Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 5 março 2012

A semana será de forte calor no RS

05 de março de 2012 0

 

O prognóstico de chuva para os próximos 15 dias mostra que  por, pelo menos, uma semana teremos uma situação de bloqueio atmosférico impedindo a chegada de frentes frias ou ciclones extratropicais ao Rio Grande do Sul. Em consequencia disso, o sol irá predominar por vários dias seguidos em todas as regiões. Além disso, com a persistente circulação dos ventos do quadrante norte e noroeste transportando ar quente, as temperaturas ficarão elevadas neste período. Na segunda metade da semana, não podemos afastar o risco de chuva passageira e isolada associada mesmo ao ar quente que irá predominar pelo Estado, porém as “chuvas de verão” não devem atingir mais do que 10/20% das cidades gauchas.

 

Terça-feira:

Mais um dia de tempo seco em todo o RS. A previsão é de temperaturas na faixa dos 16°C nos campos de cima da Serra e dos 19 a 22°C pelo interior. O amanhecer será de nevoeiros e visibilidade reduzida em trechos do Vale do Taquari e Rio Pardo, Região Metropolitana, entorno da Lagoa dos Patos, Serra e vias de acesso ao Litoral.  Ao longo do dia, o ar seco garante mais uma tarde ensolarada e com temperaturas que irão passar dos 38°C no oeste e noroeste do RS. No Vale dos  Sinos na Grande Porto Alegre o calor também será intenso com máxima oscilando na faixa dos 38°C. No Litoral, a previsão é de sol e calor, bom para o veraneio.

 

Quarta-feira

A previsão é de mais um dia de predomínio de sol no RS, com risco de nevoeiros e visibilidade reduzida ao amanhecer.  As temperaturas mínimas ficam mais altas oscilando em torno de 21°C na maior parte das regioes. Nos altos da Serra, minima na faixa de 17°C. A tarde será de forte sensação de calor com máxima que poderá alcançar os 39°C nas áreas mais quentes do Estado. No Litoral, predomínio de sol e calor, com máxima passando dos 30°C nas praias do Litoral Norte.

De quinta-feira a domingo, o sol predomina na maioria das regioes mantendo a sensação de calor em todo o Estado. O que muda então? é a condição da atmosfera mais favorável a chuva passageira e isolada, típica de verão, que poderá afetar pequenas áreas a partir de quinta-feira, mas por enquanto os prognosticos indicam que essa instabildidade não será  significativa.

QUANDO A CHUVA RETORNA AO ESTADO ?

Os prógnósticos indicam que a chuva mais generalizada e forte só deve voltar ao RS na semana que vem com o avanço de uma intensa frente fria. O sistema frontal vai distribuir a instabilidade pelo Estado com alto risco de temporais, sobretudo, na terça-feira dia 13 de março.

No mapa de previsao de chuva (no começo do post), é possível identificar que os prognósticos indicam volumes acima de 100 mm em algumas áreas do RS. Além da chuva, a frente fria irá promover a queda nas temperaturas com perspectivas de um “refresco” ao calorão.

 

 

 

 

 

Segunda-feira ensolarada e quente no RS

05 de março de 2012 0



A semana começa com temperaturas altas e umidade relativa do ar elevada no RS. A imagem de satélite mostra NEVOEIROS e visibilidade reduzida na Zona Sul, no litoral, no Vale do Taquari e em trechos da Região Metropolitana (imagem de satélite ao lado).

Segundo medição do INMET das 5h00 a menor temperatura era de 14,5°C em São José dos Ausentes, a maior temperatura foi de 24,1°C em Mostardas e Rio Grande. Em Porto Alegre a temperatura foi de 21,5°C.



Nas próximas horas, o ar seco e quente garante uma segunda-feira ensolarada em todas as regiões com rápida elevação das temperaturas e forte sensação de calor. Os índices de umidade relativa do ar entram em queda e oscilam em torno de 30% durante a tarde em grande parte do interior do Estado. A radiação ultravioleta atinge valores extremos devido ao predomínio de céu limpo.


Temperatura Máxima prevista para hoje:

Zona Sul 32°C

Grande POA 36°C

Centro 34°C

Noroeste 35°C

Fronteira Oeste  34°C

Campanha 33°C

Litoral Norte 31°C

Serra 29°C

Planalto Médio 32°C