Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

1° onda de frio intenso de 2012 está a caminho do RS

26 de março de 2012 0

A massa de ar polar que vai atingir o Rio Grande do Sul nos próximos dias será o que nós meteorologistas chamamos de continental, pois esse fenômeno vai cruzar os Andes a partir do Oceano Pacífico diretamente em direção ao Estado. Com isso, nessa viagem até o Rio Grande do Sul, se deslocando pelo continente tende a manter suas características e potencia de ar seco e frio até atingir o Estado. A trajetória da massa de ar polar será de oeste para leste, conforme mostra o esquema abaixo baseado no campo

clique na imagem para ampliar

A situação mais comum é a massa de ar polar avançar mais de sul (sul do continente argentino em direção ao Uruguai e Brasil) para o norte tendo parte dela sobre o oceano, o que diminui sua capacidade de gerar frio intenso.


A previsão é de um amanhecer de quarta-feira com temperaturas de inverno em grande parte do RS e de mínimas que poderão cair perto de ZERO grau nos altos da Serra. Os prognósticos indicam que as temperaturas mínimas da quarta-feira e quinta-feira da semana que vem tendem a ter apenas um dígito na maioria das áreas, inclusive na Grande Porto Alegre.

Com o núcleo do ar polar (parte mais intensa da massa de ar frio) entre o continente e o mar, na quinta-feira ainda poderemos ter baixas temperaturas e forte sensação de frio entre a madrugada e amanhecer em áreas da Serra, Grande Porto Alegre, entorno da lagoa dos Patos e Litoral.


2.Previsão de temperatura mínima para a quarta-feira (28/03):


CAMPANHA 6/8°C

PLANALTO MÉDIO 6/8°C

FRONTEIRA OESTE 7/9°C

CENTRO 7/9°C

NOROESTE 4/7°C

SERRA 1/3°C

GRANDE POA 8/10°C

ZONA SUL 9/11C

LITORAL 12/15°C


3. TARDE MAIS GELADA DE 2012 (até agora)


As tardes de terça e quarta-feira serão as tardes MAIS FRIAS DE 2012 até agora. Na terça-feira a tarde será MAIS GELADA na campanha, na Serra e na Zona Sul com temperatura que não deve alcançar os 20°C.

Na quarta-feira, a tarde será MAIS GELADA nas regiões do Planalto Médio e da Serra gaucha.


Temperatura Máxima prevista para AMANHÃ terça-feira:

CAMPANHA 17/19°C

PLANALTO MÉDIO 16/18°C

FRONTEIRA OESTE 18/20°C

CENTRO 17/20°C

NOROESTE 17/20°C

SERRA 14/16°C

GRANDE POA 19/21°C

ZONA SUL 15/17°C

LITORAL 19/22°C


Bookmark and Share

Envie seu Comentário