14 jun15:33

Primeira morte por Gripe A é confirmada no Oeste

Juliano Zanotelli | juliano.zanotelli@rbsonline.com.br

Edilson Dariz, 41 anos, vereador (PMDB) de Bom Jesus foi a primeira vítima de Gripe A no Oeste Catarinense. Ele estava internado desde o dia 7 de junho na UTI do Hospital São Paulo em Xanxerê. A morte foi confirmada no início da tarde desta quinta-feira pela secretária municipal de saúde Iara Callfass. Familiares do vereador estão em observação.

De acordo com a técnica em enfermagem da Vigilância Epidemiológica de Xanxerê, Lucimar Deitos, Edilson deu entrada no hospital com febre acima de 38 graus, fortes dores musculares e com dificuldade respiratória.

- O exame confirmando a contaminação, feito pelo Lacen de Florianópolis, chegou no final da tarde do dia 11 – disse a enfermeira.

Ela disse ainda que a esposa, a mãe de Edilson e a irmã, que mora em Xanxerê e também teve contato com ele durante a internação, foram medicadas com Tamiflu e estão sendo monitoradas.

Edilson, que cumpria o terceiro mandato, iria concorrer à reeleição.

O velório do vereador será na Igreja de Bom Jesus e o enterro está programado para esta sexta-feira no cemitério da Linha Formigas, interior de Bom Jesus.

>> O perfil das vítimas da gripe A em Santa Catarina

Esta é a primeira morte por Gripe A na região Oeste. Em Xanxerê outro caso foi confirmado. Uma adolescente de 21 anos foi medicada e liberada. Porém, ela e a família são monitoradas pela Vigilância Epidemiológica.

Ainda na região três pessoas estão em observação em Concórdia e outras três em Chapecó.

Com este caso sobe para 22 o número de óbitos em função da Gripe A em Santa Catarina.


Por

Comentários