27 abr13:56

Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo em São Miguel do Oeste

A secretaria de saúde de São Miguel do Oeste realizou na quarta-feira, dia 25, mais uma etapa da capacitação para os profissionais que irão trabalhar com o Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo.

A capacitação segundo a coordenadora do programa, enfermeira Cinara Saggioratto, é umaexigência do Ministério da Saúde, visando o início dos trabalhos do grupo de apoio aos fumantes do município, que deverá ser efetivado no mês de maio.

Cinara afirma que participaram da formação uma equipe multidisciplinar formada por médicos, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e psicóloga, os quais irão trabalhar com as pessoas interessadas em deixar de fumar.

Além de questões legislativas, foram tratados na formação assuntos relacionados aos medicamentos adequados e perfis dos pacientes que precisarão deste apoio da equipe da saúde.

Na quarta-feira, dia 3, os profissionais estarão reunidos para definir estratégias de abordagem dos pacientes e início efetivo dos trabalhos. Após este encontro, os pacientes inscritos serão chamados para entrevista e formarão quatro grupos com cerca de 12 pessoas cada um, totalizando 48 pessoas.

Os pacientes destes primeiros grupos farão um tratamento de cerca de três meses. Somente após este período novos grupos serão formados.

Para os interessados, as inscrições podem ser feitas com a enfermeira Cinara, das 15h às 19h, diariamente, no Posto de Atendimento Médico Central.



Por

Comentários