Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Tempo no RS hoje e próximos dias

21 de junho de 2011 0
DESTAQUE:
Tempo permanece instável
Seguem os temporais
Ciclone extratropical mantém as chuvas no RS
 
SATÉLITE para 21/06 terça-feira
Foi uma madrugada bastante abafada no Rio Grande do Sul devido a grande quantidade de nuvens que está sobre o Estado e não deixa a atmosfera perder calor. A menor mínima registrada hoje no Estado foi de 12,6°C registrada em São José dos Ausentes, segundo as estações automáticas do INMET. Temperaturas baixas foram registradas também em Canguçu e no Chui onde os termômetros marcaram 12,9°C no inicio desta manha.
 
PREVISÃO para 21/06 terça-feira
A frente fria avança um pouco nesta terça-feira, o tempo continua instável no Rio Grande do Sul. Na metade norte do Estado as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora do dia, inclusive com condição para temporais no fim do dia. Já na metade sul, chove fraco ainda pela manha, mas à tarde o sol aparece entre nuvens. E a intensa nebulosidade que está sobre o estado não deixa a temperatura subir muito e a máxima fica em torno dos 20°C à tarde.
Em Porto Alegre o tempo segue fechado e com chuva até o fim da manha, durante a tarde as chuvas diminuem. Temperatura máxima de 20°C.
O mar fica pouco agitado com ondas de pouco mais de 1m de altura.
 
PREVISÃO para 22/06 quarta-feira
Na quarta-feira a frente fria continua quase estacionária sobre o Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina e por isso o tempo permanece instável. Durante a madrugada as temperaturas ainda ficam amenas, com mínima entre 12°C na Campanha e na Serra gaúcha. Para o sul do Estado, a previsão é de tempo nublado, mas sem chuvas. Já no norte o tempo fica mais fechado e com chuva no decorrer do dia e ainda há condição para temporais, sendo que em algumas cidades do norte, como Palmeira das Missões e Passo Fundo, os volumes acumulados de chuva podem chegar aos 40 mm. A máxima não passa dos 23°C à tarde. A formação de um ciclone extratropical entre o Brasil, Argentina e o Paraguai, mantém o risco de temporais entre a noite e a próxima madrugada.
Em Porto Alegre o dia começa com condição para chuviscos, no decorrer do dia o sol aparece entre nuvens, mas à noite voltam a ocorrer pancadas isoladas. Mínima de 15°C e máxima de 19°C.
O mar continua pouco agitado com ondas de pouco mais de 1m de altura.
 
PREVISÃO para 23/06 quinta-feira
O ciclone extratropical que se forma entre a noite anterior e esta madrugada mantém o tempo muito instável no Rio grande do Sul na quinta-feira. Desde o inicio do dia chove em todo o Estado, sendo que para a metade norte são previstos fortes temporais com vendavais e, até mesmo, queda de granizo. Na Região Metropolitana de Porto Alegre há risco de temporais já a partir da madrugada com rajadas de vento de até 90 Km/h. No sul, campanha e oeste gaúcho o tempo fica fechado, mas as chuvas são fracas e ocorrem a qualquer hora do dia. A temperatura não varia muito com relação ao dia anterior, mínima na casa dos 15°C e máxima não passa dos 23°C à tarde.
Em Porto Alegre tempo fechado e chuvas durante a quinta-feira. Potencial para temporais já na madrugada. Mínima de 17°C e máxima de 21°C.
O mar fica pouco agitado com ondas que chegam a 1,5m de altura.
 
PREVISÃO para 24/06 sexta-feira
Na sexta-feira a frente fria associada ao ciclone extratropical avança em direção a Santa Catarina e o tempo já começa a dar sinais de melhora. No sul do Estado o tempo começa a abrir desde cedo e o sol aparece entre nuvens. Já no norte e noroeste gaúcho as chuvas diminuem e no decorrer do dia ocorrem períodos de abertura de sol. Mínima girando em torno dos 12°C e máxima não passa dos 18°C.
Em Porto Alegre o tempo começa a abrir e o sol aparece entre nuvens. Temperatura mínima de 10°C e máxima de 18°C.
A agitação marítima diminui e as ondas ficam próximas de 1m de altura.
 
PREVISÃO PARA O INVERNO
 
O inverno é a estação mais fria e seca do ano na maior parte do Brasil. Neste ano, o inverno começará às 14h16 da próxima terça-feira. Apenas lembro que as datas pouco têm a ver com a meteorologia. O horário indica que justamente neste momento, o Hemisfério Sul da Terra (onde estamos) receberá a menor quantidade de energia proveniente do sol, enquanto o Hemisfério Norte receberá a maior quantidade de energia. Além disso, o dia 21 terá a noite mais longa do ano no Hemisfério Sul e o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte.
Depois de alguns anos com bruscas mudanças entre fenômenos La Niña e El Niño, finalmente passamos por um período mais prolongado de neutralidade climática. Por isso mesmo, a previsão para a próxima estação é de precipitações e temperaturas próximas da média histórica para a maior parte das Regiões brasileiras.
 
PREVISÃO PARA O INVERNO NO RIO GRANDE DO SUL
 
Especificamente para o Rio Grande do Sul, a previsão é de precipitações próximas da média. Entretanto, isto não quer dizer que a chuva será bem distribuída ao longo dos três meses da estação. No Rio Grande do Sul, o mês de agosto e a segunda quinzena de julho serão mais secos que o normal.
Com relação à temperatura, também não há previsão de grandes desvios. Não teremos, portanto um inverno rigoroso. As ondas de frio se alternarão com as ondas de calor, fazendo com que a temperatura fique próxima da média da estação. Além disso, olhando-se especificamente para a agricultura, fica o alerta de que um inverno neutro implica em maior risco de geadas tardias.
 
Previsão do Tempo Porto alegre
 
Terça (21/06):
Tempo nublado com chuvas que diminuem no decorrer do dia. Temperatura mínima de 16°C e máxima de 20°C. É esperado 24 mm de chuva. A temperatura e os ventos favorecem uma condição de frio para a região. Os ventos sopram do quadrante sul com intensidade de 30 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 82%.
Quarta (22/06):
Chuvas pela manhã e no decorrer da noite. As temperaturas permanecem estáveis, variando entre 15°C e 19°C. As chuvas totalizam 4 mm. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e de frio à tarde. Durante a tarde a umidade relativa chega a 78%. A intensidade do vento atinge 36 km/h com direção predominante de leste.
 
Quinta (23/06):
Tempo instável e chuvoso não só pela manhã e tarde, mas também no período da noite. Temperaturas estáveis entre 17°C e 21°C. As chuvas totalizam 39 mm. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de frio pela manhã. Já o período da tarde será confortável. A umidade relativa atinge 87% e os ventos predominam de norte com intensidade de 27 km/h.
 
Previsão do Tempo REGIÃO SUL
 
21/06 terça-feira
Uma frente fria permanece praticamente parada sobre a Região Sul, onde causam chuvas sobre o centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e ao longo do Paraná, nas áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina. Intensos temporais atingem o norte do Rio Grande do Sul e todo o Estado de Santa Catarina, inclusive Florianópolis. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, norte de Santa Catarina, as chuvas fortes começam na tarde desta terça-feira e terminam apenas na noite de quarta-feira, acumulando algo em torno dos 85mm, 20mm a mais que o normal para todo o mês de junho. Além das fortes chuvas, esperam-se muitas trovoadas, rajadas de vento e até mesmo queda de granizo. No caso dos ventos, eles serão mais intensos pela manhã, variando entre 70 km/h e 80km/h no Meio Oeste de Santa Catarina. O primeiro dia do inverno, que começa logo mais às 14h16, será com temperaturas máximas mais baixas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Por outro lado, no Paraná, os ventos que sopram do quadrante norte mantêm a temperatura elevada, com máxima que chega a quase 30°C no noroeste do Estado.
22/06 quarta-feira
Na quarta-feira, a situação pouco muda e as chuvas atingem o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, nas áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina. Novamente, há risco de temporais sobre o norte e noroeste do Rio Grande do Sul e todo o Estado de Santa Catarina, inclusive Florianópolis. Em Pinhal da Serra, na Serra Gaúcha, as chuvas fortes previstas até o fim da quarta-feira podem acumular mais de 100 mm ou 75% da média do mês de junho. Em todas as áreas onde há previsão de chuvas fortes, as precipitações vêm acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento. De forma mais isolada, também não descartamos queda de granizo. Os ventos mais intensos serão registrados à noite sobre o noroeste do Rio Grande do Sul, variando entre 70 km/h e 80 km/h. Com relação à temperatura, o lento avanço de uma massa de ar frio causa declínio da mínima na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, chegando aos 10°C. Já a temperatura máxima permanece baixa em boa parte do Rio Grande do Sul e no centro e sul de Santa Catarina, não passando dos 20°C. No Paraná, o calor prossegue, com máxima de quase 30°C no noroeste do Estado.
 
23/06 quinta-feira
Na quinta-feira, as precipitações retrocedem e ficam concentradas sobre o Rio Grande do Sul e o oeste e sul de Santa Catarina. Ainda há risco de temporais, que atingem o norte do Rio Grande do Sul e algumas poucas localidades catarinenses. Em Salvador das Missões, no Rio Grande do Sul, o acumulado alcança 80 mm, correspondendo a mais da metade da média do mês de junho.
ALERTA-SE PARA A PASSAGEM DE UM CICLONE EXTRATROPICAL PELO RIO GRANDE DO SUL, SISTEMA QUE SERÁ RESPONSÁVEL PELA INTENSIFICAÇÃO DOS VENTOS NA QUINTA-FEIRA.
Na madrugada, as rajadas alcançam 90 km/h sobre o noroeste do Rio Grande do Sul. Pela manhã, as rajadas de 90 km/h atingem os Vales do Taquari e Jacuí. À tarde, as rajadas em torno dos 90 km/h se espalham e atingem entre outras áreas, a Região Metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, as rajadas de vento variam entre 70 km/h e 80 km/h, atingindo o sul do Estado entre a tarde e noite. No Paraná, não há previsão de ventos significativos neste dia. Com relação à temperatura, a massa de ar frio se afasta da Região Sul e a mínima volta a subir em todas as localidades. A temperatura máxima também segue a tendência, chegando a quase 30°C no noroeste do Paraná, 25°C no oeste de Santa Catarina e aos 22°C no nordeste do Rio Grande do Sul. Apenas no oeste gaúcho, a temperatura permanecerá baixa, não passando dos 20°C.
 
24/06 sexta-feira
Na sexta-feira, finalmente o tempo abre na maior parte do Rio Grande do Sul. As chuvas atingem apenas o extremo norte do Estado, além de Santa Catarina e do centro, oeste e sul do Paraná. Além disso, as chuvas enfraquecem no fim da semana.
 
Previsão estendida
Entre 25 e 29 de junho, as chuvas voltam a se fortalecer e atingem o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O acumulado passa dos 100 mm no leste de Santa Catarina e do Paraná neste período.
 
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS
NO DIA 21-jun-2011 terça-feira
Rede de estações meteorológicas do INMET
 
Rio Grande do Sul
INTERIOR
11.2°C SANTA VITÓRIA DO PALMAR
PORTO ALEGRE
16.3°C
Santa Catarina
INTERIOR
9.6°C Major Vieira
FLORIANÓPOLIS
18.9°C
Paraná
INTERIOR
8.3°C São Mateus do Sul
CURITIBA
11.8°C
 
Bookmark and Share

Envie seu Comentário