Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

24 de junho de 2011 0

DESTAQUE:

Chuvas na sexta-feira seguem no norte gaúcho

Tempo começa a abrir no sábado

Pode nevar na noite do domingo nos Campos de Cima da Serra

A semana começa com frio, geada e tempo aberto

SATÉLITE para 24/06 sexta-feira

A frente fria que está sobre o Rio Grande do Sul ainda provoca chuva no norte gaúcho. Segundo os dados da defesa civil, os acumulados já chegam a:

60mm em Santo Antônio do Planalto,

45mm em Alegria e

40mm em Santo Ângelo.

Nesta madrugada as temperaturas já ficaram bem mais baixas do que nos últimos dias, a menor mínima registrada hoje no Estado, segundo as estações automáticas do INMET, foi de:

3,2°C em Quarai.

3,6°C em Alegrete,

4,8°C em Uruguaiana e

5,9°C em Santiago.

Logo nas primeiras horas do dia no aeroporto Salgado Filho foi registrada chuva fraca e há grande quantidade de nuvens por lá durante toda a sexta-feira.

PREVISÃO para 24/06 sexta-feira

Com a frente fria sobre o Rio Grande do Sul, a sexta-feira continua com tempo nublado e chuva a qualquer hora do dia na metade norte gaúcha, sendo que à noite as áreas de instabilidade ganham força e ocorrem fortes pancadas de chuva em algumas áreas. Os acumulados podem chegar a 40 mm na região de Erechim e Horizontina.

Já no sul, campanha e oeste do Estado o tempo permanece aberto e o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia.

Os ventos que sopram do quadrante sul trazem ar mais frio para o Estado e, por isso, a temperatura não sobe muito no decorrer do dia, a máxima não passa dos 20°C no Estado à tarde.

Em Porto Alegre o dia vai ser de muita nebulosidade, mas a chance de chuva é pequena. A máxima não passa dos 15°C.

Na serra esta sexta-feira vai ser de tempo fechado e com chuva ao longo do dia. Há previsão de temporais nos Campos de Cima da Serra à tarde. A grande quantidade de nuvens e os ventos frios de sul fazem com que a máxima fica em torno dos 12°C na Serra. Em Nova Petrópolis os termômetros chegam aos 15°C à tarde.

O mar segue agitado, com ondas de até 2m de altura.

PREVISÃO para 25/06 sábado

O fim de semana começa com chuvas bem mais fracas no Rio Grande do Sul já que a frente fria começa a se afastar. Ainda ocorrem pancadas de chuva fraca intercaladas com períodos de melhoria no norte e nordeste do Estado. Na metade sul o tempo segue aberto e o sol aparece entre nuvens. A partir da tarde os ventos que sopram do oceano ganham força, provocando o aumento da nebulosidade em toda a faixa leste e pancadas de chuva fraca e bem isoladas entre Mostardas e Porto Alegre. O sábado amanhece com temperaturas baixas, com mínima abaixo dos 9°C em na maior parte do Estado, chegando a 5°C em Bagé. No decorrer do dia a temperatura não sobe muito e não passa dos 17°C.

Em Porto Alegre o dia começa com muita nebulosidade e à tarde ocorrem pancadas isoladas de chuva por causa da umidade que vem do mar. Mínima de 10°C e máxima de 16°C à tarde.

Na serra a previsão é que o tempo permaneça instável no sábado. O dia será de tempo nublado e chuva fraca no decorrer do dia. Faz frio durante a madrugada, com mínima próxima dos 10°C. A temperatura não sobe muito e a máxima mão passa dos 15°C. Em Nova Petrópolis, mínima de 11°C e máxima de 15°C à tarde.

A agitação marítima diminui e as ondas em torno de 1m de altura.

PREVISÃO para 26/06 domingo

No domingo a frente fria se afasta por completo e dá lugar a uma nova massa de ar polar que deixa o tempo firme em boa parte do Rio Grande do Sul. Os ventos do oceano empurram a umidade do oceano para o continente e, por tal motivo, no nordeste, litoral norte e na região metropolitana de Porto Alegre o tempo fica nublado e com pancadas de chuva fraca e isolada podem ocorrer a qualquer hora do dia. No restante do Estado o tempo fica aberto e o sol predomina com poucas nuvens. Durante a madrugada faz frio, com mínimas abaixo dos 6°C em boa parte do Estado, sendo que chega a 3°C em Bagé e Soledade. Na tarde do domingo a máxima fica em torno dos 13°C no Estado.

À noite o frio ganha força e como ainda resta muita umidade no nordeste gaúcho, há risco de neve em Bom Jesus, São José dos Ausentes, Cambará do Sul e Vacaria.

Em Porto Alegre condição para pancadas de chuva isoladas a qualquer hora do dia, alternados com períodos de melhoria. O dia começa com temperatura em torno dos 11°C, à tarde chega a 14°, mas à noite o frio se intensifica e é quando será registrada a mínima de 8°C.

Na serra o tempo segue nublado e ocorrem pancadas fracas de chuva a qualquer hora do dia que começa com temperatura na casa dos 10°C, mas no decorrer do dia a temperatura fica em declínio e a mínima será registrada à noite, chegando a -1°C em São José dos Ausentes e a 1°C em Cambará do Sul. Em Nova Petrópolis, máxima de 12°C na madrugada e mínima de 8°C à noite.

Há risco de neve nos pontos mais altos nos Campos de Cima da Serra à noite.

O mar fica um pouco mais agitado e as ondas ficam pouco abaixo de 1,5m de altura.

PREVISÃO para 27/06 segunda-feira

A segunda-feira começa com muito frio nas primeiras horas do dia. Temperaturas negativas podem voltar a ser registradas nos Campos de Cima da Serra. A mínima fica abaixo dos 10°C no Estado. Há risco de geada para a maior parte do Estado, exceto no litoral e na região metropolitana de Porto Alegre. No decorrer do dia o tempo fica firme e à tarde a máxima não passa dos 14°C no Estado.

Em Porto Alegre o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia. Há risco de formação de nevoeiro durante a madrugada. Mínima de 5°C e máxima de 12°C à tarde.

Na serra faz frio no inicio do dia, com mínima que chega a -2°C em São José dos Ausentes e a 3°C em Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Nos Campos do Alto da Serra há previsão de formação de geada. No decorrer da segunda-feira o tempo abre e o sol predomina e a máxima fica na casa dos 10°C.

A agitação marítima aumenta e as ondas chegam a 1,8m de altura.

Previsão do Tempo Porto Alegre

Sexta (24/06):

Chuviscos pela manhã que diminuem no decorrer do dia, restando nebulosidade. Temperatura mínima de 11°C e máxima de 15°C. É esperado 2 mm de chuva. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será de frio. Os ventos sopram do quadrante sul com intensidade de 11 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 72%.

Sábado (25/06):

Tempo instável com chuvas à tarde e à noite. Temperaturas estáveis, variando entre 10°C e 16°C. As chuvas totalizam 2 mm. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e de frio à tarde. Durante a tarde a umidade relativa chega a 75%. A intensidade do vento atinge 25 km/h com direção predominante de sul.

Domingo (26/06):

Tempo fechado com chuvas a qualquer hora do dia. Temperaturas estáveis entre 8°C e 14°C. É esperado 4 mm de chuva. A temperatura e os ventos favorecem uma condição de muito frio para a região. A umidade relativa atinge 69% e os ventos predominam de sul com intensidade de 34 km/h.

Previsão do Tempo REGIÃO SUL

24/06 sexta-feira

Uma frente fria traz chuvas ao norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e ao sul do Paraná nesta sexta-feira, com acumulado que chega aos 50 mm na Serra Geral e sobre a região das Missões. Também há previsão de acumulados suficientes para manter elevado o nível do Rio Uruguai no decorrer do dia. Por outro lado, no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, a entrada de uma massa de ar polar deixa o tempo aberto e ensolarado. Faz muito frio entre o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, com máxima que varia entre 11°C e 19°C. Já no Paraná, o calor predomina, com máxima que chega aos 28°C no noroeste e norte do Estado.

25/06 sábado

Depois de uma semana com chuvas fortes entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as precipitações finalmente começam a se deslocar pela Região Sul. Neste sábado, chove sobre o Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. No Alto Uruguai, apesar da persistência das chuvas, o acumulado já será bem mais baixo. Por outro lado, no leste do Paraná e de Santa Catarina, há previsão de precipitações com acumulado mais elevado, chegando aos 30 mm. Na maior parte do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz frio pela manhã em boa parte do Rio Grande do Sul, com mínima que varia entre 3°C e 8°C. À tarde, o frio será mais abrangente, com máxima que varia entre 11°C e 19°C em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no oeste e sul do Paraná.

26/06 domingo

No domingo, finalmente não há previsão de chuva sobre o Alto Uruguai. As precipitações, no entanto, prosseguem ao longo da costa e na serra do Rio Grande do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, centro e leste de Santa Catarina, parte do Paraná. O acumulado permanece elevado entre o litoral norte de Santa Catarina e o litoral do Paraná. No interior do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz frio na madrugada, com mínima que varia entre 2°C e 6°C em grande parte do Rio Grande do Sul e no oeste e sul de Santa Catarina. Entretanto, o destaque da temperatura vai para o período da tarde. Espera-se uma tarde extremamente fria, com máxima de apenas 7°C em algumas cidades da Serra Gaúcha e de apenas 10°C em parte do Rio Grande do Sul e entre a Serra e Meio Oeste de Santa Catarina. No Paraná também faz frio, com máxima que varia entre 11°C e 19•°C.

27/06 segunda

Na segunda-feira, as precipitações ficam restritas ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A entrada de uma forte massa de ar polar gera uma madrugada bastante fria, com mínimas inferiores aos 2°C no interior do Rio Grande do Sul e de santa Catarina e no centro e sul do Paraná.

28/06 terça

Na Serra Geral, esperam-se geadas amplas, com mínimas negativas. Na terça-feira, a previsão é de sol em toda a Região Sul. O frio da madrugada aumenta ainda mais, com previsão de mínimas abaixo dos 2°C em praticamente toda a Região, com exceção do norte do Paraná. Apesar disso, vale salientar que as geadas não atingirão áreas produtoras de milho, café, laranja e cana-de-açúcar. A trégua do bloqueio dura pouco e a partir da quarta-feira volta a chover sobre a Região Sul.

Previsão estendida

Na próxima semana, a previsão é de chuvas com acumulado de mais de 100mm entre o Paraná e Santa Catarina.


TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 24-jun-2011 sexta-feira

Rio Grande do Sul

INTERIOR

3.2°C Quaraí

PORTO ALEGRE

10.6°C

Santa Catarina

INTERIOR

9.3°C Major Vieira

FLORIANÓPOLIS

17.6°C

Paraná

INTERIOR

5.6°C Castro

CURITIBA

9.6°C

Bookmark and Share

Envie seu Comentário