Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Calor no norte e chuva no sul e leste do Estado

28 de julho de 2011 0

A frente fria trouxe chuva para o RS desde ontem a tarde quando áreas de instabilidade favoreceram os primeiros eventos de chuva na fronteira oeste. Hoje a frente fria passou mais intensa no sul, centro e leste do Estado gerando os maiores acumulados de chuva nessas áreas ( pelo menos até agora). Já no extremo norte e noroeste o tempo permaneceu mais seco e sob a influencia do vento norte as temperaturas entraram em elevação com máximas perto de 30°C. Em Iraí foi registrada amior temperatura do Estado,  segundo as estações do INMET, com 29,6°C.

Veja no mapa abaixo os acumulados de chuva gerados nas estações do INMET:

Segundo os dados do INMET, o maior acumulado foi registrado em Caçapava do Sul 56 mm o que corresponde a 46% da média histórica do mês de julho.

Em Santana do Livramento choveu 38 mm o que corresponde a 32%  da média histórica

Em Rio Pardo choveu 33 mm o que corresponde a 22%  da média histórica do mês de julho

Em Camaquã choveu 29 mm o que corresponde a 24%  da média histórica

Em Rio Grande choveu 19 mm o que corresponde a 16%  da média histórica

Em Bento Gonçalves choveu 30 mm o que corresponde a 18%  da média histórica

Segundo as medições das estações do Grupo RBS os maiores acumulados foram:

22 mm em Bagé

22,8 mm em Gramado

24,6 mm em Pelotas

40,4 mm em Santa Cruz do Sul

20,4 mm em Santa Maria

10,4 mm em Uruguaiana

12,1 mm em Porto Alegre

A última imagem do radar de Canguçu (abaixo) mostra nas áreas coloridas o  registro de chuva moderada a forte desde o centro do Estado até areas da Zona sul e Leste.


Nas proximas horas, a instabilidade ganha intensidade sobre a Região Metropolitanam Serra e areas litoraneas e mantendo as condições de chuva agora apresentam em areas do  centro e sul com risco de novos episódios de chuva moderada com nucleos isolados de chuva o que tende a aumentar os volumes de chuva até o começo da madrugada. No extremo oeste e noroeste o tempo não muda muito permanecendo o abafamento e a variação de nuvens. Amanhã a frente fria irá levar chuva mais significativa para todo o norte do Estado, principalmente nas áreas onde hoje não houve registro de precipitação.

 




Bookmark and Share

Envie seu Comentário