22 set07:42

Primavera começa nesta sexta

A primavera começa nesta sexta-feira às 6h04min e promete ser menos chuvosa do que o inverno, com a atuação do fenômeno La Niña, que deixa a precipitação menos intensa. Apesar disso, o primeiro dia da estação virá acompanhado de chuva, por causa da chegada de uma frente fria.

Nos próximos três meses a quantidade de chuva deve diminuir, podendo ficar abaixo da média esperada para Santa Catarina. Isso acontece devido ao retorno da La Niña, que reduz os volumes de precipitação.


Apesar dos primeiros dias serem instáveis, Primavera promete menos chuva para Santa Catarina.


De acordo com os meteorologistas da Epagri/Ciram, Clóvis Corrêa e Gilsânia Cruz, as frentes frias que vão passar por Santa Catarina trarão pouca chuva e as instabilidades, que se deslocam do Paraguai em direção ao Estado, serão menos intensas. Mesmo assim, eles alertam que grandes volumes de precipitação, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano.

Em outubro, a chuva ainda deve ocorrer com mais frequência, mas dentro do esperado. O mês é caracterizado por volumes altos, com média mensal de 210 a 280 milímetros, no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180 milímetros do Planalto ao Litoral. Já em novembro e dezembro, a previsão aponta quantidade de chuva abaixo do esperado, variando entre 130 e 200 milímetros.

Já o primeiro dia da primavera trará o retorno da chuva a Santa Catarina. A formação de um ciclone extratropical sobre o Paraná deve deixar o céu encoberto em todo o Estado. Há chance de chuva na manhã desta sexta-feira, na região Oeste e entre tarde e noite nas outras.

O meteorologista Leandro Puchalski alerta que há possibilidade de chuva forte nas cidades mais ao Norte. Os volumes devem ficar entre 40 e 60 milímetros da Serra ao Litoral. As rajadas de vento ficam entre 70 e 100 km/h. Deve-se evitar o mar para qualquer tipo de atividade.


DIÁRIO CATARINENSE

Por

Comentários