07 abr10:08

A importância do Teste da Orelhinha

Em comemoração ao dia mundial da saúde, 07 de abril, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, alerta para a importância do Exame de Emissões Otoacústicas Evocadas, mais conhecido como teste da orelhinha. O teste da orelhinha é o método mais moderno para constatar problemas auditivos nos recém-nascidos. O exame consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno, através de uma delicada sonda introduzida na orelha do bebê.

De acordo com a fonoaudióloga, Bruna Cecin Grzebieluchas, o exame é feito com o bebê dormindo, em sono natural, a partir de 48 horas de vida, preferencialmente ainda no primeiro mês. – No Hospital Regional, solicitamos que os pais agendem o exame até sete dias após o nascimento, o teste é rápido, seguro e não provoca dores – disse.

Ao receber alta hospitalar os pais do bebê podem realizar o agendamento na recepção do hospital, ou telefonar para (49) 3631-1832 ou 3631-1843.

Bruna explica ainda, que a audição é fundamental para a aquisição e o desenvolvimento da fala e da linguagem. – Qualquer problema auditivo deve ser detectado precocemente, antes dos três meses de idade, com intervenção clínica e educacional, visando aproveitar o período crítico de estimulação – salienta.

A prevalência de perda auditiva neonatal no Brasil situa-se entre dois e seis casos para mil recém-nascidos vivos..




Por

Comentários