09 mai15:36

Avenida Santa Catarina será revitalizada em São Carlos

Iniciaram na segunda-feira, dia 7, as obras da primeira etapa do projeto de revitalização da Avenida Santa Catarina, em São Carlos. Na primeira etapa do projeto, serão investidos R$ 270 mil, sendo R$ 200 mil provenientes do estado de Santa Catarina, e o restante, contrapartida do município.

Segundo o prefeito Elio Godoy, as mudanças envolvem a padronização dos passeios, criação de espaços nas esquinas para travessia na faixa de pedestres, alargamento da pista, além de demarcação das vagas de estacionamento e entradas de garagem. O projeto foi elaborado através de reuniões com a arquiteta da Amosc, Michelle Damo, o prefeito, a vice-prefeita Miria Rigotti e a equipe técnica do município.


Pista mais larga e passeio padrão

As modificações nesta primeira etapa serão feitas da Praça da Matriz até a rotatória no Banco do Brasil, onde a pista será alargada em um metro, e os passeios serão executados com blocos de concreto do tipo paver.

A arquiteta responsável pelo projeto disse que as calçadas serão estreitadas em 50 centímetros em ambos os lados da avenida, e ao longo do trajeto serão feitas rampas de acesso conforme a NBR 9050 de acessibilidade.

- Todo o passeio será com o piso podotátil, guia direcional e de alerta, para atender as pessoas com deficiência visual e motora – disse Michelle.

A vantagem da utilização do paver é a permeabilidade do material, e em especial a facilidade que ele proporciona em casos de manutenção das redes, como a manutenção na rede da Casan, e a troca de encanamento. Desta forma os blocos são retirados, a manutenção é executada, e o paver é recolocado, sem ocorrer remendos na pavimentação.


Estacionamento e segurança aos pedestres

Em relação ao estacionamento, Michelle enfatizou que continuarão sendo paralelos à avenida, e terão demarcação para carros e motos, além da demarcação das entradas das garagens, e a motos ficarão próximas às esquinas e aos postes de energia elétrica, proporcionando maior aproveitamento do espaço. O projeto ainda prevê canteiros nas esquinas nos locais de travessia dos pedestres, trazendo maior segurança aos mesmos.

- Hoje o pedestre aguarda ou na calçada ou sobre a faixa para atravessar, sem muita segurança. Com este novo projeto, o pedestre tem um local seguro para aguardar, semelhante à Avenida Getulio Vargas, em Chapecó – assinalou.

O projeto também prevê a implantação de um canteiro central na largura de 70 centímetros, que servirá para separar o trânsito, evitando manobras indevidas e retornos no meio da quadra, fazendo com que o trânsito fique lento ou parado. Também serão instalados postes de iluminação com altura de quatro metros, e cestos com flores para proporcionar uma paisagem mais agradável e colorida ao longo da avenida.

Em relação ao plano diretor do município, a arquiteta afirmou que não há implicações quanto ao alargamento da pista, estreitamento das calçadas e nem aos canteiros centrais, já que é o próprio município que legisla sobre o dimensionamento das vias e passeios, e o mesmo não possui nenhuma lei referente ao assunto.

O prefeito  informou que para na segunda etapa do projeto, serão instaladas novas rotatórias, canteiro central e a revitalização do trecho do Banco do Brasil até a junção da Avenida Santa Catarina com a SC 283.

- Já entramos com um projeto no Badesc para conseguirmos os recursos necessários, para a segunda etapa da revitalização – finalizou.


Por

Comentários