08 mar19:43

Três casos de dengue foram confirmados em São Miguel do Oeste

Sirli Freitas | sirli.freitas@diario.com.br

Três casos de dengue importada, ou seja, a doença foi contraída em outro estado, foram confirmados em São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste Catarinense.

Segundo a secretaria de saúde do município, Beatriz Soares, as três pessoas da mesma família se mudaram no mês de fevereiro para a cidade, que tem 38 mil habitantes. Eles moravam em Guarantã do Norte, Mato Grosso. Dois dias depois que chegaram em São Miguel do Oeste procuraram o posto de saúde. Silvio, Tatiane e Géssica da Silva apresentavam sintomas típicos da doença e após a realização de exame de sangue os casos foram confirmados.

O pai, mãe e filha receberam tratamento e passam bem. Silvio disse que essa foi a terceira vez que contraiu a doença. – Já fiquei 20 dias internado, dessa vez foi mais leve – contou o marceneiro.

O trabalho de monitoramento e eliminação de focos e criadouros de mosquitos será intensificado na cidade. Foram instaladas 153 armadilhas pelo município e 11 agentes realizam visitas. – A preocupação maior é com as pessoas que armazenam água da chuva, devido a estiagem. – disse Célio Silva, supervisor do programa de combate a dengue.

São Miguel do Oeste é terceiro município do estado em número de focos, com 31 registros até o início de março. Joinville está em segundo com 36 e Chapecó em primeiro lugar com 106 focos, no mesmo período.



Casos importados confirmados no Estado

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive)foram registrados, somente em 2012, 21 casos confirmados de dengue em Santa Catarina. Todos são importados. Segundo a Dive a procedência desses casos são estados como Acre, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.

Desses casos 10 foram adquiridos por homens e 11 e por mulheres.



Casos confirmados em municípios catarinenses:

São Miguel do Oeste – 3

Florianópolis – 3

Joinville – 2

Pomerode – 2

São José – 2

Vargeão – 2

São José do Cedro – 1

Porto União – 1

Lages – 1

Caçador – 1

Caibi – 1

Descanso – 1

Itajaí – 1


Fonte: Dive


Por

Comentários