11 jan15:20

Ministro da Integração Nacional vem ao Sul na sexta-feira para anunciar medidas contra a seca

Kelly Matos | kelly.matos@gruporbs.com.br

Alvejado por denúncias de nepotismo e privilegio de sua base eleitoral, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, desembarca na sexta-feira no Rio Grande do Sul para anunciar o pacote federal de combate à seca nos três estados do sul. Bezerra viajará acompanhado do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.

Além de detalhar os planos do Planalto para amenizar os efeitos da estiagem, os ministros avaliarão os prejuízos causados pela falta de chuva.

O grupo interministerial incumbido por Dilma de elaborar o pacote antisseca voltará a se reunir, nesta tarde, na Casa Civil. As medidas estudadas pela força-tarefa incluem a prorrogação das dívidas dos agricultores que perderam parte da lavoura, contratação de novos financiamentos e apoio às cooperativas.

O governo também pretende aprovar uma linha de crédito para construção de cisternas e outras espécies de reservatórios.

A expectativa da chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, é de que o conjunto de medidas emergenciais seja concluído amanhã. Durante a conversa com a imprensa, nesta quarta-feira, Bezerra voltou a lembrar que o Planalto irá priorizar o socorro aos pequenos e médios produtores.

Nesta manhã, uma comitiva de parlamentares catarinenses esteve no Ministério da Agricultura, reivindicando apoio às demandas do Estado.


Por

Comentários