Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

La Nina:Fenômeno Climático perde força no Oceano Pacífico

27 de fevereiro de 2012 0

O Centro de previsão climática da NOAA acaba de divulgar seu boletim semanal. Nesta avaliação mais recente indicam que a temperatura no Oceano Pacífico Central ainda oscila em torno de 0,5°C abaixo da média (mínimo de temperatura para considerar presença do La Nina) apesar do aquecimento que o oceano apresentou, do centro ao leste do Oceano Pacifico central, nas últimas semanas (veja como diminuiu a área de água fria=La Nina).


Além disso, afirma que a circulação dos ventos na atmosfera ainda é condizente com a presença do Fenômeno Climático La Nina.


E, por fim, mantém o prognóstico de transição de La Nina para Neutralidade (sem influencia de La Nina ou El Nino) no prazo de março a maio.


Conclusão:


Em síntese, o La Nina AINDA NÃO ACABOU. Estamos no processo de transição de La Nina para Neutralidade Climática.



Previsão próximos meses: EL NINO??

Há muita especulação sobre a possibilidade de um El Nino no 2° semestre de 2012. No gráfico ao lado divulgado hoje no fim da manhão pela NOAA, a barra em vermelho que indica El Nino começa a aparecer no meio do ano, no trimestre AMJ (Abril/Maio/junho), porém com um probabilidade inferior a 10% de chance de ocorrer.

Entretanto, percebam que este percentual aumenta no 2° semestre e partir de agosto há 30% de probabilidade do Fenômeno Climático El Nino entrar em atividade, porém a probabilidade maior desde meados do outono ainda é de NEUTRALIDADE climática (barra verde), portanto, ainda é precoce falar de El Nino em 2012. É preciso aguardar os próximos prognósticos para e acompanhar a evolução deste possível aquecimento do Oceano Pacífico Central que poderá dar origem a um novo pisódio de El Nino.

Por enquanto, a certeza que temos é de que a Neutralidade Climática irá predominar entre os meses de outono e inverno no Hemisfério Sul.


O QUE TUDO ISSO SIGNIFICA?

Os prognósticos indicam que o fim da influencia do Fenômeno Climático La Nina está próximo, mas ainda não se concretizou. O clima ainda está sob influência do Fenômeno no RS, embora com fraca intensidade. Desde o mês de janeiro as frentes frias tem trazido mais chuva ao RS, sobretudo, ao meio leste do Estado como resultado da combinação do enfraquecimento do La Nina e aqucimento do Oceano Atlantico junto a costa do RS. O oceano atlântico mais quente do o normal tem impacto de favorecer a intensificação das frentes frias e isso ocorrerá novamente nesta semana quando uma frente fria irá trazer chuva ao RS entre a quarta e a quinta-feira. Veja post http://wp.clicrbs.com.br/centraldemeteorologiadarbs/2012/02/27/alerta-para-temporais-e-chuva-forte-nos-proximos-dias-no-rs/?topo=77,1,1,,,13


Podemos dizer que a recuperação das áreas afetadas pela seca está próxima, mas ainda não temos prazo definido para o fim da seca que ainda afeta o oeste do Estado. Nos meses de outono as frentes frias e os ciclones extratropicais devem trazer as chuvas intensas que gradativamente irão tarzer a recuperação dos recursos hídricos.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário