Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2011

A situação é de alerta para novos temporais no RS

30 de setembro de 2011 0

Chuva em Santana do Livramento. Foto: Eduardo Bordini

A chegada de uma frente fria ao RS trouxe nuvens de temporal que ontem já haviam rovocvado temporais com granizo em Buenos Aires e Montevideo. Hoje foi a vez de Hulha Negra que na madrugada registrou o fenômeno.

Segundo medição das estações meteorológicas do INMET os volumes de chuva registyrados até as 15h00 não houve extremos:

Bagé 30,4 mm

Dom Pedrito 25,4mm

Alegrete 17,2 mm

Camaquã 32,4 mm

Santiago 10,4 mm

Quaraí 12,6 mm

Uruguaiana 14 mm

Como no norte do Estado ainda não choveu as temperaturas estão altas e em vários municípiosn a máxima superou os 30°C. A MAIOR temperatura registrada hoje pelo INMET foi de 35,6°C em Iraí. Em Porto Alegre ontem a máxima foi de 34,1°C e hoje a máxima foi de 24,4°C. Já em Canguçu a temperatura as 15h00 era de 11,7°C. Na campanha a temperatura oscilou em torno de 15°C.

A última imagem do satélite  GOES12 (figura abaixo)  mostra nuvens muito desenvolvidas verticamente nas áreas em tom de rosa, essa cor significa a temperaturta no topo da nuvem que pela legenda abaixo da figura indica -80°C o que indica uma nuvem de mais de 10 km de altura com ALTO risco de temporal com espisódios de chuva forte, vendaval e risco degranizo isolado.

A última imagem do portal ELAT que me mede a quantidade de raios mostra uma grande concentração de descargas elétricas na região correspondente a nebulosidade mais “pesada” o que só confirma o alto nível de risco de temporal naquela área.

Nas próximas horas, a nebulosidade associada a frente fria será levada até o norte do Estado com previsão de pancadas de chuva e temporais para praticamente todas as regiões. Os prgnósticos mantém os maiores volumes nas áreas da metade sul. Nas areas de divisa com SC incluindo os campos de cima da Serra, Alto Uruguai e praias de Torres a chuva tende a ocorrer durante a próxima madrugada.

 

Infográfico do tempo para amanhã

30 de setembro de 2011 0

Infográfico do tempo para hoje no RS

30 de setembro de 2011 0

Imagem de satélite e queda de raios no RS

30 de setembro de 2011 0

Quinta-feira registra calor de verão no RS

29 de setembro de 2011 0

Uma intensa massa de ar seco que tem garantido dias seguidos de sol em todoo território gaúcho, hoje com os ventos predominando do quadrante norte/noroeste foi responsável por um pico de aquecimento gerando temperaturas típicas de uma tarde de verão em todas as áreas.

As maiores temperaturas foram registradas em trechos do oeste, noroeste centro do  estado e também na Grande Porto Alegre com máximas oscilando na faixa de 33 a 35°Cnessas regiões. Comparando com outros episódios de calor, em algumas localidades a temperatura máxima foi a maior desde o começo do ano. Confira a comparação feita com bade nos dados das estações convencionais do INMET:

Em Uruguaiana a máxima hoje foi de 35,6°C a maior temperatura desde 24 de janeiro quando fez 36°C na cidade;

Em Bagé a máxima foi de 33,2°C a maior temperatura desde 21 de março quando fez 35,5°C na cidade;

Em Bom Jesus a máxima foi de 27,6°C a maior temperatura desde 17de março quando foi registrada a mesma marca;

Em Caxias do Sul a máxima foi de 29,6°C a maior temperatura desde 04 de setembro quando foi registrada a mesma marca;

Em Cruz Alta a máxima foi de 33°C a maior temperatura desde 24 de janeiro quando foi registrada a mesma marca;

Em Encruzilhada do Sul a máxima foi de 31,3°C a maior temperatura desde 16 de março quando foi registrada a mesma marca;

Em Iraí a máxima foi de 34,2°C a maior temperatura desde 24 de janeiro quando fez 36°C na cidade;

Em Porto Alegre a máxima foi de 34,1°C a maior temperatura desde 04 de fevereiro quando fez 35,5°C na cidade;

Em Rio Grande a máxima foi de 28,7°C a maior temperatura desde 22 de marçoquando fez 31,1°C na cidade;


Segundo o banco de dados das estações meteorologicas do Grupo RBS:

Hoje a máxima em Uruguaiana foi de 35,7°C marca tão elevada não era registrada na cidade desde  15 de janeiro quando foi registrado 36,2°C

Hoje a máxima em Bagé foi de 29,7°C marca tão elevada não era registrada na cidade desde  20 de abril quando foi registrado 29,9°C

Hoje a máxima em Santa Maria foi de 35,6°C marca tão elevada não era registrada na cidade desde  17 de março  quando foi registrado 36,3°C

Hoje a máxima em Passo Fundo foi de 30,4°C marca tão elevada não era registrada na cidade desde  16 de março  quando foi registrado 30,6°C. Essa foi a segunda maior temperatura do ano.

Hoje a máxima em Santa Cruz do  Sul foi de 35,5°C marca tão elevada não era registrada desde o dia 16 de janeiro quando foi registrado 36,6°C na localidade. Esse foi a segunda maior temperatuta do ano em Santa Cruz do Sul.


Infográfico do tempo para amanhã no RS

29 de setembro de 2011 0

Tempo para os próximos dias no SUL

29 de setembro de 2011 0

Infográfico do tempo para hoje no RS

29 de setembro de 2011 0

Nuvem raras são registradas pela NASA no Oceano Índico

28 de setembro de 2011 0

As imagens de satélite de alta resolução da NASA captaram no dia 19 de setembro belas imagens de nuvens poucos comuns numa pequena ilha situada ao sul do Oceano Índico.

A Ilha Heard está localizado em uma parte remota ao sul do Oceano Índico, perto do ponto de encontro das correntes de águas superficiais temperadas do sub-antártico com as águas superficiais mais frias da Antártida. É longe de qualquer grande porção continental, situando a 1.550 quilômetros ao norte da Antártida e mais de 4.000 quilômetros ao sul-oeste daAustrália como pode ser visto no google maps abaixo:


A Ilha Heard está localizado em uma parte remota ao sul do Oceano Índico, perto do ponto de encontro das correntes de águas superficiais temperadas do sub-antártico com as águas superficiais mais frias da Antártida. É longe de qualquer grande porção continental, situando a 1.550 quilômetros ao norte da Antártida e mais de 4.000 quilômetros ao sul-oeste da Austrália.

Como obviamente, a ilha é cercada pelos oceanos, a umidade relativa do ar na região é muito alto – normalmente em torno de 80%. Este alto teor de umidade em conjunto com o vento forte do oeste  que sopra persistentemente em toda ilha Heard, criar excelentes condições para a frequente cobertura de nuvens. Somando às condições meteorologicas a uma topografia acidentada e íngreme, o palco está montado para a criação de imagens espectaculares nas nuvens.

Em 19 de setembro de 2011 o satélite NASA sobrevoou esta região e capturarou uma imagem impressionante nuvem de vórtices fora da ilha Heard.

Clique na imagem para ampliar

A ilha de Heard tem um vulcão ativo numa montanha de 2,745 metros de altura o que cria uma situação peculiar na ilha. Os ventos ao encontrarem esse desnível na topografia sofrem variações de velocidades que ao passar pela montanha criam turbilhões de vento dando origem a vórtices a sotavento da montanha interferindo assim no formato das nuvens e criando belíssimas nuvens de formas raras como a que podemos ver no ultimo registro do satélite da NASA.

Chuva para os próximos dias no RS

28 de setembro de 2011 0