clicRBS
Nova busca - outros
02 mai20:02

Frio e vento deixam a pele mais vulnerável a infecções e alergias

Com a chegada do frio, a pele necessita de atenção especial. Nesta época do ano é comum tomarmos banho quente, e isso é um dos principais fatores para a retirada da camada de proteção natural da pele, como afirma a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço.

— O óleo natural funciona como uma camada de proteção para evitar a penetração de bactérias, fungos e vírus presentes nos ar. Além disso, esse óleo faz uma ‘barreira’ entre a pele e substâncias que podem causar alergia como mofo, fibras de tecidos ou poeiras — diz Annia.

Segundo a dermatologista, o frio acaba desestimulando os cuidados básicos com a pele, como o uso do hidratante. O ressecamento da pele acaba contribuindo para o surgimento ou agravamento de doenças como alergias, dermatites de contato, entre outras.

— Apesar de ter muitas causas, a caspa (seborréia do couro cabeludo) também costuma despontar nessa época. As pessoas que normalmente apresentam o problema deve prevenir, usando xampu anti-caspa logo que o clima esfriar e mantê-los durante todo o inverno — recomenda.

Cremes e loções hidratantes devem ser usados diariamente, principalmente após o banho. O ideal é utilizar produtos diferentes para o rosto e para o corpo, pois a pele varia nas duas regiões, e não esquecer áreas como joelho e cotovelos, que tendem a ser mais secas.

— Pessoas com pele oleosa, devem optar para um produto específico sem óleo em sua composição — afirma a dermatologista.

A temperatura e o tempo do banho, também devem ser considerados.

— Ninguém precisa tomar banho frio. O importante é que sejam banhos mais curtos e que a água não esteja tão quente a ponto de deixar a pele vermelha. Além disso, abra mão das esponjas e não exagere no sabão. Prefira os sabonetes neutros ou com hidratantes na sua fórmula — indica Annia.

Outro produto que não deve ser esquecido é o protetor solar. Independente da estação do ano, ele é indispensável para evitar danos causados pelos raios do sol.


VIDA E SAÚDE



Por

Comentários