Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A semana irá começa chuvosa e terminará gelada no RS

31 de julho de 2011 0


Nas próximas horas as áreas de instabilidade serão intensificadas por um sistema de baixa pressão atmosférica que irão dar origem a um ciclone extratopical de terça para quarta-feira. Esse sistema de baixa pressão faz os ventos circularem no sentido dos ponteiros do relógio sugando a umidade da Amazônia em direção ao Estado e deixando as nuvens carregadas com elevado potencial de chuva forte. A instabilidade começa mais intensa pelo oeste  e norte do estado e depois se espalha por todas as regiões.



SEGUNDA-FEIRA


Um sistema de baixa pressão atmosférica mantém a presença das nuvens e as condições de chuva ao longo desta segunda-feira em grande parte das regiões. Os prognósticos indicam que a chuva terá uma distribuição irregular com chuva fraca alternando com períodos de chuva forte em áreas mais isoladas. As temperaturas seguem mais baixa junto a fronteira com o Uruguai como resultado da presença do ar polar no território uruguaio. A temperatura sobe lentamente durante a tarde devido ao tempo encoberto que ira predominar por todas as áreas.

TERÇA-FEIRA


O sistema de baixa pressão se intensifica e dá origem a um ciclone extratropical a noite junto a costa. Neste processo continua sugando umidade da Amazônia em direção ao Rio Grande do sul formando nuvens carregadas e deixando o tempo chuvoso em grande parte do  Estado. Há risco de fortes rajadas de vento da tarde em diante, sobretudo, no sul e no leste. As rajadas poderão alcançar entre 80 e 100 km/h. Da mesma forma que o ciclone suga umidade transporta também ar frio ao circular os ventos no sentindo dos ponteiros do relógio e nessa combinação de ar frio e chuva aumenta a chance de precipitação de NEVE em áreas isoladas da Serra, sobretudo, a noite. A sensação de frio gerada pelo vento fraco/moderado, mas constante que irá predominar ao longo do dia, será intensa por todas as áreas.


QUARTA-FEIRA


O ciclone que atua intenso junto a costa deixa o tempo ventoso em todo o centro e leste do Estado com risco de fortes rajadas de vento na faixa de 80 a 100 km/h. Ao longo da madrugada e manhã ainda chove em áreas do leste do estado incluindo as áreas serranas e, por isso, se mantém a condição favorável a NEVE. Essa condição irá diminuir na medida em que o ciclone se afasta levando com ele a chuva. No oeste do Estado o tempo fica mais aberto desde cedo com previsão de predomínio de sol, mas o frio persiste mesmo durante a tarde com os ventos gelados que irão predominar do quadrante sul/sudoeste. A mínima no Estado irá ocorrer no oeste com mínima em torno de -2°C.



QUINTA-FEIRA

O ar polar atua com intensidade obre o território gaucho com previsão de um amanhecer com mínimas em torno de 0°C e grande parte do interior do Estado. No oeste, campanha e na Serra as mínimas irão ficar abaixo de zero. Do centro ao norte e noroeste mínimas na casa de 2 a 4°C, Na Grande POA mínimas na faixa de 4 a 6°C e 9°C no litoral. Há risco de geadas amplas pelo interior do estado. A quinta-feira será ensolarada na maioria das regiões sem previsão de vento. A tarde a temperatura sobe gradativamente amenizando a sensação de frio do amanhecer mas sem gerar calor. A máxima no Estado não passa dos 15°C.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário