07 mai09:51

Ação Global supera expectativas em Xaxim

Cerca de 900 voluntários estiveram na Praça Frei Bruno em Xaxim no sábado, dia 5, para atender as milhares de pessoas que participaram da Ação Global. O evento promovido pela Rede Globo e Sesi, em parceria com o Governo Municipal, RBS TV, entidades, clubes de serviço e empresas do município, ofereceu mais de 100 serviços em saúde, cidadania e educação.

O evento teve início às 9h e se estendeu até as 17h. Atividades artístico-culturais também fizeram parte da programação que chamou a atenção dos xaxinenses. Famílias inteiras compareceram à estrutura montada em frente a Igreja Matriz e receberam orientações em saúde, educação, segurança, direito do cidadão, alimentação, além de participar de atividades recreativas.

As 7h30, empresários de toda a região participaram do “Café Empresarial” com o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Corte que discorreu sobre o tema: “Panorama Econômico Catarinense/Desindustrialização”.O Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merísio, marcou presença na Ação Global e disse que o evento é de importância significativa, especialmente por fazer com que muitas pessoas carentes tenham acesso a diversos serviços.

O Prefeito Gilson Vicenzi, salientou que o município se sentiu lisonjeado por receber um evento de tamanha importância, principalmente para a população que pode ser beneficiada com diversos serviços.- Não medimos esforços para que a Ação Global se tornasse realidade em Xaxim. Estamos admirados com toda essa estrutura e com o respaldo da população que veio e participou – destacou o prefeito.

Ao todo, foram mais de 33 mil atendimentos e 12 mil pessoas que participaram da Ação Global. Com o tema “Eu faço Ação Global o ano inteiro”, o evento buscou facilitar ao cidadão o acesso aos direitos essenciais e montar uma rede de solidariedade.

- Por meio da Ação Global promovemos o resgate da cidadania de uma faixa da população que, por falta de informação ou de oportunidade, não tem acesso aos serviços que hoje estamos oferecendo – afirmou o superintendente do Sesi Santa Catarina, Hermes Tomedi.

Para o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, investir nesta iniciativa é uma retribuição que o Sistema FIESC dá às comunidades. – É uma boa oportunidade de prestarmos um serviço social e comunitário para as famílias locais e para os trabalhadores de indústrias de Santa Catarina – disse Côrte.


IGP confecciona mais de 500 identidades

O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP), atendeu a solicitação para participar da Ação Global em Xaxim. Uma equipe de 12 pessoas esteve no município confeccionando documentos de identidades. Este serviço foi um dos mais procurados e a fila se formou durante todo o dia. Crianças, jovens, adultos e idosos procuraram o serviço. Ao todo foram confeccionados mais de 500 documentos de identidade.

Para Assessora de Projetos e Captação de Recursos Janice Moser, que é Coordenadora da Ação Global através da Administração Municipal a presença do IGP foi importantíssima para contribuir com o evento. – Eles atenderam nosso chamado e muitas pessoas puderam ser beneficiadas com esse serviço – completou.


Por

Comentários