07 nov11:52

Administradores de 1981 comemoram 30 anos de formatura

A turma que concluiu o curso de Administração em 1981 na Fundeste, hoje Unochapecó, realizou encontro para comemorar os 30 anos de formatura. Os administradores confraternizaram pela data juntamente com familiares, no sábado, 5 de novembro. Desde a formatura essa turma realiza anualmente dois ou três encontros de confraternização e, com isso, o do último sábado foi o de número 92.

Com a colação de grau realizada em 16 de dezembro de 81, os 45 administradores tiveram como paraninfo o então professor Galdino Rossetto e como patrono o prefeito da época, Milton Sander. A homenagem especial foi para a Associação dos Administradores do Oeste de Santa Catarina e o orador foi Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira.

Hoje os membros da turma atuam em Chapecó e outras cidades de Santa Catarina e de outros Estados, em diversas áreas, como profissionais da administração, executivos de grandes empresas, consultores e empresários. Muitos deles tiveram ou têm filhos que estudam na Unochapecó, em diversos cursos, entre eles Administração.

Ao aconselhar os acadêmicos de hoje, Dimar Paulo Frozza, um dos formandos da turma, diz que é importante estabelecer metas a longo e a curto prazos. Atualmente diretor da área de fumo da Souza Cruz para as três Américas, a exceção dos Estados Unidos, ele exemplifica dizendo que se a meta é ganhar o campeonato, o foco deve ser ganhar a partida. – É preciso que os estudantes entendam que nunca sabem tudo a ponto de não querer ouvir os outros – alerta ele. Outra lição transmitida por Dimar é que, independente da universidade onde se cursa a graduação, quem faz o bom profissional em 90% é ele mesmo.

Sobre o que mudou nestes 30 anos, Luiz Antônio Lise, que atua como consultor, assinala as ferramentas diferenciadas que o administrador utiliza hoje e que facilitam o processo de gestão. Destaca que as informações estão mais rápidas e os dados disponíveis são mais exatos,  o que facilita a tomada de decisões. Lembra que as informações são muito ágeis, em áreas como finanças, estoques e vendas, contribuindo para mudar conceitos.

Paulo Henrique Signori, que possui uma empresa de representação comercial, diz que uma das dificuldades de se estudar há 30 anos atrás estava em bancar o estudo. Lembra a maturidade que a turma tinha, com rumos definidos para seguir, e que praticamente todos já atuavam, ao mesmo tempo em que estudavam.

A integração da turma é citada por Mariangela Iop de Oliveira ao destacar que sempre houve, nos encontros festivos, a participação dos formandos com os familiares. – Inicialmente eram as namoradas ou namorados, depois as esposas ou esposos, após vieram os filhos e agora os encontros de confraternização já ocorrem com a presença de netos de alguns dos formados de 81 – disse.

Claudio Rotava, que tem uma empresa de corretagem de seguros, destaca o sucesso profissional dos integrantes do grupo. Indica que são administradores, empresários, executivos, fazendeiros, funcionários de órgãos públicos e dirigentes de grandes empresas, bem sucedidos e que assimilaram o lema da turma, ter compromissos com o presente, lembrar e valorizar o passado e de pensar o futuro.

Os membros da turma

A turma de administradores iniciou as aulas no começo de 1978 com 50 integrantes. Alguns saíram do grupo e outros entraram nos quatro anos de curso. No total, os 45 que concluíram o curso de Administração em 1981 foram: Ademar Fontana Cardoso, Ademar Francisco Simon, Ana Cristina Beal, Antenor Bonzanini, Antonio Carlos Teston, Ari Antônio Sfredo, Bento Garcia, Claudio Rotava, Dalva de Araújo Oliveira, Dimar Paulo Frozza, Elisete Begnini, Érica Dorr Michel, Henrique Pesavento, Hermenegildo Vanoni, Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira, Ione Marisa Tormen, Irineu Krause, Ivânia Vicini, Jacir Wustru (falecido), José Carlos Roversi, José Lopes Brum, José Nilo de Souza, Júlia Santin, Jussara de Arruda, Lisete Maria Bugnotto Frozza, Luis Gonzaga Garcia, Luiz Antônio Lise, Mara Alice Reschke (falecida), Mariangela Iop de Oliveira, Neuri Luiz Geremia, Odilce Magnanti, Olivia Giovanini, Osmar Buss, Paulo Henrique Signori, Rejane Marin, Reni Bellei, Romildo Bigolin, Roque Pereira, Rosa Capitânio, Sérgio Schwartz, Telmo Zanin, Valdir Baldin, Vergílio Bisi, Vilson Vanoni (falecido) e Vitoriano de Souza.


Por

Comentários