28 nov20:30

Vereador é encontrado morto e polícia trabalha com homicídio

Darci Debona | darci.debona@diario.com.br

O vereador Marcelino Chiarello (PT), de Chapecó, foi encontrado morto por volta das 11h30 de ontem em sua residência, no bairro Santo Antônio. Seu filho, de 10 anos, e sua mulher, que é professora, chegaram em casa e viram o vereador enforcado numa fita de nylon, amarrada na janela, num quarto de visitas. Mas o que inicialmente parecia suicídio começou a ser tratado como homicídio pela Polícia Civil no início da tarde.

-Temos indícios que indicam não se tratar de suicídio- afirmou o delegado Augusto Melo Brandão.

Devido à repercussão do caso na cidade foi criada uma comissão que, além de Brandão, reúne os delegados Alex Passos, Ronaldo Neckel Moretto, Fabiano Toniazzo e Danilo Fernandes.

O delegado Alex Passos foi o primeiro a levantar a suspeita de que havia sido forjado um cenário de suicídio. Passos viu que a fita estava amarrada muito alto e o vereador não teria como ter amarrado e colocado a fita no próprio pescoço sem o auxílio de um banco, o que não havia no local. Além disso havia muito sangue no quarto, o que é incomum num suicídio. Havia inclusive sinais de sangue nas costas de Chiarello. Depois, na necropsia, foi encontrado um hematoma na parte de trás da cabeça, o que indica que ele levou uma pancada. Além disso o nó da fita tinha uma circunferência de 37,5 centímetros e, o pescoço do vereador tinha 40 centímetros, o que indica que foi amarrado antes de o vereador ser suspenso. O sangue também coagulou no sentido do olho para a orelha, como se estivesse deitado, e não de cima para baixo, como seria num enforcamento.

Marcelino Chiarello era conhecido por sua atuação combativa no legislativo, onde fazia oposição à atual administração. Os delegados afirmaram que estão sendo trabalhadas várias hipóteses para o crime, tanto pessoal quanto política.

– Queremos esclarecer o crime o quanto antes – afirmou o delegado Moretto.

A vereadora Ângela Vitória disse que, no sábado, Chiarello disse que iria pedir escolta policial, mas em tom de brincadeira. O suplente de vereador Euclides Silva disse que recebeu ligações de Chiarello na sexta-feira, no sábado e no domingo, onde ele pedia para assumir o legislativo por uns dias.

– Ele disse que estava com medo pois havia feito várias denúncias – afirmou.

A deputada estadual Luciane Carminatti (PT), que foi colega de Chiarello na Câmara, estava emocionada. –Dói muito- disse.

A Prefeitura decretou luto por três dias. A Escola Pedro Maciel suspendeu as aulas na noite da segunda e nesta terça-feira. O vereador será velado inicialmente na Câmara de Vereadores e depois na Salão Comunitário do Bairro Santo Antônio. O enterro está previsto para às 15 horas, desta terça-feira, no cemitério Jardim do Éden.

Por

18 Comentários »

  • Smaniotto disse:

    A que ponto chegamos!? A crueldade do Homem não tem limites. Quando encontramos pessoas que denunciam a corrupção são apagadas. Não dá para acreditar que isso acontece também em Chapecó. Assim a corrupção se alastra em todos os níveis. Depois, a gente reclama de Brasília!!! Chegamos ao nivel de dar mãos à palmatória à desonestidade também em Chapecó. Quero ver se no próximo ano, quando chegarem as eleições alguém vai lembrar…

  • Leani disse:

    Realmente, é absurdo que ainda impere esse tipo de situação em Chapecó, tal qual há 60 anos, quando ocorreu uma chacina na cidade. Agora, outra barbaridade é o clicrbs não ter essa notícia em nível estadual. Será que quer proteger alguém?

  • Juliano Zanotelli disse:

    Bom dia Leani.
    a matéria foi publicada no clicRBS estado. seguem os links:

    28/11/2011 | 23h41min
    Morte de vereador de Chapecó pode ter sido homicídio
    http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3578286.xml

    28/11/2011 | 14h16min
    Polícia investiga morte de vereador em Chapecó
    http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3577389.xml

  • Ana disse:

    A Leani tem razão.
    Mesmo com as publicações apontadas por Juliano, procurei no site do clicrbs e não há manchete da notícia.
    Penso que esta não é uma notícia local para ficar como uma nota no site.

  • Juliano Zanotelli disse:

    Ana, a matéria é capa do Diário Catarinense desta terça-feira.

  • PAULO disse:

    NÃO BASTASSE FRAUDES, SUPERFATURAMENTOS, MANDOS E DESMANDOS , AGORA ASSASSINATO . TEM ALGO DE PODRE NO REINO DE CHAPECÓ , INFELIZMENTE

  • Nilton disse:

    Provavelmente, estas pessoas que praticaram o assassinato foram mandadas.
    Solicitem (imprensa e policia) que os autores deste crime se entreguem para não serem assassinados como queima de arquivo.

  • Haroldo Antonio Lummertz disse:

    Não tem jeito. Vai sobrar para um “zé ninguém” contratado por 5 pratas para matar. O mais provável é que os nomes dos mandantes deste crime nunca sejam divulgados, muito menos punidos. Viva Chapecó, o Velho Oeste é aqui.

  • Rafael disse:

    Voltamos ao faroeste! Literalmente!
    E por que a notícia não passa em rede nacional?

  • alã disse:

    parem de fazer política em cima de um caso lamentavel…
    vamos dexa a polícia investigar e descobrir, não podemos acusar alguém sem provas, tenho certeza que as investigações vão elucidar este fato e torço para que seja o quanto antes, agora falar que os nossos homens públicos de chapecó são bandidos e assassinos é bem forte, quem o fez vai pagar com certeza, mas quero aqui colocar um ponto no fato de estarem dizendo que chapecó é terra de bandidos e coronéis, axo que o nosso poder público é eficiente e bem claro, chapecó esta num crecimento formidavel e nossos homens públicos tem uma visão de futuro invejavel, nunca chapecó teve em uma situação tão previligiade diante do contexto nacional, temos a menor tarifa de transporte coletivo, vagas de trabalho as pamparas, até falta gente para trabalhar, tanto que nóssas agro-industrias estão garimpando pessoas de outros municípios para trabalhar, a cada esquina é uma empresa nóva que esta abrindo, bem recente anunciado a chegada da empresa randão de caxias do sul que vai transferir a fábricas de câmaras frigoríficas de caxias do sul para chapecó criando 450 empregos diretos e com certeza milhares de empregos indiretos, graças a um grande esforço do nosso prefeito e o nosso governador do estado que abriram portas para isso acontecer, bem diferente de outros tempos onde grandes empresas que queriam se estabelecer em chapecó acabaram por desistir e se instalaram em outros municípios da região, sem contar as tantas que fecharam as portas em chapecó e abriram em outras cidades…
    emfim, só quero colocar meu ponto de vista, e imagino que esses comentários denegrindoa imagem do povo de chapecó não faz bem a ninguem, dexamos as investigações correrem de forma limpa que é o certo e confiar na compet~encia dos nossos delegados de chapecó que sãp pessoas qualificadas…
    não vamos dexar um fato lamentável como este virar bandeira e denegrir tanto assim a imagem do povo de chapecó que é ordeiro e trabalhador.

  • batista disse:

    AO COLEGA ANTERIOR
    Acredito que vossa pessoa conhece muito não somente questões políticas como questões estruturais de uma sociedade de todos os aspectos…Porem precisa se informar a respeito do porque de tantos descasos que ocorrem na minha cidade de Chapecó e penso que se não o conhece a cidade e a política de organização industrial do municipio nem deveria publicar asneira como seu infeliz comentário…Para você ter uma idéia a falta de mão-de-obra nas Agro-industrias de Chapecó é o resultado de um modelo/sistema que se arrasta por séculos desde a Revolução Industrial e Francesa, onde o trabalhador é submetido a exploração/escravisação, porem hoje ocorre de forma democrática embora seja não transparente. Porem caro colega muitos cidadãos Chapecoense estão se instruindo e se qualificando e essa atitude dessa nova geração faz com que não aceite condições inadequadas/explorativas como ocorre nas agroindustrias e felismente que isso esta ocorrendo, porque vai chegar um tempo que os trabalhadores do interior de outros municipios como quase todos os trabalhadores agroindustriais irão adoecer e parar em uma clinica construidas aqui na cidade para atender especialmente os debelitados desses estabelecimento de trabalho. Fico feliz porque o problema seria evitado se não tivessemos um espirito colonialista em nossa cidade, onde o CAPITAl não permite encontrar saudaveis soluções. Quanto ao triste e lamentável episódio que ocorreu em Chapecó ao contrário do que você sossegadamente pensa acredito que não se deve calar mesmo,porque um colega que batalhou não semente pela EDUCAÇÃO mas como em todos os aspectos da sociedade não deve ser envão sua partida…CLARO QUE Chapecó se desenvolve progressivamente e talves seja pelo esforço de todos os Chapecoense,mas o que me parece é que o colega ou deve ser um infeliz partidário da direita ou não deve se importar ou reconhecer o trabalho de um grande homem que foi MARCELINO CHIARELLO…o povo de chapeco jamais perderá sua alegria ou orgulho de ser desse chão porem por enquanto estamos de LUTO e com muita INDIGNAÇÃO.
    Espero que leia essa mensagem e volte a se escolarizar meu caro amigo…Porque primeiro lugar a vida e a JUSTIÇA e consequentemente as ações eticas, as corrupções e desvaneio não devem ser toleradas e futuramente certamente muitos MARCELINOS SURGIRAM…

    EVITE ESCREVER BOBAGENS MEU AMIGO…porque tem vagas nas agroindustrias de Chapecó e se desejar trago-o seu curriculo e seja feliz, ou melhor realize seus sonhos …
    Um abraço

  • MOACIR disse:

    MAIS UM MARTIR NA TERRA SEM LEI DO VELHO OESTE

  • julio disse:

    devo dizer que o sr esta totalmente equivocado, vc conhece sua cidade?
    vc nasceu aqui?
    ja tem mais de 50 nos de idade?
    é empresário estabelecido?
    sua infeliz colocação não agrega nada ao municipio de chapecó, ao contrário.
    minha vida é bem realizada graças ao meu trabalho, tenho uma familia maravilhosa que me respeita e não preciso ficar falando mal do meu municipio, quanto a vc axo que esta bem mal informado, axo que deve voltar para a escola, mas digo na escola da vida, seja menos radical, olhe a vida sem uma bandeira na mão.
    o povo e a imprensa de chapecó são imparciais, e os homesn públicos são de fato competentes
    mas que me diz das blindagens de brasilia, onde podem tudo e fazem tudo, e simplesmente a presidenta da republica blinda a quem ela quiser … como todos os escandalos da governo que la esta
    mas em chapecó graças a Deus o povo é honesto e trabalhador, com algumas exeções.
    muita bandeira, conversa fiada e fanatismo.
    pense nisso amigo batista
    eu concordo plenamente com o senhor Alã, nem o conheço
    mas é muito coerente o que ele falou,
    parabéns.

  • Aline disse:

    É infelismente mais uma pessoa se foi..MARCELINO uma pessoa honesta que só queria trabalhar em favor da sua comunidade..e pessoas que so querem fazer o uso do nosso dinheiro acabam fazendo o que fizeram.Entram na POLITICA DE CHAPECÓ ACHANDO QUE É UM PARQUE DE DIVERSÃO OU UM CIRCO PENSANDO QUE SOMOS PALHAÇOS E NÃO VEMOS AS COISAS.PALHAÇOS SÃO ESSAS PESSOAS QUE FAZEM ESSE TIPO DE COISA.QUE NÃO TEM VERGONHA NA CARA DE ACEITAR O QUE FAZEM DE ERRADO NA NOSSA SOCIEDADE.ESSAS PESSOAS SIM DEVERIAM SER MORTAS..E NÃO OS CIDADÃO DE BEM QUE SO QUERIA AJUDAR A SOCIEDADE.ISSO NÃO PODE FICAR ASSIM..TEMOS QUE TIRAR A MASCARA DESSAS PESSOAS QUE SE FAZEM DE SANTAS E VÃO NA TV PEDIR VOTO..PROMETENDO A MUDANÇA..TEMOS QUE ESCOLHER MUITO BEM AS PESSOAS PARA NOS REPRESENTAR.CHEGA DE COLOCAR BANDIDOS.LADROES..

  • ademir paulo disse:

    é infelismente a unica pessoa neste momento,que estava tentando impedir que tomem posse de chapeco, porque a impressão que da é que agora a cidade tem “donos” tudo tem que estar de acordo com o que estas pessoas do “bem ” querem se não vc corre muito perigo. estão dominando tudo não querem nada nem ninguemna oposição a eles , e se colocam como pessoas acma de qualquer suspeita …e a imprensa de chapeco que em epocas anteriores era uma grande defesa da sociedade hoje da a impressão que esta amarada a não sei o que ou a serviço de quem…so divulga o que convem a quem ” manda ” ma s uma hora a coisa vem a tona porque não se pode enganar todos o tempo todo…..

  • ALEX CASARIN disse:

    Pessoal não adianta reclamarem de Brasilia de chapeco etc….Nos todos estamos tentando achar uma desculpa para o acontecido e fazer de conta que esta tudo bem, vejam bem irá passar alguns meses e todos esquecerão, infelizmente….é o que acontece diariamente em nossas vidas.Somos em minha opinião uma cambada de acomodados aceitamos tudo sem protestar sem fazer nada. Chapecó esta ha anos sendo comandada por politicos e empresarios de grande escalão…todos sabem disso, mas nós não aceitamos por se tratar de nossa cidade maravilhosa. Sabeme também que independente do partidos eles irão nos roupar e essa politica que o brasil tem é dessa maneira em todo o lugar só que em chapeco esta demais, temos que dar um basta desses coroneis mostrar para eles que o povo tem foça sim e pode mudar a historia de chapeco.

  • nadia disse:

    MUITO BOM SENHOR BATISTA.NAO MORO EM CHAPECO E NAO SEI COMO FUNCIONA A POLITICA DE LA.MAS UMA COISA TENHO CERTEZA,NAO PODEMOS FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS COM UM ACONTECIMENTO DESSES,É FATO QUE EXISTE ALGO MUITO ESTRANHO, E CALAR SO VAI FAZEE COM QUE PESSOAS VOLTEM A FAZER OQUE FIZERAM COM ESSE VEREADOR.LAMENTO MUITO, POIS ESSAS PESSOAS QUE COLOCAM PANOS QUENTES SOBRE O CASO TAMBEM ERAM BENEFICADAS PELO TRABALHO DO VEREADOR, JA QUE ERA PELO POVO QUE ELE TRABALHAVA, INDEPENDENTE SE ERA PARA A, B OU C…
    CARO AMIGO BATISTA, VIREI SUA FA E CONCORDO INTEIRAMENTE EM TUDO OQ FOI DITO.
    PRECISAMOS CONTINUAR LUTANDO POR JUSTIÇA, MAS LAMENTO A IGNORANCIA DE UNS.

  • elisabeth disse:

    Estou impressionada com alguns comentários, principalmente dessa pessoa, Alã. Que postura subserviente, como se geração de empregos fosse um favor de quem detém o poder e o dinheiro, ou esses donos dessas indústrias ou empresas não fizessem isso apenas pelo lucro que esses empregos geram, e os trabalhadores que fazem o serviço pesado, braçal e mal remunerado, devessem estar eternamente agradecidos por conseguirem apenas sobreviver. O que se discute aqui é dignidade e justiça. A partir da hora em que se acha que a morte de outro ser humano importa menos que o crescimento econômico de uma cidade, é porque já estamos beirando a barbárie. Não queremos denegrir a imagem de Chapecó? Ótimo… Então vamos torcer que esse crime brutal seja esclarecido.

Comentários