28 mar14:58

Feira do peixe vivo em Seara

A Secretaria Municipal da Agricultura realizou no dia 17 de março, a primeira despesca e comercialização de peixes para a Semana Santa 2012. Neste dia foram comercializados mais de 700 quilos de carpas do produtor Antonio Giombelli e mais 600 quilos da propriedade de Leonir Dreon. Na quinta-feira, 5 de abril, em frente à Casa Colonial do Centro, terá a venda de mais 800 quilos de peixe do produtor José Cosmann.

O Diretor da Agricultura José Reinaldo Ost, comenta que diariamente são comercializados peixes na agroindústria de Avair Canossa, em Linha Salete. – Em reunião com os piscicultores ficou definido que as carpas de dois a sete quilos serão vendidas por R$ 6 o quilo, já as com peso inferior a dois quilos o preço fica a cargo de cada produtor – disse Ost.


Incentivo a psicultura

Em 2011, a Secretaria da Agricultura de Seara implantou o programa de incentivo a psicultura com a construção de açudes. O programa é desenvolvido em parceria com o Governo Federal, sendo que o produtor beneficiado paga somente 25% dos serviços, o Ministério da Pesca auxilia com 50% e a Prefeitura Municipal com 25%. Até o momento são 140 agricultores inscritos, sendo que destes 20 estão com a licença e 13 açudes foram construídos no município.

- O objetivo deste programa é incentivar mais agricultores na produção de peixes e em curto prazo, ter maior oferta do produto para a comercialização – destaca Ost.


Por

Comentários