Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 2 julho 2011

Domingo ainda mais gelado no RS _atualização

02 de julho de 2011 0


Atualização – Baixas temperaturas e chuva aumentam chances de neve no sul do Estado


Nos chama a atenção a chuva que persiste na ZONA SUL do Estado (contrariando os prognositcos que tinhamos para hoje) com temperaturas muito baixas em torno de 4°C na regiao de Canguçu e Caçapava do Sul que é uma regiao de altitude de 450 metros acima do nivel do mar, portanto, com condições propícias a NEVE granular na regiao, sobretudo, se mantiver o chuvisqueiro miudo no começo da noite quando a temperatura irá baixar ainda mais.

Na região da Serra Nordeste, as temperaturas agora estão “elevadas” para uma condição de neve, ou seja, apesar da sensação de frio na regiao combinada a chuva e umidade  não há condições de neve iminentes, porém na madrugada e amanhecer de domingo esta condição pode mudar com maiores chances do fenomeno ocorrer com o gradativo declínio das temperaturas. Portanto, a condicao de neve embora pequena é maior da madrugada em diante muito relacionado a presença de nuvens de chuva. Já no sul do Estado o risco é iminente haja vista o padrão mais baixo das temperaturas e a chuva que persiste.


Previsao para o domingo


O ar polar ganha mais intensidade sobre todo o território gaucho e irá garantir uma amanhecer ainda mais gelado por todas as áreas.

No norte e nordeste do Estado os altos indices de umidade poderao formar nevoeiros e reduzir a visibilidade entre a madrugada e amanhecer de domingo.

As menores temperaturas ainda irão ocorrer entre a campanha e a fronteira oeste com mínimas previstas de até -3°C na região.

Entre o centro, oeste e noroeste as mínimas irão oscilar em torno de 3°C. O risco de geada se expande a áreas do centro e noroeste do Estado.


A tarde mais uma vez será gelada com temperaturas máximas que não irão passar oscila em torno de 8 a 10°C pelo Estado. O sol irá predominar em todas as regiões.



NEVE

Há possibilidade de neve nas regioes serranas devido a intensificação do frio e a possível presença da instabilidade nessas áreas. A possibilidade é maior na madrugada até o amanhecer e dininui na medida em o tempo vai ficado mais seco nessas áreas.

COMEÇO DE SEMANA MAIS GELADO

Entre a segunda e a terça-feira o ar polar atinge força máxima e garante temperaturas negativas e geadas amplas em praticamente todas as áreas,  exceto o Litoral apenas. O ar polar é também seco e irá garantir dias ensolados e frios por todas as regioes, sobretudo, nas manhãs, madrugadas e durante a noite, assim que o sol se puser a sensação de frio ganha força.

Bookmark and Share

O fim de semana será gelado em todo o RS

02 de julho de 2011 0

Uma massa de ar polar, aos poucos, avança pelo sul e oeste e já garante baixas temperaturas com registro de temperaturas em torno de 0°C entre a campanha e a fronteira oeste. Por enquanto as menores marcas registradas no Estado são

0,1°C em Santana do Livramento

0,4°C em Uruguaiana

0,2°C em Quarai

0,7°C em Dom Pedrito

1,4° em Bagé

Nas próximas horas, as temperaturas seguem em queda em todo o Estado e até as 7, 8 horas da manhã teremos as mínimas de hoje. Em parte do centro, norte e leste abrangendo o Alto Uruguai, Planalto Médio, Serra e trechos próximos a depressão central e também a Lagoa dos Patos os índices de umidade elevados associados ao vento fraco formam nevoeiros e reduzem a visibilidade nessas áreas. Na fronteira oeste e campanha haverá formação de GEADA ao amanhecer.

Ao longo do sábado, a umidade mantém a presença das nuvens e o risco de pancadas de chuva entre norte, leste e em parte do centro do Estado. Da tarde para a noite com a intensificação do ar polar sobre o RS não se descarta a ocorrência de chuva mais intensa no nordeste gaucho na medida em que frio avança. A temperatura irá subir lentamente em todo o Estado, mas por diferentes razoes dependendo da área. No norte devido a cobertura de nuvens, chuva e circulação dos ventos mais frios do quadrante sul. No sul e oeste apesar do tempo aberto e seco a temperatura não sobe devido a presença do ar polar com máximas que irão oscilar em torno de 10°C. As máximas tendem a ocorrer no norte do Estado, mesmo com a instabilidade com máxima que poderá alcançar 12°C, ou seja, teremos uma tarde com INTENSA SENSACAO DE FRIO em todas as áreas.

NEVE

Os prognósticos indicam que entre a noite de hoje e madrugada de domingo o ar polar atinge potencial de formar NEVE, porém o determinante será a velocidade em que a chuva deixa o Estado. Há possibilidade de o fenômeno ocorrer.

Bookmark and Share