Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2011

24 de junho de 2011 0

DESTAQUE:

Chuvas na sexta-feira seguem no norte gaúcho

Tempo começa a abrir no sábado

Pode nevar na noite do domingo nos Campos de Cima da Serra

A semana começa com frio, geada e tempo aberto

SATÉLITE para 24/06 sexta-feira

A frente fria que está sobre o Rio Grande do Sul ainda provoca chuva no norte gaúcho. Segundo os dados da defesa civil, os acumulados já chegam a:

60mm em Santo Antônio do Planalto,

45mm em Alegria e

40mm em Santo Ângelo.

Nesta madrugada as temperaturas já ficaram bem mais baixas do que nos últimos dias, a menor mínima registrada hoje no Estado, segundo as estações automáticas do INMET, foi de:

3,2°C em Quarai.

3,6°C em Alegrete,

4,8°C em Uruguaiana e

5,9°C em Santiago.

Logo nas primeiras horas do dia no aeroporto Salgado Filho foi registrada chuva fraca e há grande quantidade de nuvens por lá durante toda a sexta-feira.

PREVISÃO para 24/06 sexta-feira

Com a frente fria sobre o Rio Grande do Sul, a sexta-feira continua com tempo nublado e chuva a qualquer hora do dia na metade norte gaúcha, sendo que à noite as áreas de instabilidade ganham força e ocorrem fortes pancadas de chuva em algumas áreas. Os acumulados podem chegar a 40 mm na região de Erechim e Horizontina.

Já no sul, campanha e oeste do Estado o tempo permanece aberto e o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia.

Os ventos que sopram do quadrante sul trazem ar mais frio para o Estado e, por isso, a temperatura não sobe muito no decorrer do dia, a máxima não passa dos 20°C no Estado à tarde.

Em Porto Alegre o dia vai ser de muita nebulosidade, mas a chance de chuva é pequena. A máxima não passa dos 15°C.

Na serra esta sexta-feira vai ser de tempo fechado e com chuva ao longo do dia. Há previsão de temporais nos Campos de Cima da Serra à tarde. A grande quantidade de nuvens e os ventos frios de sul fazem com que a máxima fica em torno dos 12°C na Serra. Em Nova Petrópolis os termômetros chegam aos 15°C à tarde.

O mar segue agitado, com ondas de até 2m de altura.

PREVISÃO para 25/06 sábado

O fim de semana começa com chuvas bem mais fracas no Rio Grande do Sul já que a frente fria começa a se afastar. Ainda ocorrem pancadas de chuva fraca intercaladas com períodos de melhoria no norte e nordeste do Estado. Na metade sul o tempo segue aberto e o sol aparece entre nuvens. A partir da tarde os ventos que sopram do oceano ganham força, provocando o aumento da nebulosidade em toda a faixa leste e pancadas de chuva fraca e bem isoladas entre Mostardas e Porto Alegre. O sábado amanhece com temperaturas baixas, com mínima abaixo dos 9°C em na maior parte do Estado, chegando a 5°C em Bagé. No decorrer do dia a temperatura não sobe muito e não passa dos 17°C.

Em Porto Alegre o dia começa com muita nebulosidade e à tarde ocorrem pancadas isoladas de chuva por causa da umidade que vem do mar. Mínima de 10°C e máxima de 16°C à tarde.

Na serra a previsão é que o tempo permaneça instável no sábado. O dia será de tempo nublado e chuva fraca no decorrer do dia. Faz frio durante a madrugada, com mínima próxima dos 10°C. A temperatura não sobe muito e a máxima mão passa dos 15°C. Em Nova Petrópolis, mínima de 11°C e máxima de 15°C à tarde.

A agitação marítima diminui e as ondas em torno de 1m de altura.

PREVISÃO para 26/06 domingo

No domingo a frente fria se afasta por completo e dá lugar a uma nova massa de ar polar que deixa o tempo firme em boa parte do Rio Grande do Sul. Os ventos do oceano empurram a umidade do oceano para o continente e, por tal motivo, no nordeste, litoral norte e na região metropolitana de Porto Alegre o tempo fica nublado e com pancadas de chuva fraca e isolada podem ocorrer a qualquer hora do dia. No restante do Estado o tempo fica aberto e o sol predomina com poucas nuvens. Durante a madrugada faz frio, com mínimas abaixo dos 6°C em boa parte do Estado, sendo que chega a 3°C em Bagé e Soledade. Na tarde do domingo a máxima fica em torno dos 13°C no Estado.

À noite o frio ganha força e como ainda resta muita umidade no nordeste gaúcho, há risco de neve em Bom Jesus, São José dos Ausentes, Cambará do Sul e Vacaria.

Em Porto Alegre condição para pancadas de chuva isoladas a qualquer hora do dia, alternados com períodos de melhoria. O dia começa com temperatura em torno dos 11°C, à tarde chega a 14°, mas à noite o frio se intensifica e é quando será registrada a mínima de 8°C.

Na serra o tempo segue nublado e ocorrem pancadas fracas de chuva a qualquer hora do dia que começa com temperatura na casa dos 10°C, mas no decorrer do dia a temperatura fica em declínio e a mínima será registrada à noite, chegando a -1°C em São José dos Ausentes e a 1°C em Cambará do Sul. Em Nova Petrópolis, máxima de 12°C na madrugada e mínima de 8°C à noite.

Há risco de neve nos pontos mais altos nos Campos de Cima da Serra à noite.

O mar fica um pouco mais agitado e as ondas ficam pouco abaixo de 1,5m de altura.

PREVISÃO para 27/06 segunda-feira

A segunda-feira começa com muito frio nas primeiras horas do dia. Temperaturas negativas podem voltar a ser registradas nos Campos de Cima da Serra. A mínima fica abaixo dos 10°C no Estado. Há risco de geada para a maior parte do Estado, exceto no litoral e na região metropolitana de Porto Alegre. No decorrer do dia o tempo fica firme e à tarde a máxima não passa dos 14°C no Estado.

Em Porto Alegre o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia. Há risco de formação de nevoeiro durante a madrugada. Mínima de 5°C e máxima de 12°C à tarde.

Na serra faz frio no inicio do dia, com mínima que chega a -2°C em São José dos Ausentes e a 3°C em Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Nos Campos do Alto da Serra há previsão de formação de geada. No decorrer da segunda-feira o tempo abre e o sol predomina e a máxima fica na casa dos 10°C.

A agitação marítima aumenta e as ondas chegam a 1,8m de altura.

Previsão do Tempo Porto Alegre

Sexta (24/06):

Chuviscos pela manhã que diminuem no decorrer do dia, restando nebulosidade. Temperatura mínima de 11°C e máxima de 15°C. É esperado 2 mm de chuva. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será de frio. Os ventos sopram do quadrante sul com intensidade de 11 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 72%.

Sábado (25/06):

Tempo instável com chuvas à tarde e à noite. Temperaturas estáveis, variando entre 10°C e 16°C. As chuvas totalizam 2 mm. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e de frio à tarde. Durante a tarde a umidade relativa chega a 75%. A intensidade do vento atinge 25 km/h com direção predominante de sul.

Domingo (26/06):

Tempo fechado com chuvas a qualquer hora do dia. Temperaturas estáveis entre 8°C e 14°C. É esperado 4 mm de chuva. A temperatura e os ventos favorecem uma condição de muito frio para a região. A umidade relativa atinge 69% e os ventos predominam de sul com intensidade de 34 km/h.

Previsão do Tempo REGIÃO SUL

24/06 sexta-feira

Uma frente fria traz chuvas ao norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e ao sul do Paraná nesta sexta-feira, com acumulado que chega aos 50 mm na Serra Geral e sobre a região das Missões. Também há previsão de acumulados suficientes para manter elevado o nível do Rio Uruguai no decorrer do dia. Por outro lado, no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, a entrada de uma massa de ar polar deixa o tempo aberto e ensolarado. Faz muito frio entre o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, com máxima que varia entre 11°C e 19°C. Já no Paraná, o calor predomina, com máxima que chega aos 28°C no noroeste e norte do Estado.

25/06 sábado

Depois de uma semana com chuvas fortes entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as precipitações finalmente começam a se deslocar pela Região Sul. Neste sábado, chove sobre o Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. No Alto Uruguai, apesar da persistência das chuvas, o acumulado já será bem mais baixo. Por outro lado, no leste do Paraná e de Santa Catarina, há previsão de precipitações com acumulado mais elevado, chegando aos 30 mm. Na maior parte do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz frio pela manhã em boa parte do Rio Grande do Sul, com mínima que varia entre 3°C e 8°C. À tarde, o frio será mais abrangente, com máxima que varia entre 11°C e 19°C em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no oeste e sul do Paraná.

26/06 domingo

No domingo, finalmente não há previsão de chuva sobre o Alto Uruguai. As precipitações, no entanto, prosseguem ao longo da costa e na serra do Rio Grande do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, centro e leste de Santa Catarina, parte do Paraná. O acumulado permanece elevado entre o litoral norte de Santa Catarina e o litoral do Paraná. No interior do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz frio na madrugada, com mínima que varia entre 2°C e 6°C em grande parte do Rio Grande do Sul e no oeste e sul de Santa Catarina. Entretanto, o destaque da temperatura vai para o período da tarde. Espera-se uma tarde extremamente fria, com máxima de apenas 7°C em algumas cidades da Serra Gaúcha e de apenas 10°C em parte do Rio Grande do Sul e entre a Serra e Meio Oeste de Santa Catarina. No Paraná também faz frio, com máxima que varia entre 11°C e 19•°C.

27/06 segunda

Na segunda-feira, as precipitações ficam restritas ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A entrada de uma forte massa de ar polar gera uma madrugada bastante fria, com mínimas inferiores aos 2°C no interior do Rio Grande do Sul e de santa Catarina e no centro e sul do Paraná.

28/06 terça

Na Serra Geral, esperam-se geadas amplas, com mínimas negativas. Na terça-feira, a previsão é de sol em toda a Região Sul. O frio da madrugada aumenta ainda mais, com previsão de mínimas abaixo dos 2°C em praticamente toda a Região, com exceção do norte do Paraná. Apesar disso, vale salientar que as geadas não atingirão áreas produtoras de milho, café, laranja e cana-de-açúcar. A trégua do bloqueio dura pouco e a partir da quarta-feira volta a chover sobre a Região Sul.

Previsão estendida

Na próxima semana, a previsão é de chuvas com acumulado de mais de 100mm entre o Paraná e Santa Catarina.


TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 24-jun-2011 sexta-feira

Rio Grande do Sul

INTERIOR

3.2°C Quaraí

PORTO ALEGRE

10.6°C

Santa Catarina

INTERIOR

9.3°C Major Vieira

FLORIANÓPOLIS

17.6°C

Paraná

INTERIOR

5.6°C Castro

CURITIBA

9.6°C

Bookmark and Share

Tempo no RS hoje e próximos dias

23 de junho de 2011 0

DESTAQUE:
Fim de semana prolongado com chuva na metade norte do RS
Tempo instável até o domingo na serra gaúcha
O tempo abre no sul na sexta-feira

SATÉLITE para 23/06 quinta-feira
Um ciclone extratropical que se formou sobre a Argentina deixa o Rio Grande do Sul e o Uruguai sobre uma grande quantidade de nuvens nesta quinta-feira. Este sistema já provocou chuva fraca no sul do Estado com acumulados, segundo os dados da defesa civil, que chegam a:
15 mm em Piratini,
10 mm em Canguçu,
7 mm no Cerrito e em Pedro Osório.

Foi mais uma madrugada abafada no Estado e a menor mínima registrada hoje foi de:
11,5°C em São José do Ausentes,
17,0°C em Tramandaí,
16,3°C em Santa Rosa,
16,1°C em Porto Alegre.

PREVISÃO para 24/06 sexta-feira

O fim de semana prolongado vai começando com tempo instável no Rio Grande do Sul. Ao longo desta quinta-feira a frente fria está associada ao ciclone extratropical que está próximo à costa gaúcha, provoca chuva fraca em todo o Estado e a temperatura não sobe muito, com máxima na casa dos 20°C. Venta bastante no decorrer do dia, com rajadas em torno dos 70 Km/h no norte e noroeste gaúcho. À noite a frente fria ganha força e, com isto, passam a ocorrer pancadas de chuva mais intensas na metade norte do Estado. Já o sul e a campanha ficam sem chuva, apesar da grande quantidade de nuvens.

Em Porto Alegre este feriado de Corpos Christi, vai ser de tempo chuvoso. A máxima fica em torno dos 22°C. Durante a manha ocorrem períodos de abertura de sol, mas à tarde a frente fria chega e volta a chover na região serrana. Em Gramado, a máxima alcança os 22°C nesta tarde e não passa dos 18°C em Bento Gonçalves. Com o ciclone extratropical sobre o oceano o mar fica bem mais agitado, com ondas em torno de 2m de altura. Nesta sexta-feira a frente fria mantém o tempo fechado e com chuva na metade norte do Rio Grande do Sul, inclusive com condição para temporais no noroeste gaúcho a qualquer hora do dia. Já no sul, campanha e no oeste o tempo fica aberto e o sol entre nuvens. O dia começa com temperaturas mais baixas, com mínima em torno dos 14°C no norte e leste gaúcho, sendo que na fronteira oeste e na campanha as mínimas ficam abaixo dos 9°C. No decorrer do dia os ventos passam a soprar do quadrante sul e, juntamente, com a grande quantidade de nuvens não deixa que a temperatura se eleve muito e a máxima não passa dos 20°C no Estado.

Em Porto Alegre tempo instável, com alternância entre pancadas de chuva e períodos de melhoria. Mínima de 11°C e máxima que não passa dos 15°C.

Como a frente fria fica quase estacionária sobre a metade norte, na Serra o tempo permanece fechado e com chuva a qualquer hora dia. Por causa da grande quantidade de nuvens as máximas devem ser registradas durante a madrugada e no decorrer da sexta-feira fica em declínio. Em Nova Petrópolis chega a fazer 19°C na madrugada e a mínima, que ocorre pela manha, fica na casa 13°C. Em Cambará do Sul a mínima será de 12°C durante a manha e a máxima será registrada na madrugada e fica em torno dos 18°C.

No litoral a agitação marítima se mantém e as ondas em torno de 1,5m de altura.


PREVISÃO para 25/06 sábado

No sábado a frente fria perde intensidade, mas o tempo segue instável na metade norte do Rio Grande do Sul. Do noroeste ao litoral norte chove fraco e intercalado com períodos de melhoria. Já no sul, campanha e oeste o tempo segue aberto e o sol predomina. A mínima fica em tono dos 11°C, ficando abaixo nos 9°C no oeste e campanha. No decorrer do dia os ventos de sul empurram ar mais frio para o Estado e a máxima já não passa dos 20°C.

Em Porto Alegre condição para chuviscos no decorrer do dia, alternados com períodos de melhoria. Mínima de 13°C e máxima de 16°C.

Na serra o tempo segue nublado e ocorrem pancadas fracas de chuva a qualquer hora do dia. Em Nova Petrópolis o sábado amanhece com mínima de 12°C e à tarde não passa dos 17°C. Em São José dos Ausentes, mínima de 10°C e máxima de 16°C.

No litoral a agitação marítima diminui e as ondas ficam em torno de 1m de altura.


PREVISÃO para 26/06 domingo

O domingo ainda será de tempo instável no norte e nordeste do Rio Grande do Sul. Chove fraco e no fim do dia a frente fria começa a se afastar. No sul segue o tempo firme e com predomínio do sol. Mínima na casa dos 10°C, chegando a 6°C na campanha. As máximas ficam em torno dos 15°C à tarde.

Em Porto Alegre os ventos do litoral empurram a umidade para o continente, e por isso há condição de chuvisco no decorrer do domingo. Temperatura mínima de 11°C e máxima de 15°C.

Na serra o tempo segue fechado e com chuva fraca no decorrer do dia, que já amanhece com temperaturas mais baixas, e mínima prevista de 7°C em São José dos Ausentes. Em Nova Petrópolis, mínima de 10°C e máximas de 15°C.

O mar fica pouco agitado e as ondas em torno de 1m de altura.


Previsão do Tempo Porto Alegre

Quinta (23/06):

Tempo nublado com chuva ao longo do dia. Temperaturas variando de 15°C a 22°C. É esperado 12 mm de chuva. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de frio pela manhã. Já o período da tarde será confortável. Os ventos sopram do quadrante oeste com intensidade de 27 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 87%.


Sexta (24/06):

Chuvas pela manhã e no decorrer da noite. As temperaturas entram em declínio, com mínima de 11°C e máxima atingindo 15°C. As chuvas totalizam 4 mm. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será de frio. Durante a tarde a umidade relativa chega a 74%. A intensidade do vento atinge 12 km/h com direção predominante de sul.


Sábado (25/06):

Tempo instável e chuvoso não só pela manhã e tarde, mas também no período da noite. As temperaturas permanecem estáveis e variam de 13°C a 16°C ao longo do dia. É esperado 6 mm de chuva. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será de frio. A umidade relativa atinge 83% e os ventos predominam de sul com intensidade de 23 km/h.


Previsão do Tempo REGIÃO SUL

23/06 – quinta-feira

Um ciclone extratropical avança pelo Rio Grande do Sul, onde causa chuva no Rio Grande do Sul e no oeste e sul de Santa Catarina. Há previsão de chuva forte sobre o centro e norte do Rio Grande do Sul, inclusive Porto Alegre. Os maiores acumulados, no entanto, ficam concentrados sobre o noroeste do Estado, alcançando 50 mm. Além das chuvas e trovoadas, esperam-se ventos intensos. Pela manhã, as rajadas alcançam 90 km/h em todo o centro e sul do Estado. A partir da tarde, no entanto, os ventos começam a enfraquecer. Este ciclone, além de provocar ventos fortes sobre o continente, causa ventos fortes e aumento da agitação marítima na costa do Rio Grande do Sul. As ondas começam a aumentar a partir da madrugada, chegando aos 3m de altura durante a manhã. Vale salientar, no entanto, que estas ondas mais elevadas serão sentidas em áreas distantes das praias gaúchas. Com relação à temperatura, ela alcança 28°C no noroeste do Paraná e 25°C no oeste de Santa Catarina e extremo norte do Rio Grande do Norte. Apenas no oeste do Rio Grande do Sul faz frio, com máxima que não chega aos 20°C.


CINZAS VULCÂNICAS

Elas chegam ao extremo sul do Rio Grande do Sul na noite de hoje, porém vale destacar que a emissão está muito mais fraca que no início da erupção.


24/06 – sexta-feira

Uma nova frente fria forma-se entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, onde causa pancadas de chuva e trovoadas. Há risco de chuvas intensas, com acumulado que passa dos 60 mm sobre o noroeste do Rio Grande do Sul. Uma massa de ar polar avança pelo centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, onde favorece o retorno do tempo seco e provoca acentuado declínio da temperatura. Em algumas cidades, a mínima varia entre 4°C e 5°C. À tarde, a temperatura máxima permanece baixa entre o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, com máxima que varia entre 11°C e 19°C. Apenas no Paraná, o calor prossegue, com máxima de 28°C no noroeste do Estado. A concentração de cinzas vulcânicas aumenta um pouco mais sobre o extremo sul do Rio Grande do Sul a partir do meio da manhã de sexta-feira. Em Porto Alegre, as cinzas chegam apenas a partir do fim da tarde. Vale sempre afirmar que a emissão de cinzas por parte do vulcão encontra-se bem mais fraca que no início da erupção.


25/06 – sábado

No sábado, a frente fria já não causa grandes temporais. Entretanto, a chuva permanece concentrada na mesma região dos dias anteriores. Esperam-se precipitações sobre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no litoral, oeste e sul do Paraná. No centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, uma massa de ar polar mantém o tempo seco, ensolarado e frio. Pela manhã, a mínima varia entre 3°C e 5°C na fronteira com o Uruguai. À tarde, faz frio em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná, com máxima que varia entre 11°C e 19°C. Apenas o noroeste do Paraná segue com temperatura elevada, chegando aos 28°C.


CINZAS VULCÂNICAS

Até o meio da tarde de sábado, a situação permanece inalterada com o fenômeno apenas sobre o Estado do Rio Grande do Sul. A partir daí, as cinzas finalmente chegam ao extremo sul de Santa Catarina. Vale sempre afirmar que a emissão de cinzas por parte do vulcão encontra-se bem mais fraca que no início da erupção.


26/06 – domingo

No domingo, as chuvas atingem o centro e leste do Paraná, a costa de Santa Catarina e o litoral norte do Rio Grande do Sul. Ainda há previsão de chuva forte entre o litoral norte de Santa Catarina e o litoral do Paraná.


PREVISÃO ESTENDIDA

Entre os dias 27 de junho e 01º de julho, as chuvas não param sobre a Região Sul. Elas atingem o Paraná, Santa Catarina e o centro, leste, sul e norte do Rio Grande do Sul. O acumulado de chuva ainda será elevado entre Santa Catarina e o Paraná, alcançando 50 mm no litoral dos dois Estados.


TEMPERATURAS EXTREMAS REGISTRADAS NO DIA 23-jun-2011

Rede de estações meteorológicas do INMET

Rio Grande do Sul
INTERIOR
Mínima
9.8°C CAMBARÁ DO SUL e TEUTÔNIA
Máxima
—–x—–x—–x—–x—–
PORTO ALEGRE
Mínima
16.2°C
Máxima
—–x—–
Santa Catarina
INTERIOR
Mínima
8.6°C Urubici
Máxima
—–x—–x—–x—–x—–
FLORIANÓPOLIS
Mínima
16.3°C
Máxima
—–x—–
Paraná
INTERIOR
Mínima
11.8°C Ventania e Castro
Máxima
—–x—–x—–x—–x—–
CURITIBA
Mínima
13.9°C
Máxima
—–x—–
Bookmark and Share

Tempo nesta sexta e próximos dias no RS

22 de junho de 2011 0


DESTAQUE:
Tempo permanece instável
Cinzas vulcânicas voltam a atingir o RS
Temperaturas em declínio amanhã, quinta-feira
SATÉLITE para 22/06 quarta-feira
Nesta quarta-feira a frente fria avançou e agora está entre a metade norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Por isso, sobre o sul gaúcho, já não se observa tanta nebulosidade quando comparado ao norte do Estado. Segundo a defesa civil do Rio Grande do Sul, os acumulados de chuvas já chegam a 92 mm em Água Santa o que corresponde a 58% do esperado para o mês de junho. Os acumulados já chegam a 75 mm em Alpestre (68% da média) e a 50 mm em Palmeira das Missões (39% da média). Nos últimos 7 dias, os volumes acumulados de chuva chegam a quase 100 mm de chuva na Campanha, o que não acaba com a estiagem pela qual a região passa desde o segundo semestre de 2010, mas certamente ameniza o problema. No sul gaúcho esta madrugada já não foi tão quente quanto nos últimos dias, com mínima, registrada pelas estações automáticas do INMET, de 9,1°C em Canguçu e fez 11,4°C em Jaguarão. Na metade norte do Estado o tempo permanece abafado, com mínima de 17,9°C em São Borja e 17,6°C em Santa Rosa.
COM RELAÇÃO AO VULCÃO:
Apesar de estar 100 vezes mais fraco que em seu início de atividade, os ventos em média altitude favorecerão o transporte de cinzas para o Brasil.
Estas cinzas chegam à fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai a partir da tarde desta quinta-feira, porém em baixa concentração.
Na manhã de sexta-feira, estas cinzas também alcançarão a Região Metropolitana de Porto Alegre, porém por conta da menor atividade vulcânica, é possível que as atividades aéreas não sejam afetadas.
Em Santa Catarina, no sul do Estado, as cinzas chegam a partir do início da tarde de sexta-feira.
No oeste do Paraná, o fenômeno será registrado mais para o fim do dia.
PREVISÃO para 22/06 quarta-feira
A frente fria mantém o tempo instável sobre o Rio Grande do Sul. Na metade Norte do Estado, pancadas de chuva fraca e intercaladas com períodos de melhorias. Já no Sul o tempo fica mais aberto e o sol aparece entre nuvens. No fim do dia, um ciclone extratropical começa a se formar entre o Brasil, Argentina e Paraguai, com isto, volta a chover em todo os Estado, sendo que no norte e noroeste as pancadas são mais intensas à noite. A máxima fica em torno dos 20°C nesta tarde.
Em Porto Alegre o tempo segue nublado e a partir da tarde ocorrem pancadas de chuva. Temperatura máxima de 21°C.
A agitação marítima aumenta e as ondas chegam a 1,5m de altura.
PREVISÃO para 23/06 quinta-feira
A quinta-feira já começa chuvosa no Rio Grande do Sul. O deslocamento do ciclone extratropical sobre o Estado mantém as chuvas ao longo do dia. Temporais ocorrem desde o noroeste gaúcho até o litoral e a qualquer hora do dia, com rajadas de vento que chegam a 90 Km/h inclusive na capital gaúcha. No sul chove fraco ao longo do dia e a noite o tempo começa a abrir. O dia começa com tempo abafado, mas a partir da tarde os ventos passam a soprar do quadrante sul deixa a temperatura em declínio e à noite volta a fazer frio.
Em Porto Alegre o dia vai ser de tempo fechado e com chuva. Há risco de temporais entre a madrugada e a manha da quinta-feira. O dia começa com temperaturas na casa dos 15°C, no decorrer do período a temperatura cai e à noite chega aos 9°C.
A agitação marítima se mantém e as ondas ficam em torno1,5m de altura junto à costa, e em alto mar condição de mar grosso.
PREVISÃO para 24/06 sexta-feira
A sexta-feira o Rio Grande do Sul amanhece com temperaturas bem mais baixas, em relação aos últimos dias. As mínimas ficam em torno dos 11°C no Estado, sendo que na campanha e na fronteira oeste os termômetros chegam a ficar abaixo dos 6°C. Na metade sul o tempo fica aberto e o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia. A frente fria associada ao ciclone extratropical, que agora está sobre o oceano, mantém as chuvas desde o noroeste até o litoral norte do Estado. Com previsão de chuva forte nesta região desde as primeiras horas do dia. No fim da sexta-feira as áreas de instabilidade começam a se afastar e o tempo começa a dar sinais de melhora no norte do Estado. As temperaturas não ficam tão elevadas, já que os ventos de sul empurram ar mais frio para o Estado e as máximas não passam dos 20°C à tarde.
Em porto Alegre na sexta-feira o tempo começa abrir e o sol aparece entre nuvens. A temperatura mínima de 10°C e máxima de 15°C.
O mar fica pouco agitado com ondas próximas de 1m de altura
PREVISÃO para 25/06 sábado
O fim de semana vai ser marcado pela volta do tempo seco ao Rio Grande do Sul. No norte, nordeste e leste gaúcho ainda ocorrem pancadas de chuva, mas no decorrer do dia o tempo vai abrindo. No sul, centro, oeste e campanha o sol predomina ao longo do sábado. Mínima na casa dos 9°C, ficando abaixo dos 6°C na campanha. As máximas não devem passar dos 20°C à tarde.
Em porto Alegre previsão de tempo firme e com poucas nuvens. Temperatura mínima de 10°C e máxima de 15°C.
O mar fica pouco agitado e as ondas em torno de 1m de altura.
Previsão do Tempo Porto Alegre
Quarta (22/06):
Tempo instável com chuvas à tarde e à noite. A temperatura mínima em torno de 15°C e chegando a 21°C de máxima. As chuvas totalizam 4 mm. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será de frio. Os ventos sopram do quadrante leste com intensidade de 33 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 82%.
Quinta (23/06):
Tempo instável e chuvoso não só pela manhã e tarde, mas também no período da noite. As temperaturas permanecem estáveis, variando entre 15°C e 19°C. As chuvas totalizam 38 mm. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de frio pela manhã. Já o período da tarde será confortável. Durante a tarde a umidade relativa chega a 89%. A intensidade do vento atinge 30 km/h com direção predominante de oeste.
Sexta (24/06):
Nebulosidade durante o dia todo. Temperaturas em declínio, variando de 10°C a 15°C. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e de frio à tarde. A umidade relativa atinge 73% e os ventos predominam de sul com intensidade de 12 km/h.
Previsão do Tempo REGIÃO SUL
Data: 22-06 quarta-feira
Uma frente fria causa chuvas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no leste, sul e extremo oeste do Paraná. Assim como nos últimos dias, há risco de temporais entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná. Em Taió, no Alto Itajaí, em Santa Catarina, o acumulado de chuva passa dos 60 mm, correspondendo a mais de 70% da média do mês de junho. As rajadas de vento mais intensas acontecem a partir da noite e atingem a fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina. Estimam-se valores entre 70 km/h e 80km/h. Além das chuvas e ventos fortes, fica o alerta para grande quantidade de descargas elétricas. A temperatura máxima permanece baixa em boa parte do Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina e leste do Paraná, não passando dos 20°C. Entretanto, por outro lado, o calor predomina no oeste e norte do Paraná, com máxima de 28°C.
Data: 23-06 quinta-feira
Nesta quinta-feira alerta para a formação e passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul. O sistema será responsável por ventos ainda mais intensos em todo o centro, norte e oeste do Estado. Ainda na madrugada, as rajadas alcançam 90 km/h no oeste gaúcho. Pela manhã, os ventos de 90 km/h atingem o nordeste do Estado, inclusive Porto Alegre. Estas rajadas em torno dos 90 km/h permanecerão entre a Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte e Vales do Jacuí e Taquari durante a tarde. Em Santa Catarina e no Paraná, os ventos prometem serem menos intensos ao longo do dia. Este ciclone, além de provocar ventos fortes sobre o continente, causa ventos fortes e aumento da agitação marítima na costa do Rio Grande do Sul. As ondas começam a aumentar a partir da madrugada, chegando aos 3m de altura durante a manhã. Vale salientar, no entanto, que estas ondas mais elevadas serão sentidas em áreas distantes das praias gaúchas. Com relação à chuva e as trovoadas, ela atinge todo o Rio Grande do Sul, além do oeste e sul de Santa Catarina. Há risco de temporais no centro e norte do Rio Grande do Sul, inclusive Porto Alegre, com acumulado que chega aos 50 mm em algumas áreas. A temperatura mínima sobe, e a madrugada será abafada em boa parte da Região Sul. Já com relação à temperatura máxima, ela também subirá de forma considerável no Paraná, Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. Apenas o oeste e o sul gaúchos permanecerão com temperatura máxima mais baixa, em torno dos 20°C.
COM RELAÇÃO AO VULCÃO
Apesar de estar 100 vezes mais fraco que em seu início de atividade, os ventos em média altitude favorecerão o transporte de cinzas para o Brasil. Estas cinzas chegam à fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai a partir da tarde desta quinta-feira, porém em baixa concentração. Na manhã de sexta-feira, estas cinzas também alcançarão a Região Metropolitana de Porto Alegre, porém por conta da menor atividade vulcânica, é possível que as atividades aéreas não sejam afetadas. Em Santa Catarina, no sul do Estado, as cinzas chegam a partir do início da tarde de sexta-feira, enquanto que no oeste do Paraná, o fenômeno será registrado mais para o fim do dia.
Data: 24-06 sexta-feira
Na sexta-feira, o ciclone extratropical se afasta para alto-mar e uma nova frente fria causa chuvas e muitas trovoadas sobre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul e oeste do Paraná. Prosseguem as chuvas fortes, com acumulado que alcança 60 mm entre o noroeste do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina. No centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, a entrada de uma massa de ar polar põe um ponto final à chuva e provoca acentuado declínio da temperatura. A mínima varia entre 3°C e 5°C em Toda a fronteira com o Uruguai. Com relação à temperatura máxima, ela também despenca no Rio Grande do Sul e em boa parte de Santa Catarina, com valores que variam entre apenas 10°C e 20°C. No Paraná, o calor prossegue, com máxima que chega aos 28°C no noroeste do Paraná.
COM RELAÇÃO AO VULCÃO
Apesar de estar 100 vezes mais fraco que em seu início de atividade, os ventos em média altitude favorecerão o transporte de cinzas para o Brasil. Estas cinzas chegam à fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai a partir da tarde desta quinta-feira, porém em baixa concentração. Na manhã de sexta-feira, estas cinzas também alcançarão a Região Metropolitana de Porto Alegre, porém por conta da menor atividade vulcânica, é possível que as atividades aéreas não sejam afetadas. Em Santa Catarina, no sul do Estado, as cinzas chegam a partir do início da tarde de sexta-feira, enquanto que no oeste do Paraná, o fenômeno será registrado mais para o fim do dia.
Data: 25-06 sábado
No sábado, a frente fria avança pela Região Sul, onde causa chuvas no centro e leste de Santa Catarina e no Paraná. Há risco de chuva forte entre o leste do Paraná e o norte de Santa Catarina, com acumulado que alcança 50 mm em algumas cidades.

Data: 26-06 domingo
No domingo, as chuvas atingem o centro e leste do Paraná, a costa de Santa Catarina e o litoral norte do Rio Grande do Sul. Ainda há previsão de chuva forte entre o litoral norte de Santa Catarina e o litoral do Paraná.
PREVISÃO ESTENDIDA
Entre os dias 27 de junho e 01º de julho, as chuvas não param sobre a Região Sul. Elas atingem o Paraná, Santa Catarina e o centro, leste, sul e norte do Rio Grande do Sul. O acumulado de chuva ainda será elevado entre Santa Catarina e o Paraná, alcançando 50 mm no litoral dos dois Estados.


Bookmark and Share

Tempo no RS hoje e próximos dias

21 de junho de 2011 0
DESTAQUE:
Tempo permanece instável
Seguem os temporais
Ciclone extratropical mantém as chuvas no RS
 
SATÉLITE para 21/06 terça-feira
Foi uma madrugada bastante abafada no Rio Grande do Sul devido a grande quantidade de nuvens que está sobre o Estado e não deixa a atmosfera perder calor. A menor mínima registrada hoje no Estado foi de 12,6°C registrada em São José dos Ausentes, segundo as estações automáticas do INMET. Temperaturas baixas foram registradas também em Canguçu e no Chui onde os termômetros marcaram 12,9°C no inicio desta manha.
 
PREVISÃO para 21/06 terça-feira
A frente fria avança um pouco nesta terça-feira, o tempo continua instável no Rio Grande do Sul. Na metade norte do Estado as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora do dia, inclusive com condição para temporais no fim do dia. Já na metade sul, chove fraco ainda pela manha, mas à tarde o sol aparece entre nuvens. E a intensa nebulosidade que está sobre o estado não deixa a temperatura subir muito e a máxima fica em torno dos 20°C à tarde.
Em Porto Alegre o tempo segue fechado e com chuva até o fim da manha, durante a tarde as chuvas diminuem. Temperatura máxima de 20°C.
O mar fica pouco agitado com ondas de pouco mais de 1m de altura.
 
PREVISÃO para 22/06 quarta-feira
Na quarta-feira a frente fria continua quase estacionária sobre o Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina e por isso o tempo permanece instável. Durante a madrugada as temperaturas ainda ficam amenas, com mínima entre 12°C na Campanha e na Serra gaúcha. Para o sul do Estado, a previsão é de tempo nublado, mas sem chuvas. Já no norte o tempo fica mais fechado e com chuva no decorrer do dia e ainda há condição para temporais, sendo que em algumas cidades do norte, como Palmeira das Missões e Passo Fundo, os volumes acumulados de chuva podem chegar aos 40 mm. A máxima não passa dos 23°C à tarde. A formação de um ciclone extratropical entre o Brasil, Argentina e o Paraguai, mantém o risco de temporais entre a noite e a próxima madrugada.
Em Porto Alegre o dia começa com condição para chuviscos, no decorrer do dia o sol aparece entre nuvens, mas à noite voltam a ocorrer pancadas isoladas. Mínima de 15°C e máxima de 19°C.
O mar continua pouco agitado com ondas de pouco mais de 1m de altura.
 
PREVISÃO para 23/06 quinta-feira
O ciclone extratropical que se forma entre a noite anterior e esta madrugada mantém o tempo muito instável no Rio grande do Sul na quinta-feira. Desde o inicio do dia chove em todo o Estado, sendo que para a metade norte são previstos fortes temporais com vendavais e, até mesmo, queda de granizo. Na Região Metropolitana de Porto Alegre há risco de temporais já a partir da madrugada com rajadas de vento de até 90 Km/h. No sul, campanha e oeste gaúcho o tempo fica fechado, mas as chuvas são fracas e ocorrem a qualquer hora do dia. A temperatura não varia muito com relação ao dia anterior, mínima na casa dos 15°C e máxima não passa dos 23°C à tarde.
Em Porto Alegre tempo fechado e chuvas durante a quinta-feira. Potencial para temporais já na madrugada. Mínima de 17°C e máxima de 21°C.
O mar fica pouco agitado com ondas que chegam a 1,5m de altura.
 
PREVISÃO para 24/06 sexta-feira
Na sexta-feira a frente fria associada ao ciclone extratropical avança em direção a Santa Catarina e o tempo já começa a dar sinais de melhora. No sul do Estado o tempo começa a abrir desde cedo e o sol aparece entre nuvens. Já no norte e noroeste gaúcho as chuvas diminuem e no decorrer do dia ocorrem períodos de abertura de sol. Mínima girando em torno dos 12°C e máxima não passa dos 18°C.
Em Porto Alegre o tempo começa a abrir e o sol aparece entre nuvens. Temperatura mínima de 10°C e máxima de 18°C.
A agitação marítima diminui e as ondas ficam próximas de 1m de altura.
 
PREVISÃO PARA O INVERNO
 
O inverno é a estação mais fria e seca do ano na maior parte do Brasil. Neste ano, o inverno começará às 14h16 da próxima terça-feira. Apenas lembro que as datas pouco têm a ver com a meteorologia. O horário indica que justamente neste momento, o Hemisfério Sul da Terra (onde estamos) receberá a menor quantidade de energia proveniente do sol, enquanto o Hemisfério Norte receberá a maior quantidade de energia. Além disso, o dia 21 terá a noite mais longa do ano no Hemisfério Sul e o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte.
Depois de alguns anos com bruscas mudanças entre fenômenos La Niña e El Niño, finalmente passamos por um período mais prolongado de neutralidade climática. Por isso mesmo, a previsão para a próxima estação é de precipitações e temperaturas próximas da média histórica para a maior parte das Regiões brasileiras.
 
PREVISÃO PARA O INVERNO NO RIO GRANDE DO SUL
 
Especificamente para o Rio Grande do Sul, a previsão é de precipitações próximas da média. Entretanto, isto não quer dizer que a chuva será bem distribuída ao longo dos três meses da estação. No Rio Grande do Sul, o mês de agosto e a segunda quinzena de julho serão mais secos que o normal.
Com relação à temperatura, também não há previsão de grandes desvios. Não teremos, portanto um inverno rigoroso. As ondas de frio se alternarão com as ondas de calor, fazendo com que a temperatura fique próxima da média da estação. Além disso, olhando-se especificamente para a agricultura, fica o alerta de que um inverno neutro implica em maior risco de geadas tardias.
 
Previsão do Tempo Porto alegre
 
Terça (21/06):
Tempo nublado com chuvas que diminuem no decorrer do dia. Temperatura mínima de 16°C e máxima de 20°C. É esperado 24 mm de chuva. A temperatura e os ventos favorecem uma condição de frio para a região. Os ventos sopram do quadrante sul com intensidade de 30 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 82%.
Quarta (22/06):
Chuvas pela manhã e no decorrer da noite. As temperaturas permanecem estáveis, variando entre 15°C e 19°C. As chuvas totalizam 4 mm. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e de frio à tarde. Durante a tarde a umidade relativa chega a 78%. A intensidade do vento atinge 36 km/h com direção predominante de leste.
 
Quinta (23/06):
Tempo instável e chuvoso não só pela manhã e tarde, mas também no período da noite. Temperaturas estáveis entre 17°C e 21°C. As chuvas totalizam 39 mm. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de frio pela manhã. Já o período da tarde será confortável. A umidade relativa atinge 87% e os ventos predominam de norte com intensidade de 27 km/h.
 
Previsão do Tempo REGIÃO SUL
 
21/06 terça-feira
Uma frente fria permanece praticamente parada sobre a Região Sul, onde causam chuvas sobre o centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e ao longo do Paraná, nas áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina. Intensos temporais atingem o norte do Rio Grande do Sul e todo o Estado de Santa Catarina, inclusive Florianópolis. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, norte de Santa Catarina, as chuvas fortes começam na tarde desta terça-feira e terminam apenas na noite de quarta-feira, acumulando algo em torno dos 85mm, 20mm a mais que o normal para todo o mês de junho. Além das fortes chuvas, esperam-se muitas trovoadas, rajadas de vento e até mesmo queda de granizo. No caso dos ventos, eles serão mais intensos pela manhã, variando entre 70 km/h e 80km/h no Meio Oeste de Santa Catarina. O primeiro dia do inverno, que começa logo mais às 14h16, será com temperaturas máximas mais baixas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Por outro lado, no Paraná, os ventos que sopram do quadrante norte mantêm a temperatura elevada, com máxima que chega a quase 30°C no noroeste do Estado.
22/06 quarta-feira
Na quarta-feira, a situação pouco muda e as chuvas atingem o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, nas áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina. Novamente, há risco de temporais sobre o norte e noroeste do Rio Grande do Sul e todo o Estado de Santa Catarina, inclusive Florianópolis. Em Pinhal da Serra, na Serra Gaúcha, as chuvas fortes previstas até o fim da quarta-feira podem acumular mais de 100 mm ou 75% da média do mês de junho. Em todas as áreas onde há previsão de chuvas fortes, as precipitações vêm acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento. De forma mais isolada, também não descartamos queda de granizo. Os ventos mais intensos serão registrados à noite sobre o noroeste do Rio Grande do Sul, variando entre 70 km/h e 80 km/h. Com relação à temperatura, o lento avanço de uma massa de ar frio causa declínio da mínima na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, chegando aos 10°C. Já a temperatura máxima permanece baixa em boa parte do Rio Grande do Sul e no centro e sul de Santa Catarina, não passando dos 20°C. No Paraná, o calor prossegue, com máxima de quase 30°C no noroeste do Estado.
 
23/06 quinta-feira
Na quinta-feira, as precipitações retrocedem e ficam concentradas sobre o Rio Grande do Sul e o oeste e sul de Santa Catarina. Ainda há risco de temporais, que atingem o norte do Rio Grande do Sul e algumas poucas localidades catarinenses. Em Salvador das Missões, no Rio Grande do Sul, o acumulado alcança 80 mm, correspondendo a mais da metade da média do mês de junho.
ALERTA-SE PARA A PASSAGEM DE UM CICLONE EXTRATROPICAL PELO RIO GRANDE DO SUL, SISTEMA QUE SERÁ RESPONSÁVEL PELA INTENSIFICAÇÃO DOS VENTOS NA QUINTA-FEIRA.
Na madrugada, as rajadas alcançam 90 km/h sobre o noroeste do Rio Grande do Sul. Pela manhã, as rajadas de 90 km/h atingem os Vales do Taquari e Jacuí. À tarde, as rajadas em torno dos 90 km/h se espalham e atingem entre outras áreas, a Região Metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, as rajadas de vento variam entre 70 km/h e 80 km/h, atingindo o sul do Estado entre a tarde e noite. No Paraná, não há previsão de ventos significativos neste dia. Com relação à temperatura, a massa de ar frio se afasta da Região Sul e a mínima volta a subir em todas as localidades. A temperatura máxima também segue a tendência, chegando a quase 30°C no noroeste do Paraná, 25°C no oeste de Santa Catarina e aos 22°C no nordeste do Rio Grande do Sul. Apenas no oeste gaúcho, a temperatura permanecerá baixa, não passando dos 20°C.
 
24/06 sexta-feira
Na sexta-feira, finalmente o tempo abre na maior parte do Rio Grande do Sul. As chuvas atingem apenas o extremo norte do Estado, além de Santa Catarina e do centro, oeste e sul do Paraná. Além disso, as chuvas enfraquecem no fim da semana.
 
Previsão estendida
Entre 25 e 29 de junho, as chuvas voltam a se fortalecer e atingem o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O acumulado passa dos 100 mm no leste de Santa Catarina e do Paraná neste período.
 
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS
NO DIA 21-jun-2011 terça-feira
Rede de estações meteorológicas do INMET
 
Rio Grande do Sul
INTERIOR
11.2°C SANTA VITÓRIA DO PALMAR
PORTO ALEGRE
16.3°C
Santa Catarina
INTERIOR
9.6°C Major Vieira
FLORIANÓPOLIS
18.9°C
Paraná
INTERIOR
8.3°C São Mateus do Sul
CURITIBA
11.8°C
 
Bookmark and Share

Tempo hoje e próximos dias no RS

20 de junho de 2011 0
Previsão do Tempo RIO GRANDE DO SUL
 
DESTAQUE:
Frente fria estacionária mantém tempo fechado no RS
Tempo segue instável na terça-feira
 
SATÉLITE para 20/06 segunda-feira
A frente fria que está sobre Rio Grande do Sul deixa o tempo fechado no inicio desta segunda-feira. Este sistema provou chuvas fortes e com elevados acumulados no Estado no domingo, chegando a:
74,4mm em Jaguarão (62% da média),
57,2mm em Rio Grande (51% da média) e
50,6mm em Mostardas (41% da média).
Esta madrugada foi bastante abafada, sendo que a menor temperatura durante esta madrugada registrada em:
São Borja foi de 20,9°C e
Uruguaiana de 20,5°C.
A menor mínima registrada no Estado hoje foi:
10,7°C em São José dos Ausentes e
12,0°C em Vacaria.
 
PREVISÃO para 20/06 segunda-feira
A frente fria que está sobre o Rio Grande do Sul mantém o tempo fechado e com chuva a qualquer hora do dia. Os ventos que sopram do quadrante norte deixam a tarde bastante abafada e a máxima fica em torno dos 23°C. No fim do dia as áreas de instabilidade ganham força, as chuvas se intensificam e há condição para a ocorrência de temporais e rajadas de vento em torno dos 60 Km/h na metade norte do Estado.
Em Porto Alegre o tempo segue fechado e chove a qualquer hora do dia. Temperatura máxima de 21°C.
Mar calmo com ondas em torno de 1m de altura.
 
PREVISÃO para 21/06 terça-feira
A frente fria estacionária mantém o tempo fechado no Rio Grande do Sul na terça-feira. Por causa da grande quantidade de nuvens sobre o Estado a madrugada vai ser abafada, com mínima em torno 15°C na maior parte do Estado. Somente na campanha e no sul é que faz um pouco mais de frio nas primeiras horas do dia, com a mínima próxima dos 12°C. Ainda durante a madrugada, chuvas mais intensas ocorrem no noroeste e na região das Missões. Na metade norte as chuvas ocorrem a qualquer hora do dia, com risco de temporais na divisa com Santa Catarina a partir da tarde. Já no sul, no decorrer do dia, as chuvas perdem intensidade e ocorrem períodos de abertura de melhoria.
Em Porto Alegre a terça-feira começa com tempo fechado e chuva, mas à tarde as chuvas cessam. No decorrer do dia as temperaturas ficam em declínio. À tarde a temperatura fica na casa dos 18°C e a mínima ocorre à noite, chegando aos 15°C.
O mar fica pouco agitado com ondas de pouco mais de 1m de altura.
 
PREVISÃO para 22/06 quarta-feira
A quarta-feira começa com temperaturas mais baixas sobre o Rio Grande do Sul, com mínima na casa dos em torno dos 14°C, chegando a 9°C na Campanha. Na metade sul do Estado o tempo fica aberto no decorrer do dia. Já no Norte o tempo continua instável e as chuvas vão, gradativamente, perdendo força, mas as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora do dia, intercaladas com períodos de melhoria. A tarde já não fica tão quente quanto nos últimos dias e a máxima fica em torno dos 20°C. Com a formação de um ciclone extratropical entre o Paraguai, Argentina e o Rio Grande do Sul no fim do dia as chuvas voltam a ganhar força e há risco de temporais no norte gaúcho.
Em Porto Alegre o dia será de sol entre nuvens, mas à noite voltam a ocorrer pancadas de chuva fraca. A temperatura mínima de 14°C e máxima de 19°C.
O mar fica pouco agitado com ondas que chegam a 1,3m de altura.
 
PREVISÃO para 23/06 quinta-feira
A quinta-feira já começa com chuva em todo o Rio Grande do Sul e há previsão de temporais no nordeste ainda na madrugada. No decorrer do dia as chuvas mais intensas ocorrem do noroeste até o litoral norte gaúcho. No sul, campanha e no oeste do Estado chove fraco e a qualquer hora do dia. A madrugada fica abafada e a temperatura não sobe muito no decorrer do dia.
Previsão de tempo fechado e com chuva ao longo do dia.
Em Porto Alegre temperatura mínima de 16°C e máxima de 20°C.
A agitação marítima aumenta e as ondas alcançam 1,5m de altura.
 
PREVISÃO PARA O INVERNO NO RIO GRANDE DO SUL
 
O inverno é a estação mais fria e seca do ano na maior parte do Brasil. Neste ano, o inverno começará às 14h16 da próxima terça-feira. Apenas lembro que as datas pouco têm a ver com a meteorologia. O horário indica que justamente neste momento, o Hemisfério Sul da Terra (onde estamos) receberá a menor quantidade de energia proveniente do sol, enquanto o Hemisfério Norte receberá a maior quantidade de energia. Além disso, o dia 21 terá a noite mais longa do ano no Hemisfério Sul e o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte.
Depois de alguns anos com bruscas mudanças entre fenômenos La Niña e El Niño, finalmente passamos por um período mais prolongado de neutralidade climática. Por isso mesmo, a previsão para a próxima estação é de precipitações e temperaturas próximas da média histórica para a maior parte das Regiões brasileiras.
Especificamente para o Rio Grande do Sul, a previsão é de precipitações próximas da média. Entretanto, isto não quer dizer que a chuva será bem distribuída ao longo dos três meses da estação. No Rio Grande do Sul, o mês de agosto e a segunda quinzena de julho serão mais secos que o normal.
Com relação à temperatura, também não há previsão de grandes desvios. Não teremos, portanto um inverno rigoroso. As ondas de frio se alternarão com as ondas de calor, fazendo com que a temperatura fique próxima da média da estação. Além disso, olhando-se especificamente para a agricultura, fica o alerta de que um inverno neutro implica em maior risco de geadas tardias.
 
Previsão do Tempo Porto Alegre
 
Segunda (20/06):
Tempo instável, com condições de chuvas a qualquer hora do dia. Temperaturas entre 18°C e 21°C. É esperado 13 mm de chuva. O tempo favorece uma condição de frio pela manhã e confortável à tarde. Os ventos sopram do quadrante norte com intensidade de 13 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 87%.
Terça (21/06):
Tempo instável e com chuva em forma de pancadas no decorrer da manhã e tarde na região. À noite a nebulosidade diminui, sem previsão de chuvas. Temperaturas estáveis, variando entre 15°C e 19°C. As pancadas de chuva causam 12 mm de chuva. Durante o dia a sensação térmica será de frio. Durante a tarde a umidade relativa chega a 85%. A intensidade do vento atinge 26 km/h com direção predominante de sul.
Quarta (22/06):
Sol com aumento de nebulosidade no decorrer do dia e pancadas de chuva no período da noite. Temperaturas estáveis entre 14°C e 19°C. As chuvas totalizam 2 mm. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e de frio à tarde. A umidade relativa atinge 77% e os ventos predominam de leste com intensidade de 36 km/h.
 
Previsão do Tempo REGIÃO SUL
 
20/06 segunda-feira
Uma frente fria permanece praticamente estacionada sobre a Região Sul, causando fortes pancadas de chuva, trovoadas, rajadas de vento e queda de granizo sobre boa parte do Rio Grande do Sul e parte do sul e oeste de Santa Catarina. As rajadas de vento mais intensas oscilam entre 70 km/h e 80 km/h, atingindo o noroeste e norte do Rio Grande do Sul durante a tarde. Além disso, nesta mesma região, o acumulado pode alcançar 60 mm até o fim do dia. Mesmo com as chuvas, os ventos que ainda sopram do quadrante norte favorecem elevação da temperatura, com máxima que chega aos 28°C no noroeste do Paraná e 25°C no norte e oeste de Santa Catarina e no oeste do Rio Grande do Sul.

21/06 terça-feira
O inverno começa nesta terça-feira, às 14h16, com chuvas fortes na Região Sul. A frente fria mantém as chuvas sobre Santa Catarina, o centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul e o sul e oeste do Paraná. Há risco de temporais, com chuvas fortes, trovoadas, rajadas de vento e queda de granizo, entre o norte do Rio Grande do Sul e o Estado de Santa Catarina. O acumulado de chuva varia entre 50 mm e 60 mm em várias localidades dos dois Estados (quase a metade da média do mês de junho). Os ventos mais intensos ocorrem na madrugada, com rajadas que variam entre 70 km/h e 80 km/h no norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. Com relação à temperatura, a massa de ar frio causa declínio entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Pela manhã, a mínima chega aos 10°C na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Já a temperatura máxima cai em boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, não passando dos 20°C. No Paraná, a temperatura permanece elevada, chegando aos 28°C em todo o oeste e noroeste do Estado.


 
22/06 quarta-feira -
Na quarta-feira, a situação permanece inalterada. As chuvas atingem boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o leste, sul e oeste do Paraná. Os temporais, no entanto, ficam restritos ao norte do Rio Grande do Sul e à Santa Catarina, com acumulado que varia entre 50 mm e 60 mm (quase a metade da média do mês de junho). As rajadas de vento perdem um pouco de intensidade, porém mantemos o risco para trovoadas e queda de granizo entre os dois Estados. Aos poucos, o frio avança pela Região Sul. Esperam-se mínimas em torno dos 7°C na fronteira com o Uruguai e na casa dos 12°C no sul de Santa Catarina. À tarde, a máxima não passa dos 20°C no Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina e no leste do Paraná. O calor prosseguirá apenas no noroeste do Paraná, com máxima de quase 30°C.
 
23/06 quinta-feira
Na quinta-feira, as chuvas permanecem concentradas sobre o Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Os maiores temporais deste dia atingem o noroeste do Rio Grande do Sul, com acumulado de mais de 60 mm.
 
24/06 sexta-feira
Na sexta-feira, finalmente o tempo abre na maior parte do Rio Grande do Sul. As chuvas atingem apenas o extremo norte do Estado, além de Santa Catarina e do centro, oeste e sul do Paraná. Além disso, as chuvas enfraquecem no fim da semana.
 
Tendência
Entre 25 e 29 de junho, as chuvas voltam a se fortalecer e atingem o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O acumulado passa dos 100 mm no leste de Santa Catarina e do Paraná neste período.
 
Bookmark and Share

A semana será de instabilidade seguida de frio

19 de junho de 2011 0

SEGUNDA-FEIRA

A frente fria segue presente no Estado pressionada pelo vento NORTE que atua entra SC e o PR e pelo vento SUL (ar polar) que atua entre o Uruguai e a Argentina provocando queda nas temperaturas dos países vizinho. As chuvas voltam a atingir o estado com forca, sobretudo, nas áreas da metade sul com risco de novos temporais acompanhados de vendavais, raios e granizo em áreas localizadas. Por mais uma vez os prognósticos indicam as chuvas mais volumosas no centro/sul do RS, mas o que não descarta a possibilidade de chuva forte em áreas isoladas também do norte. As temperaturas ficarão um pouco mais baixas devido a maior cobertura de nuvens, mas onde o sol conseguir vencer a barreira de nuvens a previsão é de calor, principalmente na faixa norte.

TERÇA-FEIRA

O tempo não muda muito no Estado, o bloqueio atmosférico aos poucos vai cedendo espaço e a frente fria avança um pouco mais em direção a SC levando chuva e temporais as áreas de divisa com o RS. Entre o centro e o norte do estado, os volumes de chuva poderão ser grandes. No extremo sul do Estado uma massa de ar seco e frio reduz a sensação térmica, mas a instabilidade continua e provoca chuvas fracas associadas a muitas nuvens.

QUARTA-FEIRA

A massa de polar avança com mais forca no sul do estado e provoca melhorias no tempo com previsão de aberturas de sol ao longo da tarde. No norte e leste a instabilidade ainda irá causar pancadas de chuva e deixara o céu encoberto por nuvens. Os ventos mais frios atingem também essas regiões deixando a tarde com temperaturas mais baixas por todo o território gaúcho e reduzindo assim o risco de temporais.  A temperatura máxima em todo o Estado não ira passar muito dos 20°C.

QUINTA-FEIRA

Esse será um dia de transição entre a saída da instabilidade e a chegada do ar polar que irá limpar o tempo e derrubar as temperaturas. A chegada do ar frio deixara o tempo ventoso, sobretudo, nas áreas do leste e sul deixando a sensação térmica baixa ao longo do dia com intensa sensação de frio a noite. Entre a manha e inicio da tarde, ainda haverá pancadas de chuva nas faixas leste e  norte, com previsão de tempo seco em todo o  estado da tarde para a noite. A noite será mais gelada do que o amanhecer, ou seja, a temperatura que geralmente ocorre no começo da manha, neste dia será registrada a noite.

Bookmark and Share

Fim de semana começa com abafamento e variação de nuvens, mas terminará chuvoso

18 de junho de 2011 0


A frente fria deixou o RS mas ainda restou muitas nuvens na parte norte do Estado com registro de pancadas de chuva nas areas do Alto Uruguai, noroeste do Estado e da Serra. A umidade relativa do ar é alta nas áreas em todo o norte e em parte do leste do Estado. Na Grande Porto Alegre a base aérea de canoas registra a formação de nevoeiros que reduziram a visibilidade para 300 metros. A imagem de satélite registra a presença de nevoeiros na Zona Sul, entorno da Lagoa Patos e Litoral Sul e mais fraco na Grande Porto Alegre. As temperaturas estão amenas e oscilam em torno de 13 a 16°C na maioria das regiões.
Nas próximas horas, os nevoeiros poderão ficar mais densos na Grande POA devido a presença do ar úmido e aos ventos fracos. Na faixa norte, o risco de instabilidade e pancadas de chuva continua, mas diminui ao longo do dia. Em grande parte das regiões, o sol predomina entre nuvens e o predomínio dos ventos quentes que sopram do quadrante noroeste/oeste irão garantir o gradativo aquecimento com máximas que irão passar dos 20°C na maioria das áreas. No oeste e noroeste, áreas de instabilidade irão provocar a ocorrência de chuva passageira em áreas isoladas.
No domingo, o avanço de uma nova frente fria irá provocar pancadas de chuva e temporais desde a madrugada. As primeiras chuvas atingem a fronteira oeste e sul entre a madrugada e amanhecer de domingo e ao longo do dia a frente fria avança gradativamente em direção ao norte espalhando a instabilidade por todas as regiões. No extremo norte gaúcho, nas localidades de divisa com SC o risco de chuva é menor com previsão de um dia abafado e de variação de nuvens. As temperaturas sobem a tarde menos devido a cobertura de nuvens associada a chuva. Os prognósticos indicam volumes altos de chuva na metade sul do Estado, associados a raios e rajadas de vento que poderão passar de 70 km/h em qualquer ponto do Estado.



Bookmark and Share

tempo nesta sexta e próximos dias no RS

17 de junho de 2011 0
DESTAQUE:
Tempo abafado e com chuva no sábado
Temporais voltam no domingo
A semana começa com tempo fechado
 
SATÉLITE para 17/06 sexta-feira
A frente fria que está sobre o Rio Grande do Sul já causa chuva forte com trovoadas na Campanha e no sul. Os acumulados já chegam a:
38,6mm de chuva em Bagé,
31 mm em Dom Pedrito,
30,4mm em Chui e
26 em Jaguarão.
Vale ressaltar que desde o dia 24 de março deste ano não chovia significativamente em Bagé, tal como ocorre até o momento. Foi uma madrugada relativamente mais quente, com mínima de:
9,1°C em Lagoa Vermelha,
15°C em Santa Maria e
16,9°C em Quaraí.
Em Porto Alegre, a mínima ficou na casa dos 12,8°C durante está madrugada. O aeroporto de Canoas registra névoa úmida desde a noite de ontem, sendo que a visibilidade ficou restrita aos 5000m no início desta manha.
 
PREVISÃO para 17/06 sexta-feira
A frente fria deixa o tempo fechado no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Na metade norte do Estado, o sol das primeiras horas do dia garante a elevação da temperatura e a máxima ultrapassa os 23°C na região central e oeste gaúcho. Entre a manhã e o início da tarde as chuvas se espalham sobre o Estado e seguem chovendo no decorrer do dia.
Em Porto Alegre a previsão é de tempo instável e com pancadas de chuva ao longo do dia. A máxima chega aos 21°C no período da tarde.
O mar fica um pouco agitado, com ondas abaixo de 1m de altura junto à costa.
 
PREVISÃO para 18/06 sábado
A frente fria se desloca muito lentamente, deixando o tempo instável neste inicio de fim de semana no Rio Grande do Sul. O sábado começa com chuva fraca e sensação de abafamento na metade norte do Estado e com mínima em torno dos 14°C durante a madrugada, mas no decorrer do dia as chuvas perdem força e ocorrem períodos de abertura de sol. Já no sul, apesar do tempo fechado, o dia começa sem chuva e mínima na casa dos 11°C, ocorre pancadas isoladas de chuva apenas à tarde. Por causa da nebulosidade a temperatura não sobe muito e fica na casa dos 20°C no Estado.
Em Porto Alegre o sábado começa com chuva fraca, o sol até aparece à tarde, mas a noite volta a chover. Mínima de 13°C e máxima de 20°C à tarde.
O mar permanece calmo, com ondas abaixo de 1m de altura.
 
PREVISÃO para 19/06 domingo
O domingo começa com tempo um pouco mais aberto no Rio Grande do Sul. Vai ser mais uma madrugada abafada, com mínima que ultrapassa os 17°C no oeste gaúcho, sendo que no extremo sul e na serra a mínima fica próxima dos 14°C. No decorrer do dia uma nova frente fria chega ao Estado e as chuvas voltam a ganhar força. Temporais voltam a ocorrer no oeste e na campanha ainda pela manha. Em alguns municípios do oeste e noroeste gaúcho os acumulados de chuva podem chegar aos 40 mm. E chove mais intensamente, também, no leste do Estado no fim do dia. Apesar das chuvas fortes, a tendência de elevação da temperatura e a máxima ultrapassa os 23°C em boa parte do Estado.
Em Porto Alegre a previsão é de tempo fechado e com chuva ao longo do dia, há risco de temporais à tarde. Mínima de 13°C e máxima chegando aos 20°C.
O mar continua pouco agitado e as ondas em torno de 1m na costa gaúcha.
 
PREVISÃO para 20/06 segunda-feira
Na segunda-feira o tempo segue instável no Rio Grande do Sul. O tempo fica fechado e com chuva na maior parte do Estado. Com mínima na casa dos 17°C e a máxima chega aos 23°C no centro do Estado à tarde.
Em Porto Alegre tempo instável e com pancadas de chuva. Mínima de 15°C e máxima de 25°C à tarde.
O mar fica calmo, com ondas de 1m de altura.
 
Previsão do Tempo PORTO ALEGRE
 
Sexta (17/06):
Tempo nublado e chuvoso ao longo do dia e da noite na região. Temperatura mínima de 10°C e máxima de 21°C. As pancadas de chuva causam 10 mm de chuva. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e confortável à tarde. Os ventos sopram do quadrante norte com intensidade de 25 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 78%.
Sábado (18/06):
Chuvas pela manhã e no decorrer da noite. As temperaturas permanecem estáveis, variando entre 13°C e 20°C. As chuvas totalizam 8 mm. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de frio pela manhã. Já o período da tarde será confortável. Durante a tarde a umidade relativa chega a 83%. A intensidade do vento atinge 16 km/h com direção predominante de leste.
Domingo (19/06):
Nebulosidade e chuvas ao longo do dia. As temperaturas permanecem estáveis e variam de 13°C a 20°C ao longo do dia. As pancadas de chuva causam 26 mm de chuva. O tempo favorece uma condição de frio pela manhã e quente à tarde. A umidade relativa atinge 76% e os ventos predominam de norte com intensidade de 18 km/h.
 
Previsão do Tempo REGIÃO SUL
 
Data: 17-06 sexta-feira
Uma frente fria avança pela Região Sul, onde causa pancadas de chuva e trovoadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no oeste e sul do Paraná. Há risco de temporais, especialmente no oeste dos três Estados. Mesmo com as chuvas, os ventos que sopram do quadrante norte garantem elevação da temperatura, com máxima que chega aos 25°C no centro e noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina e 28°C no noroeste do Paraná.
Data: 18-06 sábado
No sábado, a frente fria causa chuvas sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro e sul do Paraná. Há risco de temporais localizados no oeste do Rio Grande do Sul. O frio da madrugada diminui consideravelmente em toda a Região. Por outro lado, a temperatura máxima entra em declínio e não passa dos 20°C em toda a Metade Sul do Rio Grande do Sul. Já em Santa Catarina, a temperatura máxima alcança 25°C no norte e oeste do Estado, enquanto que no noroeste do Paraná, a máxima alcança 28°C.
 
Data: 19-06 domingo
No domingo, as chuvas prosseguem e ganham intensidade. A previsão é de fortes pancadas de chuva e trovoadas em todo o Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, inclusive em Porto Alegre. As chuvas fortes começam ainda pela manhã e podem acumular até 40 mm em algumas cidades do oeste do Estado, como Itacurubi (mais de 20% da média do mês de junho). Além das chuvas fortes, esperam-se ventos fortes, que variam entre 70 km/h e 80 km/h no oeste dos três Estados da Região desde as primeiras horas da manhã. A madrugada será abafada em toda a Região, com mínima em torno dos 20°C no oeste do Rio Grande do Sul. À tarde, apesar das chuvas fortes, a tendência também será de elevação da temperatura. A máxima chega aos 28°C no noroeste do Paraná e a 25°C em boa parte dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
Data: 20-06 segunda-feira
Na segunda-feira, as chuvas atingem o Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. Os temporais permanecem concentrados entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sendo mais intenso na fronteira com o Uruguai.
 
Data: 21-06 terça-feira
Na terça-feira, chega-se ao ápice dos temporais, com acumulado de mais de 60 mm no sul e oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Também chove forte sobre o norte do Rio Grande do Sul, com acumulado em torno dos 50 mm.
 
Tendência:
Já entre os dias 22 e 26 de junho, o padrão de bloqueio atmosférico fica mais ao norte, com a frente fria ancorada na altura do Paraná. A previsão é de intensos temporais entre o Paraná e o norte de Santa Catarina, com acumulado de mais de 100 mm nos dois Estados. No Rio Grande do Sul, a chuva não pára, porém enfraquece consideravelmente.
 
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS
NO DIA 17-jun-2011 (sexta-feira)
Rede de estações meteorológicas do INMET
 
Rio Grande do Sul
INTERIOR
7.1°C Vacaria
PORTO ALEGRE
12.8°C
Santa Catarina
INTERIOR
4.0°C Major Vieira
FLORIANÓPOLIS
15.1°C
Paraná
INTERIOR
3.3°C General Carneiro
CURITIBA
7.2°C
 
Bookmark and Share

Tempo para hoje e próximos dias no RS

16 de junho de 2011 0
DESTAQUE:
Frente fria chega aos RS hoje
Tempo chuvoso e abafado amanhã
Fim de semana ainda com chuva
 
SATÉLITE para 16/06 quinta-feira
O tempo ainda fica aberto em boa parte do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. O frio desta madrugada já foi mais ameno, uma vez que a massa de ar polar está cada vez mais afastada do Estado. A menor temperatura registrada hoje foi de 4,2°C em São José dos Ausentes. Em Alegrete a mínima chegou aos 13,9°C e fez 14,5 em São Borja. Até este momento poucas nuvens podem ser observadas sobre o Estado.
 
PREVISÃO para 16/06 quinta-feira
A quinta-feira começa com tempo aberto no Rio Grande do Sul.
O sol aparece e deixa as temperaturas em elevação e a máxima ultrapassa os 26°C na região central, chegando a 30°C em Santa Maria.
No decorrer do dia a nebulosidade aumenta, a frente fria consegue avançar para o Estado do RS e provocar chuva no oeste e em toda a região de fronteira com o Uruguai e segue chovendo ao longo da madrugada.
Em Porto Alegre o dia começa com tempo aberto, mas gradativamente a nebulosidade vai aumentando em decorrência da aproximação do sistema frontal. A máxima chega aos 25°C no período da tarde.
O mar fica um pouco agitado, com ondas em torno de 1m de altura junto à costa.
 
PREVISÃO para 17/06 sexta-feira
A sexta-feira já começa com chuva no oeste, noroeste, campanha, centro e sul do Estado. É prevista chuva forte e rajadas de vento de até 80 Km/h para oeste, campanha e sul entre a madrugada e a manha. No leste e norte o dia começa sol e nuvens, e as chuvas começam a ocorrer entre o fim da manha e o inicio da tarde. Devido a grande quantidade de nuvens que estão sobre o Estado a temperatura não consegue cair tanto durante a madrugada e a mínima fica em torno dos 14°C, mais frio apenas na serra gaúcha, onde fica próximos dos 9°C. A partir da tarde as chuvas ficam generalizadas sobre o Rio Grande do Sul e com menor intensidade, porém são continuas até o fim do dia. No decorrer do dia a temperatura não consegue se elevar muito e a máxima gira em torno dos 20°C no Estado.
Em Porto Alegre já não faz tanto frio na madrugada e a partir da manhã começa a chover na capital gaúcha, aumentando a sensação de frio à tarde. Mínima de 13°C e máxima de 20°C à tarde.
Apesar do tempo fechado e com chuva, o mar permanece calmo, com ondas abaixo de 1m de altura.
 
PREVISÃO para 18/06 sábado
A frente fria se desloca muito lentamente, deixando o tempo instável no Rio Grande do Sul neste sábado. A madrugada vai ser abafada e a mínima fica acima dos 14°C no Estado, exceto na serra onde fica a temperatura na casa dos 11°C. No decorrer do dia são previstas pancadas de chuva intercaladas com períodos de melhoria na metade norte gaúcha. No sul e na campanha o dia será de tempo nublado, com sol fraco entre nuvens. A grande quantidade de nuvens impede a incidência direta dos raios solares e com isto a temperatura não consegue subir muito, com máxima na casa dos 20°C no Estado.
Em Porto Alegre o dia começa com pancadas de chuva fraca, mas à tarde ocorrem períodos de abertura de sol. Mínima de 13°C e máxima chegando aos 20°C.
O mar continua calmo e as ondas abaixo de 1m na costa gaúcha.
 
PREVISÃO para 19/06 domingo
No domingo as áreas de instabilidade continuam sobre o Rio Grande do Sul e o tempo continua instável. São previstas chuvas para a metade norte do Estado, incluindo o oeste gaúcho. Entre a manha e a tarde chove forte nas regiões de fronteira com a Argentina e no norte. No sul e no leste o dia começa com muitas nuvens e chove fraco à tarde. Temporais devem ocorrer no centro, campanha e no extremo sul do Estado à noite. Pequena amplitude térmica no decorre do dia, com mínima que passa dos 17°C e máxima em torno dos 23°C à tarde.
Em Porto Alegre tempo instável e com chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 23°C.
O mar fica calmo, com ondas abaixo de 1m de altura.
 
Previsão do Tempo PORTO ALEGRE
 
Quinta (16/06):
Sol e poucas nuvens no decorrer do dia, sem previsão de chuvas. Temperatura mínima de 9°C e máxima de 25°C. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será confortável. Os ventos sopram do quadrante norte com intensidade de 13 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 47%.
Sexta (17/06):
Tempo nublado e chuvoso ao longo do dia. Temperaturas estáveis, variando entre 13°C e 20°C. É esperado 8 mm de chuva. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e confortável à tarde. Durante a tarde a umidade relativa chega a 85%. A intensidade do vento atinge 15 km/h com direção predominante de norte.

Sábado (18/06):

Muita variação na quantidade de nuvens durante o dia inteiro. No entanto, as chuvas ficam mais concentradas no período da manhã. As temperaturas permanecem estáveis e variam de 15°C a 21°C ao longo do dia. As pancadas de chuva causam 12 mm de chuva. O tempo favorece uma condição de frio pela manhã e confortável à tarde. A umidade relativa atinge 85% e os ventos predominam de leste com intensidade de 14 km/h.
 
Previsão do Tempo REGIÃO SUL
 
Data: 16-06 quinta-feira
O tempo começa a mudar na Região Sul nesta quinta-feira. Uma frente fria chega até o fim do dia, provocando pancadas de chuva e trovoadas no oeste e sul do Rio Grande do Sul. As chuvas vêm acompanhadas por trovoadas e o acumulado pode alcançar até 30 mm na região de Santana do Livramento. Além disso, esperam-se rajadas de vento entre 50 km/h e 60 km/h no oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul especialmente a partir do fim do dia. No Paraná, Santa Catarina e no leste e norte do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado. Com relação à temperatura, destaca-se o calor no centro do Rio Grande do Sul, com máxima que alcança 30°C em Santa Maria. Além disso, a máxima chega aos 25°C no noroeste do Paraná e aos 22°C no oeste de Santa Catarina.
Data: 17-06 sexta-feira
Nesta sexta-feira, a frente fria avança por todo o Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e sudoeste e oeste do Paraná, onde causa pancadas de chuva e trovoadas. Há risco de chuvas fortes e trovoadas na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e Argentina e no oeste de Santa Catarina e do Paraná. O acumulado de chuva pode alcançar 40 mm no extremo oeste e no sudoeste do Paraná. As rajadas de vento permanecem intensas, variando entre 70 km/h e 80 km/h no oeste do Rio Grande do Sul, especialmente pela manhã. Em Santa Catarina e Paraná, especialmente no oeste dos dois Estados, esperam-se rajadas de vento de até 60 km/h no decorrer do dia. Com relação à temperatura, ainda faz frio pela manhã nos pontos mais elevados do Paraná e de Santa Catarina, com mínima de até 3°C em algumas localidades paranaenses. Já a temperatura máxima, em função da mudança do tempo, entra em declínio em boa parte do Rio Grande do Sul, oeste, centro e sul de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Apenas no noroeste do Paraná, o calor aumenta ainda mais, com máxima de até 28°C.
 
Data: 18-06 sábado
No sábado, ainda há previsão de chuvas na Região Sul. As precipitações atingem o oeste e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o leste, oeste e sudoeste do Paraná. Ainda há risco de chuvas fortes no oeste do Rio Grande do Sul e no litoral, entre Santa Catarina e Paraná, porém estas chuvas serão mais isoladas e acumularão menos que nos dias anteriores. Por outro lado, no sul do Rio Grande do Sul, o tempo volta a ficar seco, com sol entre nuvens. Mesmo com as chuvas, a temperatura máxima volta a subir no sudoeste do Paraná, em Santa Catarina e em parte do Rio Grande do Sul. Apenas a Metade Sul Gaúcha permanecerá com temperaturas mais baixas. No noroeste do Paraná, a máxima novamente pode alcançar 28°C.
 
Data: 19-06 domingo
No domingo, a frente fria se afasta, mas áreas de instabilidade causam chuva sobre o Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e sobre o leste e sudoeste do Paraná. Há risco de temporais sobre o centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul, com acumulado de até 50 mm em algumas localidades.
 
Tendência:
Entre os dias 20 e 24 de junho, o padrão de bloqueio atmosférico prossegue com previsão de chuvas generalizada sobre a Região Sul. O acumulado alcança 70 mm no sul e nordeste do Rio Grande do Sul e no meio oeste de Santa Catarina e os 50 mm no sul do Paraná.
 
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS
NO DIA 16-jun-2011 (quinta-feira)
Rede de estações meteorológicas do INMET
 
Rio Grande do Sul
INTERIOR
4.8°C BOM JESUS
PORTO ALEGRE
11.3°C
Santa Catarina
INTERIOR
4.8°C SÃO JOAQUIM
FLORIANÓPOLIS
15.5°C
Paraná
INTERIOR
5.1°C General Carneiro
CURITIBA
9.4°C
 
GEADA REGISTRADA HOJE (16/06/2011)
 
São Joaquim/SC          Geada Fraca (4,8°C)
 
 


Bookmark and Share

Tempo para hoje e próximos dias

15 de junho de 2011 0
DESTAQUE:
Geada nos Campos do Alto da Serra
Tempo continua firme
Tempo muda na quinta-feira
 
SATÉLITE para 15/06 quarta-feira
A massa de ar frio que está sobre o Rio Grande do Sul deixa o tempo aberto nesta quarta-feira. Nesta madrugada já não fez tanto frio e a menor temperatura registrada no Estado hoje foi de 3,9°C em São José dos Ausentes. As estações automáticas do INMet registraram mínima de 10,1°C em Alegrete e chegou a fazer 14,7°C em Tramandaí. Em Porto Alegre, o dia começou com tempo aberto com mínima na casa dos 12,2°C.
Com relação às cinzas vulcânicas, de acordo com o último boletim da FAB, elas estão bastante dispersas, entre Buenos Aires e Florianópolis e a 800 metros do solo. Como as cinzas estão abaixo da altitude usada pelas aeronaves comerciais, não há nenhuma restrição de vôo.
 
PREVISÃO para 15/06 quarta-feira
Nesta quarta-feira o tempo continua aberto dobre o Rio Grande do Sul. O sol predomina ao longo do dia, deixando a temperatura em elevação e as máximas chegam ultrapassam os 23°C no Oeste, Campanha e região central do Estado. O tempo fica seco, com umidade relativa abaixo dos 50% à tarde na maior parte do Estado.
De acordo com a simulação rodada nos computadores da Somar Meteorologia, até a manhã da quinta-feira, não há previsão da chegada
Em Porto Alegre a previsão é de tempo seco e ensolarado na Capital Gaúcha. A máxima chega aos 23°C no período da tarde.
O mar fica um pouco agitado, com ondas em torno de 1,5m de altura junto a costa.
 
PREVISÃO para 16/06 quinta-feira
A quinta-feira começa com tempo aberto no Rio Grande do Sul. O frio das primeiras horas do dia diminui ainda mais e a mínima fica em torno dos 14°C, apenas na região serrana fica mais frio com temperatura abaixo dos 11°C. O sol aparece entre nuvens, as máximas ficam em elevação e a tarde fica abafada, com máxima que ultrapassa os 23°C em boa parte do Estado. A partir da tarde a nebulosidade aumenta com a chegada de uma nova frente fria que provoca chuva no oeste, campanha e sul do Estado. Estas chuvas são de intensidade moderada e vêm acompanhadas de ventos fortes com rajadas de vento que chegam a 80 Km/h no oeste gaúcho.
Em Porto Alegre o tempo permanece firme e com predomínio de sol. Mínima de 13°C e máxima de 25°C à tarde.
O mar fica pouco agitado na costa gaúcha e as ondas ficam em torno de 1m de altura.
 
PREVISÃO para 17/06 sexta-feira
A frente fria deixa o tempo fica instável durante a sexta-feira no Rio Grande do Sul. O dia já começa com chuva na campanha, oeste, noroeste e sul gaúcho. Nestas regiões chove forte até o fim da manhã, sendo que há risco de temporais acompanhados de queda de granizo e rajadas de vento de até 80Km/h. Como o dia já começa fechado na metade oeste do estado a temperatura não consegue cair muito durante a madrugada e a mínima chega a 17°C. Já no leste e norte o dia começa com tempo um pouco mais aberto e a mínima fica um pouco mais baixa, em torno dos 11°C. À tarde as chuvas ficam generalizadas sobre o Estado, mas com mais fraca intensidade. Por causa da grande quantidade de nuvens a temperatura não consegue subir muito e a máxima fica próxima dos 20°C no Estado.
Em Porto Alegre o dia já começa com tempo encoberto e chove fraco a partir da tarde. Mínima de 13°C e máxima chegando aos 20°C.
Condição de mar um pouco agitado e ondas com pouco mais de 1m de altura.
 
PREVISÃO para 18/06 sábado
A frente fria avança muito lentamente e por tal motivo o tempo permanece instável no Rio Grande do Sul no sábado. As chuvas já são bem mais fracas e vem na forma de pancadas, na metade norte no Estado, sendo que gradativamente o tempo vai abrindo no noroeste e nas Missões. No sul o dia começa com muita nebulosidade, mas sem chuva e assim permanece até o fim do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva apenas no nordeste gaúcho, próximo a divisa com Santa Catarina. A mínima fica na casa dos 14°C, ao longo do dia a temperatura entre em declínio e não passa dos 20°C na maior parte do Estado.
Em Porto Alegre tempo instável e com chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 18°C.
O mar fica calmo, com ondas abaixo de 1m de altura.
 
PREVISÃO para 19/06 domingo
O tempo instável deve predominar já que a frente fria deverá ficar estacionada sobre o estado até o começo da outra semana.
 
Previsão do Tempo PORTO ALEGRE
 
Quarta (15/06):
Tempo estável com sol e poucas nuvens no decorrer do dia. Temperaturas entre 11°C e 23°C. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será confortável. Os ventos sopram do quadrante norte com intensidade de 9 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 46%.

Quinta (16/06):




Sol e poucas nuvens na região. As temperaturas permanecem estáveis, variando entre 13°C e 25°C. O tempo favorece uma condição de muito frio pela manhã e confortável à tarde. Durante a tarde a umidade relativa chega a 47%. A intensidade do vento atinge 12 km/h com direção predominante de norte.
Sexta (17/06):
Tempo fechado pela manhã. À tarde, ocorrem chuviscos na região e no período da noite estão previstas pancadas de chuva. As temperaturas diminuem e variam entre 13°C e 20°C. As chuvas totalizam 8 mm. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de muito frio pela manhã. Já o período da tarde será confortável. A umidade relativa atinge 83% e os ventos predominam de oeste com intensidade de 24 km/h.
 
Previsão do Tempo REGIÃO SUL
 
15/06 quarta-feira
Sol em toda a Região Sul. Os ventos que sopram do quadrante norte favorecem a rápida elevação da temperatura, com máxima que já alcança 26°C no centro e oeste do Rio Grande do Sul e no noroeste do Paraná. Em Santa Catarina, a máxima alcança 22°C no oeste do Estado.

16/06 quinta-feira




Nesta quinta-feira, o tempo muda no oeste e sul do Rio Grande do Sul com a chegada de uma frente fria. Até o fim do dia, esperam-se pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento. O acumulado de chuva pode alcançar 40 mm no extremo oeste do Estado e não descartamos rajadas de vento entre 70 km/h e 80 km/h entre as regiões de Uruguaiana e Santana do Livramento. Ainda faz frio pela manhã entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná. Já à tarde, a tendência é de elevação da temperatura em praticamente toda a Região Sul, com máxima que já alcança 28°C em algumas localidades do centro do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná.
 
17/06 sexta-feira
Na sexta-feira, a frente fria avança pela Região Sul e causa chuva generalizada sobre o Rio Grande do Sul e no oeste e sul de Santa Catarina e do Paraná. O acumulado de chuva alcança 40 mm no oeste do Paraná e de Santa Catarina e 30mm no noroeste do Rio Grande do Sul. As chuvas vêm acompanhadas de trovoadas e ainda há previsão de rajadas de vento que variam entre 70 km/h e 80 km/h e atingem todo o centro e oeste do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina, especialmente pela manhã. Faz frio pela manhã entre o norte do Rio Grande do Sul, centro de Santa Catarina e leste do Paraná. À tarde, a frente fria causa declínio da temperatura máxima entre o Rio Grande do Sul e o oeste e sul de Santa Catarina. No Paraná, no entanto, a previsão é de temperatura em elevação, com sensação de calor no noroeste do Estado.
 
18/06 sábado
No sábado, a frente fria traz chuvas ao norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e ao oeste, sul e leste do Paraná. De uma forma geral, o acumulado de chuva será baixo. Apenas entre o litoral norte de Santa Catarina e o litoral do Paraná, as chuvas serão mais intensas, com acumulado de até 30 mm.
 
19/06 domingo
No domingo, a frente fria se afasta, mas áreas de instabilidade causam chuvas sobre o Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e sobre o leste e sudoeste do Paraná. Há risco de temporais sobre o centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul, com acumulado de até 50 mm em algumas localidades.
 
Previsão estendida
Entre os dias 20 e 24 de junho, o padrão de bloqueio atmosférico prossegue com previsão de chuvas generalizada sobre a Região Sul. O volume acumulado de chuva alcança 70 mm no sul e nordeste do Rio Grande do Sul e no meio oeste de Santa Catarina e os 50 mm no sul do Paraná.
 
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS
NO DIA 15-jun-2011 (quarta-feira)
Rede de estações meteorológicas do INMET
 
Rio Grande do Sul
INTERIOR
3.5°C CAMBARÁ DO SUL
PORTO ALEGRE
11.9°C
Santa Catarina
INTERIOR
1.6°C Urubici
FLORIANÓPOLIS
12.1°C
Paraná
INTERIOR
6.7°C Ivaí
CURITIBA
7.5°C

 

Bookmark and Share