13 nov14:04

Por nocaute, catarinense Junior Cigano conquista cinturão dos pesos-pesados do UFC

Daisy Trombetta |daisy.trombetta@diario.com.br

O catarinense Junior Cigano dos Santos é o melhor do mundo dos pesos-pesados do Ultimate Fighting Champioship (UFC). Ele conquistou o cinturão na madrugada deste domingo, após nocautear em pouco mais de um minuto o lutador norte-americano Cain Velásquez.

A luta começou por volta das 0h30min com Velásquez tentando partir para cima do brasileiro e arriscando chutes e quedas. Cigano acertou um golpe fulminante, que fez o adversário cair no octógono.

O árbitro John McCarthy interrompeu a luta com 1min04s.

Cigano é o primeiro brasileiro a ter o cinturão dos pesos-pesados do UFC.

Festa em família e na cidade natal de Cigano

Em Caçador, no Meio-Oeste catarinense, onde reside a família do lutador, a festa se espalhou pelas ruas, após parentes e amigos se reunirem para assistir ao combate.

A mãe do lutador, Maria de Lurdes dos Santos, tinha certeza que o filho venceria a luta e, há vários dias, havia reforçado os pedidos de proteção para Nossa Senhora Aparecida.

— Eu sabia que meu filho traria o cinturão para casa. Sempre estive muito confiante — disse.

A certeza da mãe se deve, em partes à ascensão meteórica de Cigano no UFC. Ele estreou contra o conceituado Fabrício Werdum no UFC 90, em outubro de 2008, com um nocaute espetacular. Depois, ele venceu Stefan Struve e a lenda croata Mirko Cro Cop.

As próximas vítimas foram Gilbert Yvel e o brasileiro Gabriel “Napão” Gonzaga. Antes de disputar o cinturão, ele derrotou o “gordinho” Roy Nelson e o poderoso Shane Carwin. Após esta última vitória, no UFC 131, ele ganhou a chance de enfrentar Velásquez.

Cigano estreou no MMA no Demo Fight, em 16 de julho de 2006. Sua única derrota ocorreu em 2007, para Joaquim Ferreira. Com a vitória deste domingo, ele chegou a um cartel de 14 vitórias e uma derrota.

Por

Comentários