Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Alerta para temporais e chuva forte nos próximos dias no RS

27 de fevereiro de 2012 0

Ao longo da terça-feira os ventos voltam a circular do quadrante norte/noroeste transportando calor e umidade da Amazônia trazendo de volta o abafamento. Em grande parte do dia, o sol irá predominar, mas a partir da tarde a combinação de umidade e calor vai provocar pancadas isoladas de chuva, sobretudo, em áreas da metade norte e oeste do RS. Os prognósticos indicam o risco de temporais em áreas isoladas do RS.


No mapa ao lado podemos acompanhar o índice de alerta para temporais gerado pela Somar com base na correlação das projeções de umidade, temperatura e pressão atmosférica geradas pelo modelo americano GFS que indica alto índice de alerta para amanhã em grande parte do RS (áreas em amarelo e vermelho), mas na quarta-feira os índices atingem níveis de alerta em grande parte do RS. Este indicativo sinaliza para o risco de chuva intensa e temporais.



Na quarta-feira o avanço de uma intensa frente fria vai distribuir a chuva pelo Estado e os prognósticos apontam para grandes acumulados num intervalo de 24 horas. O tempo fica fechado e chuvoso na maioria das regiões ao longo de todo o dia. Além da chuva, há risco de temporais com previsão de alta incidência de raios, risco de ventos fortes na metade norte do Estado com rajadas acima de 70 km/h e não se exclui o risco de granizo em pontos isolados. Devido aos altos volumes de chuva gerados num curto espaço de tempo há risco de transtornos como alagamentos e transbordamentos de rios. veja no mapa abaixo o volume de chuva gerado pelo modelo COSMO/INMET para ocorrer ao longo da quarta-feira

Clique na imagem para ampliar

Na quinta-feira a frente fria segue atuando no RS e mantém a chuva ao longo de grande parte do dia. Ainda irá chover forte em algumas áreas aumentando ainda mais os acumulados gerados na quarta-feira. O risco de temporais diminui, porém ainda podem ocorrer de forma isolada. Em conseqüência do tempo fechado as temperaturas irão variar pouco e a previsão é de mínimas na faixa dos 22°C e as máximas não devem passar dos 28°C no Estado.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário