05 mai07:58

Mutirão de vacinação contra a gripe começa neste sábado em SC

Idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a menores de dois anos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde podem procurar os postos de saúde a partir deste sábado para vacinar-se contra a gripe. Em Santa Catarina, a meta é imunizar pelo menos 744 mil da população-alvo nos 293 municípios.

Neste sábado, o dia D da Campanha Nacional de Vacinação, as unidades de saúde funcionarão das 8h às 17h. A vacina trivalente é injetável e protege contra os vírus: A (H3N2), B ( gripe sazonal) e A (H1N1), que ficou conhecido em 2009 como da gripe suína. Em 2009, auge da pandemia da H1N1, 2.080 pessoas morreram no Brasil vítimas do vírus. Em 2010, o número de mortes caiu para 148 e, em 2011, para 53.

Conforme a gerente de vacinação Luciana Amorim, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), a campanha teve um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade e dos gastos com medicamentos para tratar das infecções secundárias.

— O esforço nas ações de mobilização e o compromisso dos gestores em saúde estão expressos na adesão progressiva da população à campanha, reduzindo assim os problemas com a Influenza e suas complicações.

A novidade neste ano é a vacinação da população prisional. Os presos devem começar a receber a dose depois do dia 25. O Estado ainda está discutindo a logística para que todos os presídios recebam o lote da vacina.


Mito da gripe

Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Os demais grupos devem tomar dose única. A dose injetável é intramuscular e costuma ser aplicada na coxa, em crianças, e no braço ou nádegas, em adultos.

Um mito que precisa ser derrubado é que a vacina pode provocar gripe. Segundo Luciana, o vírus vem inativado na dose, ou seja, morto.

— O que pode acontecer é que o paciente já está com um gripe incubada ou outro vírus e coincidentemente desenvolve a doença após tomar a dose. Quem está tomando pela primeira vez também pode apresentar um quadro gripal leve, com dores musculares e cansaço, no dia seguinte, pois o corpo está criando anticorpos — esclarece

A trivalente não protege contra resfriados e outras infecções que também ocorrem no inverno e tem sintomas parecidos. A única contraindicação feita pelo Ministério da Saúde é para pessoas com alergias severas a ovo — nestes casos, é recomendada uma consulta médica para orientações.


Metas no Estados

Grande Florianópolis — 144 mil

Joinville — 67 mil

Florianópolis — 64 mil

Blumenau — 42 mil

Criciúma — 25 mil

Chapecó — 24 mil

Campanha nacional

A campanha nacional pretende imunizar 24,1 milhões de pessoas até o dia 25 de maio, o que representa 80% dessa população. Contará com 65 mil postos e 240 mil profissionais de saúde em todo o país.

Em 2011, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 25,1 milhões de pessoas foram vacinadas — 84% do público-alvo definido. No mesmo período, foi registrada uma redução de 64% nas mortes provocados pelo vírus Influenza H1N1.


DIÁRIO CATARINENSE



Por

Comentários