04 jun16:56

Projeto contra o Tabagismo é realizado em Coronel Freitas

A Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Freitas, juntamente com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), desenvolve o Projeto contra Tabagismo, que tem o objetivo de auxiliar pessoas com interesse em para de fumar.

Atualmente existe um grupo de 20 fumantes, que terão acompanhamento em num período de três meses para deixar de fumar. O grupo é acompanhado semanalmente pela equipe engajada no projeto. A equipe é formada por um médico que faz avaliação médica, solicitação de exames complementares, prescrição de medicações e demais orientações. Uma enfermeira que trabalha na verificação dos sinais vitais e orientações quanto a alimentação e hábitos de vida saudável. O projeto conta também com uma psicóloga para acompanhamento e orientações psicológicas e a fisioterapeuta que trabalha com alongamentos e exercícios respiratórios.

No último encontro, realizado no Clube dos Idosos Frei Elvico Maier, os participantes assistiram vídeos educativos de combate ao tabaco, participaram de uma sessão de alongamentos e orientações posturais.

Como parte integrante do programa e em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, dia 31 de maio, foi realizado uma palestra, com o médico psiquiatra, Flávio Freitas. O encontro aconteceu no Centro de Formação, localizado ao lado da Igreja Matriz de Coronel Freitas.



Por

Comentários