ainda mais baixo na serra e na campanha. O sol aparece desde cedo e deixa a temperatura em elevação ao longo do dia, mas a máxima não passa dos 20°C no Estado.
Em Porto Alegre tempo firme com sol. Temperatura mínima de 10°C e máxima de 19°C.
 
Previsão do Tempo PORTO ALEGRE
 
Segunda (30/05):
Predomínio de sol no decorrer do dia. A temperatura mínima em torno de 10°C e chegando a 20°C de máxima. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será de frio. Os ventos sopram do quadrante leste com intensidade de 12 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 49%.
Terça (31/05):
Sol e poucas nuvens pela manhã. À tarde, a quantidade de nuvens aumenta condição que diminui durante a noite. As temperaturas permanecem estáveis, variando entre 11°C e 18°C. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e de frio à tarde. Durante a tarde a umidade relativa chega a 78%. A intensidade do vento atinge 10 km/h com direção predominante de oeste.
Quarta (01/06):
Tempo seco e com predomínio de sol ao longo do dia. Temperaturas estáveis entre 12°C e 18°C. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será de frio. A umidade relativa atinge 66% e os ventos predominam de sul com intensidade de 9 km/h.
 
Previsão do Tempo Região SUL
 
30/05 segunda-feira:
Na segunda-feira a massa de ar frio continua ganhando força e além de frio, provoca mais um dia com tempo seco. O sol predomina desde cedo e aos poucos ajuda a temperatura a subir. Em geral não passam dos 22°C na região e entre o nordeste Gaúcho e o sul Paranaense as máximas não passam de 18°C.
31/05 terça-feira:
Na terça-feira, uma frente fria com fraca atividade que passa pela costa do Rio Grande do Sul, até provoca variação da quantidade de nuvens, mas não chega a provocar chuva no Estado. No Rio Grande do Sul o frio da madrugada diminui um pouco, mas as temperaturas máximas não se alteram. Já em Santa Catarina e no Paraná, terça-feira ainda começa bastante fria, mas com o predomínio de sol, a tarde fica mais agradável.
 
01/06 quarta-feira:
Na quarta-feira, a frente fria se afasta do Rio Grande do Sul para alto mar e não chega a alterar o tempo nos outros Estados. Desta forma, toda a Região fica sob a influência da massa de ar seco que deixa o tempo firme. A ausência de nuvens provoca mais uma madrugada fria e o predomínio de sol ameniza a sensação de frio durante o dia.
 
Previsão estendida:
Na segunda metade da semana o frio diminui, mas como o tempo continua seco, ainda ocorre grande amplitude térmica, ou seja, grande diferença entre mínimas e máximas no mesmo dia.
Os modelos de previsão estendida indicam que volta a chover na Região Sul somente entre 4 e 8 de junho.
 
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 30-mai-2011 (segunda-feira)
 
Rio Grande do Sul
INTERIOR
1.3°C São José do Ausentes
PORTO ALEGRE
9.3°C
Santa Catarina
INTERIOR
-1.1°C Major Vieira
FLORIANÓPOLIS
9.4°C
Paraná
INTERIOR
0.0°C São Mateus do Sul
CURITIBA
5.1°C
 
GEADAS OCORRIDAS HOJE (30/05/2011)
 
Irati/PR                                                   Geada Moderada (1,4°C)
Castro/PR__ ___________      Gea Fraca (0,1°C)
São Joaquim/SC                              Geada Forte (0,0°C)
Lages/SC                                                Geada Fraca (1,3°C)
Campos Novos/SC                           Geada Fraca (2,2°C)
Cambará do Sul/RS                        Geada Fraca (3,0°C)
Lagoa Vermelha/RS                      Geada Fraca (3,4°C)
Passo Fundo/RS___________Geada Fraca (4,1°C)
Bom Jesus/RS                                     Geada Moderada (2,0°C)
Santana do Livramento/RS     Geada Moderada (5,4°C)
 
Bookmark and Share

Domingo de sol em todo o RS e mar agitado

29 de maio de 2011 0

A massa de ar polar que garantiu um amanhecer gelado por todo o Estado irá garantir também o tempo seco por todas as áreas. A tendencia é de um domingo ensolarado e de temperaturas em gradrativa elevação, porém as máximas não passam dos 20°C.  A tarde terá

14°C na Serra

19°C na Grande POA

18°C no Litoral

21°C no noroeste gaúcho

20°C na campanha

17°C na Zona Sul

A semana irá começa ainda sob influência do ar polar e por isso a previsão é de mínimas em torno de 0°C nos campos de cima da Serra com risco de formação de geada novamente na região. Em grande parte do meio leste as temperaturas serão semelhantes as registradas hoje, porém na metade oeste o frio perderá um pouco de força, mas em termos de sensação térmica não muda muito. O tempo segue seco por todas as áreas com mais um dia de sol.

A agitação maritima começa a diminuir ao longo da costa, mas sobretudo pela manhã ainda teremos ondas de 2 metros de altura.


Bookmark and Share

Fim de semana de tempo seco e frio no RS

28 de maio de 2011 0


O sábado começa gelado em todo O Estado devido a presença de uma massa de ar polar que atua desde ontem. As temperaturas ainda estão em queda, mas segundo as medições do INMET  das 5h00 já faz bastante frio na maioria das localidades gaúchas. Veja algumas marcas:
Vacaria 3,1 (as 1h00)
Sao Jose dos Ausente 3,7°C (as 4h0)
Porto Alegre 11,2°C
Santa Maria 7,8°C
Quarai 8°C
Santa Rosa 8,7°C
Canela 7,5°C
Erechim 5,5°C
Alegrete 8,4°C
Tramandaí 12,5°C
Nas próximas horas, a temperatura irá baixar ainda mais até as 8h00 da manhã pelo menos. Apesar das baixas temperaturas o ar não está tão seco e, por isso, o risco de geada para hoje é pequeno, mas não se pode descartar de forma bem isolada em alguns pontos do Alto Uruguai, Planalto e fronteira oeste. O céu segue nublado nas áreas litorâneas  com condição de chuvisqueiros isolados. Na Serra, sobretudo, nos municípios mais ao leste a tendência ainda é de variação de nuvens assim como naqueles municípios do entorno da Lagoa dos Patos. Na Zona Sul a presença das nuvens é grande e há risco de garoa isolada até o amanhecer, mas o dia será de sol por lpá.
O tempo fica aberto no centro, oeste, noroeste do Estado, mas apesar disso a temperatura não ira subir por influencia do ar polar.
Na Grande Porto Alegre, a previsão é de variação de nuvens pela manhã, com tempo mais aberto a tarde. A umidade alta e os ventos fracos poderão dar origem a nevoeiros. As máximas irão oscilar entre 17 e 20°C na maioria das áreas. Na Serra, a máxima não passa de 14°C na região de Caxias do Sul e dos 12°C nos pontos de maior altitude.
ALERTA para o mar que fica agitado, com ondas previstas de 2 metros de altura nas praias do litoral sul e 3 metros de altura nas praias do litoral norte. Há risco para a navegacao maritima para embarcaççoes de pequeno e médio porte.
No domingo,o ar polar mantém o frio do amanhecer e como oar fica mais seco atendencia é de temperaturas ainda mais baixas na parte norte e leste principalmente. Ha risco de formacao de geadas na Serra, no Planalto Médio, alto Uruguai e trechos proximos ao centro. As minimas poderão se aproximar de zero grau nos campos de cima da Serra. O dia será ensolarado em grande parte do Estado.
Segue o alerta de ressaca maritima, com ondas que poderao passar de 3 metros de altura junto a costa.


Bookmark and Share

Tempo para o RS hoje e próximos dias

27 de maio de 2011 0
DESTAQUE:
Fim de semana gelado no RS
Previsão de geada na região serrana
Mar revolto na costa gaúcha
 
SATÉLITE para 27/05 sexta-feira:
O Rio Grande do Sul amanheceu com sol e poucas nuvens nesta sexta-feira. A madrugada foi de temperaturas baixas no Estado. A menor mínima registrada hoje foi de 6°C em São José dos Ausentes. Em Quaraí, na Campanha, chegou aos 7,3°C, 7,5°C em Dom Pedrito e 7,7°C em Bagé. Em Porto Alegre a mínima foi de 12,3°C registrada na estação automática do Inmet. A base aérea de Canoas observou névoa úmida durante a madrugada.
 
PREVISÃO para 27/05 sexta-feira:
A massa de ar polar continua atuando sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Com isto o tempo fica aberto na maior parte do estado. Apenas no litoral norte, devido aos ventos que sopram do mar, ocorrem chuviscos no inicio do dia. Os ventos frios que predominam do quadrante sul não deixam a temperatura subir tanto ao longo do dia e a máxima não passa dos 20°C no Estado. Durante a noite a temperatura volta a cair.
Em Porto Alegre, a sexta-feira vai ser de sol entre nuvens e ainda pela manhã há chuvisco, mas a tarde a nebulosidade diminui e o sol predomina. A máxima não ultrapassa os 18°C
ATENÇÃO!!! No litoral, o mar fica agitado e as ondas chegam a 1,7m de altura. Mas entre a noite e a madrugada o mar fica ainda mais revolto e há risco de Ressaca.
 
PREVISÃO para 28/05 sábado
O fim de semana começa com mais um dia gelado no Rio Grande do Sul. Na madrugada a temperatura cai ainda mais no Estado e as mínimas ficam abaixo dos 9°C no Estado, sendo que na região da Campanha e nos Campos do Alto da Serra a temperatura até as primeiras horas do dia fica abaixo dos 6°C. Para toda a região serrana do Estado há previsão de geada logo cedo, ao amanhecer. Ao longo do dia o sol aparece e deixa o sábado com tempo firme e ensolarado. No litoral, os ventos do mar causam o aumento da nebulosidade no litoral gaúcho. A massa de ar polar não deixa a temperatura subir tanto e a máxima fica na casa dos 20°C e não passa dos 17°C.
ATENÇÃO!!! No litoral, o mar fica ainda mais agitado, com ondas que chegam a 3m de altura. Há risco de Ressaca.
 
PREVISÃO para 29/05 domingo:
No domingo a massa de ar polar ganha mais força e deixa as temperaturas mais baixas no Rio Grande do Sul. Faz muito frio até as primeiras horas do dia e a mínima fica abaixo dos 9°C no Estado. Há risco de geada na serra gaúcha, onde as temperaturas devem ficar abaixo dos 6°C. Desde cedo o sol aparece e deixa o dia com sol e poucas nuvens. À tarde a máxima ultrapassa a marca dos 20°C no oeste e norte gaúcho.
ATENÇÃO!!! No litoral, o mar fica ainda mais agitado, com ondas que chegam a 3,2m de altura. Segue o risco de Ressaca.
 
PREVISÃO para 30/05 segunda-feira:
O inicio da semana não vai ser diferente dos últimos dias. A massa de ar polar continua atuando sobre o Estado e o dia vai ser de tempo aberto e poucas nuvens. Continua fazendo muito frio até primeiras horas da manhã, o sol que predomina no decorrer da segunda-feira eleva rapidamente a temperatura e a tarde fica um pouco mais amena.
Em Porto Alegre, tempo estável com sol e poucas nuvens. Mínima de 7°C e a temperatura chegando a 18°C à tarde.
No litoral, ao longo da segunda-feira a agitação marítima diminui.
 
Previsão do Tempo PORTO ALEGRE
 
Sexta (27/05):
Céu com muita variação de nuvens e chuviscos no período da manhã. Temperaturas entre 11°C e 18°C. As chuvas totalizam 1 mm. Durante o dia a sensação térmica será de frio. Os ventos sopram do quadrante sul com intensidade de 24 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 59%.
Sábado (28/05):
O céu permanece com muitas nuvens ao longo do dia. À noite, a nebulosidade diminui. As temperaturas permanecem estáveis, variando entre 9°C e 17°C. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será de frio. Durante a tarde a umidade relativa chega a 65%. A intensidade do vento atinge 17 km/h com direção predominante de sul.
Domingo (29/05):
Predomínio de sol, apenas com variação de nuvens no decorrer do dia. As temperaturas permanecem estáveis e variam de 9°C a 18°C ao longo do dia. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será de frio. A umidade relativa atinge 61% e os ventos predominam de sul com intensidade de 13 km/h.
 
Previsão do Tempo Região SUL
 
27/05 – sexta-feira:
Na sexta-feira ainda chove fraco no leste do Paraná e na divisa com o Estado de São Paulo em função da frente fria, mas os acumulados são baixos. Uma massa de ar frio e seco atua sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e deixa o tempo firme nos dois Estados, mas mesmo com sol, as temperaturas ficam baixas. A pista de ventos gerada pelo ciclone extratropical em alto mar faz a agitação marítima aumentar e tem risco de ressaca no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

28/05 – sábado:
O sábado fica com tempo firme no Sul do País devido à atuação de uma massa de ar frio e seco que inibe a formação de nuvens na maior parte da Região. A ausência de nebulosidade deixa as temperaturas baixas na madrugada e o frio favorece a formação de geadas entre a Serra Gaúcha e Catarinense e também, nas regiões elevadas do sul do Paraná, como General Carneiro. Ao longo do dia o sol predomina e o tempo permanece firme a tarde e a noite. O alerta para ressacas continua e se estende do Rio Grande do Sul ao Paraná.
 
29/05 – domingo:
No domingo a massa de ar frio e seco ainda atua na Região Sul e por isso, ainda faz frio na madrugada, com condição para formação de geadas na Serra Gaúcha e Catarinense e nas regiões elevadas do sul do Paraná. Essa massa de ar seco mantém o tempo firme e o sol favorece a elevação da temperatura máxima em comparação com o sábado.
 
Previsão Estendida:
Até o fim do mês, o Sul permanece sob a influência dessa massa de ar seco, e conseqüentemente, sem chuva.
Somente no começo de junho é que volta a chover, mas ainda com baixos acumulados.
 
PCDS do dia 27/05/2011 – 7:00h da manhã
 
PCDS -> Plataforma de Coleta de Dados
prec(6hr)-> Volume de chuva nas últimas 6h em mm
tmin -> Temperatura mínima até a hora da leitura
 
Temperatura
Estação
mínima °C
Meteorológica
6
Sao Jose dos Ausentes (Pcd)-RS
7,3
Quarai (Pcd)-RS
7,5
Dom Pedrito (Pcd)-RS
7,7
Bage (Pcd)-RS
7,8
Canela (Pcd)-RS
7,9
Cacapava do Sul (Pcd)-RS
8
Sao Gabriel (Pcd)-RS
8,1
Vacaria (Pcd)-RS
8,4
Erechim (Pcd)-RS
9
Cangucu (Pcd)-RS
9
Lagoa Vermelha (Pcd)-RS
9,1
Alegrete (Pcd)-RS
9,1
Cruz Alta (Pcd)-RS
9,2
Jaguarao (Pcd)-RS
9,3
Santiago (Pcd)-RS
9,5
Uruguaiana (Pcd)-RS
9,5
Soledade (Pcd)-RS
9,9
Passo Fundo (Pcd)-RS
10,2
Santa Rosa (Pcd)-RS
10,2
Palmeira das Missoes (Pcd)-RS
10,3
Frederico Westphalen (Pcd)-RS
10,5
Camaqua (Pcd)-RS
10,5
Bento Golcalves (Pcd)-RS
10,6
Rio Pardo (Pcd)-RS
10,8
Santa Maria (Pcd)-RS
10,9
Santo Augusto (Pcd)-RS
12,3
Porto Alegre (Pcd)-RS
12,5
Rio Grande (Pcd)-RS
13,2
Tramandai (Pcd)-RS
13,9
Mostardas (Pcd)-RS
14
Chui (Pcd)-RS
14,3
Torres (Pcd)-RS
6
Sao Jose dos Ausentes (Pcd)-RS
 
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS
NO DIA 27-mai-2011 sexta-feira
Estações Meteorológicas do INMET
 
Rio Grande do Sul
INTERIOR
6.0°C São José do Ausentes
PORTO ALEGRE
12.1°C
Santa Catarina
INTERIOR
3.5°C Urubici
FLORIANÓPOLIS
14.1°C
Paraná
INTERIOR
4.5°C General Carneiro
CURITIBA
12.4°C
 
Bookmark and Share

Tempo para o RS hoje e próximos dias

26 de maio de 2011 0
DESTAQUE:
Tempo volta a ficar firme no RS
Massa de ar polar diminui as temperaturas
 
SATÉLITE para 26/05 quinta-feira
Hoje a frente fria se afastou do Rio Grande do Sul, mas como ainda há um pouco de nebulosidade sobre o Estado, neste momento há pancadas bem isoladas em alguns municípios da metade norte do Estado. A temperatura, durante a madrugada, voltou a cair e a menor mínima registrada hoje foi de 8,5°C em São José dos Ausentes. Porto Alegre registrou mínima de 14,3°C nesta madrugada e o aeroporto Salgado Filho observou chuva fraca no começo do dia..
  
PREVISÃO para 26/05 quinta-feira
A massa de ar polar, que tomou o espaço deixado pelo afastamento da frente fria, vai deixa o tempo firme no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. O sol aparece entre nuvens pela manhã, mas no decorrer do dia a nebulosidade diminui e o sol predomina. Apesar disto, os ventos frios que sopram do quadrante sul não deixam a temperatura se elevar tanto e a máxima fica na casa dos 20°C no Estado à tarde.
No litoral, condição de mar calmo e ondas com pouco mais de 1m de altura.
 
PREVISÃO para 27/05 sexta-feira
Na sexta-feira o tempo permanece firme, já que a massa de ar polar continua atuante sobre o Rio Grande do Sul. A madrugada vai ter temperaturas baixas e a mínima fica abaixo dos 6°C na Campanha e nos Campos do Alto da Serra. Já na Costa Doce e na Região metropolitana de Porto Alegre a temperatura gira em torno dos 11°C até o amanhecer. O sol aparece desde as primeiras horas do dia e garante a elevação da temperatura, mas como os ventos continuam soprando do quadrante sul a máxima não fica tão alta, em torno dos 20°C na maior parte do Estado e no extremo sul gaúcho não passa 17°C à tarde.
No litoral, a agitação do mar aumenta e as ondas chegam a 1,7m de altura.
 
PREVISÃO para 28/05 sábado
No sábado a massa de ar polar ganha mais força sobre o Rio Grande do Sul e o tempo permanece estável. Faz frio durante a madrugada, quando as mínimas ficam próximas dos 8°C no Estado, apenas na Costa Doce e no litoral é que a temperatura fica um pouco mais alta, na casa dos 10°C.O dia vai ser de sol e poucas nuvens e à tarde as máximas giram em torno dos 20°C no Estado gaúcho.
No litoral, o mar fica ainda mais agitado, com ondas que chegam a 3,2m de altura. Há risco de Ressaca.
 
PREVISÃO para 29/05 domingo
No domingo o tempo continua firme no Rio Grande do Sul. Faz ainda mais frio nas primeiras horas do dia, com mínima próxima dos 8°C no Estado, sendo que na região da serra gaúcha a temperatura fica abaixo dos 6°C.
Em Porto Alegre, tempo estável com sol e nuvens. Mínima de 11°C e a temperatura chegando a 18°C à tarde.
No litoral, o mar continua grosso, com ondas que chegam a 3,2m de altura. Ainda há risco de Ressaca.
 
Previsão do Tempo PORTO ALEGRE
 
Quinta (26/05):
Nebulosidade pela manhã que diminui ao longo do dia, favorecendo o predomínio de sol. Temperaturas variando de 14°C a 21°C. A temperatura e os ventos favorecem uma condição de frio para a região. Os ventos sopram do quadrante sul com intensidade de 14 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 68%.
Sexta (27/05):
Muitas nuvens cobrem a região pela manhã, mas à tarde a nebulosidade se dissipa e o sol aparece com poucas nuvens. As temperaturas diminuem, com mínima em torno de 11°C e máxima chegando a 18°C. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e de frio à tarde. Durante a tarde a umidade relativa chega a 62%. A intensidade do vento atinge 24 km/h com direção predominante de sul.
Sábado (28/05):
Céu com poucas nuvens no decorrer do dia. A nebulosidade aumenta a partir da noite. As temperaturas permanecem estáveis e variam de 10°C a 17°C ao longo do dia. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e de frio à tarde. A umidade relativa atinge 59% e os ventos predominam de sul com intensidade de 18 km/h.
 
Previsão do Tempo Região SUL
 
26/05 quinta-feira:
Na quinta-feira, a frente fria avança por Santa Catarina e Paraná, mas como chega bem mais fraca, as chuvas serão isoladas e passageiras nos dois Estados. No Rio Grande do Sul, a nebulosidade diminui com o avanço de uma massa de ar frio e seco pelo Estado. Essa massa de ar frio provoca declínio da temperatura mínima e máxima. Alerta para aumento da agitação marítima na costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
27/05 sexta-feira:
Na sexta-feira ainda chove fraco no leste do Paraná e na divisa com o Estado de São Paulo em função da frente fria, mas os acumulados são baixos. Uma massa de ar frio e seco atua sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e deixa o tempo firme nos dois Estados, mas mesmo com sol, as temperaturas ficam baixas. A pista de ventos gerada pelo ciclone extratropical em alto mar faz a agitação marítima aumentar e tem risco de ressaca no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
 
28/05 sábado:
O sábado fica com tempo firme no Sul do País devido à atuação da massa de ar frio e seco que inibe a formação de nuvens na maior parte da Região. A ausência de nebulosidade deixa as temperaturas baixas na madrugada e o frio favorece a formação de geadas entre a Serra Gaúcha e Catarinense durante a madrugada. O alerta para ressacas continua e se estende do Rio Grande do Sul ao Paraná.
 
Previsão estendida:
Até o fim do mês, o Sul permanece sob a influência dessa massa de ar seco, e conseqüentemente, sem chuva.
Somente no começo de junho é que volta a chover, mas ainda com baixos acumulados.
 
PCDS do dia 26/05/2011 – 7:00h da manhã
 
PCDS -> Plataforma de Coleta de Dados
tmin -> Temperatura mínima até a hora da leitura
 
temperatura
estação
mínima °C
meteorológica
8,5
Sao Jose dos Ausentes (Pcd)-RS
9,8
Vacaria (Pcd)-RS
10,2
Canela (Pcd)-RS
10,6
Jaguarao (Pcd)-RS
10,7
Chui (Pcd)-RS
11
Bento Golcalves (Pcd)-RS
11
Soledade (Pcd)-RS
11,2
Lagoa Vermelha (Pcd)-RS
11,3
Cangucu (Pcd)-RS
11,4
Santana do Livramento (Pcd)-RS
11,5
Erechim (Pcd)-RS
11,5
Palmeira das Missoes (Pcd)-RS
11,6
Passo Fundo (Pcd)-RS
12
Cacapava do Sul (Pcd)-RS
12
Santiago (Pcd)-RS
12,1
Santo Augusto (Pcd)-RS
12,5
Bage (Pcd)-RS
12,5
Cruz Alta (Pcd)-RS
12,5
Dom Pedrito (Pcd)-RS
12,9
Uruguaiana (Pcd)-RS
12,9
Quarai (Pcd)-RS
13,2
Alegrete (Pcd)-RS
13,4
Santa Maria (Pcd)-RS
13,4
Frederico Westphalen (Pcd)-RS
13,7
Rio Grande (Pcd)-RS
13,9
Santa Rosa (Pcd)-RS
13,9
Sao Gabriel (Pcd)-RS
14,2
Camaqua (Pcd)-RS
14,3
Porto Alegre (Pcd)-RS
14,3
Rio Pardo (Pcd)-RS
14,8
Tramandai (Pcd)-RS
15,7
Torres (Pcd)-RS
16
Mostardas (Pcd)-RS
 
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 26-mai-2011 quinta-feira
Estações Meteorológicas do INMET
 
Rio Grande do Sul
INTERIOR
8.4°C CAMBARÁ DO SUL e
              São José do Ausentes
PORTO ALEGRE
14.3°C
Santa Catarina
INTERIOR
6.7°C Urubici
FLORIANÓPOLIS
18.9°C
Paraná
INTERIOR
7.6°C General Carneiro
CURITIBA
13.3°C
 


Bookmark and Share

Tempo para quarta-feira e próximos dias no RS

25 de maio de 2011 0
Previsão do Tempo RIO GRANDE DO SUL
 
DESTAQUE:
Frente fria se afasta do RS
O tempo volta a firmar na quinta-feira
Previsão de temperaturas baixas a partir da sexta-feira
 
SATÉLITE para 25/05 quarta-feira
A frente fria que está sobre o Rio Grande do Sul provocou chuva forte na metade sul gaúcha.
Em Jaguarão choveu em 7 horas, 73 mm (69% do esperado para o mês).
No Chui os acumulados chegam a 62,8 mm (60% do esperado para o mês)
Em Rio Grande 62,2 mm (62% do esperado para o mês).
Fez uma madrugada mais quente nesta quarta-feira.
A temperatura mínima mais baixa registrada hoje no Estado foi de 12,7°C em Chui.
Porto Alegre registrou chuva de fraca intensidade a partir das 6h e a mínima foi de 18,4°C.
Está sendo uma manhã bastante abafada em Santa Maria, os ventos do quadrante norte trazem ar quente para a região e deixam a temperatura na casa dos 27°C ainda no início da manha.
 
PREVISÃO para 25/05 quarta-feira
A condição de tempo instável se mantém ainda nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul. A frente fria que continua sobre o Estado deixa o tempo fechado e com chuva fraca até o fim do dia na metade sul. Já no norte, apesar da forte nebulosidade, as ocorrem apenas pancadas bem fracas de chuva a noite. A tarde fica com sensação de abafamento, pois além da grande quantidade de nuvens que estão sobre o Estado, a máxima ultrapassa os 23°C em diversas localidades. Mas a noite os ventos passam a soprar de sul e deixam a temperatura em declínio.
 
PREVISÃO para 26/05 quinta-feira
Na quinta-feira, a massa de ar frio que chega ao Rio Grande do Sul deixa o tempo aberto. E volta a fazer frio durante a madrugada, com mínima na casa dos 11°C no Estado. No decorrer do dia o sol aparece, mas os ventos que sopram de sul não deixam a temperatura subir muito ao longo do dia e a máxima fica abaixo dos 20°C no Estado.
No litoral, condição de mar calmo e ondas com pouco mais de 1m de altura.
 
PREVISÃO para 27/05 sexta-feira
Na sexta-feira, a massa de ar frio continua atuando sobre o Rio Grande do Sul mantém o tempo firme. A temperatura fica ainda mais baixa até as primeiras horas do dia e a mínima fica abaixo dos 9°C no Estado e apenas no litoral é que chega a fazer 11°C. No decorrer do dia o sol predomina num céu com poucas nuvens, mas os ventos de sul não deixam a temperatura subir e a máxima não ultrapassa os 17°C no Estado.
 
PREVISÃO para 28/05 sábado
A massa de ar frio continua atuando sobre o Rio Grande do Sul, inibindo a formação de nuvens carregadas neste inicio de fim de semana. Com isto, o sábado fica com tempo estável, com mínima abaixo dos 6°C na Campanha e na Serra e máxima que não ultrapassa os 14°C em boa parte do Estado, apenas na RMPA é que chega a 17°C.
Em Porto Alegre, tempo estável com sol e nuvens. Mínima de 11°C e a temperatura chegando a 17°C à tarde.
 
Previsão do Tempo PORTO ALEGRE
 
Quarta (25/05):
Tempo nublado com chuvas pela manhã e tarde. À noite, a nebulosidade diminui e não estão previstas chuvas. Temperaturas entre 17°C e 25°C. As pancadas de chuva causam 24 mm de chuva. O tempo favorece uma condição de frio pela manhã e quente à tarde. Os ventos sopram do quadrante oeste com intensidade de 34 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 69%.
Quinta (26/05):
Sol e poucas nuvens na região. As temperaturas diminuem, com mínima em torno de 13°C e máxima chegando a 19°C. A temperatura e os ventos favorecem uma condição de frio para a região. Durante a tarde a umidade relativa chega a 66%. A intensidade do vento atinge 14 km/h com direção predominante de sul.
Sexta (27/05):
O dia segue com sol e tempo estável. Há variação de nuvens, mas sem previsão de chuva. As temperaturas diminuem e variam entre 10°C e 17°C. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será de frio. A umidade relativa atinge 63% e os ventos predominam de sul com intensidade de 19 km/h.
 
Previsão do Tempo Região SUL
 
25/05 quarta-feira
Na quarta-feira, ainda chove forte na Campanha, no oeste e no sul nas primeiras horas do dia, mas o ciclone extratropical se desloca para o mar e a intensidade da chuva diminui. O Rio Grande do Sul permanece sob a influência de uma nova frente fria e por isso, as pancadas de chuva são alternadas com períodos de melhoria. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo abre e a temperatura sobe um pouco mais do que na terça-feira.
26/05 quinta-feira
Na quinta-feira, a frente fria avança por Santa Catarina e Paraná, mas bem mais fraca, as chuvas serão isoladas e passageiras nos dois Estados. No Rio Grande do Sul, a nebulosidade diminui com o avanço de uma massa de ar frio e seco pelo Estado. Essa massa de ar frio provoca declínio da temperatura mínima e máxima.
 
27/05 sexta-feira:
Na sexta-feira ainda chove fraco no leste do Paraná e na divisa com o Estado de São Paulo em função da frente fria, mas os acumulados são baixos. A massa de ar frio e seco atua sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e deixa o tempo firme nos dois Estados, mas mesmo com sol, a temperaturas ficam baixas.
 
Previsão estendida
Até o fim do mês, o Sul permanece sob a influência dessa massa de ar seco, e conseqüentemente, sem chuva. Somente no começo de junho é que volta a chover, mas ainda com baixos acumulados.
 
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS
NO DIA 25-mai-2011 quarta-feira
Estações meteorológicas do INMET
 
Rio Grande do Sul
INTERIOR
11.2°C SANTANA DO LIVRAMENTO
PORTO ALEGRE
18.4°C
Santa Catarina
INTERIOR
9.9°C Urubici
FLORIANÓPOLIS
19.9°C
Paraná
INTERIOR
9.0°C São Mateus do Sul
CURITIBA
12.9°C
 
 
Bookmark and Share

Temperatura Mínimas e Chuva até as 7h da manhã de hoje RS

25 de maio de 2011 0
Temperaturas Mínimas  Estações Meteorológicas
   
12,7 Chui (Pcd)-RS
13,1 Sao Jose dos Ausentes (Pcd)-RS
13,6 Vacaria (Pcd)-RS
14,4 Erechim (Pcd)-RS
14,5 Lagoa Vermelha (Pcd)-RS
14,7 Cangucu (Pcd)-RS
15,1 Passo Fundo (Pcd)-RS
15,8 Jaguarao (Pcd)-RS
15,9 Canela (Pcd)-RS
16,1 Frederico Westphalen (Pcd)-RS
16,3 Cacapava do Sul (Pcd)-RS
16,3 Palmeira das Missoes (Pcd)-RS
16,6 Santo Augusto (Pcd)-RS
16,7 Torres (Pcd)-RS
16,9 Santa Rosa (Pcd)-RS
17 Soledade (Pcd)-RS
17,1 Rio Grande (Pcd)-RS
17,1 Camaqua (Pcd)-RS
17,2 Bento Golcalves (Pcd)-RS
17,4 Rio Pardo (Pcd)-RS
17,5 Santana do Livramento (Pcd)-RS
17,6 Santa Maria (Pcd)-RS
17,7 Bage (Pcd)-RS
18,1 Uruguaiana (Pcd)-RS
18,2 Cruz Alta (Pcd)-RS
18,2 Sao Gabriel (Pcd)-RS
18,3 Dom Pedrito (Pcd)-RS
18,7 Porto Alegre (Pcd)-RS
18,9 Quarai (Pcd)-RS
18,9 Santiago (Pcd)-RS
19,4 Mostardas (Pcd)-RS
19,9 Tramandai (Pcd)-RS
20,3 Alegrete (Pcd)-RS
Bookmark and Share

Tempo para o Rio Grande do Sul

24 de maio de 2011 0
Previsão do Tempo RIO GRANDE DO SUL
 
DESTAQUE:
Temporais atingem o Sul e a Campanha entre hoje a amanhã
Nova massa de ar frio chega quinta-feira
 
SATÉLITE para 24/05 terça-feira
Depois da passagem da frente fria o tempo voltou a abrir um pouco no Rio Grande do Sul, apesar disso a terça-feira começou com muitas nuvens sobre o Estado. Durante a madrugada, a temperatura voltou a cair no sul, sendo que em Chui a mínima foi de 6,5°C e fez 7,8°C em Jaguarão. A temperatura mínima em São José dos Ausentes hoje foi de 13°C, cerca de dois graus mais quentes que no dia anterior.
 
PREVISÃO para 24/05 terça-feira
Ainda durante a manhã desta terça-feira ocorre a formação de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Com isto, são previstas chuvas intensas na Campanha e no sul do Estado no fim do dia e ventos em torno dos 70 Km/h. Como ocorrem períodos de abertura de sol a temperatura consegue se elevar e a máxima fica próxima dos 23°C no centro e noroeste do gaúcho.
No litoral, condição de mar calmo e ondas em torno e 1m de altura.
 
PREVISÃO para 25/05 quarta-feira
A quarta-feira será de tempo fechado na metade sul do Rio Grande do Sul, onde o ciclone extratropical atua mais diretamente. Entre a madrugada e a manhã são esperados intensos temporais na Campanha e no sul do Estado. As rajadas de vento chegam aos 90 Km/h e há possibilidade de quedas de granizo. A intensa nebulosidade que está sobre o Estado não deixa a temperatura cair muito durante a madrugada e varia entre 14°C e 17°C na maior parte do estado. No norte gaúcho, o dia fica com muita nebulosidade mas sem previsão de chuva. A temperatura não fica tão elevada durante a tarde e a máxima fica próxima dos 23°C. Entre a tarde e a noite a frente fria avança para Santa Catarina e dá lugar a uma massa de ar frio que deixa a temperatura em declínio à noite.
No litoral, condição de mar calmo e ondas em torno e 1m de altura.
 
PREVISÃO para 26/05 quinta-feira
Na quinta-feira, a massa de ar frio que chega ao Rio Grande do Sul deixa o tempo aberto. E Volta a fazer frio durante a madrugada, com mínima na casa dos 11°C no Estado. No decorrer do dia o sol aparece, mas os ventos que sopram de sul não deixam a temperatura subir muito ao longo do dia e a máxima fica abaixo dos 20°C no Estado.
 
PREVISÃO para 27/05 sexta-feira
Na sexta-feira a massa de ar frio e seco continua atuando sobre o Rio Grande do Sul e por isto o tempo fica aberto. A temperatura fica baixa até o amanhecer, mas no decorrer do dia o sol aparece com poucas nuvens e afasta a sensação de frio da madrugada. À tarde vai ser com temperaturas mais amenas e a noite a temperatura volta a cair.
Em Porto Alegre, tempo estável com sol e poucas nuvens. Mínima de 11°C e a temperatura chegando a 19°C à tarde.
 
Previsão do Tempo PORTO ALEGRE
 
Terça (24/05):
Sol com aumento de nuvens à tarde e pancadas de chuva no período da noite. A temperatura mínima em torno de 15°C e chegando a 22°C de máxima. As chuvas totalizam 6 mm. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de frio pela manhã. Já o período da tarde será confortável. Os ventos sopram do quadrante leste com intensidade de 22 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 79%.
Quarta (25/05):
Chuvas ao longo do dia que diminuem à noite. As temperaturas permanecem estáveis, variando entre 16°C e 25°C. É esperado 19 mm devido às pancadas de chuva. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica confortável pela manhã. Já o período da tarde será quente. Durante a tarde a umidade relativa chega a 69%. A intensidade do vento atinge 32 km/h com direção predominante de oeste.
Quinta (26/05):
O sol aparece pela manhã. No período da tarde a nebulosidade aumenta, condição que diminui à noite. Temperaturas em declínio, variando de 13°C a 18°C. Durante o dia a sensação térmica será de frio. A umidade relativa atinge 73% e os ventos predominam de sul com intensidade de 15 km/h.
 
Previsão do Tempo Região SUL
 
Data: 24-05 terça-feira
A frente fria já se afastou da Região Sul.
Chove fraco na faixa leste de Santa Catarina e do Paraná, inclusive em ambas as Capitais em função dos ventos que levam umidade do mar para o continente.
No centro e oeste desses dois Estados, o sol desde cedo ajuda a elevar as temperaturas.
No Rio Grande do Sul a terça-feira começa um pouco mais fria, mas o sol favorece a elevação da temperatura.
O tempo começa a mudar novamente durante a tarde devido à formação de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.
A chuva atinge primeiramente o oeste e a Campanha, onde é maior o risco de temporais e depois de espalha para o restante do Estado.
Para o oeste e para a Campanha são previstos acumulados entre 40 e 60 mm e ventos da ordem de 90 km/h, além da possibilidade de granizo.
Data: 25-05 quarta-feira
Na quarta-feira, ainda chove forte na Campanha, no oeste e no sul gaúcho nas primeiras horas do dia, mas o ciclone extratropical se desloca para o mar e a intensidade da chuva diminui.
O Rio Grande do Sul permanece sob a influência de uma nova frente fria e por isso, as pancadas de chuva são alternadas por períodos de melhoria.
Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo abre e a temperatura sobe um pouco mais do que na terça-feira.
Data: 26/27-05 quinta-feira/sexta-feira
Na quinta-feira e na sexta-feira, a frente fria avança por Santa Catarina e Paraná, mas bem mais fraca, as chuvas serão isoladas e passageiras nos dois Estados.
No Rio Grande do Sul, uma massa de ar frio e seco deixa a segunda metade da semana com tempo firme.
A temperatura cai, mas não há previsão de frio extremo.
Tendência:
Chove de forma generalizada entre 29 de maio e 2 de junho, porém, com baixos volumes de chuva acumulados no Paraná (de 15 a 30mm) e volumes acumulados maiores de chuva no Rio Grande do Sul (até 50mm no oeste e Campanha).
 
Estações Meteorológicas do INMET até as 7h da manhã
 
PCDS -> Plataforma de Coleta de Dados
prec(6hr)-> Volume de chuva nas últimas 6h em mm
tmin -> Temperatura mínima até a hora da leitura
 
Localidade                                         tmin prec(6hr)  
Porto Alegre (Pcd)-RS                                             15.1      0.0        
Rio Grande (Pcd)-RS                                              10.0      0.0        
Santa Maria (Pcd)-RS                                            16.1      0.0        
Santana do Livramento (Pcd)-RS                      11.1      0.2        
Santo Augusto (Pcd)-RS                                        15.3      0.0        
Torres (Pcd)-RS                                                        17.6      0.0        
Uruguaiana (Pcd)-RS                                            17.7      0.0        
Santa Rosa (Pcd)-RS                                              15.8      0.0        
Cangucu (Pcd)-RS                                                  11.2      0.0        
Cacapava do Sul (Pcd)-RS                                    14.0      0.0        
Rio Pardo (Pcd)-RS                                                  15.6      0.0        
Alegrete (Pcd)-RS                                                   17.3      0.0        
Bage (Pcd)-RS                                                          10.7      0.0        
Erechim (Pcd)-RS                                                 14.3      0.2        
Sao Jose dos Ausentes (Pcd)-RS                       13.0      0.0        
Jaguarao (Pcd)-RS                                               7.8      0.0        
Camaqua (Pcd)-RS                                            14.3      0.0        
Passo Fundo (Pcd)-RS                                        14.7      0.0        
Bento Golcalves (Pcd)-RS                                15.8      0.0        
Lagoa Vermelha (Pcd)-RS                               15.0      0.0        
Cruz Alta (Pcd)-RS                                            17.0      0.0        
Sao Gabriel (Pcd)-RS                                         16.7      0.0        
Soledade (Pcd)-RS                                              16.0      0.0        
Frederico Westphalen (Pcd)-RS                     16.0      0.0        
Palmeira das Missoes (Pcd)-RS                       14.6      0.0        
Tramandai (Pcd)-RS                                        17.9      0.0        
Mostardas (Pcd)-RS                                           15.1      0.0        
Chui (Pcd)-RS                                                      6.5      0.0        
Vacaria (Pcd)-RS                                              14.1      0.0        
Canela (Pcd)-RS                                                 12.3      0.2        
Santiago (Pcd)-RS                                              16.9      0.0        
Dom Pedrito (Pcd)-RS                                         11.2      0.0        
Bookmark and Share

Tempo para RS hoje e próximos dias

23 de maio de 2011 0
DESTAQUE:
Formação de ciclone extratropical na terça-feira
Intensos temporais na Campanha
Frio volta a partir da quinta-feira
SATÉLITE para 23/05 segunda-feira
A frente fria que está sobre o Rio Grande do Sul provocou chuva fraca durante a madrugada. Foram registrados acumulados de chuva por todo o Estado. Em São Gabriel, na Campanha, precipitaram 18 mm de chuva desde as 21h de ontem. E os acumulados chegam a 13 mm em Camaquã e a 12 mm em Uruguaiana. Por conta da alta nebulosidade que está sobre o Estado a temperatura não caiu tanto durante a madrugada e as mínima mais baixa registrada no Estado hoje foi de 10,8°C em São José dos Ausentes. Na capital, choveu fraco até o amanhecer e a mínima ficou na casa dos 17,9°C. A segunda-feira amanheceu com muitas nuvens sobre o Rio Grande do Sul.
 
PREVISÃO para 23/05 segunda-feira
Hoje a fraca frente fria avança em direção ao oceano, enquanto provoca pancadas de chuva leve sobre o Estado. A temperatura ao longo do dia não sobe muito por causa do tempo um pouco mais fechado que está sobre o Rio Grande do Sul. As máximas ficam próximas dos 20°C na maior parte do estado, ultrapassando os 23°C no noroeste gaúcho.
No litoral, o mar fica calmo, com ondas em torno de 1m de altura, apesar do tempo fechado.
 
PREVISÃO para 24/05 terça-feira
Apesar frente fria ter se afastado do Rio Grande do Sul, o tempo continua instável nesta terça-feira. Até o amanhecer a temperatura fica na casa dos 11°C na maior parte do Estado, apenas na Campanha é que a mínima fica abaixo dos 9°C. Ainda pela manhã ocorre a formação de um ciclone extratropical que vai manter as chuvas sobre o Estado. No oeste gaúcho as chuvas começam entre a manha e o inicio da tarde, e no decorrer do dia se espalham por todo o Estado. A região da Campanha vai ser a mais castigada pelas chuvas, já que são previstos temporais que vêm acompanhados de rajadas de vento de 70 Km/h e possibilidade de queda de granizo, a partir da tarde. No norte gaúcho o sol aparece entre nuvens, mas não há previsão de chuva. À tarde as máximas ficam não ultrapassam os 20°C na Campanha e chegam a 26°C no noroeste, onde ocorrem períodos de abertura de sol.
No litoral, condição de mar calmo e ondas em torno e 1m de altura.
PREVISÃO para 25/05 quarta-feira
Na quarta-feira o tempo fica fechado no Rio Grande do Sul e chove na maior parte do Estado por conta da frente fria que está associada ao ciclone extratropical. No norte e Nordeste o tempo fica nublado com períodos de abertura de sol, mas sem previsão de chuva nos municípios próximo da divisa com Santa Catarina. Já na metade sul do Estado o tempo fica fechado e chove forte ainda pela manhã. Há risco de novos temporais na região da Campanha. A nebulosidade que está sobe o Rio Grande do Sul não deixa a temperatura cair tanto e durante a madrugada a mínima fica na casa dos 17°C. No decorrer do dia a frente fria avança em direção à Santa Catarina e as chuvas enfraquecem sobre o Rio Grande do Sul. As máximas ultrapassam os 23°C no norte e na região metropolitana.
 
PREVISÃO para 26/05 quinta-feira
Na quinta-feira o tempo volta a abrir no Rio Grande do Sul. A entrada de uma nova massa de ar frio deixa o tempo firme, com sol e poucas nuvens. Os ventos frios de sul deixam a temperatura em declínio ao longo do dia. Durante a madrugada, a mínima fica na casa dos 11°C e não ultrapassam os 20°C à tarde.
Em Porto Alegre, tempo firme e com poucas nuvens. Mínima de 12/C e máxima que chega aos 18°C.
 
Previsão do Tempo PORTO ALEGRE
 
Segunda (23/05):
Pancadas de chuva pela manhã, com tempo nublado à tarde e noite. Temperaturas entre 15°C e 21°C. É esperado 9 mm devido às pancadas de chuva. A temperatura e os ventos favorecem uma condição de frio para a região. Os ventos sopram do quadrante sul com intensidade de 22 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 84%.
Terça (24/05):
Tempo instável com chuvas à tarde e à noite. Temperaturas estáveis, variando entre 12°C e 20°C. É esperado 8 mm de chuva. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será confortável. Durante a tarde a umidade relativa chega a 59%. A intensidade do vento atinge 24 km/h com direção predominante de leste.
Quarta (25/05):
As chuvas diminuem e o sol retorna no decorrer do dia. As temperaturas entram em gradativa elevação, com mínima de 16°C e atingindo 25°C no período da tarde. É esperado 8 mm de chuva. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica confortável pela manhã. Já o período da tarde será quente. A umidade relativa atinge 70% e os ventos predominam de sul com intensidade de 31 km/h.
 
Previsão do Tempo Região SUL
23/05 segunda-feira
Nesta segunda-feira uma frente fria avança do Rio Grande do Sul em direção à Santa Catarina. Chove de forma generalizada nos dois Estados, mas o acumulado é baixo. A partir da tarde, a nebulosidade diminui e até ocorrem aberturas de sol no Rio Grande do Sul, porém, a massa de ar frio que acompanha essa frente fria não deixa a temperatura subir tanto e a tarde será mais fria do que foi o domingo. No Paraná, a frente fria chega muito fraca e chove apenas entre o litoral e a Região Metropolitana de Curitiba e de forma isolada também no oeste. A metade norte paranaense segue com tempo firme e o sol desde cedo mantém a temperatura da tarde em elevação.
24/05 terça-feira
Na terça-feira, a frente fria já se afasta da Região Sul. Chove fraco na faixa leste de Santa Catarina e do Paraná, inclusive em ambas as Capitais em função dos ventos que levam umidade do mar para o continente. No centro e oeste desses dois Estados, o sol desde cedo ajuda a elevar as temperaturas. No Rio Grande do Sul a terça-feira começa um pouco mais fria, mas o sol favorece a elevação da temperatura. O tempo começa a mudar novamente durante a tarde devido à formação de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. A chuva atinge primeiramente o oeste e a Campanha, onde é maior o risco de temporais e depois de espalha para o restante do Estado. Para o oeste e para a Campanha são previstos acumulados entre 40 mm e 60 mm e ventos da ordem de 70 km/h, além da possibilidade de granizo.
25/05 quarta-feira
Na quarta-feira, ainda chove forte na Campanha, no oeste e no sul nas primeiras horas do dia, mas o ciclone extratropical se desloca para o mar e a intensidade da chuva diminui. O Rio Grande do Sul permanece sob a influência de uma nova frente fria e por isso, as pancadas de chuva são alternadas com períodos de melhoria. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo abre e a temperatura sobe um pouco mais do que na terça-feira.
26-27/05 quinta-feira e sexta-feira
Na quinta-feira e na sexta-feira, a frente fria avança por Santa Catarina e Paraná, mas, bem mais fraca, as chuvas serão isoladas e passageiras nos dois Estados. No Rio Grande do Sul, uma massa de ar frio e seco deixa a segunda metade da semana com tempo firme, mas sem temperaturas extremas.
Previsão Estendida:
Outra frente fria passa pelo Rio Grande do Sul no próximo domingo, mas os acumulados estimados são muito baixos.


Bookmark and Share