Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 22 novembro 2011

Quarta-feira de tempo seco e variação térmica no RS

22 de novembro de 2011 0

clique na imagem para ampliar

A massa de ar seco já limpou o tempo em grande parte das regiões até agora, conforme pode ser visto na imagem de satélite acima. Apenas nas áreas do norte da Serra e das praias de divisa com Santa Catarina é que resta algumas nuvens que poderão provocar chuvisqueiros até a madrugada.

Nas próximas horas, a previsão é do ar seco dominar as condicoes do tempo em grande parte das regiões transportando ar frio e assim provocando declínio das temperaturas. O frio retorna, sobretido, as regiões da campanha, Zona Sul e fronteira oeste. Os ventos aindam circulam com certa intensidade acentuando a sensação do frio ao ar livre. Ao longo do dia, o sol predomina e ajuda a elevar as temperaturas com previsão de calor no oeste e noroeste do Estado. As máximas nessas áreas poderão passar dos 29°C, gerando grande amplitude térmica, típica de primavera.

Mar agitado: os prognósticos oceanicos indicam mar agitado ao longo das praias do litoral norte, região que poderá registrar ondas de altura superior a 2 metros junto a costa.

Vejas temperaturas previstas para a terça-feira no Estado:

Zona Sul 11/26°C

Litoral 17/22°C

Planalto Médio 12/23°C

Serra 13/21°C

Grande Porto Alegre 15/25°C

Fronteira Oeste 10/29°C

Noroeste 13/28°C

Campanha 9/25°C


CINZAS –

No meio da tarde de hoje o aeroporto de Riveira registrou a presença das cinzas vulcanicas e a imagem de satelite registrou a presença das cinzas em grande parte da fronteira com o Uruguai. Nas próximas horas, com o tempo seco e o vento circulando do quadrante sul a tendencia é das cinzas serem esplalhadas até o centro e leste do Estado.

Na Grande Porto Alegre o risco é maior a partir da madrugada de quarta-feira e ao longo do dia dependendo das condições meteorologicas e atividade vulcanica.



Bookmark and Share

As cinzas vulcânicas do Puyehue estão próximas do RS

22 de novembro de 2011 0

O último registro dos aeroportos do Uruguai, da Argentina, Paraguai e parte do sul do BRasil registram a observação de cinzas por parte dos aeródromos do Uruguai e da Argentina em localidade como Buenos Aires, Ezeiza, San Fernando, Montevideo, Salto, Montevideo  e Mar del Plata conforme pode ser visto nos ícones do mapa abaixo:

clique na imagem para ampliar

A última imagem do satelite METEOSAT registrou as 14h00 a presença das cinzas vulcanicas nas áreas em tons de rosa muito próximas da área do Chuí conforme pode ser visto na imagem abaixo:

Clique na imahem para ampliar

Nas próximas horas, a instabilidade, aos poucos, deixa o Estado com a circulação dos ventos secos e frios do quadrante sul. Esses ventos poderão transportar as cinzas vulcânicas do Puyehue até pontos da metade sul e oeste do Estado até a noite de hoje.

Bookmark and Share

Cinzas no Prata

22 de novembro de 2011 0

Bookmark and Share

Imagem de Satélite da manhã de hoje

22 de novembro de 2011 0

Bookmark and Share

Infográfico do tempo para o SUL

22 de novembro de 2011 0

Bookmark and Share

Infográfico do tempo para amanhã no RS

22 de novembro de 2011 0

Bookmark and Share

Previsão do tempo

22 de novembro de 2011 0
PREVISÃO DO TEMPO PARA O RIO GRANDE DO SUL
 
DESTAQUE:
Pancadas de chuva no leste do Estado
Temperatura em queda durante a noite
 
PREVISÃO PARA 22/11 terça-feira
O leste, o sul, o litoral norte e a Serra ficam com grande quantidade de nuvens e pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia por conta da área de baixa pressão que agora está na costa da região SUL.
Além das pancadas de chuva, essa área de baixa pressão também deixa a terça-feira ventosa.
Na metade oeste do Rio Grande do Sul, a nebulosidade diminui e o sol aparece nas próximas horas, o que deixa a tarde mais aquecida.
Sul: Nebulosidade com pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria. Máxima de 24°C em Pelotas com tempo ventoso.
Serra: Tempo nublado e pancadas de chuva ao longo do dia. Em Caxias do Sul, máxima de 19°C. Tempo ventoso.
Litoral: Aumento da agitação marítima, com ondas em torno de 1,5m de altura.
 
PREVISÃO PARA 23/11 quarta-feira
Na quarta-feira a área de baixa pressão se distancia da costa, mas os ventos ainda levam nuvens e chuva fraca para o litoral. No leste e no sul a nebulosidade diminui e ocorrem aberturas de sol, mas o dia ainda será ventoso.
Tempo bem mais firme na metade oeste do Estado com sol desde as primeiras horas da manhã.
Os ventos que trazem ar frio da Argentina deixam a temperatura mais baixa na madrugada mas o sol ajuda na elevação da temperatura ao longo do dia.
Sul: A nebulosidade diminui e aos poucos dá lugar ao sol. Mínima de 16°C e máxima de 24°C em Pelotas. O tempo permanece ventoso.
Serra: Tempo fechado ao amanhecer, com aberturas de sol no final da manhã. Em Caxias do Sul, mínima de 13°C e máxima de 17°C.
Litoral: A agitação marítima aumenta e as ondas chegam a 2,1m.
 
PREVISÃO PARA 24/11 quinta-feira
A atuação de uma massa de ar seco deixa o tempo firme na quinta-feira no Rio Grande do Sul.
A amplitude térmica será grande já que os ventos de sul ainda trazem frio da Argentina e deixa a temperatura baixa ao amanhecer.
Com o sol que predomina desde cedo, a temperatura sobe rapidamente e a tarde fica aquecida.
No oeste, os termômetros passam dos 30 graus.
Sul: Frio ao amanhecer, Pelotas com mínima de 12°C, mas com o domínio do sol a máxima chega aos 26 graus.
Serra: Temperaturas baixas ao amanhecer e predomínio de sol ao longo do dia. Em Caxias do Sul mínima de 12°C e máxima de 22°C.
Litoral: O mar continua agitado, com ondas em torno de 1,6m de altura.
 
PREVISÃO PARA 25/11 sexta-feira
A massa de ar seco mantém o tempo firme e com predomínio de sol na maior parte do Estado. A madrugada será fria, porém, com o sol, a temperatura subirá.
Capital: Frio ao amanhecer, com mínima de 12°C. Sol e temperatura em rápida elevação, com máxima de 28°C.
Sul: Tempo estável, com sol entre poucas nuvens. Mínima de 15°C e máxima de 28°C.
Serra: Temperaturas baixas na madrugada e predomínio de sol ao longo do dia. Em Caxias do Sul, mínima de 8°C e máxima de 24°C.
Litoral: A agitação marítima diminui. Ondas em torno de 1,1m de altura.
PREVISÃO DO TEMPO PARA PORTO ALEGRE
 
PREVISÃO PARA 22/11 terça-feira
Nebulosidade e chuvas ao longo do dia. A temperatura mínima em torno de 18°C e chegando a 25°C de máxima. As pancadas de chuva causam 9 mm de chuva. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de frio pela manhã. O período da tarde será confortável. Os ventos sopram do quadrante sul com intensidade de 28 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 75%.
PREVISÃO PARA 23/11 quarta-feira
Muita nebulosidade e chuvas durante o dia, especialmente o período da manhã. As nuvens e as condições para as chuvas diminuem da tarde para a noite. Temperaturas estáveis, variando entre 16°C e 24°C. As chuvas totalizam 3 mm. A temperatura e os ventos causam uma sensação térmica de frio pela manhã. O período da tarde será quente. Durante a tarde a umidade relativa chega a 60%. A intensidade do vento atinge 19 km/h com direção predominante de sul.

PREVISÃO PARA 24/11 quinta-feira

Sol e poucas nuvens na região. Temperaturas estáveis entre 14°C e 25°C. O tempo favorece uma condição de frio pela manhã e quente à tarde. A umidade relativa atinge 62% e os ventos predominam de sul com intensidade de 12 km/h.
 
PREVISÃO DO TEMPO PARA REGIÃO SUL
 
PREVISÃO PARA 22/11 terça-feira
Um ciclone extratropical e uma frente fria causam mais nuvens que chuva sobre a Região Sul nesta terça-feira.
Destacam-se a partir de agora os ventos fortes, com rajadas de mais de 70 km/h pela manhã no leste e nordeste do Paraná e entre a Serra Geral e a costa de Santa Catarina a partir da noite.
A temperatura permanece baixa, não passando dos 25°C na maior parte da Região Sul.
PREVISÃO PARA 23/11 quarta-feira
A quarta-feira será com tempo seco em boa parte da Região Sul, salvo por nuvens e algumas chuvas fracas no leste do Paraná e de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul.
A entrada de uma massa de ar frio causa declínio da temperatura, variando entre 11°C e 13°C em boa parte dos três Estados.
À tarde, o calor retorna ao Paraná, porém a máxima ainda não passa dos 25°C na maior parte da Região Sul. Ainda venta forte ao longo da costa de Santa Catarina, com rajadas de mais de 70km/h, especialmente pela manhã.
 
PREVISÃO PARA 24/11 quinta-feira
Na quinta-feira a chuva enfraquece sobre o leste da Região Sul, restando apenas nuvens entre Santa Catarina e Paraná.
O frio da madrugada aumenta consideravelmente com mínima que varia entre 3°C e 5°C na Serra Geral.
À tarde, o calor predomina, com máxima em torno dos 30°C no oeste do Rio Grande do Sul e no norte do Paraná e mais de 26°C no oeste e norte de Santa Catarina.
 
PREVISÃO PARA 25/11 sexta-feira
Na sexta-feira volta a chover no centro e leste do Paraná e norte de Santa Catarina, porém o volume acumulado de chuva será baixo.
 
PREVISÃO PARA 26/11 sábado
No sábado, a chuva atinge todo o Paraná e Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, porém ainda com baixo volume acumulado de chuva.
 
PREVISÃO ESTENDIDA
Entre 27 de novembro e 1º de dezembro, a chuva prossegue sobre o Paraná, Santa Catarina e extremos norte e sul do Rio Grande do Sul. O acumulado varia entre 30 mm e 50 mm entre o Paraná e Santa Catarina.
 
Bookmark and Share

Infográfico do tempo para hoje no RS

22 de novembro de 2011 0

Bookmark and Share

Imagem de Satélite

22 de novembro de 2011 0

Bookmark and Share