12 mar14:44

Secretaria da Saúde de Chapecó realizou Mutirão de Saúde

No sábado, dia 10, foi realizado em todos os Centros de Saúde da Família de Chapecó, um Mutirão de Saúde. Durante todo o dia foram realizados exames de Preventivo de Preventivo de Câncer Uterino, Mutirão de Preventivo de Saúde Bucal, e ainda, o Mutirão de Combate a Dengue.

De acordo com a secretária de Saúde de Chapecó, Jeane Carla Morh de Oliveira, durante os mutirões são atendidos cerca de 1500 pessoas. O objetivo dos mutirões realizados nos sábados é atender principalmente as pessoas que trabalham durante a semana e não conseguem realizar os exames nos horários de atendimentos dos Centros de Saúde dos bairros.

- São horários alternativos para que todos os chapecoenses tenham acesso aos serviços de saúde, pois trabalhamos com foco na prevenção das doenças e promoção da saúde – enfatizou.


Dengue

O clima do verão aliando calor e chuva, o acumulo de lixo em terrenos, casas e os entulhos, aliado a falta de cuidados das pessoas tem contribuído para o aparecimento de focos do mosquito Aedes Aegypti no município de Chapecó. No ano de 2011 foram registrados 155 focos do mosquito e em 2012, até o dia 09 de março já foram registrados 130 focos.

Também no sábado, dia 10, iniciou em Chapecó uma Força Tarefa contra a dengue. As Agentes Comunitárias de Saúde, as Agentes de Combate a Endemias e inúmeros outros profissionais da Secretaria de Saúde estarão nas ruas realizando visita, eliminação e tratamento de criadouros e repassando orientação à população.

Junir Lutisnski, biólogo da Secretaria Municipal de Saúde, explica que nas próximas duas semanas, entre os dias 12 e 23 de março, serão intensificados os trabalhos de combate aos focos da dengue em Chapecó. Ele comenta que a Força Tarefa terá como objetivo atender os bairros da região norte da cidade, aonde cresceu assustadoramente o número de focos mosquito. Segundo ele, 49% dos imóveis de Chapecó estão localizados nas áreas em que apresentaram maior número de focos, na região dos bairros São Cristovão, Cristo Rei, Passo dos Fortes, Santa Luzia, Bela Vista e Líder.


Unidades sentinelas contra a dengue

Nos Centros de Saúde da Família dos bairros Vila Real, Bela Vista, Norte e Oeste, estão funcionando as Unidades Sentinelas contra a dengue. Nesses locais, todos os pacientes que apresentarem sintomas de dengue: dor de cabeça, febre, sintomas de gripe, dor nas articulações e dor atrás dos olhos, serão encaminhados para exames.


Por

Comentários