Juliano Zanotelli | juliano.zanotelli@rbsonline.com.br
Sobe para 20 o número de cidades em situação de emergência devido a estiagem que afeta a região Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina. Entre os 20 municípios, apenas 8 tiveram o decreto homologado pela Defesa Civil Estadual até o fim da tarde desta quarta-feira. O órgão ainda não recebeu a documentação das outras 12 cidades.
Há mais de 40 dias não é registrada uma chuva representativa na região. E a previsão do tempo para os próximos dias no Oeste não é das melhores. Segundo o metereologista da Central RBS, Leandro Puchalski, a chance de chuva existe, mas de maneira isolada e em poucas cidades da região.
Em Ponte Serrada, o rio que abastece a cidade está 80 centímetros abaixo do normal. Mesmo assim, não faltou água nos reservatórios da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Porém, um caminhão pipa teve de fazer o abastecimento em comunidades do interior.
A chuva da noite de terça-feira amenizou a situação do abastecimento, mas não aliviou os prejuízos nas lavouras de milho e soja. Segundo o prefeito do município, Antoninho Rossi, as perdas passam dos 30% nas lavouras de milho, e de 15% na soja. A produção leiteira teve uma redução de 25%.
Os danos foram apresentados no formulário de avaliação de danos e pelo croqui da área afetada e encaminhados para a Defesa Civil Estadual.
Uma reunião esta marcada para a terça-feira, dia 3 de janeiro, na Sede da Defesa Civil, em Florianópolis. Segundo o gerente de prevenção da Defesa Civil, Major Emerson Emerin no encontro vão ser discutidas quais providências serão tomadas.
Participam da reunião a Defesa Civil Estadual, Secretaria de Agricultura, Ciram, Cidasc, Epagri, Casan, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Corpo de Bombeiros e Fatma.
Nova Itaberaba
O município deve decretar nesta quinta-feira situação de emergência. Segundo o secretário de administração, Antoninho Bedin a falta de chuva tem afetado o abastecimento de água na cidade e também no interior.
— As pastagens estão escassas e já prejudicam a produção leiteira do município — disse Bedin.
Cidades em situação de emergência
Águas de Chapecó*
Águas Frias*
Anchieta
Coronel Freitas*
Guaraciaba*
Guarujá do Sul*
Ipuaçu*
Iraceminha
Marema*
Ouro Verde
Palmitos
Passos Maia
Planalto Alegre*
Ponte Serrada*
São Carlos*
São José do Cedro*
São Miguel da Boa Vista
São Miguel do Oeste*
Saudades
Sul Brasil
*Defesa Civil ainda não recebeu a documentação dos decretos destes municípios.
>>11 cidades em situação de emergência devido a estiagem