18 mai12:49

Dia 18 de maio é o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Com o objetivo de informar e sensibilizar as pessoas e ao mesmo tempo estimular que denunciem as situações de abuso e exploração que conhecem, a equipe do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Planalto Alegre está realizando várias atividades desde o dia 7 de maio.

Foram realizados trabalhos com o grupo “Amigos da Garagem”, com grupo de idosos, com as mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Famílias e com as crianças de seis a 17 anos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Famílias (Programa Socioeducativo).

Para esses grupos foram apresentados dados, estatísticas, história do dia 18 de maio e o porquê da data, a diferença entre abuso e exploração, entre outros pontos. Com as crianças a equipe também apresentou o vídeo “Que exploração é essa?” e uma história sobre abuso sexual.Também foram confeccionados três mini doors que foram expostos na Praça, na frente da antiga Prefeitura e em Linha Flor da Serra.

Atualmente, os dados apontam que a cada oito minutos uma criança com idade entre dois e 10 anos é vítima de abuso sexual, praticado em geral por pessoa próxima ou membro da própria família. A maioria das vítimas é do sexo feminino e tem entre cinco e oito anos de idade.

No entanto, esses dados podem ser mudados. As denúncias podem ser feitas no Conselho Tutelar de Planalto Alegre pelo telefone 49 3335-0264, na Delegacia de Polícia no telefone 49 3335-0125, na Assistência Social telefone 49 3335-0237, para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente ou pelo Disque 100.


Por

Comentários