Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de fevereiro 2012

Quarta-feira com previsão de chuva e temporais no RS

29 de fevereiro de 2012 0

Áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria já provoca chuva forte em vários trechos da Zona Sul e da campanha como pode ser visto nas áreas coloridas das imagens dos radares de Santiago e Canguçu.


O Inmet registrou 42 mm em Bagé, 8,8 mm em Alegrete, 13,4 mm em Dom Pedrito. As rajadas de vento atingiram 82 km/h em Bagé.


Clique na imagem para ampliar


A imagem do satélite GOES (área colorida) mostra muitas nuvens com alto potencial de chuva e temporal cobrindo a parte do norte da Argentina, grande parte do Uruguai e também em áreas da campanha e zona sul do RS.



Clique na imagem para ampliar




A imagem do portal ELAT mostra nos pontos em vermelho a grande incidência de raios que foi registrada nos últimos 15 minutos.





Em relação as temperaturas, os ventos que sopram forte do quadrante norte mantém o transporte de ar quente em direção ao RS e deixam a madrugada quente, sobretudo, nas regiões onde não chove. Em São Luiz Gonzaga e na capital as 5h00 o Inmet registrou 24,3°C. Por enquanto, a menor temperatura foi registrada em Bagé devido, a chuva, as 4h00 da manha fez 15,9°C.

Nas próximas horas, a instabilidade segue intensa em trechos da Zona Sul, campanha e fronteira oeste. Há risco de chuva forte, vendavais, muitos raios e não se descarta o risco de granizo localizado. Enquanto isso, na metade norte do RS o dia será de instabilidade também, porém com alternância de aberturas de sol e pancadas de chuva com risco de temporais. O tempo fica muito abafado, pois onde o sol aparece a temperatura dispara, a qual combinada ao ar úmido eleva a sensação de abafamento.

Temperatura Máxima prevista para hoje:

Zona Sul 25°C

Grande POA 29°C

Centro 27°C

Noroeste 30°C

Fronteira Oeste 27°C

Campanha 24°C

Litoral Norte 30°C

Serra 26°C

Planalto Médio 25°C

Bookmark and Share

Alerta de chuva intensa para os próximos dias no RS

28 de fevereiro de 2012 0

Na quarta-feira o avanço de uma intensa frente fria vai distribuir a chuva pelo Estado e os prognósticos apontam para grandes acumulados num intervalo de 24 horas. O tempo fica fechado e chuvoso nas áreas da metade sul e oeste. No período, da manhã o sol pode aparecer em áreas do centro e norte do RS, mas a tarde o tempo fica fechado em todas as regiões. Além da chuva, há risco de temporais com previsão de alta incidência de raios, risco de ventos fortes na metade norte do Estado com rajadas acima de 70 km/h e não se exclui o risco de granizo em pontos isolados. A temperatura máxima no Estado alcançará os 30°C antes do avanço da chuva. Devido aos altos volumes de chuva gerados num curto espaço de tempo há risco de transtornos como alagamentos.

*Apesar dos modelos indiquem os maiores volumes de precipitação para a metade sul amanhã, como há risco de temporais no norte, pode ser que, de forma isolada, ocorra altos volumes associados aos temporais.

Na quinta-feira a frente fria segue atuando no RS e mantém a chuva ao longo de grande parte do dia. Ainda irá chover forte em algumas áreas aumentando ainda mais os acumulados gerados na quarta-feira. O risco de temporais diminui, porém ainda podem ocorrer de forma isolada. Em conseqüência do tempo fechado as temperaturas irão variar pouco e a previsão é de mínimas na faixa dos 22°C e as máximas não devem passar dos 28°C no Estado.

Para AMANHÃ, o prognóstico do modelo prognóstico do INMET (veja mapa abaixo) indica volumes na faixa de 40 a 70 mm entre a Zona Sul, a campanha, fronteira oeste e parte do leste do RS.


Veja o volume previsto para a QUINTA-FEIRA em todo o RS.

Bookmark and Share

Terça-feira de tempo abafado e instável no RS

28 de fevereiro de 2012 0

A terça-feira começou com temperaturas agradáveis em grande parte do Estado e o frio de ontem perdeu força nas áreas da campanha, oeste e zona sul. A última imagem de satélite (mapa abaixo) mostra, nas áreas coloridas, muitas nuvens cobrindo o norte do Estado com registro de chuva fraca nos campos de cima da Serra e do outro lado, no extremo sul, na região do Chuí, há registro de muitos raios, mas ainda sem registro de chuva.













A imagem do portal ELAT ao lado mostra muitos raios que foram registrados nos ultimos 15 minutos (em vermelho) na região de Buenos Aires onde chove torrencialmente desde a noite de hoje. No extremo Sul do RS na região do Chuí também há registro de relampagos, mas ainda sem chuva.





De acordo com a medição do INMET das 6h00 a menor temperatura é de 16,8°C, a maior do horário é de 24°C em Tramandaí e na capital fazia 21°C.

Nas próximas horas, a instabilidade que agora leva chuva a uma área restrita aos campos de cima da Serra tende a se espalhar pelo norte do Estado com previsão de pancadas de chuva e risco de temporais isolados. No extremo sul, há risco de pancadas de chuva devido a instabilidade isolada que se desprendeu da frente fria que atua no norte da Argentina. Nas demais regiões a previsão é de predomínio de sol e elevação das temperaturas com forte sensação de abafamento devido ao tempo mais úmido. Durante a tarde, a instabilidade se espalha de forma isolada e há risco de pancadas de chuva e temporais. Associado aos temporais há risco de chuva forte localizada, raios e granizo bem isolado. Há risco de fortes rajadas de vento associadas aos temporais.

Temperatura Máxima prevista para hoje:

Zona Sul 32°C

Grande POA 33°C

Centro 32°C

Noroeste 35°C

Fronteira Oeste 33°C

Campanha 29°C

Litoral Norte 29°C

Serra 27°C

Planalto Médio 28°C

Bookmark and Share

La Nina:Fenômeno Climático perde força no Oceano Pacífico

27 de fevereiro de 2012 0

O Centro de previsão climática da NOAA acaba de divulgar seu boletim semanal. Nesta avaliação mais recente indicam que a temperatura no Oceano Pacífico Central ainda oscila em torno de 0,5°C abaixo da média (mínimo de temperatura para considerar presença do La Nina) apesar do aquecimento que o oceano apresentou, do centro ao leste do Oceano Pacifico central, nas últimas semanas (veja como diminuiu a área de água fria=La Nina).


Além disso, afirma que a circulação dos ventos na atmosfera ainda é condizente com a presença do Fenômeno Climático La Nina.


E, por fim, mantém o prognóstico de transição de La Nina para Neutralidade (sem influencia de La Nina ou El Nino) no prazo de março a maio.


Conclusão:


Em síntese, o La Nina AINDA NÃO ACABOU. Estamos no processo de transição de La Nina para Neutralidade Climática.



Previsão próximos meses: EL NINO??

Há muita especulação sobre a possibilidade de um El Nino no 2° semestre de 2012. No gráfico ao lado divulgado hoje no fim da manhão pela NOAA, a barra em vermelho que indica El Nino começa a aparecer no meio do ano, no trimestre AMJ (Abril/Maio/junho), porém com um probabilidade inferior a 10% de chance de ocorrer.

Entretanto, percebam que este percentual aumenta no 2° semestre e partir de agosto há 30% de probabilidade do Fenômeno Climático El Nino entrar em atividade, porém a probabilidade maior desde meados do outono ainda é de NEUTRALIDADE climática (barra verde), portanto, ainda é precoce falar de El Nino em 2012. É preciso aguardar os próximos prognósticos para e acompanhar a evolução deste possível aquecimento do Oceano Pacífico Central que poderá dar origem a um novo pisódio de El Nino.

Por enquanto, a certeza que temos é de que a Neutralidade Climática irá predominar entre os meses de outono e inverno no Hemisfério Sul.


O QUE TUDO ISSO SIGNIFICA?

Os prognósticos indicam que o fim da influencia do Fenômeno Climático La Nina está próximo, mas ainda não se concretizou. O clima ainda está sob influência do Fenômeno no RS, embora com fraca intensidade. Desde o mês de janeiro as frentes frias tem trazido mais chuva ao RS, sobretudo, ao meio leste do Estado como resultado da combinação do enfraquecimento do La Nina e aqucimento do Oceano Atlantico junto a costa do RS. O oceano atlântico mais quente do o normal tem impacto de favorecer a intensificação das frentes frias e isso ocorrerá novamente nesta semana quando uma frente fria irá trazer chuva ao RS entre a quarta e a quinta-feira. Veja post http://wp.clicrbs.com.br/centraldemeteorologiadarbs/2012/02/27/alerta-para-temporais-e-chuva-forte-nos-proximos-dias-no-rs/?topo=77,1,1,,,13


Podemos dizer que a recuperação das áreas afetadas pela seca está próxima, mas ainda não temos prazo definido para o fim da seca que ainda afeta o oeste do Estado. Nos meses de outono as frentes frias e os ciclones extratropicais devem trazer as chuvas intensas que gradativamente irão tarzer a recuperação dos recursos hídricos.

Bookmark and Share

Alerta para temporais e chuva forte nos próximos dias no RS

27 de fevereiro de 2012 0

Ao longo da terça-feira os ventos voltam a circular do quadrante norte/noroeste transportando calor e umidade da Amazônia trazendo de volta o abafamento. Em grande parte do dia, o sol irá predominar, mas a partir da tarde a combinação de umidade e calor vai provocar pancadas isoladas de chuva, sobretudo, em áreas da metade norte e oeste do RS. Os prognósticos indicam o risco de temporais em áreas isoladas do RS.


No mapa ao lado podemos acompanhar o índice de alerta para temporais gerado pela Somar com base na correlação das projeções de umidade, temperatura e pressão atmosférica geradas pelo modelo americano GFS que indica alto índice de alerta para amanhã em grande parte do RS (áreas em amarelo e vermelho), mas na quarta-feira os índices atingem níveis de alerta em grande parte do RS. Este indicativo sinaliza para o risco de chuva intensa e temporais.



Na quarta-feira o avanço de uma intensa frente fria vai distribuir a chuva pelo Estado e os prognósticos apontam para grandes acumulados num intervalo de 24 horas. O tempo fica fechado e chuvoso na maioria das regiões ao longo de todo o dia. Além da chuva, há risco de temporais com previsão de alta incidência de raios, risco de ventos fortes na metade norte do Estado com rajadas acima de 70 km/h e não se exclui o risco de granizo em pontos isolados. Devido aos altos volumes de chuva gerados num curto espaço de tempo há risco de transtornos como alagamentos e transbordamentos de rios. veja no mapa abaixo o volume de chuva gerado pelo modelo COSMO/INMET para ocorrer ao longo da quarta-feira

Clique na imagem para ampliar

Na quinta-feira a frente fria segue atuando no RS e mantém a chuva ao longo de grande parte do dia. Ainda irá chover forte em algumas áreas aumentando ainda mais os acumulados gerados na quarta-feira. O risco de temporais diminui, porém ainda podem ocorrer de forma isolada. Em conseqüência do tempo fechado as temperaturas irão variar pouco e a previsão é de mínimas na faixa dos 22°C e as máximas não devem passar dos 28°C no Estado.

Bookmark and Share

Nevoeiros antecedem dia de sol no RS

27 de fevereiro de 2012 0

A semana começa com temperaturas mais baixas em todo o Estado em relação aos últimos dias. Por enquanto de acordo com a leitura do INMET das 5h00 a menor temperatura é registrada em Bagé com 12,4°C e a maior do horário foi registrada em Tramandaí 21,2°C. Na capital as 5h00 o Inmet registrou 19,3°C. Entre o Planalto Médio, a Serra, o Litoral Norte e a Grande Porto Alegre a umidade relativa do ar está elevada com 98% em canela, 96% em Passo Fundo e 98% em São José dos Ausentes e 90% na capital. Em razão disso, há risco de NEVOEIROS e visibilidade reduzida até o amanhecer nos trechos do norte e nordeste do RS.

Nas próximas horas, o ar mais seco que atua na metade sul e oeste garante um dia ensolarado nessas regiões com previsão de índices de umidade inferior a 30% na Zona Sul, campanha e fronteira oeste. As temperaturas voltam a subir durante a tarde, com previsão de bastante variação de temperatura. No norte do Estado, o sol predomina entre nuvens e garante o gradativo aquecimento.

Zona Sul 28°C

Grande POA 32°C

Centro 31°C

Noroeste 34°C

Fronteira Oeste 32°C

Campanha 29°C

Litoral Norte 27°C

Serra 26°C

Planalto Médio 28°C

Bookmark and Share

Domingo será de sol na maior parte do Estado

26 de fevereiro de 2012 0

A ultima imagem de satelite (em anexo) mostra que as nuvens estão concentradas no norte e nordeste do RS onde ainda há registro de chuva fraca nesta manhã. Na metade sul e oeste o sol predomina.


Nas próximas horas uma massa de ar seco se espalha e favorece o retorno do sol a maioria das regiões com gradativa elevação das temperaturas. Entre a Serra e o Litoral Norte a nebulosidade persiste e deixa o ceu nublado a tarde e não se afasta o risco de garoa isolada. Na serra há risco de nevoeiros a tarde devido ao excesso de umidade. As temperaturas voltam a subir durante a tarde e a máxima irá passar de 30°C em grande parte das regiões, inclusive na Grande POA. Hoje a noite, os ventos soprando do quadrante sul irão predominar em todas as regioes promovendo a rapida queda das temperaturas, sobretudo, na metade sul do Estado. Nas areas da campanha, fronteira oeste e Zona Sul as temperaturas serão baixas a noite e a sensacao de frio devido aos ventos.

Temperatuta máxima prevista para hoje:


Zona Sul 29°C

Grande POA 30°C

Centro 30°C

Noroeste 32°C

Fronteira Oeste 30°C

Campanha 28°C

Litoral Norte 26°C

Serra 24°C

Planalto Médio 26°C


Amanhã ao avanço de uma massa de ar se co e frio vai garantir uma segunda-feira ensoalrada na maioria das regiões, com previsão de amplitude térmica, com frio pela manhã e rápida elevaçãodas temperaturas durante a tarde. No mapa abaixo voce pode ver nas áreas em azul que  a temperatura irá osacilar entre 12 e 15°C e em azul mais escuro a temperatura poderá ficar abaixo de 10°C. Durante a tarde, com o tempo aberto as temperaturas voltarão a subir com máximas superiores a 30°C.


Bookmark and Share

Fim de semana de instabilidade em parte do RS

25 de fevereiro de 2012 0

O sábado começa com muitas nuvens cobrindo o norte e oeste do RS. Nas demais áreas a nebulosidade é variável. A imagem de radar mostra chuva fraca na região da Serra de divisa com SC. Em relação as temperaturas, segundo a medição do INMET das 6h00 a menor temperatura é registrada em Santana do Livramento com 16,5°C. A maior temperatura do horário foi registrada em São Luiz Gonzaga com 24°C e na Capital fazia 21,7°C.


Nas próximas horas, a nebulosidade persiste em toda a faixa norte do Estado com previsão de intensificação da instabilidade. Há previsão de tempo chuvoso desde a Serra até o Litoral norte. Na Grande Porto Alegre, o sol aparece entre muitas nuvens pela manhã, mas as chuvas começam entre o fim da manhã e início da tarde e se prolongam até a tarde de domingo. No sul e oeste do Estado, o sol predomina ao longo do dia com previsão de rápido aquecimento.

Zona Sul  29°C

Grande POA 27°C

Centro 31°C

Noroeste 28°C

Fronteira Oeste 33°C

Campanha 30°C

Litoral Norte 26°C

Serra 24°C

Planalto Médio 26°C

Bookmark and Share

Bagé a caminho da recuperação

24 de fevereiro de 2012 0

 

Com o retorno das chuvas nas últimas na região de Bagé, apesar da principal barragem da cidade ainda ter volume de água insufuciente para suspender racionamento na cidade, já não se pode dizer que a cidade vive um período de seca. clique no gráfico para ampliar

No gráfico acima, é possível notar que desde o mês de julho de 2010, quando a cidade registrou 261,1 de precipitação, não chovia tanto na região. Com o volume parcial de chuva até o hoje Bagé já registrou 162,7 mm o que corresponde a quase 7 vezes o volume registrado no mês passado.

Nestes 24 dias do mês, a chuva aconteceu em 10 deles, em especial no dia 06 quando no intervalo de 24hs o volume de precipitação foi de 84 mm.

 

 

 

Em grande parte da região houve um recuperação, sobretudo, da umidade do solo, conforme pode ser visto no mapa ao lado gerado pelo CPTEC/INPE. Os índices na região de Bagé a umidade do solo passa dos 60%.

 

 

 

As temperaturas ao longo do mês foram altas na cidade. Em 10 dias a temperatura ficou acima de 30°C, com registro da MAIOR tempertura do ano no dia 18 com 35,2°C, segundo medições do INMET. As madrugadas também foram quentes e entre os dias 14 e 21 as mínimas ficaram acima dos 20°C.  E hoje, 6 dias depois da máxima do ano, o Inmet registrou o amanhecer mais frio desde o dia 03 de dezembro quando a temperatura mínima foi de 12,4°C.

 

Nas próximas semanas, as chuvas tendem a ficar mais frequentes em toda a campanha com boas perspectivas de recuperação do deficit hídrico.

Bookmark and Share

Mais um dia que começa com nevoeiros no RS

24 de fevereiro de 2012 0


A sexta-feira começa com formação de nevoeiros (em azul) e visibilidade reduzida no Vale do Rio Pardo e também no entorno da Lagoa dos Patos. Os nevoeiros poderão se espalhar em trechos do norte afetando a Serra, o planalto e até mesmo a Grande Porto Alegre.




Em relação as temperaturas é possível notar que uma massa de ar mais frio cobre o centro e sul do Estado enquanto que o norte ainda está sob influencia do ar mais quente e, por isso, as temperaturas estão baixando mais lentamente nessas áreas. De acordo com a medição das 6h00 a MENOR temperatura no RS é registrada em Bagé que tem 13°C – uma temperatura tão baixa na cidade não era registrada desde o dia 03 de dezembro de 2011 quando fez 11,6°C. Já na capital a temperatura é de 23°C e o ar não é tão úmido como ontem. Comparando os dados do aeroporto Salgado Filho, ontem a umidade era de 100% e hoje é de 94%.

Nas próximas horas, o tempo fica aberto no sul e oeste do Estado, com previsão de uma tarde ensolarada de baixos índices de umidade relativa do ar nessas áreas. Os índices irão ficar abaixo de 30%. O ar seco irá favorecer a grande variação térmica e em algumas áreas a amplitude será superior a 15°C.

Já no norte do Estado, as nuvens permanecem alternando com boas aberturas de sol ao longo do dia devido a presença do ar mais úmido, com risco de chuva isolada desde a divisa com SC até a Grande Porto Alegre, passando pela Serra e Litoral Norte.

Zona Sul  28°C

Grande POA 30°C

Centro 31°C

Noroeste 33°C

Fronteira Oeste 31°C

Campanha 29°C

Litoral Norte 30°C

Serra 26°C

Planalto Médio 29°C


CHUVA FORTE_________

No fim de semana, a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica, no mar, na altura da divisa do RS com SC mantém a instabilidade no norte e nordeste do RS com risco de chuva forte entre a tarde de sábado e manhã de domingo, principalmente. Entre a Grande Porto Alegre, o Litoral Norte e a Serra o tempo fica encoberto com chuva a qualquer hora a partir da tarde de sábado. Na divisa com SC a chuva começa mais cedo e praticamente todo o fim de semana será de chuva.  No sul e oeste do RS o tempo não muda e o sol continua predominando com previsão de calor durante as tardes.

Bookmark and Share