25 out08:49

Confusão marca a chegada das delegações para a disputa da 11ª Olimpíada Estudantil Catarinense

Darci Debona | darci.debona@diario.com.br

Uma confusão marcou a chegada das delegações para a disputa da 11ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), que tem a abertura prevista para as 20h desta terça-feira, no ginásio do SESC, em Chapecó.

A equipe de Blumenau foi barrada no início da noite de segunda-feira na Escola Estadual Zélia Scharf. De acordo com o diretor da escola, Jubilei Dalcin, houve uma determinação da Gerência Regional de Educação para não permitir a entrada.

A liberação de cinco escolas estaduais para alojar as delegações chegou a ameaçar a realização da competição na semana passada, quando houve um acordo para a liberação. Por volta das 18h30min, quando a escola tinha até um mural escrito: “Bem Vindos atletas de Blumenau”, veio a ordem para parar.

A informação é de que a Gerência de Educação exigia um plano de reposição de aulas. De acordo com o professor de Filosofia Pedro Vieira, o plano de reposição foi encaminhado, prevendo pesquisas como atividade de recuperação.

Os diretores da Fundação de Esportes de Blumenau ficaram indignados com a situação. Um ônibus com 35 pessoas, incluindo treinadores e a equipe de Ginástica Rítmica, foi impedido de entrar na escola. A equipe foi até o local de jantar, enquanto aguardava uma decisão.

— Fomos pegos de surpresa — disse o diretor da Fundação de Esportes de Blumenau, César Paulista.

Ele já cogitava levar a equipe para o hotel, mas não sabia o que fazer com o restante da equipe que viria a Chapecó, totalizando 315 pessoas.

Às 21h10min, o secretário de Esportes de Chapecó, Clóvis Marinello, chegou na escola e fez uma reunião a portas fechadas com o diretor da escola. Ás 21h40min, a reunião encerrou-se e foi anunciada a liberação.

— Houve um impasse, um mal-entendido — afirmou Marinello.

Só após às 22h é que as crianças chegaram na escola.

— Nunca vi isso acontecer — disse a técnica Cristiane Mogk, quando já eram 22h30min.

Ela afirmou que até arrumar o local e as meninas tomarem banho passaria das 23h e, na manhã desta terça-feira, a equipe tem treinamento.

— Ainda bem que a competição não inicia-se hoje senão o rendimento seria prejudicado — concluiu.

Por

Comentários