Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 29 abril 2012

A semana irá começar gelada no RS

29 de abril de 2012 0

Uma massa de ar polar avança da Argentina em direção ao RS transportando ar seco e frio em direção ao Estado. A segunda-feira ainda começa com muita umidade e nuvens no leste pela manhã, sobretudo da Serra ao Litoral. A tarde o sol volta a brilhar em todas as regiões. O frio do amanhecer se intensifica com previsão de mínima na faixa dos 3 a 5C em grande parte do oeste, noroeste, campanha e Planalto Medio. Os prognósticos mais atualizados indicam mínima de 2C em Bagé e em Uruguaiana. Nos altos da Serra, em Bom Jesus mínima de 3C. Na Grande POA 10C.  Há risco de geada isolada em pontos da fronteira oeste e sul.Ao longo do dia, com os ventos soprando fortes do quadrante sul a tendência é de um dia com sensação de frio mesmo com o predomínio de sol em todas as regiões. Assim que o sol se puser o ar gelado toma conta de todas as regiões.

A terça-feira terá o amanhecer mais gelado da semana. O dia irá começar com tempo aberto e baixas temperaturas em todo o Estado. As mínimas chegarão perto de zero grau nos altos da Serra e na fronteira oeste. O risco de formação de geada se amplia para áreas do centro e leste, incluindo a Serra. A tarde de terça-feira será de sol e de temperatura mais agradável em todo o Rio Grande do Sul. O mar fica agitado no litoral norte do RS e em todo o litoral de SC com ondas que poderão passar de 3 metros junto a costa.

A partir de quarta-feira a massa de ar polar se afasta do Estado e permite que os ventos passem a soprar do quadrante norte promovendo aquecimento até até o fim da semana. A partir de sexta-feira as temperaturas maximasirão se aproximar de 30C no interior do Estado.

Domingo de tempo instável e frio no RS

29 de abril de 2012 0


O  domingo começa com frio e úmido em grande parte do RS. A ultima imagem de satélite mostra muitas nuvens cobrindo o Estado nesta manhã. A menor temperatura registrada pelas estações automáticas do Inmet foi de 8.3C em São Jose dos Ausentes. Na capital o dia começou 13.8C.  Em grande parte do interior as mínimas ficaram abaixo de 10°C. Algumas delas:

Santana do Livramento (Pcd)-RS                  7.2°C     
Santa Rosa (Pcd)-RS                             9.4°C     
Cangucu (Pcd)-RS                                9.0°C     
Cacapava do Sul (Pcd)-RS                        8.5°C     
Alegrete (Pcd)-RS                               9.9°C             
Bage (Pcd)-RS                                   8.9°C     
Erechim (Pcd)-RS                                9.9°C    
Sao Jose dos Ausentes (Pcd)-RS                  8.3°C     
Sao Borja (Pcd)-RS                              8.4°C     
Passo Fundo (Pcd)-RS                            9.4°C     
Cruz Alta (Pcd)-RS                              8.8°C     
Quarai (Pcd)-RS                                 9.4°C     
Sao Gabriel (Pcd)-RS                            9.6°C             
Soledade (Pcd)-RS                               9.7°C


Desde a meia noiete até as 9h00 os maiores acumulados de chuva ocorrem em Rio Grande com 31.8 mm, em Mostardas choveu 16.2 mm,no chuí choveu 11.2 mm, 9,2 mm em Porto Alegre e 7 mm em Jaguarão.

Nas próximas horas, a tendência é de gradativa redução das nuvens na parte oeste do RS, com previsão de predomínio de sol. No leste e sul a previsão é de instabilidade com períodos de nebulosidade alternando com sol e chuva fraca. Ao longo do dia, o tempo fica ventoso em todo o litoral e entorno da Lagoa dos Patos. Os ventos irão predominar do quadrante sul/sudoeste transportando ar frio para o Estado e por isso não irão permitir elevações significativas das temperaturas. A tarde será fria no Estado. Vejas as máximas previstas para hoje:

Zona Sul  16C

Grande POA 18C

Centro 18C

Oeste 15C

Campanha 15C

Planalto Médio 14C

Serra 15C

Litoral 19C