Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Tempo no RS hoje e próximos dias

23 de junho de 2011 0

DESTAQUE:
Fim de semana prolongado com chuva na metade norte do RS
Tempo instável até o domingo na serra gaúcha
O tempo abre no sul na sexta-feira

SATÉLITE para 23/06 quinta-feira
Um ciclone extratropical que se formou sobre a Argentina deixa o Rio Grande do Sul e o Uruguai sobre uma grande quantidade de nuvens nesta quinta-feira. Este sistema já provocou chuva fraca no sul do Estado com acumulados, segundo os dados da defesa civil, que chegam a:
15 mm em Piratini,
10 mm em Canguçu,
7 mm no Cerrito e em Pedro Osório.

Foi mais uma madrugada abafada no Estado e a menor mínima registrada hoje foi de:
11,5°C em São José do Ausentes,
17,0°C em Tramandaí,
16,3°C em Santa Rosa,
16,1°C em Porto Alegre.

PREVISÃO para 24/06 sexta-feira

O fim de semana prolongado vai começando com tempo instável no Rio Grande do Sul. Ao longo desta quinta-feira a frente fria está associada ao ciclone extratropical que está próximo à costa gaúcha, provoca chuva fraca em todo o Estado e a temperatura não sobe muito, com máxima na casa dos 20°C. Venta bastante no decorrer do dia, com rajadas em torno dos 70 Km/h no norte e noroeste gaúcho. À noite a frente fria ganha força e, com isto, passam a ocorrer pancadas de chuva mais intensas na metade norte do Estado. Já o sul e a campanha ficam sem chuva, apesar da grande quantidade de nuvens.

Em Porto Alegre este feriado de Corpos Christi, vai ser de tempo chuvoso. A máxima fica em torno dos 22°C. Durante a manha ocorrem períodos de abertura de sol, mas à tarde a frente fria chega e volta a chover na região serrana. Em Gramado, a máxima alcança os 22°C nesta tarde e não passa dos 18°C em Bento Gonçalves. Com o ciclone extratropical sobre o oceano o mar fica bem mais agitado, com ondas em torno de 2m de altura. Nesta sexta-feira a frente fria mantém o tempo fechado e com chuva na metade norte do Rio Grande do Sul, inclusive com condição para temporais no noroeste gaúcho a qualquer hora do dia. Já no sul, campanha e no oeste o tempo fica aberto e o sol entre nuvens. O dia começa com temperaturas mais baixas, com mínima em torno dos 14°C no norte e leste gaúcho, sendo que na fronteira oeste e na campanha as mínimas ficam abaixo dos 9°C. No decorrer do dia os ventos passam a soprar do quadrante sul e, juntamente, com a grande quantidade de nuvens não deixa que a temperatura se eleve muito e a máxima não passa dos 20°C no Estado.

Em Porto Alegre tempo instável, com alternância entre pancadas de chuva e períodos de melhoria. Mínima de 11°C e máxima que não passa dos 15°C.

Como a frente fria fica quase estacionária sobre a metade norte, na Serra o tempo permanece fechado e com chuva a qualquer hora dia. Por causa da grande quantidade de nuvens as máximas devem ser registradas durante a madrugada e no decorrer da sexta-feira fica em declínio. Em Nova Petrópolis chega a fazer 19°C na madrugada e a mínima, que ocorre pela manha, fica na casa 13°C. Em Cambará do Sul a mínima será de 12°C durante a manha e a máxima será registrada na madrugada e fica em torno dos 18°C.

No litoral a agitação marítima se mantém e as ondas em torno de 1,5m de altura.


PREVISÃO para 25/06 sábado

No sábado a frente fria perde intensidade, mas o tempo segue instável na metade norte do Rio Grande do Sul. Do noroeste ao litoral norte chove fraco e intercalado com períodos de melhoria. Já no sul, campanha e oeste o tempo segue aberto e o sol predomina. A mínima fica em tono dos 11°C, ficando abaixo nos 9°C no oeste e campanha. No decorrer do dia os ventos de sul empurram ar mais frio para o Estado e a máxima já não passa dos 20°C.

Em Porto Alegre condição para chuviscos no decorrer do dia, alternados com períodos de melhoria. Mínima de 13°C e máxima de 16°C.

Na serra o tempo segue nublado e ocorrem pancadas fracas de chuva a qualquer hora do dia. Em Nova Petrópolis o sábado amanhece com mínima de 12°C e à tarde não passa dos 17°C. Em São José dos Ausentes, mínima de 10°C e máxima de 16°C.

No litoral a agitação marítima diminui e as ondas ficam em torno de 1m de altura.


PREVISÃO para 26/06 domingo

O domingo ainda será de tempo instável no norte e nordeste do Rio Grande do Sul. Chove fraco e no fim do dia a frente fria começa a se afastar. No sul segue o tempo firme e com predomínio do sol. Mínima na casa dos 10°C, chegando a 6°C na campanha. As máximas ficam em torno dos 15°C à tarde.

Em Porto Alegre os ventos do litoral empurram a umidade para o continente, e por isso há condição de chuvisco no decorrer do domingo. Temperatura mínima de 11°C e máxima de 15°C.

Na serra o tempo segue fechado e com chuva fraca no decorrer do dia, que já amanhece com temperaturas mais baixas, e mínima prevista de 7°C em São José dos Ausentes. Em Nova Petrópolis, mínima de 10°C e máximas de 15°C.

O mar fica pouco agitado e as ondas em torno de 1m de altura.


Previsão do Tempo Porto Alegre

Quinta (23/06):

Tempo nublado com chuva ao longo do dia. Temperaturas variando de 15°C a 22°C. É esperado 12 mm de chuva. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de frio pela manhã. Já o período da tarde será confortável. Os ventos sopram do quadrante oeste com intensidade de 27 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 87%.


Sexta (24/06):

Chuvas pela manhã e no decorrer da noite. As temperaturas entram em declínio, com mínima de 11°C e máxima atingindo 15°C. As chuvas totalizam 4 mm. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será de frio. Durante a tarde a umidade relativa chega a 74%. A intensidade do vento atinge 12 km/h com direção predominante de sul.


Sábado (25/06):

Tempo instável e chuvoso não só pela manhã e tarde, mas também no período da noite. As temperaturas permanecem estáveis e variam de 13°C a 16°C ao longo do dia. É esperado 6 mm de chuva. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será de frio. A umidade relativa atinge 83% e os ventos predominam de sul com intensidade de 23 km/h.


Previsão do Tempo REGIÃO SUL

23/06 – quinta-feira

Um ciclone extratropical avança pelo Rio Grande do Sul, onde causa chuva no Rio Grande do Sul e no oeste e sul de Santa Catarina. Há previsão de chuva forte sobre o centro e norte do Rio Grande do Sul, inclusive Porto Alegre. Os maiores acumulados, no entanto, ficam concentrados sobre o noroeste do Estado, alcançando 50 mm. Além das chuvas e trovoadas, esperam-se ventos intensos. Pela manhã, as rajadas alcançam 90 km/h em todo o centro e sul do Estado. A partir da tarde, no entanto, os ventos começam a enfraquecer. Este ciclone, além de provocar ventos fortes sobre o continente, causa ventos fortes e aumento da agitação marítima na costa do Rio Grande do Sul. As ondas começam a aumentar a partir da madrugada, chegando aos 3m de altura durante a manhã. Vale salientar, no entanto, que estas ondas mais elevadas serão sentidas em áreas distantes das praias gaúchas. Com relação à temperatura, ela alcança 28°C no noroeste do Paraná e 25°C no oeste de Santa Catarina e extremo norte do Rio Grande do Norte. Apenas no oeste do Rio Grande do Sul faz frio, com máxima que não chega aos 20°C.


CINZAS VULCÂNICAS

Elas chegam ao extremo sul do Rio Grande do Sul na noite de hoje, porém vale destacar que a emissão está muito mais fraca que no início da erupção.


24/06 – sexta-feira

Uma nova frente fria forma-se entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, onde causa pancadas de chuva e trovoadas. Há risco de chuvas intensas, com acumulado que passa dos 60 mm sobre o noroeste do Rio Grande do Sul. Uma massa de ar polar avança pelo centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, onde favorece o retorno do tempo seco e provoca acentuado declínio da temperatura. Em algumas cidades, a mínima varia entre 4°C e 5°C. À tarde, a temperatura máxima permanece baixa entre o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, com máxima que varia entre 11°C e 19°C. Apenas no Paraná, o calor prossegue, com máxima de 28°C no noroeste do Estado. A concentração de cinzas vulcânicas aumenta um pouco mais sobre o extremo sul do Rio Grande do Sul a partir do meio da manhã de sexta-feira. Em Porto Alegre, as cinzas chegam apenas a partir do fim da tarde. Vale sempre afirmar que a emissão de cinzas por parte do vulcão encontra-se bem mais fraca que no início da erupção.


25/06 – sábado

No sábado, a frente fria já não causa grandes temporais. Entretanto, a chuva permanece concentrada na mesma região dos dias anteriores. Esperam-se precipitações sobre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no litoral, oeste e sul do Paraná. No centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, uma massa de ar polar mantém o tempo seco, ensolarado e frio. Pela manhã, a mínima varia entre 3°C e 5°C na fronteira com o Uruguai. À tarde, faz frio em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná, com máxima que varia entre 11°C e 19°C. Apenas o noroeste do Paraná segue com temperatura elevada, chegando aos 28°C.


CINZAS VULCÂNICAS

Até o meio da tarde de sábado, a situação permanece inalterada com o fenômeno apenas sobre o Estado do Rio Grande do Sul. A partir daí, as cinzas finalmente chegam ao extremo sul de Santa Catarina. Vale sempre afirmar que a emissão de cinzas por parte do vulcão encontra-se bem mais fraca que no início da erupção.


26/06 – domingo

No domingo, as chuvas atingem o centro e leste do Paraná, a costa de Santa Catarina e o litoral norte do Rio Grande do Sul. Ainda há previsão de chuva forte entre o litoral norte de Santa Catarina e o litoral do Paraná.


PREVISÃO ESTENDIDA

Entre os dias 27 de junho e 01º de julho, as chuvas não param sobre a Região Sul. Elas atingem o Paraná, Santa Catarina e o centro, leste, sul e norte do Rio Grande do Sul. O acumulado de chuva ainda será elevado entre Santa Catarina e o Paraná, alcançando 50 mm no litoral dos dois Estados.


TEMPERATURAS EXTREMAS REGISTRADAS NO DIA 23-jun-2011

Rede de estações meteorológicas do INMET

Rio Grande do Sul
INTERIOR
Mínima
9.8°C CAMBARÁ DO SUL e TEUTÔNIA
Máxima
—–x—–x—–x—–x—–
PORTO ALEGRE
Mínima
16.2°C
Máxima
—–x—–
Santa Catarina
INTERIOR
Mínima
8.6°C Urubici
Máxima
—–x—–x—–x—–x—–
FLORIANÓPOLIS
Mínima
16.3°C
Máxima
—–x—–
Paraná
INTERIOR
Mínima
11.8°C Ventania e Castro
Máxima
—–x—–x—–x—–x—–
CURITIBA
Mínima
13.9°C
Máxima
—–x—–
Bookmark and Share

Envie seu Comentário