11 jan15:27

Estudos Abertos à Terceira Idade abre mais 50 vagas em 2012

Ampliar os horizontes e proporcionar que todos tenham acesso ao ensino superior é o desafio das universidades comunitárias. Através do projeto Estudos Abertos à Terceira Idade, a Unochapecó expande a atuação da universidade aos idosos de Xaxim, dando-lhes a chance de voltar a estudar e ingressar na educação em nível superior. Diante dos resultados de 2011, neste ano a atividade será ampliada.

Atuando desde julho do ano passado, o projeto atende 100 estudantes divididos em quatro turmas. Todo o conteúdo aplicado no curso é dividido em módulos, sendo que em 2011 foram ministrados quatro módulos: lazer e cultura, história e geografia, informática básica e direito. As aulas ocorrem uma vez por semana para cada turma, sendo duas na segunda-feira e duas na sexta-feira.

Para este ano a proposta é ampliar o número de idosos beneficiados, passando de 100 para 150 vagas. Também será feita a ampliação do conteúdo ministrado, com mais dois módulos: turismo e fenômenos religiosos e saúde, além dos quatro já aplicados.


O curso

Parceria entre a Unochapecó e a Prefeitura Municipal de Xaxim, através da Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade, o projeto Estudos Abertos à Terceira Idade nasceu com o objetivo de beneficiar a qualidade de vida e promover a inclusão social dos idosos. Isso ocorre porque na universidade são criados novos vínculos de amizade que fortalecem os contatos interpessoais e proporcionam novos conhecimentos.

Para se inscrever é preciso ter mais de 60 anos de idade e ser alfabetizado. As inscrições devem ser feitas na Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade, na Rua Julio Lunardi, 1.757, ao lado do INSS, no Bairro Guarani. Segundo o secretário Agenor Junior Maier, mais de 150 idosos estão esperando para ingressar na universidade.


Por

Comentários